• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[DIário de Treino] - CConst

Ganfas

Well-Known Member
Hoje, dia de queda ainda no aquecimento (aproximadamente ao minuto 8) para umas séries de corrida...

Resultado: não há cá séries para ninguém, um joelho ensanguentado (nada de extraordinário)... o suficiente para me manter afastado da piscina atá ao final da semana.

Faz parte.

Mau, ia fazer séries hoje, se calhar é melhor também não arriscar :)

Se foi só "chapa" é menos mal, pancada no joelho podia ser pior.

As melhoras!
 

cconst

Well-Known Member
Mais uma corrida, mais uma queda. :confused: algo está mal aqui (e não são apenas os meus joelhos arranhados!)... será de ainda ser de noite?! Será que ando a lavar mal as ramelas dos olhos? Ou será apenas preguiça?

O que vale é que o joelho massacrado foi o mesmo!!!! Assim só se estraga um!:p

Agora um pouco mais sério: penso que tenho que incorporar uns exercícios quaisquer para ver se minha passada começa a levantar um pouco mais os joelhos, mesmo que as quedas tenham sido causadas por [pequenos] obstáculos no local onde corria (na terça um pedaço de cimento seco no alcatrão; hoje, em calçada elevada por uma raiz).
 
  • Like
Reactions: DMA

cconst

Well-Known Member
Mais uma semana que se passou... e tanto que se passou!
Capture1.png


Desde quedas (duas ao correr pelas 6h30) o que levou a não ir à piscina por causa da cicatrização das feridas, até à Corrida do Fim da Europa.

Tirando a ausência forçada da piscina, e as quedas, a semana até correu bem. Mesmo a Corrida do Fim da Europa, que para mim é uma das melhores corridas (alcatrão) aqui na região da Grande Lisboa. Não que eu conheça muitas, mas esta é uma daquelas que pelo percurso, pelo desafio das subidas e do clima, é uma corrida gira de se fazer e uma das poucas que penso em repetir. Fiquei aquém do que pretendia, mas o que pretendia era mais um desejo do que um objectivo realista...

Uma outra coisa: treinos indoor no turbo trainer... Por muito que tente, é-me muito difícil fazer mais que uma hora. Seja ao final do dia ou de madrugada. É demasiado tempo a olhar para um ecrã. Mesmo com o ZWIFT!

A próxima semana apresenta desde já um grande desafio: O sábado!
Capture2.png


No sábado tenho nada mais nada menos que duas festas de aniversário à tarde. O sábado de manhã, sou o motorista para as actividades da minha filha (deve dar para ir nadar num dos intervalos). E no domingo de tarde, outra. Ah! e a natação... ainda vai esperar mais uma semana até as feridas cicatrizarem.

Bons treinos a todos!
 

cconst

Well-Known Member
M I S E R Á V E L.
Nada mais a dizer. A natação ainda está off, pois ainda ando com crostas no joelho. Mas para o resto?! não há grande desculpas. Festas de aniversário no sábado (sim festas! 2, para ser mais preciso)??? Ajuda... mas não justifica o resto. Aqueles amarelos...
Bom.. a Corrida do Fim da Europa feita no domingo que antecedeu esta semana causou muitas dificuldades. Já há muito tempo que não arranjava uma dor de pernas como estas. Até 4ª feira andei com um andar diferente... BOLAS!
Capture1.png


Próxima semana, com um pouco menos de tempo estimado, pode ser que corra melhor.
Capture2.png
 

Francisco Costa

Well-Known Member
Isto de cumprir planos é risca é muito complicado. Por muita vontade que se tenha, há sempre imprevistos. O que interessa é continuar motivado e seguir com o planeado.
Continuação de bons treinos
 

cconst

Well-Known Member
@Francisco Costa este plano que tenho é uma linha a seguir (como não percebo nada de treinos, sou forreta demais para pagar a um treinador e não tenho a possibilidade de me juntar a um clube - por vários motivos) de forma a conseguir fazer qq coisa diferente de ir ali para o trainer ver umas séries ou ir dar uma corridita... Tento seguir em especial para - como disseste - me manter motivado e focado.

Mas tenho a plena consciência (é a minha 2ª "época") de que é muito complicado fazer isto. Acho que na "época" passada consegui uma ou duas semanas verdes.
 

Tourmalet

Well-Known Member
Eu acho que um plano de treino semanal para quem faz isto por hobby e tem outras N obrigacões diárias, incluindo trabalho e filhos, é uma receita para o desastre/incumprimento e para muitas lesões devido ao esforço a que isso obriga. Eu faço ciclismo por amor ao desporto, apenas, por isso as minhas metas/objectivos são mensais e apenas com base em n°de treinos/saídas e kms feitos por mês (exemplo: 6 treinos mensais e 250km). Durante o mês vou adaptando a minha agenda para cumprir, pelo menos, com o objectivo exequível e pré-determinado. Se fizer o objectivo fixe, se fizer ainda mais, melhor, mais motivado fico.

Planos de treino ajustados a nossa realidade ajudam-nos a motivar, planos de treino sufocantes desmotivam-nos.

Abraços
 

Carolina

Well-Known Member
O plano de treino semanal faz todo o sentido. Tem de haver evolução e, para isso, tens de ir aumentando a carga progressivamente. Se só fizeres essa adaptação mensalmente vais demorar imenso tempo a melhorar.

Estás a supor que plano de treino = falta de flexibilidade. Isto é totalmente falso.

O plano pode e deve ser adaptado às nossas tarefas diárias. Se surgir um imprevisto, o plano deve ser ajustado de forma a manter a progressão ou minimizar "estragos".
 

cconst

Well-Known Member
Planos de treino ajustados a nossa realidade ajudam-nos a motivar, planos de treino sufocantes desmotivam-nos.
Abraços

Isto que escreves é muito importante. Embora dependa um pouco da abordagem de cada um. E somos todos diferentes.

Ainda este fim de semana discuti com um amigo este tema. Para mim, isto resulta pois sou por natureza indisciplinado. Gosto de ter as coisas pré-programadas para saber que as tenho que fazer... caso contrário, o diabinho no meu ombro ganharia sempre com a a mesma conversa "amanhã há mais!!!" ou "está frio lá fora, deixa-te estar... depois compensas à tarde"...

Com este tipo de programação, acordo, como ponho o Garmin no pulso, carrego o treino do TP e/ou ligo o Zwift e sincronizo com o TP e não tenho que pensar se hoje faço séries longas ou se faço sprints. Se trabalho abaixo do FTP com intervalos longos ou não... Ao fim e ao cabo, acabo por ganhar um pouco (todos os dias) ao não ter que programar/pensar/planear o que devo ou não fazer.

MAS como é claro que sendo pai, trabalhador (pelo menos 8hrs/dia), com tudo o que isto acarreta, já sei que existem condicionantes para não cumprir o plano na totalidade... Mas sem plano... mais difícil é para mim.


OO plano pode e deve ser adaptado às nossas tarefas diárias. Se surgir um imprevisto, o plano deve ser ajustado de forma a manter a progressão ou minimizar "estragos".
Isto para quem sabe. Para quem não sabe, não deve inventar (do que já li por aí) e se apenas nos "baldarmos" a uma sessão, então devemos continuar como se nada fosse. O compensar no dia seguinte (como eu tenho a mania de fazer) pode comprometer as outras sessões que estão preparadas para serem feitas com um determinado nível de repouso (ou não) que passa a não ser o adequado (do que li por aí nessa internet que tem verdades e outras nem por isso....)
 

Carolina

Well-Known Member
É preciso algum conhecimento, mas se existe um plano de treino feito, é porque também se pensou nessa hipótese. Traçar um plano e não ter isso em conta acaba por não fazer sentido.

Outra tática para além dessa que referes, é classificar cada tipo de sessão de treino de acordo com a sua importância. Assim, se souberes que durante a semana vais ter de falhar X treinos, descartas os menos importantes.
 
  • Like
Reactions: DMA

cconst

Well-Known Member
Traçar um plano e não ter isso em conta acaba por não fazer sentido.
Mas para isso é necessário saber traçar planos. Conhecimento que eu - assumidamente - não tenho. Este plano que vou seguindo é um plano pré-feito do trainerroad. Com a única adaptação de ter alterado o dia de descanso para poder ter tempo ao fim de semana para a família.

Portanto, como eu não sei, vou usando o bom senso para quando não consigo cumprir o plano. P.e. no caso da natação (comecei tarde, e tive que deixar de fazer por causa de duas quedas que deixaram feridas). Quando voltar - no final desta semana ou no início da próxima, não vou seguir o plano. Vou nos dias de natação, nadar. Continuar a fazer o que ainda estava a fazer: a voltar a ambientar-me com a água. A ganhar a rotina de nadar. A ganhar conforto dentro de água. Apenas depois irei tentar cumprir treinos estruturados...
 

Tourmalet

Well-Known Member
Vamos la ver, para o que eu quero, que é manter alguma forma física, fazer exercícios de cardio, queimar alguma gordura acumulada dos excessos (controlar um peso de 65kg) e gozar em plenitude de umas voltas porreiras na bike, sem desfalecimentos, lesões nem andar sempre na mudança da velhinha, os planos/objectivos mensais - descomprometidos - servem perfeitamente, sobretudo porque não me impedem de fomentar a minha prezada vida familiar, laboral (que me dá sustento para pagar as despesas com este hobby) e restante vida social/outros hobbies que não passam apenas por bicicletas.

Este é o meu prisma, agora cada um com a sua, se estamos a falar de outros vôos profissionais, semi-profissionais, pessoais, ou outros, fomentem e concluam outro tipo de objectivos, planos e demandas, apenas tomei a ousadia de sugerir a descomplicação do plano de treino, não contra o atleta, mas em favorecimento da pessoa, porque o cconst, que criou este plano de treinos (que eu apoio desde o primeiro dia) tem vindo a queixar-se, (ou então tenho lido mal) de não estar a conseguir acompanhar e conciliar o ritmo dos treinos, e foi mais numa de "epá, isso parece andar a fazer-te mal e se calhar não é assim tão importante, ajusta a fasquia, afinal é apenas um hobby, diverte-te".

Força nisso e abraços!
 

Carolina

Well-Known Member
No caso do cconst, fazer "ao calhas" não vai dar grande coisa, ainda por cima com 3 disciplinas diferentes. Se há o objetivo de melhorar tempo, etc, chega a um ponto que só pedalar/nadar/correr não chega. Torna-se importante haver uma estrutura. Diria mais que o problema é a estrutura não estar devidamente adaptada ao tempo disponível, daí ter discordado da tua opinião :)

Tudo depende dos objectivos de cada um.
 

cconst

Well-Known Member
cconst, que criou este plano de treinos (que eu apoio desde o primeiro dia)
Thanks! Agradeço todo o apoio! A sério que sim!!!

tem vindo a queixar-se, (ou então tenho lido mal) de não estar a conseguir acompanhar e conciliar o ritmo dos treinos
Não é bem um queixume. É mais uma expressão de frustração por não conseguir ser tão disciplinado quanto queria ser; é um balanço semanal com justificação do porque é que o plano não correu bem.

E ainda para mostrar que apesar de alguns reveses, imprevistos e compromissos familiares extra, é possível seguir minimamente um plano e conseguir conciliar - com altos e baixos, claro - a vida familiar, profissional e pessoal (no caso, os treinos).

Os únicos "vermelhos" que não têm desculpa e que me custam mesmo "engolir" são aqueles treinos que falhei porque facilitei. Porque fiquei na cama (para a coisa funcionar para mim, tem que ser de manhã. Já tentei ao final do dia, mas há sempre imprevistos). Treinos que não fiz porque tive que estar com minha filha!? Que se lixe o treino!!! Ou treinos que não fiz porque estou a recuperar de uma queda?! É a vida.

"epá, isso parece andar a fazer-te mal e se calhar não é assim tão importante, ajusta a fasquia, afinal é apenas um hobby, diverte-te"
E divirto. Em especial quando programo uma prova, estimo os ritmos dessa prova, preparo a alimentação e no final de tudo corre melhor do que as minhas estimativas. É espetacular. E como é que consegui?! Porque tinha um plano que - mal ou bem - segui.

@Tourmalet este teu feedback é importante! Outras perspectivas podem passar despercebidas e podem trazer alternativas muito viáveis! Mas como a @Carolina disse: são três disciplinas diferentes. E tenho um objectivo com uma data estabelecida.

Diria mais que o problema é a estrutura não estar devidamente adaptada ao tempo disponível
Certo! É muito complicado arranjar tempo para 3 modalidades distintas. Pensar que o ideal seriam pelo menos 2 sessões de cada uma das modalidades por semana... dão logo 6 sessões no total! E nunca se gasta menos de 1hr (preparação do treino, treino, pós treino).

Esta é a segunda vez que estou a tentar esta carga. Da primeira vez a coisa também não foi fácil. Vi que teria que "baldar-me" a algumas sessões. No início ficava mesmo muito stressado por saltar uma sessão (ficava mesmo muito rabugento!!!). Agora, já levo a coisa um pouco mais na boa.

Obrigado a todos pelos contributos!
 

cconst

Well-Known Member
Mais uma semana se passou. Esta, apenas tem um vermelhinho que poderia ter evitado pois dependeu apenas de mim o não ter ido nadar. Shame on me.
Capture1.png

De resto correu bem (tendo em conta restrições de tempo que tenho). Tenho que melhorar a capacidade mental de estar mais que 1h ~1h15 no rolo.
Consegui ir até à rua no domingo para relembrar à TCR (e a mim) o que é andar na rua e apanhar um ventinho de frente. Foi bom. Em especial quando fui passado por um grupo de 4 ou 5 caramelos a rodarem a uma velocidade acessível... Roubei-lhes a roda durante uns kms e a diferença é brutal! (não estou habituado a rolar em grupo. 99% das vezes rolo sozinho ou com mais um companheiro).

Para esta semana - a última antes de iniciar o bloco de 8 semanas para o Setubal Triathlon - termina com um treino tipo Triatlo.
Hum:rolleyes: com o que já tenho previsto para o fim de semana (a nível pessoal/familiar), não sei se vou conseguir inserir um treino desta duração (+3hrs)... mas... ainda vou ver o que consigo.
Capture2.png

Para esta semana quero fazer as 3 sessões de natação. E no sábado pelo menos um brick (com a natção)..

Bons treinos!
 

cconst

Well-Known Member
Hoje por curiosidade fui dar uma olhadela ao Elevate e fiquei contente:
Capture.png


Acima, a marca à esquerda que diz "IM" é o ponto em que me encontrava no dia do IM 70.3 Cascais (final de Setembro de 2018). Após essa prova, decidi tirar férias de treinos. Parei praticamente 1 mês. Nesse mês a minha forma foi-se!!! Pensei que teria que treinar que nem um desalmado para me colocar aos níveis de forma de Setembro para o Setubal Triathlon.

Hoje reparei que já estou acima! (marca mais à direita). E o interessante é a evolução, que me parece que está a subir de forma constante, e sem meter treinos de natação à mistura.

Outro pormenor interessante. A linha roxa que está com declive positivo está com uma subida constante desde que estou a seguir o plano de treinos de uma forma mais ou menos regular, mas com a regularidade possível.

Mas nem tudo é bom. Hoje nadei. Não fiz o treino que estava programado porque ainda não estou em condições para tal. Mas deu logo para ver que comecei a entrar na zona de "overtraining", como se pode ver pela linha laranja, que tem um pico muito acentuado.

Vamos ver como corre com a introdução da natação... e se incorro em riscos de "overtraining" e por esse motivo tenho que reduzir o volume e/ou intensidade.
 

Pratas7

Active Member
Mais uma semana se passou. Esta, apenas tem um vermelhinho que poderia ter evitado pois dependeu apenas de mim o não ter ido nadar. Shame on me.
Capture1.png

De resto correu bem (tendo em conta restrições de tempo que tenho). Tenho que melhorar a capacidade mental de estar mais que 1h ~1h15 no rolo.
Consegui ir até à rua no domingo para relembrar à TCR (e a mim) o que é andar na rua e apanhar um ventinho de frente. Foi bom. Em especial quando fui passado por um grupo de 4 ou 5 caramelos a rodarem a uma velocidade acessível... Roubei-lhes a roda durante uns kms e a diferença é brutal! (não estou habituado a rolar em grupo. 99% das vezes rolo sozinho ou com mais um companheiro).

Para esta semana - a última antes de iniciar o bloco de 8 semanas para o Setubal Triathlon - termina com um treino tipo Triatlo.
Hum:rolleyes: com o que já tenho previsto para o fim de semana (a nível pessoal/familiar), não sei se vou conseguir inserir um treino desta duração (+3hrs)... mas... ainda vou ver o que consigo.
Capture2.png

Para esta semana quero fazer as 3 sessões de natação. E no sábado pelo menos um brick (com a natção)..

Bons treinos!


Tenho que melhorar a capacidade mental de estar mais que 1h ~1h15 no rolo.

eu Tenho o mesmo problema mas axo que é mais devido ao excesso de Forca/watts no inicio... passado 30m de rolo ja estou todo roto... Para mim é uma questão de baixar os watts e mentalizar que nao posso subir!
Conselho..aplicaçoes como Zwift ajudam-me imenso a passar o tempo e a ter "motivaçao" de ir para o rolo... 13€ por mês mas é 1 dinhero bem empregue
 

cconst

Well-Known Member
@Pratas7 os meus treinos no rolo são todos no ZWIFT. No ano passado usei o Trainerraod que também gostei, mas ao final de 8 meses de TP, a coisa deixou de me dar muito gozo. Era apenas eu contra a máquina.

Agora uso um misto. Paguei um mês de TR para ter acesso aos planos de treino. Usei dois planos de treino do TR como inspiração e através de um mês premium no Trainingpeaks programei os meus treinos até Junho ou Julho.

Nos dias de rolo, ligo o zwift (que está sincronizado com o Trainingpeaks) e das duas uma: ou carrego o treino que tenho programado ou faço um treino conjunto num dos eventos do zwift. Desta forma tenho o melhor de dois mundos: um plano de treino estruturado e posso fazer umas corridas/treinos fora do plano no zwift interagindo com outras pessoas.
 
Top