• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Corrida/jogging

fjsilva

Active Member
Boas,

Um bom reforço muscular acaba sempre por colmatar as dores.
Já existe coisas melhores que o optimus.

Existem muitas coisas no mercado carecem é de teste independentes para validarem a sua eficácia;)
Nesta área como noutras, existe a procura do lucro por parte da industria farmacêutica...:confused:
 

cconst

Well-Known Member
Viva a todos, em especial ao moshinho que teve a belíssima ideia de partilhar os seus treinos e dores, o que levaram a um tópico de partilha e de ajuda espetacular.

Li o tópico todo. Aliás: devorei. Fiquei a saber que estou a fazer tudo mal. A tentar correr demasiado tempo, sem técnica e possivelmente com os ténis errados. Hoje foi uma revelação para mim. Obrigado.

Decidi voltar ao exercício após imenso tempo parado. Tenho 37 anos, 1.82m e 89Kg. Nunca fui um desportista nato apesar de (eu pensar) estar próximo do desporto. Em adolescente pratiquei natação. Mais tarde fiz BTT semanalmente e mais recentemente (há cerca de 5 anos) corri e fiz uma meia maratona (arrastei-me a fazer a meia). Desde 2012 que não faço exercício. Decidi mudar e coloquei na minha cabeça o objectivo de realizar o Ironman 70.3 de Cascais no próximo ano. Tonto, né?! Pois. Quanto mais leio mais vejo que estou a percepitar este meu objectivo.

Quanto ao ciclismo, ainda não iniciei a minha preparação. Ando a estudar a melhor opção. Natação já estou a nadar, mas longe do que pretendo. Na corrida (no assunto deste tópico) já comecei a correr. Comecei logo a tentar fazer distâncias tontas (queria fazer 10Km em menos de 1h com 1 mês de treinos... LOOOL!!! digo eu agora).

A quem me puder ajudar: tenho que comprar novos tenis pois os que tenho já têm 5 anos. Não estão muito desgastados, mas já têm idade e um deles não me parece o adequado (muito amortecimento...). Mas gostaria de saber que tipo comprar. Eis o padrão de desgaste deles bem como dos meus sapatos mais gastos:
24497e5ad5.jpg
24494cc058.jpg

Do que consigo observar, penso ter uma passada neutra. Estou certo? Alguns modelos referência? Que características devo procurar?

Quanto à minha forma de treinar: vou seguir um conselho dado atrás: treinos até 30~35 minutos nos próximos tempos.

A todos obrigado pela discussão no tópico e a eventuais ajudas que me possam dar.
Ao moshinho desculpa estar a intrometer-me no teu tópico.

Carlos
 

alemos

Member
é uma excelente pergunta, e uma que eu também queria fazer ao MigC77. Dá para nos dares uma master class sobre como escolher sapatilhas, consoante a nossa passada/objectivos?

abraço
 

Bruso

Well-Known Member
Não me lembro ao certo quando mas sei que o Miguel já aqui partilhou dicas sobre sapatilhas para os diferentes tipos de passada.
 

MigC77

Well-Known Member
Viva Carlos,

Estive a dar uma vista de olhos nas fotografias que colocaste e esta é a minha opinião.

Parece que tens graus de pronação diferentes em cada pé. O teu pé esquerdo (sapato do lado direito) apresenta um padrão mais próximo do neutro e o teu pé direito (sapato do lado esquerdo) já mostra sinais de pronação mais acentuada. Repara que no pé direito desgastas mais a sola na parte externa do calcanhar e na parte interna junto à “bola do pé”. Este tipo de diferenças podem acontecer não é nada de anormal…

Quando existem estas diferenças (um pé neutro e outro com mais tendência para pronar) pode ser mais “complicada” a escolha dumas sapatilhas adequadas. O normal é a diferença não ser significativa e com um tipo de sapatilhas (neutras ou com suporte à pronação) o indivíduo conseguir correr sem problemas. Mas quando a diferença entre pés não permite que o mesmo par seja adequado para ambos pés é obrigatório recorrer a palmilhas feitas à medida. Não se ponham a inventar de correr com uma sapatilha diferente em cada pé!!! ;)

Carlos, no teu caso em particular, é realmente conveniente que procures alguém que te faça uma análise à tua pisada em condições para medir o angulo de pronação que exibes em cada pé e determinar qual o tipo de sapatilha mais indicada para ti ou inclusive se deves mandar fazer umas palmilhas. E atenção porque uma boa análise à pisada passa sempre por te filmarem pelo menos por detrás a correr numa passadeira. Análises baseadas apenas em testes estáticos não recomendo nem me transmitem a menor confiança! Se quiseres perceber do que estou a falar basta que coloques running gait analysis no google.

Na maioria das lojas, em condições normais no dia a dia, julgo que não existem nem os dispositivos nem os especialista para efectuar esta análise em condições. Recomendo-te que procures noutros locais.

As palmilhas são sempre a solução menos “arriscada” em termos de fit e prevenção de lesões… mas logicamente acrescem ao preço da sapatilha e tornam o preço de entrada mais elevado. Quem precisa dumas sapatilhas para controlar a pronação arrisca-se a comprar um modelo ao qual não se adapte bem e pode acabar por até gastar mais tempo e dinheiro até encontrar o modelo correcto. Todos os anos as marcas introduzem “mudanças” nos modelos e por vezes acontece que com uma nova versão “estragam” aquele modelo que já usávamos à vários anos nas diferentes versões que tinham sido lançadas. E nesta situação lá temos nós que procurar novamente outra sapatilha e gastar mais dinheiro.

O problema com as sapatilhas de corrida é que a grande maioria das pessoas não se consegue aperceber de determinadas coisas numa loja. Leva muitos mas mesmo muitos anos e é preciso calçar muitos pares para desenvolver a sensibilidade para calçar uma sapatilha, dar 3 ou 4 passadas de corrida e perceber se aquilo se vai adequar ou não. E esse é problema que a maioria das pessoas tem quando vai a uma loja e calça uma sapatilha. Não consegue avaliar se lhe vai servir para o objectivo que tem em mente para elas.

Sapatilhas para ti… vai depender do que te disserem após a análise da pisada. Pode ser que te safes com umas sapatilhas neutras até determinadas distâncias mas que com o acumular do cansaço a tua tendência para pronar se acentue mais (como é normal em qualquer pessoa) e precises do suporte duma sapatilha de pronador para te aventurares em distâncias maiores. Pode ser que precises logo de imediato duma sapatilha de pronador. Se optares por mandar fazer umas palmilhas terás que ir para uma sapatilha neutra. Existem aqui muitas variáveis…

Mas uma coisa é certa, estando tu a começar, tendo em conta o teu peso, a tua provável falta de técnica, os ritmos a que corres tens que comprar uma sapatilha com um nível de amortecimento elevado. Por exemplo na Asics teria que ser umas Nimbus ou umas Kayano, na Saucony umas Triumph ou umas Hurricane, etc… Não tenhas pressa em ir para modelos com menos amortecimento nesta fase, o teu foco neste momento deve ser ganhar endurance e pace, naturalmente ir perdendo peso, melhorar a tua técnica e acima de tudo evitar lesões! Daqui uns tempos (1 a 2 anos) logo vês como evoluíste e se realmente podes aventurar-te com outros tipos de sapatilhas.

Acima de tudo faz as coisas bem feitas, procura um especialista que te “diagnostique” o teu grau de pronação e que te aponte as diferentes soluções. Com os resultados duma analise bem feita podemos falar de marcas e modelos de sapatilhas. ;)

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
é uma excelente pergunta, e uma que eu também queria fazer ao MigC77. Dá para nos dares uma master class sobre como escolher sapatilhas, consoante a nossa passada/objectivos?

abraço

André, julgo que nas páginas 10-11 (e arredores) do tópico vais encontrar alguma informação em relação à questão que colocas.

No entanto tentando ser breve…

A escolha da sapatilha é condicionada por muitos factores: tipo de pisada, peso, pace objectivo, distância a percorrer e técnica. Espero não me ter esquecido de nenhum critério importante! ;)

Depois é jogar com estes factores… Por exemplo um tipo pesado com boa técnica de corrida, pode optar por uma gama abaixo, em termos de peso, para uma corrida de 10K. Da mesma forma que um tipo mais leve pode preferir correr com uma sapatilha mais amortecida numa maratona. Tudo isto obviamente tem influencia no pace, mas repara que o normal é que o pace numa 10K seja superior ao pace do mesmo atleta numa maratona. Logo no primeiro exemplo a escolha duma sapatilha mais leve e reactiva vai beneficiar pace à custa de sacrificar o amortecimento mas numa 10K pode não ser critico se a técnica for boa. E no segundo exemplo, provavelmente na maratona o indivíduo irá correr a um pace mais lento logo não há problema em escolher uma sapatilha mais amortecida que lhe permita manter o pace objectivo ao mesmo tempo que lhe oferece mais protecção.

Depois também é preciso ter em conta várias características na construção duma sapatilha que podem influenciar o “comportamento” da mesma. Há sapatilhas que parecem que te empurram a correr mais depressa e outras que pelo contrário parece que dificultam a vida quando queres acelerar o passo.

Mas se queres uma opinião sobre algo especificamente para ti podes colocar a questão. É mais fácil do que eu estar a escrever um testamento que tente abranger todas as variáveis ;)

Abraço
 

cconst

Well-Known Member
Viva Carlos,
o teu pé direito (sapato do lado esquerdo) já mostra sinais de pronação mais acentuada. Repara que no pé direito desgastas mais a sola na parte externa do calcanhar e na parte interna junto à “bola do pé”

A zona do calcanhar é a que assinalei a verde?
326fee696e.png

Se o for, tem uma explicação: tem a ver com o meu local de trabalho e como estou: sentado o dia todo, chão de alcatifa, muitas vezes pernas esticadas, cruzadas com o pé esquerdo sobreposto ao direito... o cruzar e descruzar, causam esse desgaste (acho eu). Quanto ao desgaste diferente na zona da "bola do pé" nunca tinha reparado na mesma. Nem mesmo ontem quando tirei as fotos.

Mesmo dando esta desculpa, vou procurar quem me faça um diagnóstico decente na região da grande Lisboa.
Obrigado MigC77!
 

MigC77

Well-Known Member
Sim na zona a verde é o que referi em termos do calcanhar... mas o que me leva dizer o que digo em relação ao teu pé direito é o que assinalei a vermelho

326fee696e.png
 

cconst

Well-Known Member
Obrigado mais uma vez MigC77.

Vou agora iniciar a minha pesquisa por um local onde ir fazer o teste.

Abraços!
 

alemos

Member
Mas se queres uma opinião sobre algo especificamente para ti podes colocar a questão. É mais fácil do que eu estar a escrever um testamento que tente abranger todas as variáveis ;)


a ver se tiro uma foto às sapatilhas e partilho aqui quais os meus objectivos/qual o meu passado para o Dr. Miguel me ajudar! Obrigado, e até já!
 

MigC77

Well-Known Member
André, tudo bem postas as fotografias e tal como fiz com o Carlos… dou uma opinião mas a recomendação será sempre que vás a uma consulta com um especialista que confirme ou não aquilo que eu referi aqui.

Pode até ser algo bastante evidente tendo em conta o desgaste do calçado ou até pode ser um caso como o do Carlos que suscite algumas dúvidas. Mas o melhor é sempre que alguém faça uma avaliação presencialmente e com outros meios que obviamente não tenho disponíveis!

Abraço
 

moshinho

Well-Known Member
Boas,

Existem muitas coisas no mercado carecem é de teste independentes para validarem a sua eficácia;)
Nesta área como noutras, existe a procura do lucro por parte da industria farmacêutica...:confused:

Sem dúvida.
Mas tem em conta o: Condotril
Penso que é melhor que o Optimus.
 

moshinho

Well-Known Member
Miguel, ontem corri com a palmilha e a mesma não influenciou em nada...
Vou continuar com os alongamentos e reforço muscular...entretanto vou dar um jeito também no cleat direito.
Pode ser que a posição do cleat na pedalada tenha influência neste problema depois ao correr...ou não!!!
 

MigC77

Well-Known Member
Mas achas que é do cleat? Antes de recomeçares a correr tinhas esse tipo de dores após pedalares? Se não tinhas acho que é melhor não mexeres no cleat. Quanto mais andares a mexer e a fazer alterações mais complicado vai ser identificares a origem do problema.

Eu nem sequer comentei nada em relação aos reforços musculares… mas acho que neste caso não te irá ajudar rigorosamente em nada! Na pior das hipóteses ainda piora a situação. Deves alongar sim. Mas tem consciência que o reforço muscular consoante o exercício pode significar encurtamento muscular de alguns grupos musculares… Se o que te está a provocar a lesão tem origem ainda que parcial na falta de flexibilidade ou encurtamento dos músculos o pior que podes estar a fazer é esse “reforço”… Tens a noção se o trabalho de alongamento é o adequado e suficiente para compensar o reforço que fazes??? Já agora o que fazes primeiro os alongamentos ou os reforços?

Tu mais do que ninguém precisavas mesmo de ser avaliado por um especialista. Pensa nisso.
 

fjsilva

Active Member
Boas,

Como já referi neste forum, não sei bem aonde;), andava com dor no joelho direito, que se manifestava quando flectia o joelho a mais de 45º.

A correr e andar de bike zero de dor.

Como "em casa de ferreiro espeto de pau", lá fui controlando a coisa, uns Ibuprofenos, gelo após o esforço, ia melhorando e nada.

Decidi então falar com um ortopedista do hospital onde trabalho, que depois de analisar a clínica, os meus antecedentes, o desporto que faço, e depois de executar os habituais testes nestes casos(instabilidade do joelho e afins) lá estabeleceu o diagnóstico: tens uma "tendinite do Patelar":- "fazes repouso, AINE`S, e fisioterapia".

Depois de negociar:D com ele, lá me permitiu que eu fizesse bike em plano...até porque sei que se houver atrofia muscular a recuperação é muito mais difícil.

Como por defeito profissional, não confio assim tanto nos diagnósticos médicos, não por incompetência, mas porque ao contrário do que a maioria pensa a medicina não é uma ciência exacta, consultei outro ortopedista: a mesma clínica,os mesmos antecedentes,os mesmos habituais testes nestes casos, diagnóstico diferente: Lesão do segmento anterior do menisco externo, indicação: -continuas a fazer desporto até ao limiar da dor, fazes uma RMN e RX aos joelhos para estudo, e depois logo se vê.

O que é que eu estou a fazer:
-Desporto só bike em plano,
-AINE´S
RMN e RX

Depois de ler o relatório da RMN e de ir novamente à consulta do médico que a pediu logo vejo, para já as melhorias são significativas que até me apetecia dar uma corridinha;), mas não enquanto não tiver os resultados dos exames

Para quê que estou a partilhar a minha experiência?
Para alertar que os diagnósticos são sempre complicados, não se deve esperar que por mais experiência que se tenha, que alguém num forum possa dar um diagnóstico;)

Vou dando noticias
abraço
 

fjsilva

Active Member
Boas,

Resultado da RMN: "pequena rotura radial da ponta anterior do menisco externo; fina lâmina de derrame articular, quisto subcondral na vertente posterior do prato tibial".

Podia ser pior:confused::mad:

Consulta na segunda. Para já mantenho umas voltas de bike essencialmente em plano. Se houver atrofia muscular, só vai piorar. Se o tratamento vai ser conservador ou cirúrgico só depois do ortopedista ver as imagens é que vai decidir.

Na minha opinião uma boa fisioterapia com reforço muscular poderá ser suficiente, mas vamos ver quanto pequena é a rotura...
 

moshinho

Well-Known Member
Eu também acho que o problema deve ser o meu menisco.
Vou ter consulta no final de Dezembro.
Entretanto pareci com a corrida porque na bicicleta não tenho qualquer tipo de problema no joelho.
Fiz mal em ter comprado os ténis novos...
 
Top