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Dicas

Malta,

Têm dicas para quem está a começar a tentar fazer ciclismo mais seriamente...

Antes fazia BTT, até ganhei uma prova mas foi só dar ao pedal e virar

Queria saber "truques" para bicicletas de estrada...

Tipo... meter o peso do corpo na roda de trás ao virar, numa descida debruçar o corpo para a frente, etc

Obrigado!
 

Bruso

Well-Known Member
No Ciclismo de estrada a técnica não é tão importante como no BTT. Acho que o melhor é ires testando a posição que te sentes mais "confortável" a descer. Em curva o melhor é sempre colocares mais peso na roda da frente. A roda de trás se perder tracção é sempre mais fácil de controlar. Se perdes a roda da frente é queda certa.

A não ser que a tua prioridade seja fazer apenas descidas acho que isso não tem grande importância. Mais importante em estrada é ter uma pedalada eficaz, o mais redonda possível. A posição na bike é muito importante para alcançar isto e também para conseguires ser o mais aerodinâmico possível.
 
No Ciclismo de estrada a técnica não é tão importante como no BTT. Acho que o melhor é ires testando a posição que te sentes mais "confortável" a descer. Em curva o melhor é sempre colocares mais peso na roda da frente. A roda de trás se perder tracção é sempre mais fácil de controlar. Se perdes a roda da frente é queda certa.

A não ser que a tua prioridade seja fazer apenas descidas acho que isso não tem grande importância. Mais importante em estrada é ter uma pedalada eficaz, o mais redonda possível. A posição na bike é muito importante para alcançar isto e também para conseguires ser o mais aerodinâmico possível.
Uma pergunta, e os travões como é uso mais o da traseira ou da frente e em que situações?
 

pemartins

Well-Known Member
Se vens do btt, atenção aos travões, se for de calço servem para abrandar e só depois travar por isso trava sempre com antecedência. Se for de disco então é mais do que já estás habituado. No caso de travagem, é sempre com os dois, frente e trás ao mesmo tempo, por norma o terreno é sempre uniforme, ou seja alcatrão por isso não existe a questão de travar só com o de trás.
 

Bruso

Well-Known Member
Acho que estás focado de mais em pormenores pouco importantes. Cada um tem a sua técnica para descer. O travão que usas mais tem tudo a ver como metes o peso na bike. Acho que é uma coisa orgânica e que vais descobrir quando começares a andar de bike.
 
Se vens do btt, atenção aos travões, se for de calço servem para abrandar e só depois travar por isso trava sempre com antecedência. Se for de disco então é mais do que já estás habituado. No caso de travagem, é sempre com os dois, frente e trás ao mesmo tempo, por norma o terreno é sempre uniforme, ou seja alcatrão por isso não existe a questão de travar só com o de trás.
Qual é melhor de calço ou de disco?
 
Se vens do btt, atenção aos travões, se for de calço servem para abrandar e só depois travar por isso trava sempre com antecedência. Se for de disco então é mais do que já estás habituado. No caso de travagem, é sempre com os dois, frente e trás ao mesmo tempo, por norma o terreno é sempre uniforme, ou seja alcatrão por isso não existe a questão de travar só com o de trás.
Pois é que eu na BTT só travava o traseiro...
 

Bernalve

Well-Known Member
Pois é que eu na BTT só travava o traseiro...

Mas isto é um ponto importante. Eu no BTT tb travo mais com o de trás para não perder tanta velocidade tanto em trilhos e estradões. Mas controla-se melhor a bicicleta travando com a da frente, mas perde-se demasiada velocidade e logo perde-se boas rodas assim. Foi algo que me tive de habituar, porque na estrada é um pouco diferente. Sendo que no BTT nunca se deve colocar o peso na roda da frente. só se for descidas em alcatrão ou estradões que mais parecem estradas.

Na bike de estrada travo mais com o da frente para reduzir a velocidade mais rapidamente, usando o de trás para ter um maior controlo ou mais potência de travagem quando necessário. É um forma de descer mais agressiva que exige bastante atenção. Porque além disso é necessário usar o corpo, baixar o centro de massa, colocar mais peso na de tras, outra vezes na da frente. etc...

Mas acho que a coisa mais essencial em descidas, são as trajectórias que temos de escolher antes de abordar uma curva. Já temos de saber o que fazer antes de chegar à curva. Depois é arriscar ou não (travar menos, mais), kit de unhas, peso. experiência, pratica, etc...
 
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