• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Desafio Audace FPCUB "Barreiro/Arrábida/Barreiro" 30 de Outubro 2011

Stevenson

New Member
Como já alguém escreveu, é uma pena que o Audace coincida com o mesmo dia da mais emblemática prova de BTT da Arrábida. A Serra é um espectáculo, qualquer que seja a roda utilizada e qualquer uma das provas dá garantias de ser das melhores dentro da sua classe.

Já estive para me tornar sócio da FPCUB, mas desisti quando percebi que a promoção da utilização de capacete não consta das suas orientações e que nas provas Audace não é obrigatória. Por muito que eu gostasse de participar nesses eventos, sou membro do clube daqueles cuja qualidade de vida foi assegurada por um capacete, e considero um irresponsabilidade que não seja de utilização obrigatória.

Desejo a todos os participantes que se divirtam. Já fiz quase todas as estradas incluídas no trajecto e vale bem a pena. Mas no dia 30 vou fazer 80 kms de puro BTT.

Boas pedaladas e boa sorte
 

diabrete

New Member
@Stevenson

A principal orientação da FPCUB é a promoção do uso da bicicleta, também numa vertente desportiva, mas principalmente como meio de transporte alternativo e sustentável. Em relação ao capacete, faz parte do grupo de discussão do capacete da ECF e adopta a sua posição (http://www.ecf.com/3500_1), isto é, não é contra o capacete mas é contra a sua obrigatoriedade, no entanto numa utilização desportiva (como é o caso dos Audaces) recomenda o seu uso. (curiosidade: todos os participantes dos Audaces usam sempre capacete sem que seja necessário impor a sua obrigatoriedade)

Aconselha-se a leitura do que está no link acima citado que contém muita informaçãofundamentando a posição da FPCUB sobre o capacete, no entanto apresenta-se aqui alguns pontos chave:

- andar de bicicleta, exceptuando as vertentes radicais e/ou competitivas, é uma actividade segura. (a obrigatoriedade do uso do capacete passa a imagem contrária para potenciais novos utilizadores)
- nos países onde há mais gente a andar de bicicleta, a percentagem de acidentes diminui substancialmente. (logo, mais importante do que a promoção do capacete é a promoção da própria bicicleta)
- o capacete por si não evita acidentes. Uma condução segura e defensiva, sim.
- nos países onde foram implementadas leis obrigando o uso do capacete, a utilização da bicicleta caiu de um modo significativo e a percentagem de acidentes aumentou de modo igualmente significativo (ex. Austrália)

Se queremos ver a utilização da bicicleta crescer significativamente no nosso país, não podemos promover o uso do capacete com campanhas que prejudicam a imagem da bicicleta do ponto de vista da segurança.
 

Stevenson

New Member
Olá Diabrete,

Agradeço a exposição sobre o tema, mas estou bem a par dos argumentos a favor da não obrigatoriedade do capacete, quer por ser ciclista, quer por motivos associados às minhas funções profissionais. Com certeza que argumentos semelhantes se conseguiriam para a larga maioria dos sistemas de protecção que são obrigatórios por lei, pois, regra geral, acabam por pretender minimizar os impactos de eventos muitas vezes pouco frequentes.

Atendendo a que não identifico aspectos negativos na utilização do capacete (é claro que há quem pense que fica com ar de tótó) e identifico aspectos positivos, então acho que deve ser promovido.

Agora, desculpem-me, mas alguém acha que andar de bicicleta é uma actividade segura? Temos seguramente conceitos diferentes do que é segurança. Na passada 2ª feira tive que travar a fundo dentro de 2 rotundas porque não fui visto por condutores que entraram mais distraídos e que me teriam batido se eu não fizesse; na 5ª feira passada um conhecido meu foi abalroado pela mesma razão. Nenhum de nós estava em competição. Os casos mais graves de pessoas que me são próximas e que bateram com a cabeça no chão estavam a passear. Andar de bicicleta na estrada é perigoso! Faço 800 kms por mês e tenho medo quando ando na estrada. E quando ando de carro em Lisboa, arrepio-me frequentemente com o descuido com que muitos circulam entre os carros.

Mas a FPCUB até pode defender que na circulação urbana não seja obrigatório, mas num Audace? É obvio que todos os participantes usam, porque têm percepção do perigo e das vantagens. A FPCUB também o deveria perceber e, em vez de ficar agarrada a estatísticas sobre circulação urbana, aproveitar um evento com estas características para dar o sinal de que "existe casos em que deve ser obrigatório".

Mas estas são só as minhas opiniões. Embora goste de argumentar a favor delas, não ponho em causa que outros tenham opiniões diferentes. Como sou agarrado às minhas convicções, por muito que me custe, vou continuar sem ser sócio e sem participar nos Audace (porque também não participo no que outros organizam sem estar inscrito).

Boas pedaladas e boa sorte (com ou sem capacete :))
 
viva Stevenson pois é, tal como referi anteriormente tb irei participar na prova btt na arrábida! irá ser giro! aliás, na arrábida é sempre giro e fantástico seja btt, seja bike de estrada, seja em caminhadas!:):eek:

Sem querer fugir ao tema do tópico... e sem me alongar, para mim:
1º segurança acima de tudo! (e mesmo assim os imprevistos acontecem)
2º divertimento e prazer de pedalar!

Em miúdo, não utilizava capacete (na altura quase ninguém utilizava...) mas a partir do momento que me apercebi que seria um acréscimo de segurança, já não existe forma de andar de bike sem capacete! é parte integrante, sempre! senão não saio para pedalar!
andar de bike na estrada e tb btt torna-nos tão frágeis! qualquer melhoria na segurança é sempre bem vinda!

Já participei no 1ºAudace deste ano e acho que toda a gente levava capacete.
Em provas BTT é obrigatório e acho muito bem (em geral é um ponto bem descrito nos regulamentos).
Por vezes em treinos em estrada já vi pessoal sem capacete... até me dá arrepios!!! :mad:

Tal como muita gente tb não utilizava (ou infelizmente não utiliza) cinto de segurança nos automóveis só pela questão das autoridades verem ou não... quando a questão principal é a segurança, ou melhor... a utilização de pequenos incrementos de segurança faz-nos estar um pouco mais seguros!

Na minha opinião... uma imagem de segurança aliada as bikes seria sempre uma mais valia para as crianças, para + tranquilidade dos pais...etc...etc... a segurança não deve afastar as pessoas de praticar desporto mas sim, permitir que se sintam mais confortáveis e seguras!

Para mim, o capacete é parte integrante da bike! se não levasse capacete era como ir pedalar numa bike sem rodas ou sem pedais.... lololol:eek:.... logo, impossível!

foram apenas uns curtos bitaites...

Boas pedaladas!
cumps,
Pedro
 

diabrete

New Member
Calendário provisório dos Audaces 2012


Janeiro
8 – II “Inicie o ano a pedalar com a E.C.T. Câmara Lisboa Clube”
22 – Data disponível
Fevereiro
5 – I Porto/V.N.Gaia
19 – Data disponível
Março
11 – Data disponível
25 – Data disponível
Abril

15 – I Sesimbra / Sesimbra
Maio
12/13 – II Venda do Pinheiro / Estremoz / Venda do Pinheiro
27 – Data disponível
Junho
9 – I Rbikes - Ota Noturno
Julho
8 – III Ídanha
21 – Data disponível
Agosto
26/27 – I Porto/Lisboa (Porto / Pombal / Lisboa)
Setembro
8/9 – XIX Serra Acima (Figueira da Foz / Viseu / Torre) 245km
16 – II Alpiarça
23 – II Tavira

Outubro
7 – III Ericeira
21 – II Barreiro
Novembro
4 – II Rbikes – Ota
18 – Data disponível
Dezembro
2 – III Torrado Bikes
 

DELTA

New Member
"A EN10 entre Setúbal e Águas de Moura, está em mau estado e é uma tortura. Mas desafio que se preze tem de meter alguns obstáculos para não ser um passeio no parque"
@angel@
Fazer 140 kms com a subida da serra da arrábida incluída, já não é um passeio no parque!
O mau estado do piso da estrada é bem dispensável. É bom lembrar que as bikes são de roda fina!
 

Janas

New Member
para nao falar do transito, sobre tudo dos pesados, eu passo la imensas veses e ja é complicado sozinho....quanto mais em grupos..... acho um audace muito arriscado, espero que corra tudo bem..... como a arrabida é logo a principio pode ser que se dividam em grupos mais pequenos.... faciita bastante....
 

angel@

Member
@DELTA,
penso que como ja fez a subida de Montejunto, a Arrabida não lhe irá parecer uma etapa muito penosa porque na altura ainda teremos as pernas frescas (cerca de 30kms) e depois, lá em cima a vista é tão linda :) (ja tenho subido algumas vezes, sei o que me espera e se for sem stress, chego lá acima, como fiz em Montejunto; ao iniciar a subida da Secil, comece a contar km0 e verá que ao km5 estará a passar em frente aos portões do retransmissor e significa fim do sofrimento); entre a estrada em mau estado e pedalar dezenas de quilómetros contra o vento, eu dispensava este último depois da experiência do sábado passado.
Agradecia que se pudessem, fossem actualizando aqui as previsões do tempo para domingo, para sabermos com o que contamos e se estou em condições de participar
 

DELTA

New Member
Sim, fiz montejunto 2x e também fiz a arrábida há 8 dias.
Enquanto montejunto é sempre a subir, a arrábida tem muitas zonas de descanso, no entanto, a seguir ao convento, é muito dura de roer!
 

Janas

New Member
o tragecto do audace passa pelo convento mas é a descer.....ou seja sobe a secil e desce o convento e a solitaria, as duas mais duras....mas pode haver voluntarios para fazer ao contrario..... afinal aquilo vai tudo dar ao mesmo em distancia....
 

DELTA

New Member
É ao contrário? Se assim é ainda bem!
Fiz a subir pelo lado do convento, e deu para transpirar bem!
Ainda bem que a temperatura baixou um pouco...
 

angel@

Member
Parece que neste Audace a participação será grande. Sempre que espreito o site, verifico que o número de inscritos, aumentou. Esta tarde, estavam 122 inscritos e ha bocado reparei que a contagem ja tinha subido para 140 :)
 

tdi

New Member
Boas....
Pois eu vou antes com o Tgv de Corroios MAS a minha mulher (Turtle) vai com a Angel fazer o Audace ;-)....
Tambem vão estar presentes alguns membros dos Duros do Pedal para animar o ritmo...lololll
 

angel@

Member
So tenho pena de não aparecerem mais senhoras nos Desafios Audace, porque sei que há muitas ciclistas com imenso valor neste país . Em 2012...talvez a adesão aumente
 

DELTA

New Member
Atenção que este fim de semana muda a hora.
Positivo: Pela hora antiga, começa 1 hora mais tarde.
Negativo: Vamos ter que aguentar o ratinho mais tempo...
 
Top