• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Contador apanhado com doping no Tour

Nota importante: O CONTADOR com Doping ??? Nada , foi o bife de Vaca que tinha a substância , já que são atletas e dedicam-se a correr os pastos de lado a lado ... ( mais um que diz que quem toma são os outros ... )
RUA !!!

Ola amigos,



A intenção desta coluna não é estimular ninguém a utilizar qualquer tipo de substância ilícita, muito pelo contrário, o objetivo é demonstrar os vários efeitos colaterais que elas trazem com seu uso. Tentamos também na coluna associar as informações cientificas disponíveis na literatura com as informações praticas de atletas e/ou praticantes de musculação do mundo underground das academias.

CLEMBUTEROL

O clembuterol é um fármaco ß - adrenérgico, fundamentalmente estimulador dos receptores ß2 (relaxante da musculatura lisa), mas também com alguma capacidade de estimular os receptores ß1 (efeitos cardíacos) e ß3 (lipólise), quando administrado em altas doses.

O Clembuterol é utilizado clinicamente como bronquiodilatador no tratamento de asma e bronquite crônica, e mais recentemente usado também nos esportes. Alguns estudos têm demonstrado que a administração moderada de clembuterol pode induzir o ganho de massa muscular, além de um possível efeito anti-catabólico (1,2).

Já para que o Clembuterol tenha um efeito Lipolitico, parece ser necessária uma dose maior desta droga, sendo a probilidade de se ocorrer efeitos colaterais com o uso da droga maior ainda (3,4). O efeito lipolitico do clembuterol parece decorrer da quebra de triglicérides na forma de ácidos graxos livres, aumento da glicogenólise hepática e muscular e também aumento da secreção de glucagon (hormônio contra-regulatório a insulina).

Os efeitos anabólicos ou anti-catabólicos do clembuterol parecem ser mais limitados quando comparados com alguns esteróides anabólicos utilizados para fins de ganho de massa muscular, porém a resposta desta droga depende muito da afinidade de seus receptores no organismo.

Essa droga utilizada para fins de perda de peso parece ter boas propriedades, principalmente devido ao fato dela utilizar células de gorduras que ficam “adormecidas”. Um fato negativo do clembuterol é o seu rápido fechamento de receptores. (6)

Em animais, o clembuterol é utilizado em cavalos por via oral, intramuscular ou endovenosa como bronco dilatador, é utilizado também tanto em vacas quanto em éguas como tocolítico para diminuir as contrações uterinas. Estudos têm demonstrado efeitos adversos como aumento da insulina, dificultando assim o controle da glicemia, e também o aumento abrupto da freqüência cardíaca em cavalos que realizaram exercícios intensos em esteiras (5).

O clembuterol pode ser encontrado na forma de tabletes, xarope e injetável. O clembuterol parece ter uma meia-vida no organismo de 48 horas, sendo que seu efeito anabólico parece diminuir mais rapidamente (em torno de 20 dias) quando comparado com seus efeitos Lipolitico (entre 3 e 6 semanas).

Uma das desvantagens do uso do Clembuterol é o maciço fechamento de seus receptores, ou seja, o Clembuterol passa a não mais promover os efeitos desejados. Isto ocorre quando o medicamento é muito utilizado. Para evitar o fechamento dos receptores, procura-se administrá-lo em ciclos.

Possíveis efeitos colaterais:

Nervosismo, tremores das mãos, enxaquecas e insônia, aumento da pressão sanguínea e náusea, infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral, taquicardia, dores no peito, taquipnéia, vertigens, ansiedade, vômitos, tonturas, febre, entre outros possíveis efeitos, dependendo da dose de administração da droga.

Usualmente os efeitos colaterais somem após 2 ou 3 semanas de uso. È importante salientar que As manifestações clínicas da intoxicação por clembuterol podem confundir-se com quadros psiquiátricos como um ataque de pânico ou uma crise ansiosa (7)

Aplicações práticas:

Seu uso pode varias de 2 a 6 comprimidos de 0.02 mg por dia, dois dias sim, dois dias não. A dosagem dependeria da intensidade dos efeitos colaterais e da taxa de fechamento dos cito receptores que cada indivíduo.

Para que haja uma adaptação desse químico no organismo, costuma-se iniciar a administração gradualmente. Suponhamos que a dosagem de manutenção seja de 4 comprimidos de 0.02 mg por dia. Desta forma, no 1° dia administra-se 1 comprimido, no 2° dia administra-se 2 comprimidos, no 3° dia, 3 comprimidos e no 4° dia, 4 comprimidos.

Dá-se 2 dias de intervalo e prosseguiria o esquema de dois dias sim, dois dias não. Os comprimidos costumam ser administrados em doses divididas e em horários diferentes, evitando tomá-lo antes do horário de dormir para evitar um sono conturbado, e logo antes do treino para se evitar sobrecarga no coração.

Mais recentemente, alguns atletas vêm utilizando outro esquema para burlar o fechamento de receptores específicos ou subregulação, administrando o Clembuterol no regime de uma semana sim e outra não.

Na semana de não administração também não se utiliza efedrina, cafeína ou nenhum outro estimulante do sistema nervoso central (SNC), por ser uma crença dar descanso completo para o SNC. Ultimamente, vem sendo utilizado em conjunto com o Clembuterol, o anti-histamínico Zaditen, com o objetivo de super-regular os beta-2 receptores. Essa prática permite a utilização contínua do Clembuterol.

O Clembuterol é utilizado para maximizar os efeitos de uma dieta para perda de percentual de gordura, ou seja não adiantara utilizá-lo sem um devido cuidado com sua alimentação, MILAGRES NÃO EXISTEM. Uma coisa importantíssima: O clembuterol é considerado doping para atletas (8)

Referências:

1 - Hinkle RT, Hodge KM, Cody DB, Sheldon RJ, KobilkaBK, IsfortRJ.; Skeletal muscle hypertrophy and anti-atrophy effects of clenbuterolare mediated by the beta2-adrenergic receptor; Muscle Nerve.; 2002; Research Division, Procter & Gamble Pharmaceuticals; Ohio, USA


2 - . Burniston, J.G., McLean, L., Beynon, R.J., Goldspink, D.F.Anabolic effects of a non-myotoxicdose of the β2-adrenergic receptor agonist clenbuterolon rat plantarismuscle; Muscle and Nerve; Volume 35, Issue 2; 2007; Liverpool, UK

3 - - ElissaSchechterMD, Robert S. Hoffman MD, Marina StajicPhD, Michael P. McGee BS, Sonia Cuevas BS and AsimTarabarMD; Pulmonary edemaand respiratory failure associated with clenbuterolexposure (Case Report); The American Journal of Emergency Medicine; Volume 25, Issue 6, July 2007

4 - . ElliotCT, CrooksSR, McEvoyJG, McCaugheyWJ, HewittSA, PattersonD, Kilpatrick D. Observations on the effects of long-term withdrawal on carcass t composition and residue concentrations in clenbuterol-medicated catle; VetResCommun.1993; Drug Residue Laboratory; Vetrinary Sciences Division; UKte

5 - FERRAZ, Guilherme de Camargo ; TEIXEIRA NETO, Antônio Raphael ; D'ANGELIS, Flora Helena de Freitas ; LACERDA NETO, José Corrêa de ; QUEIROZ-NETO, A. . Effect of acute administration of clenbuterol on athletic performance in horses. Journal of Equine Veterinary Science, v. 27, p. 446-449, 2007.

6 - Peres, Rodolfo Anthero de Noronha; Guimarães Neto, Waldemar Marques. Guerra metabólica – Manual de sobrevivência. Midiograf, 2005.

7 – CARROLA et al. Intoxicação por agonista beta adrenérgico. ACTA MÉDICA PORTUGUESA 2003; 16: 275-278

8 - www.wada-ama.org
 

tunes

New Member
Epa!!!isto ta tudo doido!!!
Mas eu sinceramente, nao percebi muito bem as noticias. Hj de manha li que ele ja tinha sido suspenso. Afinal as doses encontradas encontradas tem um nivel muito baixo e que a uci e que lhe informou que podia ser da comida.!? Nao percebo. Tb nao percebo como e que chegam a conclusao que a substancia veio daquele bife de novilho!!!

Mas que e uma ma noticia para o ciclismo nao tenho duvidas. Ma noticia tb para a saxo bank.

Agora o contador podia ter escolhio outra pessoa para estar com ele na conferencia de impressa: O Bjarne Riis e que nao!!!! O tipo no seu tempo era um toxicodependente!!!!

Abraço
 

jomendes

New Member
a única solução para este problema era acabar com os controlos anti-doping nos actuais moldes...

cada um tomava a "murraça" que quisesse !!! ponto final !!!
aliás ,até acho que nas provas deviam criar mais um jersey e um troféu para identificar o ciclista vencedor na classificação geral que contenha a maior quantidade dopante no organismo.
sim,!!até porque o atleta que arrisca e compromete a duração da sua carreira desportiva e muitas vezes a sua própria vida ao tomar certas substâncias ,merecia ser compensado de alguma forma !!!

os atletas"limpos" ganham menos mas secalhar duram mais

isto é apenas uma opinião assim mais pó"radical"hehehe
que irá auto-destruir-se em...
5...
4...
3...
2...
1...
pfffff....fui...:cool:


boas pedaladas para todos
 

Figueiredo

Active Member
“A concentração encontrada pelo laboratório foi considerada “em 50 picogramas (ou 0,000 000 000 05 gramas por ml), ou seja, 400 vezes menos que a concentração que os laboratórios antidoping acreditados pelo AMA devem poder detectar”

Não percebo nada de doping, mas será que se a quantidade detectada é assim tão pequena não poderá ter sido provocada por algum medicamento para outra coisa qualquer, ou estou a ser demasiado inocente ?
 

tranquilo

Active Member
Figueiredo:

Eu não sou muito inocente, acredito que todos se dopam mas, neste caso, acho que isto aconteceu por ele ter saído da Astana (já não é a primeira vez que atletas são apanhados nestes casos depois de mudarem de equipa)...
A dúvida é a seguinte: porque raio é o Contador submetido a uma análise em laboratório 400xs mais precisa do que o normal? Mais importante, foram os outros atletas sujeitos ao mesmo tratamento? Se sim quais e que resultados apareceram? Se não, porquê???
Se os gajos conseguem detectar estas quantidades, então nem um frango de aviário podem comer!
Neste caso em particular, algo não me cheira bem!
 

RJLA

New Member
Longe de mim ser defensor do Contador, até porque nem simpatizo especialmente com o homem, mas partilho a ideia do post anterior. De facto, algo cheira a esturro por aqui. Se foi detectada uma quantidade tão insiginicante, o caso não devia ter morrido logo à nascença? Certamente não seria uma quantidade tão insignificante que alteraria o comportamento do atleta! E depois também não percebo o porquê de trazer isto para a praça pública quando ainda nada está provado e, principalmente, quando se trata de uma quantidade quase indetectável! Isto é simplesmente arrastar o nome do Contador para a lama e, dê a volta que o processo der, ficará para sempre com nome manchado e, quiçá, com a carreira arruinada!
Ainda assim, sou da opinião que não há fumo sem fogo, pelo que aguardo por novos desenvolvimentos deste caso.
 

Mingus

Member
Penso que a notícia saiu pelo facto de ele ter sido suspenso provisoriamente e não pela prova de que o atleta se dopou.

As dúvidas científicas que o caso está a levantar fazem a União Ciclista Internacional anunciar a suspensão provisória do ciclista, ao mesmo tempo que avança que o desenrolar do processo depende de “investigações científicas complementares - in jornalciclismo.
 

consciouness

Active Member
Péssima notícia para o ciclismo. Ao contrário da maioria, fico triste com estas situações. E ainda mais os 2 da Xacobeo...Quem gosta de ciclismo, só pode ficar triste. Todos nós perdemos. E os que ficam contentes com estes casos, se calhar se fossem profissionais faziam a mesma coisa...até serem apanhados. E há aqueles, como eu já uma vez aqui disse, nunca serão apanhados.
Como alguém aqui disse: VIVA O CICLOTURISMO!
Nota: ainda está em investigação.
 

fogueteiro

Active Member
Eu diria mais: Viva o cicloturismo limpo, sim porque infelizmente já se anda a sujar também por aí, felizmente em muito pouca quantidade ainda. Basta ler alguma coisa e fazer algumas contas para ver isso...
 

Figueiredo

Active Member
Em principio o Cicloturismo não implica competição e como tal não há falseamento de resultados resultantes do uso de doping, cada um é livre de tomar aquilo que bem entender, apenas se estão a enganar a eles próprios, ou talvez não o tempo o dirá, eu depois de assistir ao que um Cancro no fígado é capaz de provocar penso bem 2 vezes naquilo que obrigo o meu organismo a assimilar...
 
Last edited:

hmbe

New Member
E logo agora que eu comprei um equipamento da Saxo Bank porque o Contador vai para lá em 2011. Será que ele me paga o equipamento?? :)

Mais a sério uma quantidade tão ínfima (400 vezes inferior não sei bem a quê) que apenas 4 laboratórios no mundo conseguem detectar não pode vir de todo o lado menos de um doping tomado de propósito??

Veremos. Mas o Mosquera e Garcia parece que já foram apanhados e com quantidades suficientes para estarem tramados. Se juntarmos isto ao ruído à volta de Armstrong vemos que o ciclismo se está a afundar...

Ao menos uma boa notícia. Cancelara e a sua (tb minha) Specialized venceram mais uma vez o Mundial de contra relógio. Este homem afinal não tem um tem 2 motores! (as pernas claro)

Saudações cicloturísticas.
 

A P

New Member
e falta descobrir o Lance
não me espanta nada isto, infelizmente
acho que ele comeu carne mal passada e deu nisto
 

silvioferraz

New Member
Descobrir o Lance... esse já se retirou e nunca acusou NADA. O que há é muito zum-zum e boato à volta do maior ciclista de todos os tempos e sobre isto parece que agora não restam dúvidas.

BRINCALHÕES...
 

ivan

New Member
é normal ser suspenso mas dêem tempo para os resultados concretos nada de enterrar o pistoleiro sem ter a certeza disso.
quanto a resposta do fogueteiro eu conheço gente que já se dopou num simples passeio de ciclo-turismo para ganhar uma roda livre a feijões, triste mas é a verdade.
eu sou daqueles que leva chã verde em vez de isostar
 

Fevereiro

Member
Meus amigos não se fazem provas de 3 semana a massa e carne lol.
Eu simplesmente ignoro estes assuntos. Caso contrário já tinha deixado de ver ciclismo.
 

Figueiredo

Active Member
quanto a resposta do fogueteiro eu conheço gente que já se dopou num simples passeio de ciclo-turismo para ganhar uma roda livre a feijões, triste mas é a verdade.

Aqui está o melhor exemplo passado na Etapa da Volta este ano, tirem as vossas conclusões como é que um "velho" desculpem a expressão faz 3.º ao pé de tanta gente nova...

Manuel Zeferino, que terminou em 3º lugar, comentando ter sido “muito bom rever amigos e estar aqui com esta grande organização da Volta a Portugal”, e salientando ter “aproveitado estes dois anos de descanso para andar de bicicleta e manter uma excelente forma para os meus 50 anos.”
 
Aqui está o melhor exemplo passado na Etapa da Volta este ano, tirem as vossas conclusões como é que um "velho" desculpem a expressão faz 3.º ao pé de tanta gente nova...

Manuel Zeferino, que terminou em 3º lugar, comentando ter sido “muito bom rever amigos e estar aqui com esta grande organização da Volta a Portugal”, e salientando ter “aproveitado estes dois anos de descanso para andar de bicicleta e manter uma excelente forma para os meus 50 anos.”

mas quanto a esse senhor ele ja fui apanhado,ou desculpen-me fujiu a um controlo anti-doping,que e o mesmo que ser culpado. Mas a desculpa desse senhor ainda fui melhor que estava a treinar ate a casa depois de uma etapa??????????????????????????

Fora com esses batoteiros.
 
Ora o Pistoleiro apanhado.
A culpa é da vaca que andou a tomar doping e transmitiu para o Contador atravez da sua carne,ou seria da erva que ela comeu que tinha sido regada com alguma coisa??????????
Podia ter dado uma desculpa melhor por exemplo que era Asmatico pois esses produtos sao utilizados nos broncodilatadores e nao na comida.
Se so fui apanhado uma percentagem muito pequena e porque o organismo ja tinha assimilado o restante,nao sera?
Pois mas o Lance Amstrong que lhe fizeram mil e um testes nunca acusou nada e tambem correu.

Fora com esses batoteiros!!!
 
Top