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Dúvida no tamanho L ou XL

Fredsalvado

New Member
Bom dia,

Ando com dúvidas no tamanho de Bike que irei comprar.
Adoraria experimentar, como seria o ideal, mas uma vez que não existem em Portugal estes tamanhos agradecia alguns conselhos/opiniões.

Antes de mais tenho 1,87 cm

O tamanho L tem um TT de 55.5
O tamanho XL de 57

Segundo a tabela da marca o tamanho L vai 177/182 cm e o XL 183/188 cm

Tenho algum receio se optar pelo XL possa vir a achar um quadro grande, por outro lado escolhendo o L possa ser um pouco pequeno.

Sei que existem muitas variantes é que ele podem ter alteração na medida. Mas segundo os dados o que acham melhor?

Agradeço desde já as opiniões.

Grande abraço.
 

Bipbip

Well-Known Member
Bom dia, sem mais informação adicional diria que a minha opção seria pelo L , também tenho 1,87 e o meu TT ideal andará em torno dos 55/56, claro que ainda assim existem alguns factores individuais que te podem levar a escolher outra medida, contudo pensando standard essa seria a minha opção, por curiosidade tenho uma Canyon aeroad modelo que tem uma posição mais "deitada" segui a tabela e hoje tenho um avanço de 90 e o selim puxado para a frente no limite do aceitável, existe muita discussão sobre tamanhos, mas se ainda assim a dúvida se mantiver aconselho um investimento inicial num bikefit, abraco
 

Fredsalvado

New Member
Bom dia, sem mais informação adicional diria que a minha opção seria pelo L , também tenho 1,87 e o meu TT ideal andará em torno dos 55/56, claro que ainda assim existem alguns factores individuais que te podem levar a escolher outra medida, contudo pensando standard essa seria a minha opção, por curiosidade tenho uma Canyon aeroad modelo que tem uma posição mais "deitada" segui a tabela e hoje tenho um avanço de 90 e o selim puxado para a frente no limite do aceitável, existe muita discussão sobre tamanhos, mas se ainda assim a dúvida se mantiver aconselho um investimento inicial num bikefit, abraco


Viva, antes de mais obrigado pela resposta.

Irei sem dúvida fazer o bikefit. Mas aí ja terei de ter escolhido o tamanho. Confesso que tambem estou inclinado para o L. Maa sem saber se está inclinação é certa.
 

lance_legstrong

New Member
Engraçado como quando dantes se falava em tamanho a medida de referência era sempre o tubo vertical e o comprimento de entre pernas, no entanto desde que dois membros deste fórum começaram a falar em tamanhos de bicicleta em função do TT toda a gente agora escolhe tamanho de bicicletas em função dessa medida...

Já alguém considerou analisar o stack e o reach?
https://www.cervelo.com/en/engineering-field-notes/sensible-frame-fit

E já que se fala tanto de Bike fit, porque não fazer um Bike fit "ao contrário"?
Pode ir à Bike treino, fazem o retul fit na Bike "virtual" e com base nas medidas e sugestões produzidas, escolhem a bicicleta que melhor se adapta à vossa fisionomia e objetivos.
 

jpacheco

Well-Known Member
Se as marcas têm maneiras diferentes na abordagem de construção dos seus quadros eu até acho mais importante o calculo do "overallreach" e "headtube" para determinar o melhor modelo dinâmico para o user. São os pontos de contacto mais importantes, que devem ser calculados: mãos, rabo e pés (altura total e altura entre pernas). E isto falando em colocar um condutor de fim de semana confortável e não querer colocar todos os road bikers prontos para as corridas.
 

GMQ

Well-Known Member
Fredsalvado se o inglês for a tua praia dá uma vista de olhos a este video [video=youtube_share;brZmDpZIxGo]https://youtu.be/brZmDpZIxGo[/video]
Sempre pode ajudar-te a formar uma opinião, e conhecimento não ocupa espaço para além de 40 minutos à frente do PC. Vou simplificar a coisa eu posso ter como medida de sapatos o 43, mas nada me impede de comprar o 42 ou o 44 se me der na gana e sofro ou não as consequências da minha decisão. Não vale a pena ajudar muito nesta matéria porque opiniões diversas não são permitidas. Confesso que a minha ajuda seria nula pois o meu conhecimento técnico é diminuto. Depois entramos dentro da experiência pessoal e aí a coisa já é diferente.

Quando tiveres adquirido a montada posta uma fotos.
Fica bem
 

MigC77

Well-Known Member
Lance bons olhos o vejam por aqui a espalhar a sua sabedoria… Já conhecia este artigo da Cervelo mas ainda assim dei-me ao trabalho de o reler… e depois percebi que o Sr. Lance deve ter algumas dificuldades em relação ao inglês… caso contrário teria percebido que o objectivo da Cervelo com este artigo é diferenciar-se das restantes marcas, como pode ver no gráfico a “curva” da Cervelo é um linha recta demonstrando que a geometria deles é mais a “equilibrada”. Por outras palavras bla bla bla comercial… Em conclusão o ponto que eles querem demonstrar é que as restantes marcas para aumentar e diminuir os seus tamanhos mexem no angulo do seat tube em relação à vertical do Bottom Bracket e eles não…

Bom depois de lhe ter explicado o artigo. Volto a afirmar que venho a dizer… que o TT é o parâmetro mais importante, o reach deriva directamente desta medida e do angulo do seat tube… mas como deve entender as variações neste angulo tem menos influencia.

Lance, o fórum é publico, dê a sua opinião e deixe os outros decidirem com base naquilo que ele consideram mais acertados depois de ouvirem todas opiniões. Agora não se meta com quem sabe algumas coisas porque só vai ficar mal na fotografia.

GMQ, já que partilhaste um video que partilhei contigo em privado… recomendo às pessoas que pesquisem na net quem é o Sr. que está a falar nesse video. Neste video vão ouvir falar de alguns conceitos que eu já mencionei noutras intervenções relativas a escolha de tamanhos como por exemplo a flexibilidade muscular e articular, a força do core abdominal, etc… Mas como o inglês australiano dele não fácil e a entrevista fala muito de conceitos deixo este outro video… mais longo mas em inglês dos Estados Unidos e mais estruturado com exemplos do que o especialista em bike fit está a explicar:

https://www.youtube.com/watch?v=oxNznrlRXGU

Este juntamente com o que o GMQ postou julgo que vai permitir desmistificar o que é um bike fit e acima de tudo mostrar os fundamentos que estão por trás de um bike fit a serio para pessoas reais… não aquilo que se calhar se faz por aí, em lojas de bicicletas e afins. Não por se usar o sistema da Retul que a qualidade está garantida. O sistema é tão bom quanto a pessoa que o opera. Também vai dar-vos a entender que os bike fits vão ter resultados diferentes não apenas pelas medidas das pessoas mas pelos outros parâmetros que já mencionei. Agora a pergunta que se impõe é a seguinte… Quantos de vcs tem realmente uma boa flexibilidade? Quantos trabalham regularmente o core abdominal (partindo do principio que sabem o que é o core adbominal)? Pensem nisto e se calhar percebem porque é que se calhar quando alguém vem aqui e pede ajuda para escolher um tamanho, eu recomendo “pequeno”… Mas claro há sempre alguém que vem com os exemplos do “pro peloton”, como se fossem sequer comparáveis… Ou então das tabelas do fabricantes que não fazem ideia com base em que parâmetros é que foram elaboradas nem com que interesses… e disto também havia muito para dizer mas pode ser que um dia destes me dê ao trabalho!

Bip bip, o teu contributo é apenas mais um dos que prova que muitas vezes as recomendações das tabelas não são as melhores. Só neste fórum há n…

Fredsalvado, julgo que tamanho L que referes não estará muito longe do ideal para ti. No entanto o meu conselho é que experimentes esse tamanho, o acima e o abaixo. Com base no viste e leste por aqui, decide o que achares que te convêm. Outra opção, e aqui tenho que concordar com o lance, é ires a um bike fitter que te oriente antes de comprares a bike. Nesse caso tenta escolher bem. Já aqui feedback sobre isso.

My 2 cents
 
Outra vez no meio deste rebus a respeito das medidas???:))...OK vamos dizer uma coisa fundamental para todos...experts e não expert assim para ter uma base onde partir neste manicomio de standards, modas, e medidas:

desde o 2000 mais o meno, osseja desde os primeiros quadros "sloping" ( o que é isso?:dito em duas palavras significa que o tubo horrizontal Top Tube é inclinado ) e logo o abandono das geometria classicas ...por ex as bike de Bartali e Coppi, Girardengo:) onde cada quadro tinha come medida principal relacionada ao rider a distancia CC do seat tube ( tubo selin ..logo centro BB centro intereseçaõ TT com ST ) e assim tinhamos os varios 54....50...56 etc etc....hoje em dia a maioria de produtores utiliza a Medida do Quadro ( um Size ) osseja temos o S..o M..ML...L etc etc...porqué praticamente não tem sentido medir o CC do ST com um tubo inclinado que varia em cada produtor....a não ser que temos visiveis os comprimentos virtuais dos tubos e sabemos onde cruzam:))....por isso cuidado as medidas folks....dizer 52 não significa S ma pode ser um M..e lembren-se que é a bike que deve ser adaptada ao vosso fisico e não o contrario....e não é dito que um quadro "endurance" seja mais comodo a respeito de um race...porqué??...que é outra coisa que nos ultimos anos ando a ler nos forums e que me faz rir.." cumpro um endurance porqué gosto fazer mais km's"..come'n!...mas pode ser um outro topic de interesse que se calhar um dia vou abrir....eheh. calma folks, são só bikes e não mulheres!!;-)

ciao
 
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