• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Crank´s 172,5 mm / 175 mm.

A_P_

New Member
Boa tarde,

Podem-me dar uma ajuda.
É o seguinte, o que pode mudar na alteração dos cransks(pedaleira) de 172,5 para 175mm?
Requer somente habituação? Reposicionamento na bicicleta? Outros?

Cumprimentos,
A_P_
 

CHIVAS

New Member
O COMPRIMENTO DOS CRANKS está relacionado com duas ou três características do ciclista. A primeira é, necessariamente, a altura de entre-pernas; no caso de ciclistas de ' tronco proporcional ' a relação pode também ser estabelecida com a altura do ciclista. Comprimentos inadequados dos cranks, em especial quando excessivamente longos, podem provocar lesões nas articulações dos joelhos, em consequência dos esforços repetidos com as pernas dobradas (momentos iniciais da fase activa da pedalada). Outras características a tomar em atenção são a força aplicada sobre os pedais e a cadência de pedalada preferida pelo ciclista. Cranks 2,5mm ou 5mm mais longos do que o comprimento padrão recomendado são adequados para ciclistas que pedalam ' em força ', enquanto que cranks 2,5 ou 5 mm mais curtos do que o comprimento padrão recomendado são adequados para ciclistas que pedalam ' em rotação '. Por outro lado, e tendo em atenção as variações de declives em pequenas distâncias, mais acentuadas nos percursos de BTT - cross-country comparativamente com os de estrada, é normal que um mesmo ciclista opte por diferentes comprimentos de cranks para as suas duas bicicletas. Na bicicleta de BTT - cross-country os cranks são, frequentemente, 5mm mais compridos do que na bicicleta de estrada.

Recomenda-se...



Ciclistas com entre-pernas até 74cm-----------165 ou 167,5mm o comprimento dos cranks.

" de 74cm até 80cm------------170mm "

" de 80cm até 85cm------------172,5 "

" maior que 85cm-----------175mm

Para os mais exigentes, e que nem um milímetro lhes escape

cc=((entre pernas X 1.5)+ nº Pé)X0.279486+125.9586

cc = comprimento dos cranks
 

A_P_

New Member
Muito obrigado pelo esclarecimento CHIVAS.
Pelas "contas" devia utilizar um pedaleiro 170mm e tenho um 175 isso é mau não é?
Abraço
 

tranquilo

Active Member
Não é que seja obrigatoriamente mau, o tamanho dos cranks também é alterado para se dar usos diferentes...
Não era o Armstrong que em etapas de montanha usava um de 180mm (não tenho a certeza de onde li isto)? O Shleck por exemplo, que deve ter um mínimo de altura entre pernas de 90cm usa cranks de 172,5mm... O grande Pantani em etapas de montanha usava um 180mm!!!
Se queres mais cadência -> cranks mais pequenos, se queres pedalar mais em força -> cranks maiores.
De uma coisa tenho a certeza, nota-se e bem a diferença nem que seja de 2,5mm.
 

spartaan

New Member
Boas,
Ora aqui está um assunto para o qual eu tenho alertado, que na compra de bicicleta nova, para terem o cuidado com a medida do crenque, porque por vezes o nosso rendimento não é o desejado ou esperado, e muitas das vezes por causa dos materiais estarem fora das nossa medidas, temos que pensar que muitas das vezes os vendedores querem é vender e despachar o que têm a mais ou que quem percebe do assunto não quer. Muito cuidado porque depois temos de gastar mais dinheiro, e depois de saber que isto ou aquilo está fora da nossa medida, vai-nos afectar psicologicamente, porque pensamos que o andamento está fraco devido a isto ou aquilo não ser a medida ou o tamanho exacto. Mas se te sentes bem com esse crenque e o teu rendimento é bom!...

Cumprimentos,

A.da Silva
 

luisbiclas

New Member
Acho que este é um dos pontos mais complicados de se acertar na bike.
Eu por ex:, tenho 83 entre pernas, e deveria de usar 172,5, mas sinto-me melhor com o 170 porque pedalo mais em rotação do que em força, é certo que perco um bocado de força nas subidas, mas pedalo mais confortavelmente em rotação, quando o terreno deixa.
Ja na BTT tem de ser o 175, porque o terreno normalmente não deixa rolar em rotação e exige sempre um pouco mais de força.
 

Morg

Well-Known Member
Tenho 78 entre pernas e andei alguns anos com 175. Quando o joelho vinha a cima subia excessivamente. Troquei à cerca de um ano por 170 e a primeira impressão é a maior facilidade na rotação.
Troquei principalmente por medo de fazer alguma lesão a longo prazo.

Na de BTT tenho 175 e nem noto quando passo de uma para outra.
 

Fevereiro

Member
O comprimento das bielas normalmente não sera igual em estrada e btt, normalmente as de btt serão mais compridas. Pelo menos é o que tenho lido.
Eu uso 172,5 na de estrada e 175na de btt e em ambas sinto-me perfeito.
Tenho 84cm entre pernas
 

RTC

Moderador
Staff member
Também fui um dos que passou de 175 para 172,5 e não me arrependi nada na mudança.
 

Miro

New Member
Eu tou desconfiado que com 93 cm entre pernas já devia usar 177,5. Há pouco tive a medir a distância do selim ao centro do eixo pedaleiro (82cm)...
 

biza

Member
Estou a ver que tenho que mudar de bielas... tenho 76cm entre pernas e uso umas de 175... nunca me senti confortavel a subir... na volta não sou trepador(é o mais certo)... tenho que exprementar umas mais pequenas para ver se subo melhor ou me sinto mais confortavel...talvez umas 170...vou analizar e exprementar...

Bons treinos!!

Abraços de Alverca
 

Morg

Well-Known Member
biza,

Tens 76cm com sapatos ou descalço?

Para quem não tem muita força nas pernas e costuma pedalar em rotação, como é o meu caso, o crank mais pequeno facilita a rotação que ajuda nas subidas.
Mas umas rodas leves ajudam muito mais :)
 

Janas

New Member
mas se encontras uma parede tens de ter pratos e cassete para manter essa cadencia, que possivelmente nao te servem de muito quando chegas ao fim de uma subida e tens plano.....

lamentavelmente nao pertencemos a uma equipa do protour, com um mecanico que poe e tira conforme a voltinha do dia.....

por isso temos de manter algo uniforme, que va dando para tudo.....
 

biza

Member
Boas, amigo Morg, tenho 76 de pernas descalço... acho que se deve medir calçado com os sapatos...
Amigo Janas é verdade..por isso ainda choro pelo o meu pedaleiro compact(50/34) e aí já me custava a subir...mas recentemente mudei de pedaleira para uma camp.Chorus em carbono mas com pratos 53/39... em plano é uma maravilha..no que toca a subir é um martirio...com o pedaleiro compact podia defender-me mais..enfim..tenho que me habituar....é verdade tenho 26 atrás...
 
Boas,

Hoje troquei o meu pedaleiro de 175 por um de 172,5 e surgiu a seguinte duvida: ao mudar o tamanho do crenque, tenho de subir o espigão do selim o mesmo valor ou é indiferente?

Boas pedaladas
 

JMA

Member
Ora aqui está uma duvida que gostaria de saber.
Vou trocar de pedaleira de 172,5 por uma 175, a alteração implica mexer no espigão de selim, se sim e no meu caso vou ter de subir ou descer um pouco o espigão?
 
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