• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Covid-19

cutkiller

Well-Known Member
Também já fiz essa pergunta... E o que me responderam foi: "Para lá do caos que já era, agora está um pouco pior"...
Acho que esse 7 já vem com algum calo do caos permanente! :D
 

Paulofski

Well-Known Member
Há 2 dias perguntei a um médico que está na linha da frente no HSJ como classificava a situação em termos de organização, se havia caos ou se estava tudo controlado. Disse-me que classificava com um 7, de 1 a 9, sendo que o 1 era o caos total e 9 a organização total.

Como tens visto as coisas no hospital onde trabalhas?


Trabalho na área administrativa do CHUP. Face ao Plano de Contingência Nacional houve a necessidade de reprogramação de atividades hospitalares, adequação da organização do trabalho e a configuração de espaços, em resposta a uma epidemia de evolução imprevisível. De uma forma dinâmica e adaptativa, adequam-se os meios e os recursos, com sensatez e proporcionalidade, mantendo os compromissos com os doentes Covid-19, outros doentes e a comunidade.

Estamos na luta.

jn5amLTjedytY9yB3ce8KKRls36bluVEZQpPCHcsyis-2048x1536.jpg
 

{the_crow}

Well-Known Member
So posso desejar a todos os que nao tem hipotese de ficar em casa ( que se protejam o melhor possivel ) o meu bem haja e mta força e paciencia na gestao das emoçoes que acredito sejam as mais dificeis de controlar nesta altura..... felizmente ( ou infelizmente ) estou em casa porque o IEFP também fechou e estou de quarentena.. la terei de sair obviamente para comprar algumas coisa de comida mas ate nisso ja estou a racionar para que o que tenho em casa dure o maximo possivel..
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
alem disso as stocks de sangue neste momento acho que devem estar muito em baixo porque a malta tem medo de ir aos locais fazer as dádivas.

se saírem a rua de bike, atenção redobrada! e descidas com muita cautela e devagar!!

se querem ajudar pratiquem uma boa acção e façam uma dádiva de sangue certamente aqui é só malta saudável e cheia de força, o desgraçado que receber a vossa dádiva fica logo bom num instante :D
Infelizmente com o meu acidente, veio a proibição de dar sangue

Não sei o porquê de ter medo de dar sangue, no HGO nem sequer nos misturamos com os outros utentes

Estar vivo é a única condição para morrer, logo seja a andar de bicicleta, de avião ou até estar em casa, tudo pode acontecer

Já vi alguém que estava a limpar o pó esmagar duas vértebras porque se desequilibrou e caiu de costas desamparada, a altura era para ai uns 40cm
Eu a descer um degrau parti os ligamentos todos de um pé

O que não falta é exemplos desta magnitude por ai fora

Já procurar a sorte/prevaricar é outra coisa

Se uma pessoa não se sente segura na rua, claro que deve ficar em casa, não pode é pensar que o avião vai cair na casa do vizinho

Eu nem falo muito por mim, já estou em quarentena desde 26 de Janeiro, sai umas 6 vezes a rua
 

Davidoff

Well-Known Member
Tenho-me mantido em casa a treinar de outra forma, infelizmente nem rolos tenho. Mas com o anúncio de hoje, que permite corridas de curta duração, já fui fazer 8 km aqui perto de casa (vantagem de viver nos montes).

Ainda por cima chegou hoje a encomenda do novo capacete que só vou estrear quando esta situação acalmar e me sentir confortável para pedalar.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Tenho-me mantido em casa a treinar de outra forma, infelizmente nem rolos tenho. Mas com o anúncio de hoje, que permite corridas de curta duração, já fui fazer 8 km aqui perto de casa (vantagem de viver nos montes).

Ainda por cima chegou hoje a encomenda do novo capacete que só vou estrear quando esta situação acalmar e me sentir confortável para pedalar.
Que anúncio foi esse? :/
Hoje desliguei...
 

cou7inho

Well-Known Member
Bem depois do anúncio destas medidas todas deixo aqui a informação que nos é relevante no que diz respeito à prática exercício fisico.

A declaração do estado de emergência impõe o seguinte:

1º​
Fica parcialmente suspenso o exercício dos seguintes direitos:

a) Direito de deslocação e fixação em qualquer parte do território nacional: podem ser impostas pelas autoridades públicas competentes as restrições necessárias para reduzir o risco de contágio e executar as medidas de prevenção e combate à epidemia, incluindo o confinamento compulsivo no domicílio ou em estabelecimento de saúde, o estabelecimento de cercas sanitárias, assim como, na medida do estritamente necessário e de forma proporcional, a interdição das deslocações e da permanência na via pública que não sejam justificadas, designadamente pelo desempenho de atividades profissionais, pela obtenção de cuidados de saúde, pela assistência a terceiros, pelo abastecimento de bens e serviços e por outras razões ponderosas, cabendo ao Governo, nesta eventualidade, especificar as situações e finalidades em que a liberdade de circulação individual, preferencialmente desacompanhada, se mantém;
Fonte: Diário da República

No comunicado do primeiro-ministro de hoje foi referido o seguinte:

População em geral

Ao conjunto restante da população, que não integra nenhum grupo de risco nem está doente ou em vigilância ativa, «impende o dever geral de recolhimento domiciliário, devendo a todo o custo evitar deslocações para fora do domicílio para além das necessárias».

«Temos um conjunto vasto de exceções [que estarão enunciadas no decreto], mas que se cingem essencialmente à necessidade de sair para o exercício de atividade profissional, assistência a familiares, acompanhamento de menores em períodos de recreação ao ar livre de curta duração, passeio de animais de companhia ou outras situações definidas no decreto», disse.
Fonte: República Portuguesa

Bem, o que foi referido foi "acompanhamento de menores em períodos de recreação ao ar livre de curta duração". Mesmo que possamos retirar a parte do "acompanhamento de menores" ficamos com a parte de "períodos de recreação ao ar livre de curta duração". Considerando tudo isto, parece claro (pelo menos a mim) que a prática de ciclismo não se inclui numa atividade ao ar livre de curta duração.
Mantém-se o apelo - "evitar deslocações para fora do domicílio para além das necessárias".

Para quem tem rolos, aproveitem-nos bem agora. Para quem não tem, tratem de fortalecer bem esses músculos para quando tudo isto passar estarem preparados voltar a pedalar, com um mínimo de forma.

Fiquem em casa e vamos ajudar o país a ultrapassar esta fase.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
A ser verdade, visto do CM vir muita mentira e muita treta

Durante o período em que durar o estado de emergência, os cidadãos só podem circular na via pública para os seguintes propósitos:
i) Deslocações de curta duração para efeitos de atividade física, sendo proibido o exercício de atividade física coletiva, considerando-se, para este efeito, mais de duas pessoas;
 
Podem pedalar.... a deliberação saída hoje permite sair de casa para exercício de curta duração, desde que que não estejam mais de duas pessoas.
 
Claro que a curta duração é subjectiva e pode levar a várias interpretações, mas fica ao critério de cada um. Eu enquanto puder vou continuar a pedalar nem que seja para fazer 1 horita. Sempre é melhor do que rolos.
 

Davidoff

Well-Known Member
é só pinantes :cool::D daqui a 9 meses sai a geração COVID :D:D
Para esse tipo de atividades já estou bem treinado :p

(se bem que nesta altura não me sinto confortável em aproximar-me da mulher porque ela está em tele-trabalho e só eu é que tenho de sair de casa todos os dias para trabalhar)

Falava mesmo em exercícios de abdominais, flexões, etc. Uso a app Madbarz que ajuda a criar planos interessantes.

E como o @GuilhermeOliveira já partilhou, foi por este motivo que voltei à corrida:

ℹ️ São permitidas:
(...)

i) Deslocações de curta duração para efeitos de atividade física, sendo proibido o exercício de atividade física coletiva, considerando-se, para este efeito, mais de duas pessoas;

(...)


Faço meia hora a 45 minutos e volto para casa.
 

cutkiller

Well-Known Member
i) Deslocações de curta duração para efeitos de atividade física

Eu do que leio daqui é..... A deslocação curta é a que é feita até ao local onde vais fazer a atividade fisica!
Ou seja acho que aqui englobaram apenas as pessoas que saem de carro para ir p.ex. a um parque para dar uma corrida.

Não consigo perceber, ou esqueceram-se, da malta que sai de casa de bike... Até porque em cima não especificam quanto tempo podes estar em atividade fisica!

Ou estou a perceber isto tudo mal?
 

Davidoff

Well-Known Member
Estás a complicar o que é simples @cutkiller , já foi explicado em vários locais (jornais, comentadores e o próprio P.Ministro), que só devemos fazer distâncias curtas em redor da nossa casa porque o ideal é não sair se quer.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Quer dizer que se eu levar a bicicleta em cima do carro por 500mt já posso andar de bicicleta 500km (com curta deslocação) , se não tiver carro para fazer a curta deslocação já não posso andar 100mt de bicicleta (sem curta deslocação)

Complicação ao estilo do Português

Não, é tudo de curta deslocação porque o objectivo é as pessoas estarem em casa durante a maior parte do tempo possivel, para já se quiseres dar uma volta pequena para fazer um pouco de exercicio ainda dá, se abusarem provavelmente daqui a pouco tempo nem isso vai ser permitido.

A complicação é mesmo do Tuga, que sabe qual o objectivo e mesmo assim está sempre a pensar em formas de dar a volta às coisas.

Fiquem em casa o maximo de tempo possivel, quando sairem para fazerem exercicio fisico façam voltas curtas e de pouca duração sozinhos
 

Davidoff

Well-Known Member
isto esta bom é para fazer o everest chalenge numa subida perto de casa :D

A minha rua tem uma inclinação bastante interessante, acho que a vou subir 100 vezes a ver se chega o_O

Não, é tudo de curta deslocação porque o objectivo é as pessoas estarem em casa durante a maior parte do tempo possivel, para já se quiseres dar uma volta pequena para fazer um pouco de exercicio ainda dá, se abusarem provavelmente daqui a pouco tempo nem isso vai ser permitido.

A complicação é mesmo do Tuga, que sabe qual o objectivo e mesmo assim está sempre a pensar em formas de dar a volta às coisas.

Fiquem em casa o maximo de tempo possivel, quando sairem para fazerem exercicio fisico façam voltas curtas e de pouca duração sozinhos

O Guilherme estava a ser irónico. ;)
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Não, é tudo de curta deslocação porque o objectivo é as pessoas estarem em casa durante a maior parte do tempo possivel, para já se quiseres dar uma volta pequena para fazer um pouco de exercicio ainda dá, se abusarem provavelmente daqui a pouco tempo nem isso vai ser permitido.

A complicação é mesmo do Tuga, que sabe qual o objectivo e mesmo assim está sempre a pensar em formas de dar a volta às coisas.

Fiquem em casa o maximo de tempo possivel, quando sairem para fazerem exercicio fisico façam voltas curtas e de pouca duração sozinhos

Tens de responder é ao outro user, não é a mim
 
Top