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[Diário de Treino] Primeira Época

SCRReis

Member
primeiro o descanso depois as voltas.

lembra-te que o corpo tem que se adaptar às novas potências que colocas e novas intensidades. também às novas cargas e aos novos ritmos.
dá um passo atrás para poderes voltar a dar dois à frente.

boa recuperação!

Ok muito obrigado pelos conselhos. Isto tudo faz mesmo parte da aprendizagem, tanto do desporto(ciclismo), como dos sinais que o nosso corpo nos dá.
Sei que tenho cometido alguns erros e acho que vou continuar a cometer, mas só assim é que aprende.

Quando tu disseste "O facto de fazer uma semana de descanso/recuperação após 3 semanas de carga ajuda bastante", isto era o que também fazia nos primeiros 4 meses de treino. Mas estes últimos dois meses seguir o plano que esta no livro "Time Crunched Cyclist", onde foram dois meses de treino sem descanso. Isto pode ter alguma influencia, mas também pode ser só psicológico, bem logo se vê.... para já faço uma pausa nos treinos e depois logo vejo a vontade que tenho de voltar a carga.
 

Carolina

Well-Known Member
Mas durante o plano de treino há 1 semana fácil a cada 3 semanas, precisamente para poderes recuperar.

O que me parece é que usaste as sessões group ride ou 90-150 m. EM para puxar mais do que era preciso. Deves aproveitar estes treinos para relaxar. Metes os kms na mesma, mas de forma calma e sem pensar no desempenho.

Outro factor que poderá ter influenciado é teres começado com um treino mais exigente. Talvez tivesse sido melhor começares com o new century, porque é muito mais fácil e o aumento de dificuldade é mais gradual. O new competitor começa logo com séries mais compridas, já requer alguma bagagem.
 

lgass

Well-Known Member
os planos de treino não devem ser uma receita igual para todos. os livros ajudam na organização, mas podemos adaptar à nossa realidade.

há um bom tempo o albertosemcontador publicou a importância de conhecermos o tipo de ciclista/"atleta" que somos. background, capacidade, mentalidade... e os livros ignoram esses fatores. outra coisa é que tu próprio dizes que vais atrás dos outros sempre a ganir. e isso tem um desgaste brutal. estás sempre fora das zonas de treino e isso tem custos.

reganha o prazer da bike... seja qual for a motivação e faz as coisas da forma que seja saudável para ti ;)
 

zorza

Well-Known Member
reganha o prazer da bike... seja qual for a motivação e faz as coisas da forma que seja saudável para ti ;)

Upa Upa.. é isso mesmo!!! :)

Apesar de andar a tentar fazer sempre melhor com treinos no trainer, em grupo, etc, admito que das melhores manhãs que tenho de bicicleta são quando levo a filhota que tem 5 anos até à foz e fazemos 12kms a brincar cada um na sua bicicleta.. Como imaginam, o ritmo, nem ritmo é... Mas, é das melhores sensações que tenho.. e não dou o tempo e a manhã por perdida de forma alguma! Não troco uma manhã dessas por um treino... Por isso, compreendo e afirmo também que às vezes temos de nos lembrar que não somos profissionais, nunca seremos e como tal, por mais que queiramos ser o melhor possível, temos de relativizar a bicicleta. Se há um dia que não temos mesmo vontade porque o trabalho não deixou ou porque não se dormiu bem na noite anterior, penso que será melhor para o corpo e para a mente ir dormir uma hora ou duas mais cedo do que ir para cima da bicicleta carregar mais um treino!!

Mas, isto sou eu..

Zorza
 

DMA

Well-Known Member
Bem maltinha vou fazer um pequeno upgrade dos treinos que tenho feito neste inicio de ano.

Entrei na semana 6 de treino. A malha tem sido grande, mas acho que a evolução também (pelo menos a nível de peso perdi 2 kg desde o inicio deste plano).
A nível físico, sinto algumas melhorias. Na semana passada fiz um dos treinos que costumava fazer antes iniciar este plano (intervalos 6x4min a 320w). Este treino costumava ser dos mais puxados e quando não estava bem recuperado, não o conseguia terminar. Mas desta vez consegui terminar sem grande problema, por isso acho que estou a evoluir.

Queria a vossa opinião numa situação que sinto que se passa comigo. Eu chamo-lhe bloqueio mental/físico e acontece o seguinte:

Aos fins de semana costumo ir dar sempre um volta maior tipo 2:30/3h e já tinha tido esta sensação, mas só este fim de semana é que o comprovei.
Nas voltas domingueiras que dou sozinho noto que ao final de 1:30h, mais coisa menos coisa, perco bastante rendimento, o corpo/pernas começa a não responder como eu pretendo e a velocidade media da volta cai substancialmente (tipo 3 ou 4km\h).

Este fim de semana fui dar uma volta com os "prós" aqui de Coimbra, citando outro tópico aqui do forum foi "sempre a ganir que nem um porco atrás das máquinas". Mas a coisa até correu bem, uma vez que na ultima subida até fui a puxar o grupo onde vinha. No regresso, nessa mesma subida, fui descarregado e nunca mais consegui colar no grupo. Eu sabia que se fosse descarregado nunca mais me conseguia colar, mas mesmo a dizer para mim mesmo "não descoles, não descoles", a malta começou a passar por mim, até parecia que estava parado. Simplesmente as pernas não responderam ao que a cabeça dizia, isto passou-se mais um vez por volta da 1:30h de volta. Basta dizer que nos 5/10kms a seguir tentei apanhar o grupo, mas cada vez os via a ficar mais longe, mas como os via ainda tinha aquele objectivo de os apanhar e isso deu-me força. Quando os deixei de ver aí é que a coisa ficou mal, parece que levei uma marretada, baixei cerca de 5km\h de velocidade e foi sempre a sofrer sozinho até chegar ao destino.

Acham que por fazer treinos de 1h no rolo, depois falta mais resistência para aguentar voltas de 3h?
A partir desta semana, vou tentar ir a todas as voltas deste grupo. Sinto que o corpo reage bem a estas voltas. Exemplo disso foi o treino de SEPI que fiz ontem que não me pareceu tão duro como os da semana anterior, pelo menos nas ultimas series aguentei-me melhor.

Isto pode ser só o psicológico a trabalhar, mas acham que pode haver aqui alguma ponta de verdade? Posso estar com alguma lacuna de resistência?

A questão da fadiga nos treinos longos é perfeitamente normal. Há o ponto da alimentação/hidratação (que no outro post dizes que já melhoraste) e há o ponto de que este tipo de treinos é algo de novo para ti. Os treinos tipo HIIT que vais fzendo ao longo da semana são um bom estímulo e uma excelente forma de ter um bom nível físico sem gastar muuuuuito tempo ... mas não fazem milagres. A desenvoltura e facilidade neste tipo de voltas vai aparecer com o tempo. Tens que continuar a fazer este tipo de voltas, por kms nas canetas. E uma vez por outra faz estas voltas a solo (é muito instrutivo em relação a ensinar-te a gerir as tuas forças e a conheceres as tuas características).
Tens que ter paciência; pelo que dizes começaste nestas voltas com malta "brava" a pouco tempo. Isto vai ao sítio, mas tens que ser regular e ter paciência (e não ter medo de levar umas tareias pelo meio :) ).
E vais ver que isto que sentes nas voltas de 2:30h/3h vai passar-se novamente quando começares a explorar voltas acima das 4h e a tender para as 5h ... são mundos novos que exigem muita experiência e treino sistemático.

Outro ponto a ter em conta (e que outros colegas já referiram) é que estás a meter um stress enorme nos fds ao ires fazer as voltas mais longas com malta tão brava. Ou seja os treinos da semana são em intensidade e depois ao fds vais e fazes intensidade conjugada com distância. No fundo estás gerar um stress semanal para o qual (se calhar) ainda não estás preparado.
 

DMA

Well-Known Member
Pois não sei se é overtraining ou não. Mas é provável que precise de descanso, mais mental do que físico. Neste primeiros/últimos 6 meses de treino só fiz 3 paragens. Mais ou menos 3 semanas de descanso. Eu costumo fazer 2 sessões de core training durante a semana, mas acho que isso não influencia, uma vez que o treino incide em outros músculos do corpo.

Uma coisa que pode estar a acontecer é que gostaste tanto da experiência de andar acompanhado pelas motas e da sensação de andar a rasgar na estrada, que agora os treinos indoor são uma seca para ti. E nos treinos mais intensos, se a "cabeça" não estiver no sítio, se não existir motivação, será bem difícil concluir esses treinos.
 

DMA

Well-Known Member
Pois é Marcio, tocaste num ponto que se calhar tenho andado a facilitar.
Nestas voltas levo sempre um agua e uma bebida isotónica. Na comida é que nunca levo nada de especial/especifico. A maioria das vez levo barritas, mas não são energéticas, são umas que compro no lidl.
No caso desta volta, nem levei nada, como estava atrasado até me esqueci da comida. Comi uma nata e café quando chegamos a Figueira.

Achas que pode estar relacionado com a falta de comida? Que comida é que aconselhas levar para uma volta destas?

Cumps

Não te preocupes em começar a gastar uma "pipa de massa" em barras xpto. Barras "banais" com cerca de 100 kcal (basicamente devido a açúcares) e um isotónico (ou até um chá açucarado preparado por ti) são suficientes para estas voltas que tens feito. O que interessa é ires repondo (alguma) da glicose que vais queimando durante a volta, para atrasares a chegado do (muito famoso :) ) homem da marreta.
 

SCRReis

Member
Uma coisa que pode estar a acontecer é que gostaste tanto da experiência de andar acompanhado pelas motas e da sensação de andar a rasgar na estrada, que agora os treinos indoor são uma seca para ti. E nos treinos mais intensos, se a "cabeça" não estiver no sítio, se não existir motivação, será bem difícil concluir esses treinos.

Tens razão, acho que o que aconteceu foi um conjunto de factores. 1 - Possível cansaço muscular/psicológico. 2 - Falta de motivação por o treino ser sempre a mesma coisa. 3 - Tinham como objectivo a preparação para a minha primeira prova "MiniFondo da Arrabida" que já não vai acontecer(a família esta em primeiro lugar).

Tirei esta semana de descanso, onde fiz apenas 2 voltas em ritmos de recovery. Aproveitei e testei o que pode ser o meu próximo vicio e que me vai ajudar a passar mais facilmente aqueles treinos mais secantes(zwift).
O que é certo é que estes dias de paragem, já me estão a deixar impaciente, nunca mais vejo hora de voltar aos meus treinos :). Acho que isto é bom, independentemente se tenho evoluído ou não, o principal é não perder o gosto por andar/treinar, que era uma coisa que tinha medo que pudesse estar a acontecer. Pelos vistos não, o corpo já esta a pedir bicicleta novamente.
 

Carolina

Well-Known Member
mas não te metas já com os treinos. faz pelo menos as 4 semanas de descanso recomendadas. aproveita para andar na estrada a um ritmo normal, explora novas subidas, brinca um bocado com o zwift, etc. não precisas de ir a pastelar :p tenta é não exagerar no ritmo.
 

DMA

Well-Known Member
Tens razão, acho que o que aconteceu foi um conjunto de factores. 1 - Possível cansaço muscular/psicológico. 2 - Falta de motivação por o treino ser sempre a mesma coisa. 3 - Tinham como objectivo a preparação para a minha primeira prova "MiniFondo da Arrabida" que já não vai acontecer(a família esta em primeiro lugar).

Tirei esta semana de descanso, onde fiz apenas 2 voltas em ritmos de recovery. Aproveitei e testei o que pode ser o meu próximo vicio e que me vai ajudar a passar mais facilmente aqueles treinos mais secantes(zwift).
O que é certo é que estes dias de paragem, já me estão a deixar impaciente, nunca mais vejo hora de voltar aos meus treinos :). Acho que isto é bom, independentemente se tenho evoluído ou não, o principal é não perder o gosto por andar/treinar, que era uma coisa que tinha medo que pudesse estar a acontecer. Pelos vistos não, o corpo já esta a pedir bicicleta novamente.

Ainda bem que achas que não perdeste o gosto por andar/treinar. Pelo que me lembro começaste a fazer estrada há menos de um ano; é um bocado cedo para isso :)
 

DMA

Well-Known Member
Sérgio, alguns pontos para pensares (não são críticas destrutivas ;) ):

- Tens que encarar os valores do Satori com "uns grãos de sal". Saltar de 200W para 308W (pelo tal teste de FTP da Tacx) em poucos meses é pouco provável; a não ser que sejas mesmo muito dotado para o ciclismo. Ainda para mais considerando que o teu plano de treino não era algo estruturado/optimizado para esse fim.

- No teu post de 10 de Dezembro em que descreves a tua primeira volta com o grupo das motas, vocês entram na subida com algo como 32/33 km/h de média. Se o teu FTP fosse os tais 308W penso que não terias grande dificuldade em fazer 20 kms na roda ao ritmo de 32/33 km/h. A subida (https://www.strava.com/segments/2029569?filter=overall) estava relativamente cedo na volta. São 2,1 Km a 4,3%, logo uma subida bem ao estilo dum ciclista possante e rolador. Nessa volta tinhas um IMC normal (22,8); assim sendo um ciclista com um IMC normal, com FTP bem alto e numa subida com percentagens razoáveis (e no início da volta), parece-me que algo não bate certo e as minhas suspeitas são que o teu FTP está muito sobrestimado. Se vires nesse mesmo segmento o power (em 6 minutos) são 220W. O Stava erra muito nos dados em planos, mas em subidas de gradiente razoável e bastante constante até é muito certeiro (a não ser que tenhas o teu peso e o da bike errado no Strava).

- Na pagina 3 falou-se sobre a dificuldade de acabar a 3ª série deste treino: https://www.strava.com/activities/801079595 . Foram 3 reps de 10' na casa dos 280W. Mais uma vez não bate certo com o FTP que referes.
Alguém com um FTP de 308W não pode ter problemas em finalizar 3 reps de 10' @ 280W

--- /// ---

Para treinar mesmo a sério por (zonas) potência não há volta a dar, temos que ter o PM senão andamos "ao engano". Nestes treino em que por exemplo tens que ir a 100% ou a 115% do FTP, 5,10,15% de erro estraga completamente o treino. Se tens interesse neste tipo de treino compra o PM (quando puderes é claro :) ). A não ser que tenhas um Tacx Neo ou algo do mesmo tipo (com erros muito baixos). Mesmo o mais novo (Flux??) com 5% de erro já deixa as coisas mais complicadas.

Mas isso não quer dizer que não possas usar os dados o teu trainer. Tens é que saber as limitações do mesmo e não usar os valores de forma cega. Podes usar uma chave de fendas como um formão ... só que apenas dará para desenrascar. Aqui é a mesma coisa.
Eu usei os valores dum Tacx Flow durante um ano e meio e foi uma excelente ferramenta, ajudou-me a progredir bastante. O que eu fazia era saber que para um treino SS tinha que ir no nível x a y Watts durante z minutos. E usava sempre o mesmo nível de resistência para minimizar os erros. E como eu sabia os W que tinha que usar? Tive que usar a escala de auto-percepção. Testei várias vezes ... a x watts era fácil demais, a z watts era difícil demais e mais parecia um teste de FTP. Após alguns testes, sabia que por exemplo 60' @ 240W era um ritmo confortável mas exigente, algo muito próximo da ideia de SS.
Para séries de 10' repeti o processo. Usar sempre o mesmo nível de resistência do trainer e ver que ritmo era viável para a 3 ou 4 reps de 10'

--- /// ---

Já que tens acesso a rodar com um grupo de gente experiente e que anda bem, proponho que penses se faz sentido ou não o que vou dizer:

O treino do Carmichael é baseado (grosseiramente) em HIIT (em que o tipo de séries é a tender para o curto e muito intenso) e em treinos mais relaxados ao FDS (e geralmente inferiores às 3 horas).
As voltas com a malta (pelo menos nos primeiros meses) serão o oposto daquilo que tens nos treinos do Carmachiel. Será que para ti não faria sentido um treino mais "clássico"? Aproveitavas o FDS para aprender e desfrutar com o pessoal (e sem dúvida que aqui é mais irás evoluir) e durante a semana farias trabalho para complementar o fds, mas mais orientado para séries mais longa (não tão curtas como as do Carmichael) e mais ao ritmo FTP e sub-FTP (e acredita que progrides não é trabalho em vão).

Desculpa o testamento e o bombardeamento de questões.
 

SCRReis

Member
Sérgio, alguns pontos para pensares (não são críticas destrutivas ;) ):

- Tens que encarar os valores do Satori com "uns grãos de sal". Saltar de 200W para 308W (pelo tal teste de FTP da Tacx) em poucos meses é pouco provável; a não ser que sejas mesmo muito dotado para o ciclismo. Ainda para mais considerando que o teu plano de treino não era algo estruturado/optimizado para esse fim.

- No teu post de 10 de Dezembro em que descreves a tua primeira volta com o grupo das motas, vocês entram na subida com algo como 32/33 km/h de média. Se o teu FTP fosse os tais 308W penso que não terias grande dificuldade em fazer 20 kms na roda ao ritmo de 32/33 km/h. A subida (https://www.strava.com/segments/2029569?filter=overall) estava relativamente cedo na volta. São 2,1 Km a 4,3%, logo uma subida bem ao estilo dum ciclista possante e rolador. Nessa volta tinhas um IMC normal (22,8); assim sendo um ciclista com um IMC normal, com FTP bem alto e numa subida com percentagens razoáveis (e no início da volta), parece-me que algo não bate certo e as minhas suspeitas são que o teu FTP está muito sobrestimado. Se vires nesse mesmo segmento o power (em 6 minutos) são 220W. O Stava erra muito nos dados em planos, mas em subidas de gradiente razoável e bastante constante até é muito certeiro (a não ser que tenhas o teu peso e o da bike errado no Strava).

- Na pagina 3 falou-se sobre a dificuldade de acabar a 3ª série deste treino: https://www.strava.com/activities/801079595 . Foram 3 reps de 10' na casa dos 280W. Mais uma vez não bate certo com o FTP que referes.
Alguém com um FTP de 308W não pode ter problemas em finalizar 3 reps de 10' @ 280W

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Para treinar mesmo a sério por (zonas) potência não há volta a dar, temos que ter o PM senão andamos "ao engano". Nestes treino em que por exemplo tens que ir a 100% ou a 115% do FTP, 5,10,15% de erro estraga completamente o treino. Se tens interesse neste tipo de treino compra o PM (quando puderes é claro :) ). A não ser que tenhas um Tacx Neo ou algo do mesmo tipo (com erros muito baixos). Mesmo o mais novo (Flux??) com 5% de erro já deixa as coisas mais complicadas.

Mas isso não quer dizer que não possas usar os dados o teu trainer. Tens é que saber as limitações do mesmo e não usar os valores de forma cega. Podes usar uma chave de fendas como um formão ... só que apenas dará para desenrascar. Aqui é a mesma coisa.
Eu usei os valores dum Tacx Flow durante um ano e meio e foi uma excelente ferramenta, ajudou-me a progredir bastante. O que eu fazia era saber que para um treino SS tinha que ir no nível x a y Watts durante z minutos. E usava sempre o mesmo nível de resistência para minimizar os erros. E como eu sabia os W que tinha que usar? Tive que usar a escala de auto-percepção. Testei várias vezes ... a x watts era fácil demais, a z watts era difícil demais e mais parecia um teste de FTP. Após alguns testes, sabia que por exemplo 60' @ 240W era um ritmo confortável mas exigente, algo muito próximo da ideia de SS.
Para séries de 10' repeti o processo. Usar sempre o mesmo nível de resistência do trainer e ver que ritmo era viável para a 3 ou 4 reps de 10'

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Já que tens acesso a rodar com um grupo de gente experiente e que anda bem, proponho que penses se faz sentido ou não o que vou dizer:

O treino do Carmichael é baseado (grosseiramente) em HIIT (em que o tipo de séries é a tender para o curto e muito intenso) e em treinos mais relaxados ao FDS (e geralmente inferiores às 3 horas).
As voltas com a malta (pelo menos nos primeiros meses) serão o oposto daquilo que tens nos treinos do Carmachiel. Será que para ti não faria sentido um treino mais "clássico"? Aproveitavas o FDS para aprender e desfrutar com o pessoal (e sem dúvida que aqui é mais irás evoluir) e durante a semana farias trabalho para complementar o fds, mas mais orientado para séries mais longa (não tão curtas como as do Carmichael) e mais ao ritmo FTP e sub-FTP (e acredita que progrides não é trabalho em vão).

Desculpa o testamento e o bombardeamento de questões.

Só te posso agradecer pelos comentários construtivos. Relativamente ao crescimento do FTP vou tentar passar para o strava os primeiros testes/treinos que fiz. Como foram feitos na app do telemóvel e como era tudo novo(ainda nem sabia muito bem para que servia o strava), não ligava a essas coisas. Mas posso-te garantir que o primeiro teste que fiz foram 20min com uma media de 200w e o ultimo teste deu-me 308w. Também só a pouco tempo é que me apercebi que o tacx é meio manhoso de calibrar, já me deparei que numa determinada cadencia/mudança tinha 30watts a menos do que quando calibrei o tacx depois de estar quente.

Relativamente aos watts que o rolo apresenta serem falsos, tenho 99,9% de certeza que sim, que são muito mais exagerados do que realmente sou capaz de fazer na vida real. Eu tenho essa noção, mas neste momento só queria conseguir tornar o output de watts que o rolo manda, consistentes. Assim tinha maneira de comparar se estava a evoluir, mesmo que o watts sejam exagerados, são sempre exagerados ao longo do ano. O que dá para ter uma estimativa da minha evolução.

Quando começar o novo plano vou tentar por mais horas de endurance/tempo, que é o sinto que me falta. Em voltas mais longas, consigo acompanhar a malta até aos 40/50km sem grande dificuldade, mas a partir desse momento começa a ser uma luta constante para os acompanhar. Agora que esta a chegar a primavera, estou a contar em passar mais tempo a pedalar na rua, do que no rolo.

Relativamente ao PM, já esteve mais longe. Já me decidi por um stages. Mas o investimento vai ser um bocado superior do que estava a contar, isto porque tenho uma pedaleira 105. Ok já é boa, mas ao comprar um stages queria que já fosse de um grupo superior, tipo ultegra/dura ace, para que num futuro upgrade, não fique com um braço da pedaleira de cada nação. Assim também vou ter de comprar uma pedaleira nova, estou inclinado para uma dura ace 9000. Mas esta aquisição só irá acontecer para fins de Março, tive de dar prioridade a outros gastos, como roupa de inverno para ciclismo, uns upgrades na bike de btt para me aguentar bem nas próximas provas, etc.

Mais uma vez muito obrigado pelos teus conselhos.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Só te posso agradecer pelos comentários construtivos. Relativamente ao crescimento do FTP vou tentar passar para o strava os primeiros testes/treinos que fiz. Como foram feitos na app do telemóvel e como era tudo novo(ainda nem sabia muito bem para que servia o strava), não ligava a essas coisas. Mas posso-te garantir que o primeiro teste que fiz foram 20min com uma media de 200w e o ultimo teste deu-me 308w. Também só a pouco tempo é que me apercebi que o tacx é meio manhoso de calibrar, já me deparei que numa determinada cadencia/mudança tinha 30watts a menos do que quando calibrei o tacx depois de estar quente.

Relativamente aos watts que o rolo apresenta serem falsos, tenho 99,9% de certeza que sim, que são muito mais exagerados do que realmente sou capaz de fazer na vida real. Eu tenho essa noção, mas neste momento só queria conseguir tornar o output de watts que o rolo manda, consistentes. Assim tinha maneira de comparar se estava a evoluir, mesmo que o watts sejam exagerados, são sempre exagerados ao longo do ano. O que dá para ter uma estimativa da minha evolução.

Quando começar o novo plano vou tentar por mais horas de endurance/tempo, que é o sinto que me falta. Em voltas mais longas, consigo acompanhar a malta até aos 40/50km sem grande dificuldade, mas a partir desse momento começa a ser uma luta constante para os acompanhar. Agora que esta a chegar a primavera, estou a contar em passar mais tempo a pedalar na rua, do que no rolo.

Relativamente ao PM, já esteve mais longe. Já me decidi por um stages. Mas o investimento vai ser um bocado superior do que estava a contar, isto porque tenho uma pedaleira 105. Ok já é boa, mas ao comprar um stages queria que já fosse de um grupo superior, tipo ultegra/dura ace, para que num futuro upgrade, não fique com um braço da pedaleira de cada nação. Assim também vou ter de comprar uma pedaleira nova, estou inclinado para uma dura ace 9000. Mas esta aquisição só irá acontecer para fins de Março, tive de dar prioridade a outros gastos, como roupa de inverno para ciclismo, uns upgrades na bike de btt para me aguentar bem nas próximas provas, etc.

Mais uma vez muito obrigado pelos teus conselhos.

Reis o que que te Levou a decidir Por um stages?

@Dma excelente post!!

Grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
por curiosidade, qual foi a maior distância que alguma vez fizeste?

faz o new century, as séries de SS e OU são o que precisas e é um treino que se faz bem na rua. só tens de arranjar uma subida +/- linear que dê para um máximo de 12 minutos. eu melhorei imenso com o treino, senti uma grande diferença na capacidade de acompanhar a malta mais rápida.

claro que também tens de aprender a gerir o teu esforço e saber quando deves ou não tentar acompanhar. com o treino e com a análise dos teus dados vais começando a perceber o ritmo a que consegues andar durante x tempo.
 

SCRReis

Member
Reis o que que te Levou a decidir Por um stages?

@Dma excelente post!!

Grande abraco...

Não sei, gosto do stages é simples, discreto, tem boas reviews(uma das melhores equipas do mundo de ciclismo usa o stages "sky"), relativamente ao preço até me parece ser mais ou menos em conta, comparado com outras marcas.
Mas realmente, não conheço, pessoalmente, ninguém que tenha um. Sei que costumas aconselhar os bepro. Como tens mais experiência no assunto o que me aconselhas?
 

SCRReis

Member
por curiosidade, qual foi a maior distância que alguma vez fizeste?

faz o new century, as séries de SS e OU são o que precisas e é um treino que se faz bem na rua. só tens de arranjar uma subida +/- linear que dê para um máximo de 12 minutos. eu melhorei imenso com o treino, senti uma grande diferença na capacidade de acompanhar a malta mais rápida.

claro que também tens de aprender a gerir o teu esforço e saber quando deves ou não tentar acompanhar. com o treino e com a análise dos teus dados vais começando a perceber o ritmo a que consegues andar durante x tempo.

Sim vou começar a fazer isso. E acho que vou voltar ao método antigo, com blocos de 4 semanas, em que a ultima é de descanso. Neste sistemas mesmo que d~e cargas maiores que o que devia, na segunda ou terceira semana, tenho depois logo de seguida uma semanada de recuperação. Este sistema de 2 meses seguidos de treino é muito stressante para o corpo.

Vou seguir os conselhos deste menino:
https://www.youtube.com/watch?v=PZcOUyPji04&list=PLDY6KkROyd2ni19iilwnMDxxsxN5sexT-&index=11&ab_channel=TheVeganCyclist

Entretanto consegui encontrar o meu primeiro teste de FTP. Esta na app do telemóvel que não tem opção para exportar por isso fiz um screenshot.
https://drive.google.com/open?id=0B3k67lRa3QLjX2Q5NVIyYzdEYVU
 

zorza

Well-Known Member
Relativamente ao PM, já esteve mais longe. Já me decidi por um stages. Mas o investimento vai ser um bocado superior do que estava a contar, isto porque tenho uma pedaleira 105. Ok já é boa, mas ao comprar um stages queria que já fosse de um grupo superior, tipo ultegra/dura ace, para que num futuro upgrade, não fique com um braço da pedaleira de cada nação. Assim também vou ter de comprar uma pedaleira nova, estou inclinado para uma dura ace 9000. Mas esta aquisição só irá acontecer para fins de Março, tive de dar prioridade a outros gastos, como roupa de inverno para ciclismo, uns upgrades na bike de btt para me aguentar bem nas próximas provas, etc.

Mais uma vez muito obrigado pelos teus conselhos.
E porque não uns bepro single ou um Powertap também single? A diferença de preço para o stages não é assim tão grande!

Assim, podes ter já acesso à potência na tua 105.. daqui a um tempo, mudas para um ultegra (que se calhar nem mudas, pq a diferença não é assim tanta) e não ficas preso ao crank!
Pedais vais ter sempre de usar, até mesmo um dia que mudes de bicicleta e já tenha saído o Dura ace xptop 2 TDI :)

ps. aprendi esta com o @alberto - grande conselho!

Zorza
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Não sei, gosto do stages é simples, discreto, tem boas reviews(uma das melhores equipas do mundo de ciclismo usa o stages "sky"), relativamente ao preço até me parece ser mais ou menos em conta, comparado com outras marcas.
Mas realmente, não conheço, pessoalmente, ninguém que tenha um. Sei que costumas aconselhar os bepro. Como tens mais experiência no assunto o que me aconselhas?

Eu NAO aconselho os Bepro!!

Eu aconselho e em PEDAIS!!!

Agora Bepro, pode ser, Mas os que aconselho mais Sao os que tenho, Power tap!!

Agora para mim o mais importante e ser em pedais!!!

Na minha opiniao, o que nos tentam vender e uma coisa...

Por outro lado o que realmente acontece Na realidade e Na pratica e precisamente outra...

Acho que nao so o wawando, Como o Otneme Ja te deram umas boas referencias relativamente Ao sistema...

O Mais importante a sublinhar e que!! Um power meter dual leg, nao e a mesma coisa que andar com 2 power meters, Ou seja um em cada perna...

A unica vantagem e o que te permite realmente fazer Na pratica... E elevar a tua potencia... De uma forma Mais Ou menos inteligente, que e a seguinte...

Se Estas a rolar a 220 watts...

E no teu referencial perna esquerda tens um ratio de 30 Por cento...

E no da direita te aparecer de 70 Por cento...

Automaticamente, Ao tentares compensar esses 20 Por cento da perna direita para a perna esquerda... Essa transferencia automaticamente vai elevar a tua potencia de 220 pelo menos para 230, Ou Mais... Tudo isto Por causa da eficiencia da pedalada... Isto acontece!!! Com todos os pedais Ou pm dual leg!! Na minha opiniao e Este jogo um pouco psicologico constante que te deparas a fazer constantemente e Este desafio que te permite nas Tuas voltas.... E e Esta a unica vantagem Ou o unico gain!!! Que te pode dar um pm de dual leg!!! Na pratica!!

Agora para isto e preciso que definas as tuas janelas de treino no aparelho que vais usar, garmin Ou qualquer outro, sobre forma a teres a janela de watts e a outra janela de balanco entre perna direita e perna esquerda!! Para poderes ir analisando e fazer essa gestao...

No entanto... Isto e essencial? Nao!!

Isto e preciso? Nao!!

O que importa? Ter um power meter! Seja ele qual for! Ponto final!! E aprender a trabalhar e treinar com ele...

Logo se a diferenca compensa? Cabe-te a ti! Gerir essa escolha!!

Na minha opiniao, o brepro single e Mais do que suficiente e comparativelmente a outras opcoes de mercado, Esta e a melhor opcao...

O bepro dual leg e um power meter caro? Nao!!! Comparativamente aos restantes de dual leg tambem Esta a muito bom preco...

Agora vou-te falar de mim...

Eu comecei com SRM, Na altura pouco Ou nada Mais havia e nao havia solucao... Quando sairam as 11 speed o SRM teve que arrumar...

Nessa Altura Ja havia uma coisa muito interessante chamada stages

Adquiri o Meu stages para o DA 9000 Ao fazer o upgrade do Grupo, Ou seja, DA 7900 SRM fui para DA 9000 stages cranckarm...

Logo ai sentia necessidade de ter um Na bicicleta em que fazia corridas...

Logo Mais um, Stages Si spidering cannondale...

E comecei a pensar...

Mas quem manda aqui *******??? De quem e o dinheiro?

Aqui quem manda sou eu!!! E o dinheiro e Meu!!!

Logo eu compro o power meter o power meter e Meu!! E meto o power meter onde quiser *******!!!

Tenho Mais bikes!!! E tenho intencoes de ter Mais!!! Logo, tenho necessidade de outra coisa!! Porque Este sistema piramide que Esta a ser criado " Mais ate Na altura" em Volta desta situacao toda nao faz sentido!! Estamos a falar de um chip caraiiiiiii...

Foi Entao que comprei o vector!!! E comecei a perceber! Que afinal!!, Ja nao Esta tao mal!!!! Foi a melhor compra ate Entao, que fiz em power meters isto Porque nao so em todas as minhas, Mas se eu quiser ir para a tailandia, alugar uma bicicleta e meter um PM com Esse eu Posso caraiiii...logo, Na minha opiniao e dinheiro muito Mais Bem gasto...Ate numa **** de uma folding bike eu instalava aquela ***** Ou numa single speed!!!!

A partir dai nao quis outro power meter a nao ser de pedais...

E dai a minha recomendacao, sempre!!! Porque?

Been there? Done that!! Been in these game for many many years!!!!

Agora um erro que eu cometi? Ja com os pedais!! Eu Digo-te qual foi!!

Quando a garmin lancou a versao vector dual leg!! Eu fiz o upgrade!!!

Hoje nao tinha feito!!!

Porque? Porque a unica vantagem de dual leg e o que expliquei em cima!!!

E no inicio e Tesao de mijo do costume!!!

Mas Mais tarde, apercebes-te que Estas a prestar Mais atencao aquilo do que a Estrada!! E da *****!!lol

Ai, preferes a simplicidade!!! Tens outra confianca!! E para Esses casos!! Para la chegares e continuares!! Um single leg e Mais do que suficiente!!

O que importa e ter um e saber usa-lo, seja em Treino, seja em corrida e ate para passear!!!

Eu comprei agora o power tap? Tem dual leg? Tem!! Uso? Nao!!! Nem la tenho a janela!! Nem olho para ela!!!

O motivo que me Levou a comprar o Power tap e outro!! E a mesma Liberdade que me Levou a comprar Ja Na altura o vector!! Mas, a outro exponencial... O power tap p1 e muito Mais que um simples power meter dual leg!!!! Neste momento Como Esta o mercado!! E uma revolucao!!!

Grande abraco...

E o mais engracado disto Tudo!!

E que Tu ainda nem sequer o tens!! E Ja Estas a sentir Isto no corpo!!

Quando falas em upgrade de cranck de 105 para dura ace etc... Sem saberes Estas a ser vitima disto mesmo!! E nem te das conta!

Por Isso e que eu meti Aqui o bedelho!!

Para te ajudar a simplificar e NAO a confundir ou complicar...

Agora imagina que Tu fazes o upgrade para dura ace di2 e que Amanha lancam 12 velocidades? Lol

Agora uns pedais? Isso ai meu amigo!! Uns pedais Sao uns pedais!!

Grande abraco...
 

SCRReis

Member
E porque não uns bepro single ou um Powertap também single? A diferença de preço para o stages não é assim tão grande!

Assim, podes ter já acesso à potência na tua 105.. daqui a um tempo, mudas para um ultegra (que se calhar nem mudas, pq a diferença não é assim tanta) e não ficas preso ao crank!
Pedais vais ter sempre de usar, até mesmo um dia que mudes de bicicleta e já tenha saído o Dura ace xptop 2 TDI :)

ps. aprendi esta com o @alberto - grande conselho!

Zorza

E não há o problema do desgaste do pedal? Sei que os pedais tem mais desgaste do que os braços da pedaleira. Como é depois feita a manutenção dos pedais? Deve ser mais caro que pedais normais certo?
Acho que os pedais estão mais expostos ao impacto com o chão ou algo do género, do que propriamente o braço da pedaleira.

Mas isto sou eu a falar sem saber, no entanto vou averiguar essas duas hipóteses.
 
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