• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Desistir por causa do frio !

fmm

Member
Aqui pela zona de Abrantes ás 8 da matina estavam na ordem dos 3º.
O vento era tb mais que muito.
O curioso é que ate ja andei com temperaruras mais baixas, mas ontem não dava mesmo.

Abraço

Filipe
 

frelip

New Member
eu ainda nao senti necessidade de desistir devido a condiçoes climatericas desfavoraveis..mas eu tenho um problem que mesmo basta que a temperatura esteja amena e ja fico com pes e maos frias (em comparaçao com os meus companheiros,sempre todos de maos quentes e eu gelado)..entao quando esta muito frio é o degredo.sofro bastante com isso mas nunca pensar em desistir...
abraço

Se fosse pelos pés e/ou mãos, também não desistia.
Mas da maneira q tinha os meus "amigos" custava-me mesmo estar a pedalar. Era incomodo.
Costumo ter frio nos pés (por causa do arejamento dos sapatos) mas ontem estava com umas capas pla primeira vez, e os pés estavam muito bem. As mãos estavam nomal.
 

frelip

New Member
Quantos graus estavam onde andaram? Eu não andei ontem mas só costumo sentir frio quando paro, se estiver sempre a andar não tenho problemas. Só uso umas calças sem boxer. Ás vezes fico com frio no princípiop das costas onde as blusas não chegam.

O meu garmin marcava ás 10:30, 5 graus (andei entre Alverca e Sacavém), mas com o vento que estava, estava um "feels like" bem inferior a 5º.
O estranho é que eu estava todo quente, menos "eles". Vou acreditar que não iam protegidos o suficiente, dado que só levava os calções com boxers (as calças, sempre têm o forro em polar... o calção é só a lycra)
 

Figueiredo

Active Member
Felizmente no nosso "cantinho" as temperaturas até nem costumam ser muito baixas, senão tinha que investir numa boa roupa de inverno, este fim de semana foi mesmo a excepção (esteve mesmo frio...) porque normalmente pelo menos aqui na zona da grande Lisboa as temperaturas estão sempre acima dos 10.º o que se suporta muito bem apenas com uma camisolita interior e umas calças...
 

frelip

New Member
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Sim, com 10/12 não tenho tido problemas (sem vento de preferência)
 
Last edited by a moderator:

plx

New Member
eu já arrumei a bike, está muito frio para sair, temperaturas negativas ou 2 ou 3Cº com vento :S
vou fazendo umas corridas enquanto isto não melhora
 

frelip

New Member
Embora com menos kms, também tenho andado quase todos os fins-de-semana.
Mas só este senti este frio, e repito, não foi no corpo (maos, braços, pernas, pés)!

Gostava de ouvir mais opiniões acerca da minha dúvida inicial... congelamento genital e consequente desconforto ao pedalar.
 

pantani

Member
Eu não tenho desconforto, pois com tanto frio deixo de ter, ver e sentir o dito-cujo.;);););)
A grande dificuldade é quando tenho de parar para mudar a água às azeitonas e não encontro o material.:confused::eek::p;););)
 

J.P.

New Member
Tenho frio como quase toda a gente, mas não me deixo afectar. É uma questão de disciplina e de roupa boa (boa não quer dizer de marca/cara).
Este mês de Janeiro já vou com 750 km e penso chegar ao dia 31 com + de 1000 Km...é sempre a bombar...qualquer dia não tenho pernas...tenho pistons:D:D:D
 

frelip

New Member
Bom... não me consigo explicar de outra forma!
Não é uma questão de não me deixar afectar, ou de disciplina, ou de não "o sentir" ...
É mesmo a questão de não conseguir pedalar, pois a cada pedalada, o testiculo mais subido (quando querem subir não sei para onde) quase que é calcado.
Não me preocupa o ficar com o material diminuto, não me preocupa "nao o encontrar" como o pantani disse :) , não me preocupa sentir o frio.
Preocupa-me sim, que me afecta a pedalada, quando um deles sobe demais, e a cada pedalada é pressionado no banco.

tenho 1,73 de altura
a bike é uma specialized roubaix tamanho 52
tenho desde o centro do eixo pedaleiro até ao topo do banco 71 / 71,5 cm (n consigo precisar ao certo), mas a perna não fica esticada quando tenho o pedal todo em baixo
o selim, está ligeiramente com o nariz para baixo.
isto por dizer, que aparentemente, bem regulada para a minha estatura, ela está.
 

Rodas Grandes

New Member
Boas
Para além de um equipamento correcto - há malta que compra o material do LIDL e acha que consegue encarar um desporto de forma "real e séria" - impossível, é precio aquecer. Eu recuso-me a não pedalar por estar frio demais - isso não existe, há gente que pedala com neve e gelo!!!
Já chuva......
 

frelip

New Member
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Não sei se entendo o teu post... sugeres um melhor aquecimento antes de sair pra pedalar, ou um melhor equipamento para aquecer ?
 
Last edited by a moderator:

Morg

Well-Known Member
Eu tenho 1,65 e um quadro 54 :). No meu caso é grande para o meu tamanho e no teu é pequeno. Não quer dizer que não se consiga adaptar ao nosso tamanho. Eu sinto-me bem no 54 mas tenho um avanço mais curto, chego o banco para a frente e tenho pedaleira 170mm.

Quando vestes os calções/calças onde metes os ditos cujos? Eu puxo para cima o material todo e estico as alças. Quando não faço isto sinto a pressão do almofadado nos testículos.
 

frelip

New Member
Os números dos quadros dependem também um bocado de marca para marca, mas sinceramente um 54 para 1,65 de altura... deves ter o selim um bom bocado em baixo, mas mesmo assim, o tubo horizontal certamente estará grande para o teu tronco (mesmo com avanço mais curto).
Dado que a minha é uma specialized, esperimentei um 54 e sentia-a grande. Estava demasiado esticado, principalmente quando ia aos drops. Senti que não era o tamanho ideal. Em cima da bicicleta, o ciclista tem que se sentir "aconchegado" (talvez n seja o termo mais correcto), e em caso de dúvida entre 2 números de quadro, acho sempre preferivel ir para o número inferior. (Mas isto pode ser só a minha opinião pessoal).
No 52, quando vou aos drops, já vou esticado, e com pressão suficiente na ponta do selim. Embora, aceite que seja uma questão muito individual, e em que cada um tem as suas preferências.
No caso das bianchi que também andei a ver, o numero já era um 53.

Quanto à regulação do selim, também não sou apologista desse ajuste. Ele deverá estar "centrado com o espigão", para que a perna tenha o alinhamento ideal enquanto se pedala.

Mas o importante é que te sintas bem a pedalar na TUA bicicleta, e cada pessoa é um caso.
Muitos kms, e força nas canetas :)

Quanto a arrumar o material, quando me visto, também os arrumo para cima, mas não ficam lá sempre... com os movimentos, vão mudando de posição. E quando congelam, nem se controla a posição deles.
 

Morg

Well-Known Member
Quanto à regulação do selim, também não sou apologista desse ajuste. Ele deverá estar "centrado com o espigão", para que a perna tenha o alinhamento ideal enquanto se pedala.

"O RECUO DO SELIM é outro ajustamento fundamental, tendo em vista a optimização da bike para o ciclista e para a máxima eficiência do seu gesto técnico de pedalar. O objectivo, como ponto de partida, é posicionar, na vertical, a rótula do joelho sobre o eixo do pedal, quando os cranks se encontram em posição neutra (na horizontal). Esta posição surge, por vezes, referida como a posição KOPS (knee over pedal spindle). O posicionamento do selim deve ser feito gradualmente, avançando-o ou recuando-o sobre o espigão, e simultaneamente deve ser verificada a conveniência em se proceder a novas correcções na altura do selim. A bike tem necessariamente de estar sobre uma superfície horizontal e o ciclista deve calçar os seus sapatos de treino e/ou competição, em estrada ou BTT - cross-country.

Um ajustamento do selim em que este se posiciona 1 a 6 cm atrás da posição neutra (recuado) proporciona melhor tracção, quando o ciclista sobe sentado, e é adequado para ciclistas que optam por cadências de pedalada mais lentas, com maior aplicação de força. Por oposição, um ajustamento avançado 1 a 2 cm em relação à posição neutra é adequado para ciclistas com cadência de pedalada elevada. Este ajustamento pode também ser recomendado para ciclistas que tenham tendência para sofrer de dores lombares (low back pain)."


Este assunto é bastante off-topic.


Fonte: http://monsantobtt.web.simplesnet.pt/Dicas/ajustar a bike ao ciclista.htm
 

frelip

New Member
Sim, é off-topic.
No entanto, talvez não tenha sido muito explicito com a minha frase.
O que quis dizer, foi, que ter um quadro "grande", e jogar com recuo/avanço do selim, e com o comprimento do avanço, para fazer "diminuir o tamanho da bike" não me parece o mais correcto.
Era neste sentido que eu não sou apologista de regular o selim (para compensar o tamanho do quadro).
 

20fps

Member
Viva, nas minhas voltas deste fds a temperatura mínima marcada no meu ciclocomputador foram 4º. Não me gelou material nenhum. Tive frio nas orelhas e no nariz, e porquê? Porque não tenho equipamento para tal.

O que quero dizer é que frio no ciclismo, depende muito do equipamento que trazemos vestido. Nós por cá nem nos podemos queixar muito. Aposto que por esta altura na Europa central milhares de ciclistas pedalam. Que tempratura estará por lá?
 

frelip

New Member
Então eu tenho que concluir que não estava bem protegido nos timtims.
Porque não tive frio nem nas maos, braços, tronco, nem nas pernas e pés, nem na cara/nariz/orelhas... porque tudo ia protegido o suficiente.
 
Top