• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Como perder peso - The Hard Facts

Bianchi

Active Member
A minha partilha:

Há cerca de 3,5 anos, estava eu com 96kg quando decidi fazer o IM 70.3 Cascais. Hoje, sem ter mudado muito a minha alimentação - apenas o tamanho das porções, estou com 79 ~ 81kg. Meço 180. Tenho agora menos peso aos 39 do que aos 19. Vestia 44 ou 46 de calças. Visto agora o 40. Na parte de cima, era impensável comprar tamanhos inferiores ao XL (em especial pela barriga). Hoje, já arrisco o M na maioria das vezes.

A acreditar na minha balança chinesa (da xiaomi), devia chegar aos 68,8kg Ficarei feliz aos 74~75kg. Parece que ainda tenho 24,3% de gordura corporal onde cortar e com um índice de gordura visceral = 12

Ainda devia perder mais peso. Mas está difícil. Já estou magro de pernas, cara e braços. O meu problema é barriga e mamas. E a cerveja. E o vinho. E o gostar de comer.

Com calma a coisa vai.
Flexões e abdominais
 

Bianchi

Active Member
Todos certos e todos errados...

"Conheço um tipo" que mede 1,72, está a chegar à meia idade e pesa 71 kg. Tinha excesso de peso? Não me parece...

Dos 20 aos 30 anos pesava entre os 62 e os 65 kg. Sim, era magrinho, a mulher dizia que as pernas pareciam uns "canivetes".

Desde os 20 anos que não pratica desporto algum, passa a vida a trabalhar sentado (normalmente entre as 10h e as 23h), janta muito bem (normalmente arroz ou massas a acompanhar uma carne) e logo a seguir sofá até as 01h30/2h00, normalmente com uns quadrados de chocloate ou uma taça de gelado. Almoça a 5 metros do escritório, em 15 min.

Nos dias em que vai passear o cão de manhã percorre talvez 2 km a pé (raro).

Gosta de comer muito bem (comidas tipicamente portuguesas, embora mais carnes), não bebe e fuma bastante (embora a reduzir).

Não tem qualquer problema de saúde (por enquanto) e normalmente faz testes de esforço todos os anos, altura em que percebe que está muito em baixo de forma.

Desde o Verão passado começou a dar umas voltas de bicicleta entre 2 a 3 vezes por semana (entre os 20 e os 50 km cada volta). Actualmente pesa 69 kg.

Cada qual é cada qual...

E esquecem o consumo calórico do trabalho intelectual.
 

Carolina

Well-Known Member
Recomendaste flexões e abs para perder gordura na barriga/peito. Isso não funciona. Não podes escolher onde perder gordura.
 
  • Like
Reactions: DMA

EL PISTOLERO

Well-Known Member
Recomendaste flexões e abs para perder gordura na barriga/peito. Isso não funciona. Não podes escolher onde perder gordura.

Mas se exercitar com exercícios específicos para uma determinada zona do corpo, essa zona em concreto em princípio terá mais probabilidades de perder gordura? Ou não será bem assim?
 

Carolina

Well-Known Member
Quando ganhas peso a gordura não é distribuída de forma igual. Isto varia de pessoa para pessoa. Alguns ganham mais na barriga, outros nas pernas, etc.

O mesmo acontece quando se perde peso. Não perdes de forma igual em todo o lado e isso também varia de pessoa para pessoa. Alguns perdem mais rápido na barriga, outros nas costas, etc.

Se tu trabalhares muito um músculo, esse músculo vai crescer debaixo da gordura. Vais notar uma maior definição, o que pode dar a ilusão de que perdeste gordura nessa zona.

Fazer abs com esperança de perder barriga não faz sentido, nem vai funcionar.
 

qwerAC

Well-Known Member
Gordura localizada principalmente nas ancas e no abdómen é à base de uma boa quantidade de exercício físico com uma alimentação equilibrada. E o segredo está em fazer uma restrição calórica baixa mas sustentada ao longo do tempo.
 

pedrodoprior

Active Member
Gordura localizada principalmente nas ancas e no abdómen é à base de uma boa quantidade de exercício físico com uma alimentação equilibrada. E o segredo está em fazer uma restrição calórica baixa mas sustentada ao longo do tempo.
restrição calorica é merda. agora se me dizes: adaptar/ajustar a ingestão de calorias/hidratos ao dispendio energético, estou plenamente de acordo.
abc.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
3 posts, 3 asneiras... Credo...

Tanto perderes gordura a comer erva como a comer frango, porco e até bolos.

Consumir menos do que gastas (é o que queres dizer com "restrição calórica", certo?) é a única maneira de perder peso.

Treino localizado pode fazer perder a gordura, é verdade. Mas não necessariamente a que está localizada perto do músculo que estás a trabalhar!
Se o teu treino "localizado" te fizer gastar mais calorias do que as que consomes, vai-te fazer perder gordura, ponto.

Uma pessoa que não tenha abdominais à mostra e que comece a fazer abdominais, se não consumir menos calorias do que gasta, apenas vai fazer crescer os abdominais por baixo da camada de gordura. O que até poderá fazer parecer mais gordo!

Mas isto já foi tudo dito pela @Carolina. Agora cada um acredita no que quer.
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
Caros @qwerAC e @pedrodoprior
Está a querer-me parecer que estão a dizer a mesma coisa.... Isso da restrição calórica/ ajustar as calorias ingeridas com as calorias consumidas não vai dar ao mesmo?
Como disse o @qwerAC para se perder peso tem de se consumir mais do que aquilo que se ingere...
Quando digo perde peso falo em termos gerais.
Depois a questão da gordura localizada é outro assunto...
 

Carolina

Well-Known Member
gordura visceral. vegetarianismo/veganismo cuida disso. é preciso é coragem. dasse.

LOL

devias ler o primeiro post deste tópico.

FYI, em dietas vegetarianas/vegan as pessoas têm tendência a consumir menos calorias porque os legumes/vegetais/etc são menos calóricos. Podes perfeitamente ganhar peso sendo vegetariano/vegan.
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
"Se tu trabalhares muito um músculo, esse músculo vai crescer debaixo da gordura. Vais notar uma maior definição, o que pode dar a ilusão de que perdeste gordura nessa zona."

Relativamente a esta parte do discurso da @Carolina , eu não me acredito que não haja muito boa gente aqui no fórum que não tenha experenciado um caso destes. Seja o próprio ou algum amigo ou familiar etc..
 

qwerAC

Well-Known Member
Há aqui pessoal que vê blogs a mais e artigos científicos a menos... Ainda vou acrescentar coisas, é contra natura para o nosso corpo perder peso daí a restrição calórica ser baixa e sustentada ao longo do tempo com uma boa base de exercício físico de forma a limitar ao máximo a conservação de energia que o nosso corpo para se adaptar a uma restrição calórica
 
Top