• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Como gostas mais de pedalar ? Cicloturismo, sózinho ou em grupo?

biza

Member
É verdade Angel@... alias o ciclismo é sinónimo de companheirismo...mas por vezes para treinar é preciso estar sozinho... por exemplo um treino base têm que se ter batimentos muito baixos ou melhor andar por volta dos 60% a 80%... e por vezes em grupo por mais promesas que haja há sempre picardias( o que é saudavél)... isto depende do objectivo de cada um... eu por exemplo por vezes gosto andar sozinho...andar...andar sem destino porque acho de a bicicleta é sinonimo disso mesmo LIBERDADE...

Abraços!
 

Nosoul

New Member
Concordo contigo biza. Na minha opinião acho que é tudo uma questão de estabelecimento de metas/objectivos. Eu pessoalmente gosto mto de andar sozinho, vou até onde as pernas me levam (vir é que ja é pior lol)! No entanto, andar em grupo também é saudável, essencialmente pela diversão, convívio.
Depois de um dia de trabalho, o que sabe melhor é procurar esse conceito que falavas biza...liberdade!
 

Armando

New Member
Boas pessoal

Eu gosto mais de andar acompanhado, e se for acompanhado por gente que sabe de ciclismo,tanto melhor.
É certo que para treinar ciclismo a um bom nivel,é melhor treinar sozinho a maior parte do tempo.
Adoro andar com gente que não se esconde atrás dos outros e que dão a cara ao vento, independentemente de aguentarem muito ou pouco.
Normalmente no grupo em que estou inserido sou eu que vou delineando as voltas,impondo o ritmo e acelerando ou esperando conforme as situações.
Quando recomecei a andar novamente(apos 20 anos de inatividade),fiz muitos Kms sozinho,mas rapidamente fui convidado a participar em treinos com ciclodesportistas (actuais Masters),que me empurraram muitas subidas acima,depois de eles as terem subido,voltavam para me rebocar ou empurrar.
Rapei muito atras deles,como ainda hoje rapo atras de outros,mas tambem consigo fazer o mesmo a alguns e, são muitas as vezes que tambem volto para tras para rebocar os mais lentos do grupo.

Agora quanto a xaços e grandes bikes...não me venham com estorias,as pernas é que contam e,são muitas as vezes que os Srs endinheirados passam as vergonhas proprias daquilo que o dinheiro não consegue comprar.

Vou-vos contar um episodio:
-Quando eu corria nos Masters,um certo ano apareceu por lá um recente ex-profissional,que estava habituado a grandes maquinas(pois eram sempre oferecidas). Ali ,ele era como os outros,ou melhor...menor que muitos,pois neste escalão rolam por lá grandes maquinas.
Só que ele nesse ano (sem bike oferecida) estava a correr com uma "Giant" de aluminio com mais de dez anos,pintada a pincel, umas rodas de 32 raios muito antigas e um grupo tambem ele muito antigo...mas as pernas,essas eram fortes e quando ele queria,lá se ia embora sozinho.
Foi nesse ano consagrado Campeão Nacional, o seu nome era Luis Sarreira.
 

Tribal-PT

New Member
Andei muitos anos alheado dos pedais.
Agora ando a pedalar sozinho para ganhar algum ritmo e resistencia.
De futuro quero passar para um grupo ou cicloturismo
 

GIANT_TCR85

New Member
Antes de mais; bom tópico!! :)

Eu simplesmente gosto de andar de bike :) seja no mato, quando faço BTT, seja pela estrada fora... A verdade é que quando ando de bike só quero ter prazer, e superar-me a mim mesmo, e não superar os outros!! Competição já basta na minha profissão (músico), e ai é que tenho de ser bom e dar tudo o que tenho... andar de bicicleta é um hobbie, em que alivio o stress e faço desporto.

Ando muitas vezes sozinho, gosto de ir a passeios de cicloturismo como também gosto de me juntar a um grupo aqui da minha zona e acompanha-los... e se as pernas faltarem não tenho problemas nenhuns de parar e voltar para trás! Mas claro que qndo os consigo acompanhar, e por vezes dar a cara ao vento, ou mesmo numa subida deixar alguém para trás sinto-me bem... mas não é por competição mas sim por superação pessoal!!

E por vezes penso que se todos aqueles que querem ser os "Armstrongs" da sua rua, dessem tanto no seu emprego como dão a andar de bike, este pais talvez não estivesse como esta... mas isto é só a opinião de uma pessoa que vive com a "competição" na sua profissão!!

Boas Pedaladas, sejam elas, por prazer, competição, vaidade, passeio... ou mesmo na cama :)

Cumprimentos
 

alpha

New Member
O principal é ser melhor e não ser o melhor.
Gosto de pedalar com companhia, principalmente por razões ligadas à segurança. Pedalar sózinho não me chateia e ás vezes tem mesmo de ser para maior disciplina de treino.
 

saurio33

Member
Desculpem lá pessoal, talvez seja off-topic, mas não resisto a comentar isto (o autor que não leve a mal, pois não tem nada a ver com ele):

E por vezes penso que se todos aqueles que querem ser os "Armstrongs" da sua rua, dessem tanto no seu emprego como dão a andar de bike, este pais talvez não estivesse como esta... mas isto é só a opinião de uma pessoa que vive com a "competição" na sua profissão!!

Podem ser "Armstrongs ou Cadel Evans", mesmo assim nunca o povo português conseguirá tapar "buracos negros" como o do BPN, Madeira, etc, etc. Nunca, com estes governantes em causa própria. Infelizmente...

Agora voltando ao tema, nunca pedalei com bike de estrada com um grupo organizado. Em BTT sim, porque tenho medo de ter algum acidente e nem saber dizer onde estou, para me socorrerem.
Quando comecei a andar de bicicleta (há cerca de um ano e meio) ía sozinho, pois até tinha vergonha da figurinha. Mantive sempre um esquema de 2 tipos de volta (que ainda hoje mantenho). A volta curta e a volta longa. No inicio a curta tinha cerca de 10 km, quase em plano, e a longa cerca de 25 km. Agora a curta tem cerca de 50/75 km e a longa cerca de 100 km. Isto para voltas de treino. Também vario a altimetria. Umas vezes faço quase plano (tipo SJM-Feira-Ovar-Torreira-S. Jacinto-Estarreja, etc), outras vezes faço serra, como a da Freita, Sever do Vouga, Alvarenga, Castelo de Paiva, etc. Em estrada não tenho problema em andar sozinho. Gosto da solidão, dá-me prazer desfrutar dessa liberdade, parar onde me apetece, tirar umas fotos, almoçar pelo caminho, conhecer terras, falar com os seus habitantes... Basicamente era o que fazia quando tinha moto. Agora, aos 42 anos e uma vida sedentária, é preciso pensar na saúde. A bicicleta veio substituir a moto. E fá-lo na perfeição.
Agora, de inverno, prefiro os trajectos mais planos, por questões de segurança, facilidade, e também por um critério de treino (geralmente faço a volta maior aos sábados). Aos Domingos, é o vicio de muita malta desta zona: vamos mostrar as bikes num passeio ao Furadouro e ter prazer de pedalar entre ilustres desconhecidos, que nutrem pelo ciclismo a mesma paixão que nós. É bonito, estimulante e reconfortante. Nesse dia não há stresses (pelo menos para mim). É tipo a volta de relaxamento. :) E assim há espaço para todos, devagar ou depressa, com bikes caras ou baratas, novas ou clássicas. E ninguém pode dizer que não tem companhia, pois ela não falta! :)
E quando toca a hora do BTT, é outro mundo, outro paradigma :)cool: ), mas o espírito é o mesmo.
Cumprimentos
 

elv1s

New Member
Pessoal, uma questão falam de PRO's e lebres e pessoal com a faca nos dentes.

Quando recomecei a pedalar 25km/h na estrada era muito. Para lá chegar andava em esforço alto. Dava um pequeno passeio de 20km e chegava bem partido.

Agora, é fácil atingir os 45km/h em plano. 20km é uma distancia quase de aquecimento.

Se apanhar um grupo, na roda de outros, não custa nada velocidades altas...
Claro que há grupos que não consigo acompanhar, mas também tenho amigos, que se não esperar por eles, rápidamente deixam de me ver, mas aqui a questão é os anos de voltas sejam em passeio ou treino, e o que para uns é muito esforço para outros ainda nem começou.

Não sei se me faço entender, mas parece-me estranho criticar fulano A ou B que treina muito ou anda muito, e vai à morte no "passeio" de domingo. Se calhar já anda há muito tempo, sente-se bem em andar 3 ou 4x por semana, e até nem vai "à morte", vai sim bem devagar a apreciar a paisagem.
 

curdius

New Member
Bom dia Amigos,

Gosto muito de pedalar em grupo, especialmente ao fim de semana. Mas o modo com que gosto mais de pedalar é mesmo sozinho.
Quando faço BTT ainda ando mais acompanhado (nomeadamente quando vou para sítios mais técnicos), mas em estrada é mesmo sozinho. Gosto muito de longas distancias e de chegar ao meu limite e para isso guio-me sempre pelo meu Cardo-Frequencimetro. Com mais gente dificilmente consegues meter a tua pulsação no sitio em que queres para o troço em causa. É certo que com mais gente vais mais coberto do vento e acabas por andar mais, mas eu gosto de olhar o horizonte e não a roda da frente.
 

Neutrolio

New Member
Boas.

Gosto de andar de bike de todas as maneiras e feitios seja btt ou estrada. Gosto de passear de btt mais em grupo. De estrada até gosto de andar sozinho ou com colegas com nível físico semelhante ao meu.
A verdade é que gosto de me superar, seja fazer uma subida mais rápido do que fazia antes, seja fazer uma descida ou um trilho de btt mais rápido. Isso dá-me prazer. Se participar numa corrida de btt, treino para isso, tento dar o meu melhor. Gasto tempo e mais tempo a treinar e isso faz-me sentir bem. Vou competir com outros colegas, eles vão competir comigo. Gosto de estar no topo de uma qualquer subida marcada no strava, se não tiver pernas para isso, gosto simplesmente de melhorar o meu tempo, estar o melhor classificado possível. Não preciso que me lembrem que se viesse o último classificado do Tour de France ele me daria uma abada. E qual seria o mal de viver na ilusão?
Nestas amadorices não prejudico ninguém nem nunca fui prejudicado.

Quando faço treinos em estrada não gosto de andar a pisar ovos. O que para mim o que é pisar ovos para outros é andar mais do que devia. Para outros, ainda, o meu ritmo rápido é pisar ovos - perfeitamente normal.
Quando ando com colegas em menor forma física do que eu, vou com eles porque quero e sei que tipo de treino vou ter que fazer. Se quiser treinar mais ou me sentir com força, adapto o meu treino ou vou treinar sozinho.
Por causa disso tenho como alternativa tornar profissional (e ter q demonstrar capacidade para isso...) ou colocar um limite à minha dedicação? Por alguns comentário que li sim. Enfim...

Quando leio alguns a julgar, negativamente, os outros por terem uma atitude mais competitiva, acho isso ridículo. Tão ridículo como alguém julgar outro por ser menos competitivo e só andar de bike passear, ir a passeios a 15km/h ou lá o que seja. Cada um deve fazer aquilo que quer, ser livre, desde que isso não prejudique a liberdade dos outros.
E lá porque nunca seremos um Armstrong, Contador, nem sequer profissionais, é por isso que não poderemos ter a mesma atitude que eles têm (ou ter um pouco dessa atitude) ?

E cada um faz o que quer com o seu tempo livre, cada um dedica o seu tempo livre como quer, seja a trabalhar, a andar de bike, a estar sentado no sofá, etc. Não tenho nada que julgar as pessoas pelo que fazem ou não pelo seu País (agora está na moda o sacrifício pelo País), por si, pela família, pela religião, etc.
De igual forma cada uma faz o que quer com o seu dinheiro. Se compram bikes caras, não tenho nada que os julgar, e não é por ter gasto uma batelada de dinheiro nas máquinas. O vendedor da loja não exige testes de capacidade física para vender a melhor das bicicletas, exige é o dinheiro. Por ter gasto uns milhares de € numa bike não tenho que provar nada a ninguém, não tenho que andar mais do que os que têm bikes de ferro, assim como por alguém ter uma bike de ferro não é menos que nenhum outro.

Cada um faz o que quer com a sua vida. Acima de tudo acho que não se deve olhar de lado para ninguém apenas por não se enquadrar na nossa linha de pensamento ou filosofia de vida. Acho que isto é óbvio e todos concordam, mas alguns dos textos aqui escritos não satisfazem este principio.

Sejam livres e deixem os outros ser livres.
 

M1962

New Member
Olá

Tentando ser objectivo,prefiro a vertente ciclo-turismo .
Gosto de sair de casa sem percurso rígido,tudo depende do apetite vou vagueando á vista.

Grupos organizados,só quando me apanham por aí,a organização é deles,eu vou de boleia,muitas vezes surge um convite,vá venha daí....e eu vou,pelo menos até onde as pernas me deixam,dependendo do ritmo que eles impõem,tenho que fazer continhas,ao estado das pernas...e á gasolina para voltar para casa....porque a organização é deles e nem sempre os caminhos são coincidentes.....á já me esquecia....se o declive for muito acentuado e o ritmo elevado...lá se acaba o ajuntamento,é que o grupo são eles eu apenas um gajo que se diverte em cima de uma fininha.....mas nada de andar a cuspir os pulmões.

Portanto mais vale só que "mal" acompanhado.:rolleyes:

Quando pedalo acompanhado...só mais um, portanto somos dois,pai e filho,ele 25 anos,eu o dobro ,é fixe,ele sempre a puxar,e eu escondidinho a tentar acompanhar....nas subidas,deixo o rapaz sair....:cool:mas claro já sei que nas rotundas ele anda lá ás voltas á minha espera....tá combinado chegarmos sempre juntos a casa:p.

Abraço Mário
 
Eu gosto de andar, sozinho, acompanhado, depressa, devagar, de qualquer maneira desde que seja em estrada. Gosto menos de andar à chuva, mas amanhã lá terá que ser.
Abraço
 

filipe.santos

New Member
boas eu adorava pedalar em cicloturismo mas como na minha terra não há amantes de fininhas pois é só btt pois ha aqui ao lado o trilho de cabroelo... sou de canelas PENF... bem rolo sempre sozinho e é muito bom dá para disfrutar das pedaladas....
 

PedroH

Member
99% das vezes sozinho sempre...e no fundo é como gosto de andar andar ao meu ritmo sem esperar por ninguem nem aturar cromos. :p
 
Top