• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

Corrente salta fora

CarlosSilva

Active Member
Pesssoal, tenho uma Mérida Speeder 200 alterada para bike de estrada, mas com andamentos de montanha (2x11). Devido ao enorme gap da pedaleira (22/36) optei por um desviador XT. Está a acontecer (por vezes) que ao passar do 15 para o 13, a corrente salta fora. Isto é muito estranho, porque o desviador está perfeitamente afinado. Saliento que isto acontece nos rolos, onde não há sobressaltos nem outros fatores externos que afetem o alinhamento da corrente.
O desviador está como novo, não apanhou nenhuma cacetada e não está "empenado" de forma alguma.
Alguém tem um vislumbre do que possa estar a causar isto ?
 

Bruso

Well-Known Member
SOIGNEUR
O 13 é o carreto mais pequeno da cassete? A corrente sai fora de onde? Cassete ou pedaleira?
 

CarlosSilva

Active Member
O 13 é o carreto mais pequeno da cassete? A corrente sai fora de onde? Cassete ou pedaleira?
Não, o 13 é o penúltimo carreto, o último é o 11. A corrente salta fora atrás, fica entalada entre o 11 e o quadro, apesar do desviador estar afinado para isso nunca acontecer.
 

tuga

Well-Known Member
SOIGNEUR
Penso que com essa pedaleira (22/36) a linha de corrente inclusivé o Q-factor não harmonizam com a K7 de 9v.
Trocaste as manetes?
 

CarlosSilva

Active Member
A cassete é de 11 velocidades.
Eu não tenho problemas de incompatibilidade de manetes por que uso downtube shifters.
É capaz de ser a linha de corrente...
 

joseruivo

Well-Known Member
SOIGNEUR
Não, o 13 é o penúltimo carreto, o último é o 11. A corrente salta fora atrás, fica entalada entre o 11 e o quadro, apesar do desviador estar afinado para isso nunca acontecer.
Acho que o desviador traseiro não está afinado para que isso não aconteça. Afina para ir apenas até ao carreto de 13, e depois vai afinando em sentido inverso até conseguires que passe para o de 11.
 

CarlosSilva

Active Member
Acho que o desviador traseiro não está afinado para que isso não aconteça. Afina para ir apenas até ao carreto de 13, e depois vai afinando em sentido inverso até conseguires que passe para o de 11.
O desviador está afinado. Sempre que acabo os treinos, seja em estrada ou nos rolos, coloco o desviador no 11 e parece um relógio suíço. Porém, quando estou em esforço, por vezes salta fora, por muito cuidado que tenha.
 

CarlosSilva

Active Member
Não sei porquê mas isso parece-me um dropout ligeiramente torcido, apenas o suficiente para em carga o desviador ficar com um ligeiro ângulo e a corrente salta...
Acredito que isso seja uma causa provável, mas, como já mencionei, a bike nunca caiu nem deu toques em nada. Fora este problema, as mudanças funcionam perfeitamente.
 

nmt

Well-Known Member
Acredito que isso seja uma causa provável, mas, como já mencionei, a bike nunca caiu nem deu toques em nada. Fora este problema, as mudanças funcionam perfeitamente.
Às vezes o dropout apenas precisa de um ligeiro toque (por exemplo a encostar a bike) ou até um "prego" para torcer ligeiramente
 
Top Bottom