• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Compra de bicicleta TREK EMONDA S 5 (2016) Vs MERIDA SCULTURA 4000 (2016)

landsoull

Member
E é por isto que eu raramente me dou ao trabalho de opinar nestas coisas.

eu quero acreditar mas não percebo como e que a marca divulga informações incorrectas.
oFErWn8.jpg
 

bazinga

Member
As marcas , pelo que vejo , apenas devemos tomar atenção à opinião deles... De resto o corpo na Bike diz o resto.... Cada vez mais digo , esmiucem bem o caso quer por fóruns , nas lojas , etc... O que vos acentar bem na vossa estrutura e condição física , tá escolhido..... O resto vai se aprendendo e tb com a experiência já se pode mandar alguns bitaites que advêm de alguma opinião pessoal.
 

Carolina

Well-Known Member
O que não falta no fórum são casos de pessoas que compraram o recomendado e depois foi um sarilho. Se passares no topico do albertismo/miguelismo tens lá pelo menos uma dezena de exemplos.

O martins, por exemplo, tem um topico inteiro a contar a sua aventura. Pequeno resumo: seguiu a tabela e alguns meses depois a loja trocou-lhe o quadro.

Já compraste a bicla, agora não há nada a fazer, porque também não ta aceitam de volta. Anda com ela, se tiveres problemas com dores faz um bikefit ou passa aqui que a malta tenta ajudar.
 

Martins

Well-Known Member
Eu tenho 0.77 entre pernas ora 0.65*0.77=0.5005

O senhor da Leiribike riu-se, tu também mas não paras de pensar no assunto. Tás com a mesma sensação do senhor que vai na autoestrada em contramão não é? Os outros é que estão todos mal.

LOL

Abraço
 

landsoull

Member
O senhor da Leiribike riu-se, tu também mas não paras de pensar no assunto. Tás com a mesma sensação do senhor que vai na autoestrada em contramão não é? Os outros é que estão todos mal.

LOL

Abraço

eu só estou a tentar perceber o vosso ponto de vista.
Eu nao me ri levei bastante a serio a tua proposta tanto que ate o confrontei com a mesma.
 

GMQ

Well-Known Member
eu quero acreditar mas não percebo como e que a marca divulga informações incorrectas.

As marcas não estão a dar informações erradas mas medidas padrão que no entender da marca se encaixaram tipos com uma certa estatura padrão. O mesmo sucede nos tamanhos da roupa mas dois tipos com a mesma estatura podem usar letras diferentes.

O que aqui se procura não é dizer que as marcas estão incorrectas. É antes fazer o papel de alfaiate procurando dar sugestões de tamanhos mais adequados estilo por medida.

Uma coisa é certa muitos dos users que aqui dão as dicas viveram situações de quadros inadequados na primeira pessoa, para além dos que têm conhecimento pessoal da matéria por estarem ligados ao meio... Ninguém insiste numa coisa só porque sim...Mas cada um segue e aceita o que quer
 

lgass

Well-Known Member
Eu tenho 0.77 entre pernas ora 0.65*0.77=0.5005

esquece o entre-pernas. guarda-o para a namorada(o) ou esposa(o).

o espigão do selim subir e descer é fácil. e tem pouca influência no desempenho na bike.

a distância do buraco onde esse espigão se mete e o que prende o avanço à forqueta é que não dá para mudar. corrigir só mudando o avanço... e aí já vais ter alterações no comportamento da bike.
 

Martins

Well-Known Member
eu só estou a tentar perceber o vosso ponto de vista.

Agora vou acreditar em ti.

Já fizeste a pesquisa no fórum que te indiquei? Já lês-te isto? http://www.forumciclismo.net/showthread.php?14120-P%F3s-venda-Decathlon-(e-j%E1-agora-tamanhos)

O que te pode fazer entender o ponto de vista de certo pessoal é perceberes as experiências dos mesmos. Não há aqui ciência nenhuma. Só experiências que pretendem transmitir que outros tenham os mesmos problemas.

Lê relê e compreende.

O Martins, o luigi19, o Ze da Pasteleira, o pratoni e outros mais estavam convencidissimos que estavam a comprar o tamanho mais que certo. É só pesquisares

Abraço
 

paradawt

Moderador
Podemos ter a mesma altura, mas podemos ter fisionomias completamente diferentes, flexibilidades diferentes, etc...

Daí se defender sempre o TT mais curto porque podes trabalhar a distância com o recuo do selim, com a altura do espigão, com o comprimento do avanço.

Se usas um TT demasiado longo, não tens tanta margem de manobra, nem podes cortar o quadro. Depois vemos malta com avanços de 60 e 70mm e realmente a coisa não fica nada bonita, nem cómoda, nem eficiente.

Dessas bikes que tens olhado não consegues experimentar?
 

alemos

Member
eu tenho precisamente uma Merida 4000 igualzinha a esta.

quando fui à loja, haviam duas Merida 4000 empacotadas ainda, e o que o senhor fez, foi ver a tabela que já tem andado a circular nesta thread, e disse-me que eu seria um tamanho 53. Eu das minhas voltas nas Internets (aqui no forum, inclusivé), disse ao senhor que se calhar uma 50 seria o tamanho mais apropriado, mas o senhor lá quis ver a de tabela.

Lá estive algum tempo à espera que ele montasse comigo ao meu lado, no fim de montada, pediu-me para subir para cima dela, e disse-me imediatamente que realmente eu tinha razão, aquele tamanho era grande demais para mim. Por isso abriu a caixa da 50 e montou-a à minha frente. Sem frete, nem stress.

Poderia ir para um tamanho menor? Podia (não vou pôr aqui as medidas para n deitar mais lenha para a fogueira), mas 2800Km depois em pouco menos de um ano, já com algumas voltas >3 horas, sinto-me óptimo neste quadro.

É bom chegarmos às lojas informados, mas também é ainda melhor lidarmos com boas lojas. Eu tenho a certeza de que se lá voltasse no dia seguinte a pedir um tamanho inferior, me orientavam.

Aliás, quase que apostaria que agora quase um ano depois, conseguia um bom preço desta que lá comprei para trocar por outra.

Não fico nada a ganhar, mas fica aqui a loja.
 

Karne

Active Member
recomendo que vá algumas paginas atrás ler o que foi escrito. o rapaz que me atendeu na loja depois de me fazes as medições disse para ti e a bicicleta tamanho S, eu disse que tinha lido neste forum que me tinham aconselhado um tamanho abaixo o rapaz apesar de não concordar foi buscar uma xs e disse experimenta mas para ti e o S, e eu experimentei mas batia com as joelhos no volante tanto em sprint como com um pé no chão e o outro apoiado no pedal.
agradeço sinceramente toda a ajuda prestada mas não percebo como e que um dos maiores fabricantes de bicicletas e duas lojas com alguma reputação vão aconselhar um tamanho incorrecto.
um colega meu que foi comigo comprou exactamente a mesma bicicleta mas ele tem 1.81 e comprou uma M/L por o que dizem ele e que devia ter fica com o S correcto?

Sempre a aprender, agora a aferição das medidas fazem-se através de sprints e pé no ar pé no chão... Faz-me lembrar um user que tinha um problema - quando invertia a marcha a roda batia no pé contrário ao lado que virava.... logo achava que o quadro era pequeno.
Eu estou-me a borrifar para se as medidas estão corretas ou não, se ele diz que sim é sim... apenas comentei o facto do rapaz se rir e mandar "cagar". Se existirem dores, queira que não, elas são tuas e não minhas. Para mim é normal que ele fizesse esses comentários...
Como diz o otnemeM, cada vez dou menos a minha opinião....
Mas fica ciente que todas as opiniões vêm, muitos deles, de pessoas com milhares de km e muitas cabeçadas em compras, que nada ganham em darem opiniões contra. Apenas (não encontrei melhor palavra) se baseiam em experiência feita e "n" exemplos de erros e erros...
Em todo o caso, desfruta e boas pedaladas.
 

Karne

Active Member
eu quero acreditar mas não percebo como e que a marca divulga informações incorrectas.
oFErWn8.jpg

Só mais uma achega para perceberes e desde já te digo que tenho um entre pernas (não é isto que conta mas pronto) maior que o teu e meço 1,76m. A medida por este quadro seria um 55-57cm - Verdade??. Pois para tua informação a medida do meu quadro está no 51-53cm.
Boas voltas.
 

Aslume

Well-Known Member
A minha bicicleta é de BTT, e embora só faça estrada, com todas as desvantagens que tenha, a posição é pouco agressiva e relativamente confortável. Tenho frequentado este fórum com a intenção de recolha de informação para uma possível compra de uma bicicleta de estrada, no entanto pelo que me apercebo, numa bicicleta de estrada umas medidas inconvenientes podem ter implicações bastante desagradáveis. Há cerca de três meses no ginásio onde ando lesionei-me num ombro. Foi uma lesão com algum significado porque me afetou o braço e me limitou os movimentos. Nunca me tinha lesionado em vinte anos de treino, tendo sempre cuidado em fazer aquecimento e postura correta. Acabei por ir a um osteopata que me fez um tratamento onde melhorei significativamente. Este confidenciou-me que uma parte significativa dos seus clientes eram ciclistas ou ex ciclistas que lhe apareciam todos "arrebentados" . Esta palavra sou-me como um alarme. Isto é um assunto sério, que convém não descurar
 

landsoull

Member
Só mais uma achega para perceberes e desde já te digo que tenho um entre pernas (não é isto que conta mas pronto) maior que o teu e meço 1,76m. A medida por este quadro seria um 55-57cm - Verdade??. Pois para tua informação a medida do meu quadro está no 51-53cm.
Boas voltas.

correcto! então eu escolhi o tamanho 50 a marca aconselha o 53-55 para a minha altura ( 1.72) e mesmo assim ainda devia ser mais pequeno? o pessoal aqui diz para trocar por um 44 :|
 

Karne

Active Member
correcto! entao eu escolhi o tamanho 50 a marca aconselha o 53-55 para a minha altura ( 1.72) e mesmo assim ainda devia ser mais pequeno?

Eu não disse isso... nesta coisa dos tamanhos eu vou pela experiência do dia a dia (já são muitos km para ligar a tabelas das empresas), embora a base tenha sempre de partir de um quadro que se enquadre.
Escrevi o acima para perceberes que nem sempre o que as marcas dizem está propriamente correto ou se aplica a nós, a mim, a eu.... Tu é que disseste algo do género "mas eles estão aqui para enganar" e afinal, escolhes-te um tamanho inferior. Conseguirás sempre moldar melhor à tua pessoa um quadro ligeiramente pequeno do que um quadro grande... então a subir, até doi....
 

landsoull

Member
Eu não disse isso... nesta coisa dos tamanhos eu vou pela experiência do dia a dia (já são muitos km para ligar a tabelas das empresas), embora a base tenha sempre de partir de um quadro que se enquadre.
Escrevi o acima para perceberes que nem sempre o que as marcas dizem está propriamente correto ou se aplica a nós, a mim, a eu.... Tu é que disseste algo do género "mas eles estão aqui para enganar" e afinal, escolhes-te um tamanho inferior. Conseguirás sempre moldar melhor à tua pessoa um quadro ligeiramente pequeno do que um quadro grande... então a subir, até doi....

então concordas que o quadro 50 se enquadra na minha estatura?
 
Top