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Dúvida converter bike btt em estrada

Renato

Active Member
Tenho uma bicicleta de btt (Scott Aspect 930 2020) roda 29, no entanto, gostaria de saber se quisesse converter a bicicleta em estrada se dá?
Se sim gostaria de saber o que é preciso comprar.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Tenho uma bicicleta de btt (Scott Aspect 930 2020) roda 29, no entanto, gostaria de saber se quisesse converter a bicicleta em estrada se dá?
Se sim gostaria de saber o que é preciso comprar.

Não, nunca vai ter uma geometria de estrada, a tua posição na bike também vai ser diferente, as relações das mudanças também podem ser diferentes, etc

Agora se quiseres andar com ela na estrada não tem nenhum problema em andar, coloca um pneus mais finos e de estrada (slicks) e já desenrasca
 

cou7inho

Well-Known Member
Obrigado, sendo assim vou comprar uma de estrada e sempre fico com as 2 opções.
Mas ve lá o que é que compras. Informa-te bem.
É que pela forma como falas, não sei se é só de mim, mas parece que compraste a Scott e afinal não sabias bem o que querias e agora vais comprar uma de estrada. A menos que tenhas dinheiro para dar e vender vê bem aquilo que precisas para evitar arrependimentos futuros.
 

jcca

Well-Known Member
Tenho uma bicicleta de btt (Scott Aspect 930 2020) roda 29, no entanto, gostaria de saber se quisesse converter a bicicleta em estrada se dá?
Se sim gostaria de saber o que é preciso comprar.
Vamos lá complicar a tua cabeça com pormenores um pouco mais técnicos;)

Ao contrário do que é dito perentoriamente antes a resposta é: depende do que queres fazer, gastar, etc e tal.

Se fica perfeito na estrada comparando com uma de estrada não, mas pode ficar mt gira.

Queres ficar com as rodas os desviadores e os bombitos dos travões? Para isso tens duas hipóteses ou percebes e mexes na coisa ou tens um mecânico boa onda que goste de desafios (vais gastar dinheiro em mão de obra e paciência dele, era mt mais fácil vender-te uma de estrada) e no caso dos travões se tiveres sorte de conseguir a bom preço umas manetes sem os bombitos (é mais fácil tudo junto).

Manetes de 10V (os teus desviadores são disso), hidráulicas (para manteres os bombitos), se passares para mecânico (uns de qualidade chegam perfeitamente) 10V mecânico deves conseguir mais barato (atenção que existem algumas questões de compatibilidade ali no Tiagra alguém que tenha estudado o assunto que te ajude).

Também podes estudar comprar desviadores de estrada e aplicares (atenção ao teu dianteiro que é side swing).

Tens de ver se existem redutores para o teu eixo da roda da frente de 15mm para 12 (caso contrário roda nova de 12X100mm
Como são aros de 25mm vais ter de usar pneus 32 ou superior (alguém apresentou-me uns panaracer gravellking que maravilha a rolar).

Tens de comprar uma forqueta rígida deste tipo (menos 2kg de bicicleta) isto vai fazer com que o que estás habituado de ir sentado ao nível ou mais baixo que o guiador deixe de acontecer vais ficar com o selim bem mais alto que o guiador ( a estrada é assim) e com um tubo superior longo.

Como é BSA 73 e o teu pedaleiro já é de 96mm (o melhor é um dos antigos de BTT,pois se fores para um de estrada tens de retirar uma das anilhas e confirmar que ele entra sem os pratos tocarem na escora a trás, o de BTT dá um prato 44 ou superior vai fazer-te falta na estrada assim como o 32).

Um guiador curvo, fitas de guiador

Mas se não percebes e não mexes no material não te metas nisso, existe por aí alguma malta que fez questão de fazer uma montagem que acabou com um guiador que parece uns cornos de uma vaca mirandesa ou arouquesa, uma caixa de direção com alguns mm desviada do quadro e ele só anda com aquilo por teimosia.

Se falei tanto é porque tenho experiencia no assunto com rodas 700 (pneus 32) ou com rodas 650B (pneus 42)
 

Renato

Active Member
Mas ve lá o que é que compras. Informa-te bem.
É que pela forma como falas, não sei se é só de mim, mas parece que compraste a Scott e afinal não sabias bem o que querias e agora vais comprar uma de estrada. A menos que tenhas dinheiro para dar e vender vê bem aquilo que precisas para evitar arrependimentos futuros.
Tenho outra questão.
Eu afinal vou comprar a merida recto 4000. gostava de saber se é possível meter travao de disco?
 

Renato

Active Member
Mais uma questão. Como lhe disse devo comprar a merida reacto 4000. Eu vou andar maiorparte em estrada sem muitas subidas. esta e uma bike areodinamica da merida seria uma boa escolha?
 

jcca

Well-Known Member
Mais uma questão. Como lhe disse devo comprar a merida reacto 4000. Eu vou andar maiorparte em estrada sem muitas subidas. esta e uma bike areodinamica da merida seria uma boa escolha?
A única compra de jeito que podes fazer é de uma bicicleta que te encha o o olho, pois se vais pensar de outra forma tudo de gama baixa é mau para rolar ou para subir, e vais ter um inteligente qualquer que assim que comprares a 4000 te vai dizer fizeste mal a 7000 era muito melhor, ou deste 2000€ arranjava-te por 1500€, mas isto é sempre dp de comprares nunca é antes.
A tua reacto 4000 (com 8,5kg de tabela)será sempre pior que a minha revelator 6000 (6,9kg) em tudo rolar, subir e descer as tuas pernas, os pulmões, coração e as tuas mãos é que podem ser muito melhores que as minhas.

Mais uma vez compra uma que te encha o olho e caiba na tua carteira.
 

Renato

Active Member
A única compra de jeito que podes fazer é de uma bicicleta que te encha o o olho, pois se vais pensar de outra forma tudo de gama baixa é mau para rolar ou para subir, e vais ter um inteligente qualquer que assim que comprares a 4000 te vai dizer fizeste mal a 7000 era muito melhor, ou deste 2000€ arranjava-te por 1500€, mas isto é sempre dp de comprares nunca é antes.
A tua reacto 4000 (com 8,5kg de tabela)será sempre pior que a minha revelator 6000 (6,9kg) em tudo rolar, subir e descer as tuas pernas, os pulmões, coração e as tuas mãos é que podem ser muito melhores que as minhas.

Mais uma vez compra uma que te encha o olho e caiba na tua carteira.
Extato, a minha carteira não dá para mais. Acho muito bonita e já é em carbono. Vai ser a minha primeira bike de estrada. penso que para mim chega perfeitamente.
 

Renato

Active Member
A minha última questão é que tenho 1.81 cm.uns dizem que o quadro M dá, outros ja dizem que tem que ser quadro L. Estivea ver uns videos no youtube e diz la para meter o assento da bike quando a minha perna esta esticada ou seja com o calcanhar no pedal, poia quando metera ponta do pé vau ficar um pouco fletida a perna.logo se assim ficar essa sera a medida correta para mim.
Gostava muito que me tirassem esta duvida
 

jcca

Well-Known Member
A minha última questão é que tenho 1.81 cm.uns dizem que o quadro M dá, outros ja dizem que tem que ser quadro L. Estivea ver uns videos no youtube e diz la para meter o assento da bike quando a minha perna esta esticada ou seja com o calcanhar no pedal, poia quando metera ponta do pé vau ficar um pouco fletida a perna.logo se assim ficar essa sera a medida correta para mim.
Gostava muito que me tirassem esta duvida

Está lá escrito as altura aconselhadas na geometria, podes ir para o M/L ou para o L, vai depender mais da tua flexibilidade mais que do resto a altura da testa é 2 cm de diferença mas como estás no limite superior do M/L só se fores mt "cepo" é precisas de 3 ou 4 cm de anilhas como alguns eu ia para o M/L.
O S/M por mim nunca (por mais que alguns achem que um gajo com mais de 1,77 deva de andar com um 52 dp é só aerodinamismo de espigão mt alto e de teres os tais 3 e 4 cm de anilhas na testa).
 

pfngomes

Active Member
Se queres convertê-la sem grandes maluquices é basicamente tirar a suspensão e meter forqueta e mudar as rodas.

Na minha BTT antiga, roda 26", usava para tudo (ir para o trabalho, ao fim-de-semana ia pro mato (com outros pneus), se me apetecesse ir para a estrada, etc) a única coisa que mudei foi mesmo os pneus. (Agora está pendurada na despensa :confused:)

cf3b3uvh.jpg


Agora, se tivermos a falar em transmissão, guiador, rodas, etc, etc., é uma alteração dispendiosa.
Mais vale comprar uma de estrada (que foi o que acabei por fazer)
 

Marco Alexandre

New Member
Boas... Não encontrei um tópico específico para dúvidas por isso coloco a minha dúvida a quem tem mais experiência do que eu :). Sempre gostei bastante de andar de bicicleta desde pequeno, mas, agora tenho andado no btt e tenho gostado bastante. Equipei e modifiquei agora a minha bicicleta toda mas tenho uma dúvida. Comprei um desviador traseiro Shimano Claris Rd-r2000-gs e coloquei na btt. Mas só depois é que confirmei que era um desviador de estrada. E aqui está colocada a minha dúvida: posso colocar o shimano claris rd-r2000-gs na btt? (ps: eu não ando nos montes com a bicicleta, costumo mais de andar em trilhos não muito acidentados e na estrada). Aguardo resposta. Obrigado.
 
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