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Compra de Bicicleta de estrada para iniciação

joseruivo

Well-Known Member
Ora aí está uma coisa que eu detesto e não aconselho nada, estás a perder grande parte das vantagens de uma carneira e a aumentar os riscos de fricções, problemas, etc

As Carneiras estão feitas para estar em contacto com a pele, a colocares uma camada de tecido entre ela e a pele eu não aconselho. Mais vale uma calças com uma boa carneira

Nunca reparei nesse pormenor. Ontem andei 3 horas, com legings + calções, não notei nada de diferente do que quando levo apenas calções. Da próxima vez vou estar mais atento.
 

joseruivo

Well-Known Member
se eu trocasse os meus sapatos e pedais de BTT achas que sentiria diferenças significativas?

Eu troquei de pedais de estrada para BTT, porque achava irritante encaixar o pé num pedal com encaixe apenas de um lado. Não notei diferença de conforto. Não fiz comparações de pesos.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Hahahaahah, estive quase para escrever uma asneira
Não notei nada no peso, na verdade nem sei qual o peso dos 105, mais, já nem passo cartão a isso, passei a preocupar-me com o meu peso
 

ruilebs

Well-Known Member
Hahahaahah, estive quase para escrever uma asneira
Não notei nada no peso, na verdade nem sei qual o peso dos 105, mais, já nem passo cartão a isso, passei a preocupar-me com o meu peso
já li por aí algures que no ciclismo o peso de tudo que são elementos móveis têm mta repercussao no andamento, daí a minha pergunta
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
já li por aí algures que no ciclismo o peso de tudo que são elementos móveis têm mta repercussao no andamento, daí a minha pergunta
Muitas dessas vantagens são teóricas nas nossas mãos
Posso-te dar um exemplo, as rodas de alto perfil, tem vantagens a partir de certa velocidade, ora se um gajo não chega lá nem perto não adianta nada, possivelmente será até pior, visto elas serem mais pesadas que umas de baixo perfil, já para não falar das rabanadas de vento

Tens o caso dos capacetes aero, mais uma vez os ganhos estão nas velocidades altas e na posição em cima da bicicleta, ainda este domingo das amendoas eu passei por vários ciclistas que vão com as mãos na parte de trás do guiador, logo a dar o peito ao vento, logo a posição menos aerodinâmica em cima da bicicleta

Quando estamos a falar de gajos que normalmente andam acima dos 40s, 50s, ai é normal que esses ciclistas tirem partido de todos os ganhos proporcionados por todas essas teorias e tecnologias

Poderíamos estar aqui a falar de N coisas que sendo melhorias técnicas, metidas a nossa disponibilidades não temos melhoria nenhuma

Eu falo por mim que não ando um piço
 

pratoni

Well-Known Member
se eu trocasse os meus sapatos e pedais de BTT achas que sentiria diferenças significativas?
depende principalmente dos sapatos que tens atualmente.

A grande diferença que notei foi a rigidez maior dos sapatos, mas para ser sincero passei para uns sapatos com uma sola bem mais rigida(carbono).

E um problema que tinha com os spd de btt era que passado algum tempo começava a notar pontos de pressão na zona do cleat que ao ser mais pequena concentra toda a força num só ponto enquanto que nos cleats de estrada está mais espalhada.

Logo se tiveres uns saptos de btt com sola xpto de carbono se calhar nem vais notar muita diferença.

Quanto ao peso só se tiveres uns sapstos de chumbo é que vai fazer diferença real...

Como os sapatos que sugeri ao @goncalo94 têm solas de carbono, boas reviews na net e são bem levezinhos, penso que, caso haja orçamento para tal, valem a diferença de preço para os que ele colocou na lista...
 

Filipe M

Well-Known Member
De vez enquando ando aqui com um amigo,a minha bike de aero não tem nada. Ele tem uma Sworks tarmac ultralight de para cima de 10 mil€,com guiador aero,rodas roval 50,dura ace di2,etc...
Temos mais ou meios a mesmo fisionomia...em descida facilmente passo por ele,a diferença possivelmente estará nas nossas posições adoptadas em cima das bikes.
 

joseruivo

Well-Known Member
De vez enquando ando aqui com um amigo,a minha bike de aero não tem nada. Ele tem uma Sworks tarmac ultralight de para cima de 10 mil€,com guiador aero,rodas roval 50,dura ace di2,etc...
Temos mais ou meios a mesmo fisionomia...em descida facilmente passo por ele,a diferença possivelmente estará nas nossas posições adoptadas em cima das bikes.

Brutal! Há uns tempos notei que em determinada descida ia mais depressa todo encolhido sem pedalar, do que na minha posição normal a pedalar :eek: Sem dúvida que a posição pode ter muito mais efeito do que 1 ou 2 mm do equipamento! (A menos que já se vá numa posição toda encolhida.)
 

André_Alecrim

Active Member
A diferença deve estar mesmo na posição, por ex. costumo andar com um amigo meu , a bike dele tem uns 11 kg e ele uns 85kg +/- . A minha bike tem quase 8kgs e eu peso uns 65/67 kgs. Ora a descer ele ganha muito mais velocidade. Mas ao usar uma posição bastante aero, naturalmente dei por mim a adoptar a posição "pantani" , quase que atingo a mesma velocidade que ele, que não vai tão aero.
 

NULL

Moderador
Staff member
A posição influencia e muito a velocidade a descer... mas cuidado, as posições mais rápidas são também as mais perigosas.

Conheço quem já teve quedas feias à custa dessas posições. Ainda há tempos um amigo ia à minha frente a descer à Froome, encaixado no quadro, quando ia subir para o selim antes de uma curva o calção prendeu no bico do selim, atrapalhou-se e quase foi ao chão...

É preciso cuidado...
 

Filipe M

Well-Known Member
Não não,eu gosto de sentir o rabinho no selim :D,consigo é levar o queixo quase no avanço que mal vejo os dados no bolt :cool:
 

ruilebs

Well-Known Member
A posição influencia e muito a velocidade a descer... mas cuidado, as posições mais rápidas são também as mais perigosas.
Conheço quem já teve quedas feias à custa dessas posições. Ainda há tempos um amigo ia à minha frente a descer à Froome, encaixado no quadro, quando ia subir para o selim antes de uma curva o calção prendeu no bico do selim, atrapalhou-se e quase foi ao chão...
É preciso cuidado...
a malta põe-se a jeito mesmo, naquelas posições.
sao posições muito instáveis, qualquer coisinha e a probabilidade de ir lamber o alcatrão é do caraças
eu nada disso, é sempre em cima
 

goncalo94

Member
Nesta selecção não tenho grandes reparos mas se fosse eu pessoalmente mudava apenas:
as luvas por umas de dedos completos mas aí é opção pessoal, mesmo no verão uso luvas de dedos completos.

Sou dos que prefere umas calças a calções + pernitos

Quanto aos sapatos, se tiveres orçamento acho que ias ficar mais bem servido com estes:
https://www.decathlon.pt/calcado-bicicleta-900-aerofit-id_8390040.html

Quanto aos pedais estou a achar esses muito caros e o preço é só porque são em carbono. A versão em alumínio funciona igualmente bem e deves poupar umas massas online mesmo com portes...
acabei mesmo por optar comprar os pedais em alumínio, comprei pela pro bike shop custaram 32 euros em suposta promoção.
 

goncalo94

Member
ja tenho a bicicleta, material todo e ja dei algumas voltas (nao muito grandes) com ela, os pedais que utilizei foram aqueles normais que vem com a bicicleta.
agora mandei vir os shimano PD-R540 SPD-SL que montei hoje e tentei ir dar uma volta mas nao me consegui adaptar aos cleats, fico sempre com receio de nao conseguir tirar o pe do pedal.
 

FSilva

Well-Known Member
ja tenho a bicicleta, material todo e ja dei algumas voltas (nao muito grandes) com ela, os pedais que utilizei foram aqueles normais que vem com a bicicleta.
agora mandei vir os shimano PD-R540 SPD-SL que montei hoje e tentei ir dar uma volta mas nao me consegui adaptar aos cleats, fico sempre com receio de nao conseguir tirar o pe do pedal.
Agora é normal isso com as voltas torna se automático nem vais ter de pensar ja vai ser reflexo puxar o calcanhar para fora para desencaixar
 
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