Boas,
numa altura em que cada vez mais se generalizam as compras online, penso que será curioso entender a forma como muitas dessas lojas conseguem praticar preços bombásticos.
Inicialmente eu entendia que esses preços eram conseguidos pelas grandes quantidades que as lojas online faziam. No entanto talvez não faça muito sentido, porque um importador para determinado país conseguiria ainda mais quantidades e portanto melhores preços. Claro que se um artigo passa, no circuito fisico, do importador para o lojista há mais uma margem de lucro associada. A loja online elimina intermediários, mas mesmo assim há preços que ainda que se incluísse mais um interveniente continuavam a ser mais baratos que o preço de loja fisica.
Um dia destes, ao falar com um lojista meu conhecido, este lembrou-me que algumas das lojas online de preços bombásticos têm também marca propria de bikes montadas. Assim, "camuflavam" as encomendas de peças aos fornecedores com o pretexto de servirem para montar as suas bikes. Diz ele que em tempos algumas suspensões adquiridas nestes mercados traziam gravado na coluna algo como "OEM, not for sale in aftermarket".
Diz ele também que os importadores, ao abrigo da lei europeia, não negam as garantias dos produtos comprados online, mas que incluém uma "taxa" na resolução do problema ou cobram mesmo uma "reparação" ficticia...
Será que só estas "ginásticas" chegam para conseguir preços altamente competitivos? Ou na prática o circuito fisico, fabricante-importador-lojista é que alimenta muitas margens e há alguém a ganhar mais do que devia?
numa altura em que cada vez mais se generalizam as compras online, penso que será curioso entender a forma como muitas dessas lojas conseguem praticar preços bombásticos.
Inicialmente eu entendia que esses preços eram conseguidos pelas grandes quantidades que as lojas online faziam. No entanto talvez não faça muito sentido, porque um importador para determinado país conseguiria ainda mais quantidades e portanto melhores preços. Claro que se um artigo passa, no circuito fisico, do importador para o lojista há mais uma margem de lucro associada. A loja online elimina intermediários, mas mesmo assim há preços que ainda que se incluísse mais um interveniente continuavam a ser mais baratos que o preço de loja fisica.
Um dia destes, ao falar com um lojista meu conhecido, este lembrou-me que algumas das lojas online de preços bombásticos têm também marca propria de bikes montadas. Assim, "camuflavam" as encomendas de peças aos fornecedores com o pretexto de servirem para montar as suas bikes. Diz ele que em tempos algumas suspensões adquiridas nestes mercados traziam gravado na coluna algo como "OEM, not for sale in aftermarket".
Diz ele também que os importadores, ao abrigo da lei europeia, não negam as garantias dos produtos comprados online, mas que incluém uma "taxa" na resolução do problema ou cobram mesmo uma "reparação" ficticia...
Será que só estas "ginásticas" chegam para conseguir preços altamente competitivos? Ou na prática o circuito fisico, fabricante-importador-lojista é que alimenta muitas margens e há alguém a ganhar mais do que devia?