Lance bons olhos o vejam por aqui a espalhar a sua sabedoria… Já conhecia este artigo da Cervelo mas ainda assim dei-me ao trabalho de o reler… e depois percebi que o Sr. Lance deve ter algumas dificuldades em relação ao inglês… caso contrário teria percebido que o objectivo da Cervelo com este artigo é diferenciar-se das restantes marcas, como pode ver no gráfico a “curva” da Cervelo é um linha recta demonstrando que a geometria deles é mais a “equilibrada”. Por outras palavras bla bla bla comercial… Em conclusão o ponto que eles querem demonstrar é que as restantes marcas para aumentar e diminuir os seus tamanhos mexem no angulo do seat tube em relação à vertical do Bottom Bracket e eles não…
Bom depois de lhe ter explicado o artigo. Volto a afirmar que venho a dizer… que o TT é o parâmetro mais importante, o reach deriva directamente desta medida e do angulo do seat tube… mas como deve entender as variações neste angulo tem menos influencia.
Lance, o fórum é publico, dê a sua opinião e deixe os outros decidirem com base naquilo que ele consideram mais acertados depois de ouvirem todas opiniões. Agora não se meta com quem sabe algumas coisas porque só vai ficar mal na fotografia.
GMQ, já que partilhaste um video que partilhei contigo em privado… recomendo às pessoas que pesquisem na net quem é o Sr. que está a falar nesse video. Neste video vão ouvir falar de alguns conceitos que eu já mencionei noutras intervenções relativas a escolha de tamanhos como por exemplo a flexibilidade muscular e articular, a força do core abdominal, etc… Mas como o inglês australiano dele não fácil e a entrevista fala muito de conceitos deixo este outro video… mais longo mas em inglês dos Estados Unidos e mais estruturado com exemplos do que o especialista em bike fit está a explicar:
https://www.youtube.com/watch?v=oxNznrlRXGU
Este juntamente com o que o GMQ postou julgo que vai permitir desmistificar o que é um bike fit e acima de tudo mostrar os fundamentos que estão por trás de um bike fit a serio para pessoas reais… não aquilo que se calhar se faz por aí, em lojas de bicicletas e afins. Não por se usar o sistema da Retul que a qualidade está garantida. O sistema é tão bom quanto a pessoa que o opera. Também vai dar-vos a entender que os bike fits vão ter resultados diferentes não apenas pelas medidas das pessoas mas pelos outros parâmetros que já mencionei. Agora a pergunta que se impõe é a seguinte… Quantos de vcs tem realmente uma boa flexibilidade? Quantos trabalham regularmente o core abdominal (partindo do principio que sabem o que é o core adbominal)? Pensem nisto e se calhar percebem porque é que se calhar quando alguém vem aqui e pede ajuda para escolher um tamanho, eu recomendo “pequeno”… Mas claro há sempre alguém que vem com os exemplos do “pro peloton”, como se fossem sequer comparáveis… Ou então das tabelas do fabricantes que não fazem ideia com base em que parâmetros é que foram elaboradas nem com que interesses… e disto também havia muito para dizer mas pode ser que um dia destes me dê ao trabalho!
Bip bip, o teu contributo é apenas mais um dos que prova que muitas vezes as recomendações das tabelas não são as melhores. Só neste fórum há n…
Fredsalvado, julgo que tamanho L que referes não estará muito longe do ideal para ti. No entanto o meu conselho é que experimentes esse tamanho, o acima e o abaixo. Com base no viste e leste por aqui, decide o que achares que te convêm. Outra opção, e aqui tenho que concordar com o lance, é ires a um bike fitter que te oriente antes de comprares a bike. Nesse caso tenta escolher bem. Já aqui feedback sobre isso.
My 2 cents