• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Deixando cair o pé

Zeni7

Active Member
obrigado pelas palavras.
Saimon estou bem satisfeito com a bici...na estrada não fica atrás das outras, serve para as minhas aventuras em qualquer tipo de estrada e até já andou no ciclocrosse...nada mau para uma bike só.
Medroso cusca à vontade, no meu caso bastaram 10 segundos de um video de apresentação para decidir ir, eu que até tinha ideia de não fazer nenhum granfondo este ano.
 

Zeni7

Active Member
obrigado pelas palavras.
Saimon estou bem satisfeito com a bici...na estrada não fica atrás das outras, serve para as minhas aventuras em qualquer tipo de estrada e até já andou no ciclocrosse...nada mau para uma bike só.
Medroso cusca à vontade, no meu caso bastaram 10 segundos de um video de apresentação para decidir ir, eu que até tinha ideia de não fazer nenhum granfondo este ano.
 

Zeni7

Active Member
Continuam as voltas de preparação para a clássica de Idanha. Vou metendo uns trechos em terra e em paralelo para ver se no dia não passo muito mal. Nesta última volta exagerei e fui dar a uns caminhos intransitáveis de bicicleta. Foram uns km a pé com ela Às costas...ossos de aventureiro.

1D24AB39-6B5D-456F-B76E-28FA9AEF7ED8_zps6vrgktni.jpg


62DBADE2-98A0-46A4-A233-89EA787925AA_zpsisol8dj3.jpg


A2E18344-C1EF-4E36-923D-275538009BFC_zpsetapkbaw.jpg
 

maust

Well-Known Member
Voltinha fixe, motivado pela inscrição na Clássica de Idanha dei uma voltinha com algumas das dificuldades que marcarão esse evento: paralelos, terra e paredes.

Início em troço de paralelo, ou pavé para ser mais chique, junto ao Zêzere, depois voltar À nacional por uma rampinha do mesmo pavimento.
Entrada em Valhelhas tb por paralelo, siga até Famalicão.
De Famalicão a saída é por uma rampa verdadeiramente assassina que vai dar à nacional.
Depois foi subir mais um pouco até Às eólicas junto a Seixo Amarelo.
Bela descida até Gonçalo e a seguir uma surpresa: a estrada que dantes era em alcatrão manhoso estava agora pavimentada a terra batida num troço de 5 km. Siga...mas numa curva mal medida ia vendo a bicla a sair da pista.
Chegado outra vez a Valhelhas regresso com vento pelas costas a Manteigas.
Antes de chegar um último desafio: subida ao Poço do Inferno, bem acima dos 100o metros, pela vertente de Leandres, 4 km a 10%, muuuuiiito dura.
Descida com a bike aos solovancos, tão mau era o piso mas tanta a pica a descer.
Final com subidinha de uma das íngremes ruas de Manteigas no seu caraterístico piso em paralelos.

Enfim apenas 75 km mas tanta coisa para ver.

33078789-850E-4461-BFF2-C629D6E840D9_zpsk8ub9qfu.jpg

mais uma bela partilha :)

na foto deve ser o Poço do Inferno

quando lá fui no pico do verão infelizmente a cascata estava seca
 

fcsaimon

Well-Known Member
Estou a ver que a máquina está aprovada para todos os terrenos.

Que tal se portam os travões, principalmente nas longas descidas? A minha experiência com travões de disco mecânicos nao é nada que me dê gosto lembrar, ao contrário dos travões de disco hidráulicos que mesmo os mais básicos cumpriam muito bem (no BTT).
 

Zeni7

Active Member
Sim maust é mesmo o Poço do Inferno, foi pena não ter ido lá estes dias tirar foto com neve: é um lugar único, por acaso ao tirar a foto lembrei-me de ler algures que tinhas ido lá com a cascata seca.
Saimon, para mim é a bike ideal, permite fazer o que gosto em diversos contextos e, ao mesmo tempo, não tem material demasiado caro/sofisticado que me faça preocupar muito com €stragos e manut€nção. Além disso a bike veio do OLX o que logo À partida foi uma poupança considerável. Não sou grande especialista em análise de travões. Sei que a conjugação pneu largo/ disco mecânico me dá mais confiança de que os travões normais no aro permitindo, no meu caso, descidas muito mais rápidas e descontraídas, principalmente quando o piso é mais irregular. Mas como nunca experimentei travôes hidraulicos nem btt, não tenho grande termo de comparação. A única coisa menos positiva, é o ruído, por vezes, após alguns minutos em descida os travôes começam a fazer um barulho mecânico muito acentuado.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
a história dos vídeos promocionais, por vezes são tão bem, mas tão bem elaborados, que um gajo não pode faltar. :D

No meu caso, por motivos diversos, incluindo a longa distância, a solo, até ao destino, estou off. :/ Tenho amigos residentes em Figueira da Foz, que lá estarão.
 

Zeni7

Active Member
é verdade, mas eu nem sou muito de me deixar tocar por esses videos com boas filmagens e musica mais ou menos épica. A cena aqui é que eu conheço alguma coisa da zona, sei o que é entrar nessas aldeias históricas de bike, já passei em algumas, Piodão, Belmonte, Sortelha. Sei também da grandiosidade das estradas abertas na zona da Beira, com longas rectas e paisagens magníficas a perder de vista dos dois lados da estrada, enqunanto se agradece a sorte de estar ali. Juntando isso ao facto de passar em alguns sítios que ainda não conheço e quero conhecer, não podia mesmo faltar.
 

Zeni7

Active Member
Depois de uns tempos sem conseguir fazer upload de imagens deixo aqui algumas pinceladas do que foram as pedaladas dos últimos tempos.

17629924_1474632885882631_5737087421502836414_n_zpsabyfik7i.jpg


NGPS de Gouveia mas em bike de estrada :) era só para ir ver passar mas meti-me lá para o meio.

IMG_0527CERTO%201_zpsli5h1bd5.jpg


Voltas em solitário pela serra - aqui foto tirada por turistas que andavam nas caminhadas (pela primeira vez alguém teve a gentileza de enviar)
17547136_1319236374838306_2283186170892119014_o_zpsxa0258s1.jpg


Granfondo de Idanha-a-Nova, mesmo com falhas na organização não deixaram de ser 150 km de deslumbramento.

17800395_10208299994966880_1798389927974884200_n_zpsksl5nnkr.jpg


Voltas com a malta ao fim de semana - empenos a doer, aqui numa volta que há uns anos engendrei, em Espiunca, junto ao rio Paiva.

Boas pedaladas

17635337_766933376794948_1689752603829875588_o_zpsgrl8ilbu.jpg


Para não se ver só um ciclista feio deixo também uma bela paisagem no Vale do Rossim.
 

fcsaimon

Well-Known Member
Muito bem, sempre no seu melhor!!!

A laranjinha aparece sempre a brilhar imagino que deva ter algum produto repelente não? ;)
 

Zeni7

Active Member
fcsaimon orange is the new chic :)

Bernalve antes de dizer-te o que não gostei deixa-me dizer que adorei a prova, principalmente o percurso, lembro-me de estar a pedalar e a pensar que era das melhores voltas de sempre.

Não gostei da falta de controlo nos percursos:
- isso permitiu que alguns ciclistas, intencionalmente ou não, atalhassem. Embora não me preocupe demasiado com a classificação acaba por ser duro saberes, durante a prova, que os gajos que iam atrás de ti já nem sequer estão ao teu alcance.
- por outro lado, no meu caso, não me indicaram um desvio e isso levou-me a fazer mais alguns km do que os previstos, além de ficar com a sensação de que poderia ter perdido algo do extraórdinário percuro.
Parecendo que não, numa prova dura isso manda-te um pouco abaixo, no final já não tinha aquela pica, como será compreensível.

Posso também dizer que, também por não serem tantos participantes como nos eventos onde por vezes participo, me senti um pouco desacompanhado a partir de que começei a ficar para trás.

Embora pareça uma avaliação crítica, a verdade é que adorei a prova e mesmo na organização encontrei mais aspetos positivos do que negativos, apenas me pareceu que estava um degrau abaixo dos Granfondos que faço normalmente (BikeService).
Abraç so e boas pedaladas.
 

Bruso

Well-Known Member
Tens nos presenteado com grande fotos. Obrigado e não deixes este tópico morrer porque essa zona é lindíssima e merece ser relatada!!

Essa panorâmica está..uauuu
 

Zeni7

Active Member
Obrigado Bruso, aproveito para deixar fotos da subida do Adamastor, feita no feriado de 25 de Abril, volta com a particularidade de apanhar duas estações do ano: Primavera do lado de Manteigas e em qualquer lado a partir dos 1300 metros; Inverno no lado de Seia e Loriga, que me puseram a bater o dente pois ia só de jersey e calção. Nas fotos na subida de S. Bento (conhecida por Adamastor, tentei apanhar a transição do Inverno para a Primavera)

30C89EC0-5A56-40B4-AF52-FCA1E673D270_zpsyuxijwbh.jpg


B63C9DEE-84C4-4A6B-A60A-F63E34612020_zpsozwvwmeb.jpg


Já próximo da torre.

227A807E-E1F5-42EC-B9D7-DB44D181C78E_zpsye8yb769.jpg


Chegada a Manteigas, beber a melhor água do mundo e contemplar a "nova" bike, que me deixou muito satisfeito.

A6BF62DC-3B6E-4C00-947E-233F0FD26111_zps5ykauprs.jpg
 

fcsaimon

Well-Known Member
Que maravilha voltar a aceder a este topico pelo computador, as imagens são magnificas.

Parabens pela nova bike. Está muito bonita. Acho estas Focus muito bem conseguidas e esta com travões de disco em particular.

Boas e muitas voltas e já agora mais algumas fotos
 

Zeni7

Active Member
Obrigado a todos pelo feedback.
Migc77 troquei e apesar de ter pena de deixar ir a Diverge, estou muito satisfeito com a Focus. Considero-a uma bicicleta mt equilibrada: bom quadro um pouco rígido mas no bom sentido, Ultegra 11v. completo (soberbo e ainda veio com outros pratos e k7), rodas boas DTSwiss de eixo passenate, travoões hidraúlicos, muito bom. A mim, como já disse por aqui, agrada-me imenso o travão de disco e o facto de permitir montar pneus mais largos dá muito conforto e confiança na bicicleta, o que considero muito importante para voltas grandes, com montanha e piso degradado, provavelemente é mais pesada do que sem discos mas...o peso não é tudo, ainda assim é bem mais leve que a diverge. Ao pedalar na Focus tenho aquela sensação agradável de ir numa bike de boa qualidade. O espigão, avanço e selim são um pouco manhosos, mas para já cumprem o seu papel. O guiador é um bocado estrambólico, mais largo nos drops, mas até gostei.

Ganfas a rampa da foto é uma pequena parte do Adamastor fica sensivelemte a meio da subida entre a rotuda à entrada de Loriga e o cruzamento de Lagoa Comprida. O pessoal da zona diz que a subida se chama S. Bento e não Adamastor (como diz a malta do Granfondo).
 
Top