• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[DIário de Treino] - CConst

cconst

Well-Known Member
Com estas confusões todas de quedas, recuperação e outra cenas que afectaram negativamente a disponibilidade para treinar, consegui uma semana sem um único verde!

Após a semana passada com todo o contributo por aqui neste tópico, e como sou cabeça dura, decidi desafiar o meu irmão mais novo (7 anos mais novo!!!) que faz BTT com regularidade e que pesa 62kg, para me acompanhar pela Serra D'Aire em estrada. Foram 105 km e 1556m de acumulado por alcatrão na serra, com um tempo espetacular, subidas para todos os gostos, e descidas... Bem... descidas CURTAS!
https://www.strava.com/activities/2343631796
O melhor de tudo?! Fugi ao homem da marreta durante as 4h28 que demorámos a fazer a volta pela Serra :cool: (mas cheguei na reserva)

Esta semana vou fazer por ser mais consistente, apesar de já ter um treino de natação comprometido :oops::

Vamos a ver como está o joelho... Será que já aguenta umas corridas!?
 

cconst

Well-Known Member
Com o meu joelho ainda a ressentir-se na corrida, os vermelhos abundam. Mas é assim. Tenho que me adaptar e seguir em frente.

O primeiro treino da semana ficou na "gaveta". Não estava preparado psicologicamente para ir para o trainer após os 105km no PNSAC, mesmo sabendo que uma meia horita apenas a rolar não me teriam feito nada mal.
O resto da semana, foi a tentar cumprir com o plano tendo em conta o próximo evento desportivo: triatlo em Peniche na distancia sprint, mas com dificuldades, quer pelo joelho, quer pela "falta" de tempo.

Esta semana já começou mal. Começou mal porque me portei "mal" :cool: durante o fim de semana. Mas um gajo também tem direito, né!?:p

Vou tentar cumprir, sabendo que será difícil. Esta semana além do trabalho terei formação no final do dia. Tem tudo para correr bem!.

Bons treinos malta!
 

DMA

Well-Known Member
E depois do 70.3 e do Sprint, tens algum objectivo em concreto? (se não tiveres é claro que é tão válido como não teres; ninguém nos paga para treinar).
Road warrior?
Outro 70.3?
Pedalar sem grandes preocupações?
 

DMA

Well-Known Member
@DMA Acertas em muito, senão mesmo em tudo.

Na realidade no 70.3 em Setúbal tentei mesmo recuperar os 10 minutos na bike. Estava a sentir-me muito bem e acho que paguei por isso mesmo (notei logo nas primeiras subidas para a Arrábida).

Mais de 15km de corrida, já os fiz várias vezes, tendo inclusivamente este ano feito a minha melhor marca, um modesto 1h46 na meia maratona da ponte 25 abril.

O peso irá ser tratado. Em toda a minha vida tive o peso no limite superior do aceitável. Aliás, isso até aos 18 anos. A partir daí sempre tive excesso de peso.

O ano passado em Cascais no meu primeiro 70.3, esqueci-me do Garmin... e fiz a prova apenas por sensações, o que acabou por ser bom, pois fui sempre conservador. Fiz a meia maratona em Run+Walk (o andar apenas nos abastecimentos) mas acabei com uma média de 6'05'', o que após 90km de bike, não achei nada mau.

Tem sido uma experiência e muitas aprendizagens. E espero que com este feedback todo a coisa melhore. Há muita coisa escrita por aqui que me faz sentido. Vamos a ver como serão os próximos desafios.

Só não acerto no Euromilhões :D

A tentativa de recuperação foi kamikaze. 10 min é muito tempo :)

Em relação à corrida e os 15k, a questão é que para estares à vontade tens que ter feito várias vezes a distância durante esse bloco de preparação (1 vez a cada 7-10 dias). Fazer esporadicamente não será o ideal.
Tens ideia dos teus splits (planeado vs concretizado)?
 

cconst

Well-Known Member
Em relação à corrida e os 15k, a questão é que para estares à vontade tens que ter feito várias vezes a distância durante esse bloco de preparação (1 vez a cada 7-10 dias). Fazer esporadicamente não será o ideal.
A cada 7 a 10 dias não faço os 15, mas tipicamente entre 12 a 13km.

Tens ideia dos teus splits (planeado vs concretizado)?
Como assim? Em Setúbal?

Para Setúbal tinha estimado o seguinte:
  1. Natação: 39minutos
  2. Bike: 3h27
  3. Corrida: 2h01
Ia com o objectivo:
  1. Natação: 36
  2. Bike: 3h13
  3. Corrida: 1h54
Consegui:
  1. Natação: 38'31
  2. Bike: 3h25'47''
  3. Corrida: 2h26'23''
Ou seja, acabou por "apenas" me ter corrido mal o segmento da corrida... Que me parece que foi provocado por uma má estratégia na bike... Digo eu...

@DMA era isto que querias saber?

E depois do 70.3 e do Sprint, tens algum objectivo em concreto? (se não tiveres é claro que é tão válido como não teres; ninguém nos paga para treinar).
Road warrior?
Outro 70.3?
Pedalar sem grandes preocupações?

Não. Para já não tenho objectivos para esta época. Pelo menos provas.
Tenho sim previsto ir falar e começar a ser acompanhado por nutricionista (não apenas por sentir lacunas em prova, mas porque o peso teima em não descer... assim como o colesterol. E penso que nem como assim tão mal quanto isso). A par desta decisão, estou a ponderar também encontrar um treinador ou um clube que consiga conciliar as minhas restrições de horário/calendário de modo a conseguir chegar nos 70.3 ao middle of the pack, com tempos a rondar as 5h30.
 

cconst

Well-Known Member
Ando a ficar perito em arranjar desculpas. E tenho que parar com isto.

É verdade que tive em formação em horário pós-laboral. É ainda verdade que tive outros afazeres... MAS bolas. Tenho que parar com as desculpas.

Desde que senti que tenho tido dificuldades em distancias maiores/mais tempo de exercício, tenho-me focado em aproveitar as abertas que tenho em meter horas e Km em cima do selim. Este fim de semana "perdi-me" ali para os lados da Serra de Montejunto.
Tinha previsto sair de Lisboa e subir a Montejunto, mas não fiz tudo como queria. Não preparei bem o percurso e acabei por andar um bocado perdido (pretendia subir pela Abrigada, mas duvidei da minha capacidade de orientação e acabei por não o fazer). Mas fui a Montejunto, fazendo quase 137km em quase 6hrs de bike, em que tive que parar algumas vezes para ver que caminho seguir e para me abrigar da chuva. O vento fez a sua parte em dificultar um pouco a tarefa:
https://www.strava.com/activities/2377626237
Fisicamente a coisa correu relativamente bem. Ali pelas 5hrs o corpo começou a dar sinal... mas acho que nem correu assim tão mal para uma volta a "solo" (apenas tive companhia em cerca de 7km, na maior subida a Montejunto. Mas foi uma bela companhia. Evitou que cabeça levasse a melhor!).
Não conhecia ali a zona. E o que eu tenho andado a perder! Estradas espetaculares, com pouco trânsito e vistas magníficas. Pena são os 50km secantes que tenho que fazer para lá chegar.

Todas estas desculpas levam a que o plano que estou a seguir seja difícil, pois este faz conta com uma evolução que não tenho porque não treino.
Entretanto, para esta semana, terei isto:
.
Mais do que cumprir com o treino exatamente como "prescrito" irei focar-me em conseguir voltar à regularidade do treino.
Esta semana já espero que o joelho não me cause dores, nem espero ter grandes constrangimentos de treino.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Para as distancias de ligação de casa ao que queremos ou gostamos, temos sempre a hipótese do carro ou comboio, se a coisa for planeada com alguma antecedência até se torna rápido e barato (comboio)
Por exemplo, vim de Fátima para baixo em btt, bilhete de comboio de Santa Apolónia ate estação de Fátima, 8.50€, com 1 hora e pouco de deslocação
Para mim foram duas semanas com algum trabalho e ronha a mistura, vamos lá ver como corre esta que entra e para hoje parece que tenho de falhar treino e ir trabalhar


Boa continuação
 

cconst

Well-Known Member
@GuilhermeOliveira eu sei que existe essa possibilidade (carro ou comboio). Coisa que não gosto de fazer. Gosto de terminar uma volta/treino e poder "cair" para baixo do chuveiro...

Mas locais assim fazem-me rever esta minha posição.
 

cconst

Well-Known Member
Viva.
A rotina/monotonia está a tirar-me o ânimo dos treinos. Assim como o não ter uma "prova" lá para Setembro que queira ir. Ainda assim, parece-me que nesta semana me portei melhor que na anterior, ainda que com algumas alterações e dificuldades.
Uma das maiores dificuldades que senti nesta semana foi cumprir a intensidade dos treinos na bike. O corpo não tem conseguido cumprir com o que lhe peço. Não sei se por estar a exigir muito, se pela fraca assiduidade, se por andar a acusar cansaço da rotina de treinos ou se por tudo junto. A verdade é que tem custado mais. A boa parte é que o meu joelho já está muito capaz. Está lá uma dorzita, mas esta dor perfeitamente tolerável.


Esta semana é uma semana mais ligeira e com menos intensidade. Vou tentar aproveitar para dar o litro, já que estou a 2 semanas da próxima prova: o triatlo de Peniche, triatlo onde me estreei no ano passado.


Bons treinos!
 

cconst

Well-Known Member
Mais uma semana colorida... Afazeres pessoais, indisponibilidade das piscinas, festas... dá nisto:

Não há muito a dizer. A regularidade que queria manter, há muito que se foi. A cabeça não anda a ajudar.

Agora, na semana antes do triatlo de Peniche - que não sei se irei conseguir estar presente:

Já tive que alterar a ordem de alguns treinos, e parece-me que irá ser ainda amis complicado. Vida em família tem algumas particularidades que têm que ser ultrapassadas da melhor forma..

Vamos a ver como corre a semana e a prova no sábado.

Bons treinos e cuidado com a hidratação!
 

cconst

Well-Known Member
Duas semanas depois e sem dizer nada por aqui... o resultado dos treinos sem grande motivação e ultimamente sem a regularidade que EU pretendia, traduziu-se num triatlo na distancia Sprint (750m+21km+5km) nun estrondoso tempo de 1h28'31'', melhorando cerca de 2'30'' face ao ano anterior. É pouco. Mesmo tendo em consideração o vento deste ano.

Na natação fiz sensivelmente o mesmo tempo (10 segundos a mais este ano, 15'13'')
No segmento de ciclismo melhorei 2 minutos ( 48'09''). Estava um vento forte com rajadas que me impediam de manter um ritmo como pretendia.
Na corrida a coisa correu ligeiramente melhor, demorando apenas menos 40 segundos que no ano passado (25'09'').

No geral as sensações foram melhores, mas não ficou reflectido no resultado final, o que me deixa um sabor amargo e desanima um pouco.

Tenho que mudar coisas. Isto se quero melhorar e considerar-me pelo menos um atleta middle-of-the-pack.

As duas ultimas semanas:


A partir do triatlo de Peniche, já não tenho planos para este ano. Tenho algumas provas que gostava de ir, mas não passa disso: gostava. O que me está a custar agora é treinar. E entenda-se treinar como praticar o exercício de uma forma estruturada e com um objectivo concreto, além do ir apenas para desanuviar a cabeça.

Ou então é isso mesmo que eu preciso: de sair para a rua e não olhar para o ritmo a que vou, ou que distancia fiz, ou quanto tempo estou a correr ou a pedalar... ir apenas pelo prazer de ir...

E é isto, um desabafo, não tanto uma partilha de treinos bons e resultados a condizer.


Nota:
Este post esteve para ser colocado online durante algum tempo. Ponderei se deveria vir para aqui "chorar" os maus resultados, ou se este tipo de partilha - quase ao jeito de um grupo de ajuda ao estilo dos alcoólicos anónimos - seria relevante e/ou interessante. Mas achei que sim. Isto porque o partilhar apenas os sucessos (ao jeito de selfies nada espontâneas tiradas ao acordar que se colocam no face) é extremamente enganador e pode passar a ideia de que treinar com objectivos é fácil. Não é. Nada fácil. Assim como não é fácil estudar à noite enquanto se mantém uma vida "normal" durante o dia, por exemplo.
Para todos os que se conseguem superar: bem hajam! Que mostrem que é possível. Que sirvam de inspiração para os outros que acham que é uma tarefa sobre-humana.

Abraços!
 

cconst

Well-Known Member
Sem nada para dizer ou escrever que te motive nos treinos, talvez vá dar uma Volta quinta feira, se quiseres aparece, estrada
Infelizmente terei de declinar. Estamos em época de arraiais, e terei que ir ajudar num nesse dia (montagem e preparação para a tarde/noite). Mas ainda assim: obrigado @GuilhermeOliveira . Não me vou esquecer e se eventualmente conseguir, aviso!
 

pratoni

Well-Known Member
Fazem parte quer os altos quer os baixos. Senão isto nao seria um diário mas sim apenas um instagram com filtros apenas dos treinos e provas que correm bem.

Continua a escrever as coisas como são. Só o simples fato de as escreveres em público é uma catarse e uma possível fonte de motivação para o futuro.

Se calhar, tal como disseste, se nao tens objectivos concretos de provas a breve prazo um periodo de um treino menos organizado e até mais virado para o lado lúdico/bem estar psicológico pode ser mesmo o que te falta neste momento. Ou como se costuma dizer recarregar as baterias de uma forma ativa
 
Top