• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

"Ciclovias não diminuem acidentes"

fernandes_85

Well-Known Member
O que diminui acidentes é velocidade de circulação mais baixa. Bastava isso para diminuiro nº de acidentes sejam eles com peões, ciclistas ou automobilistas. só tem um problema: demasiado barata de implementar.
A questão das ciclovias não aumentarem a segurança em minha opinião está relacionada com os seguintes aspectos:
-falta de ligação e fluidez das ciclovias, que terminam muitas vezes sem qualquer aviso, obrigam a usar muitas vezes misto estrada-ciclovia, ou ciclovia passeio
-má construção das ciclovias no que diz respeito a interseções com as estradas, acessos a estacionamentos;
-sensação (falsa) de segurança para o ciclista que baixa as defesas e quando dá conta aparece um pilarete, um carro a aceder a uma garagem, etc etc
 

pratoni

Well-Known Member
Se quiserem mesmo reduzir a velocidade de circulação pode sair bem caro, mas aos infractores apanhados pelas autoridades...
 

MigC77

Well-Known Member
Não existe cultura de respeito pela ciclovia e isso para além dos motivos já apontados faz com que efectivamente não seja um factor de diminuição de acidentes com bicicletas. Efectivamente os ciclista que usam a ciclovia estão menos expostos aos carros. Mas estão expostos a outros perigos.

Para muita gente a ciclovia é uma zona de passeio com um piso porreiro, mais simpática para caminhar, passear o cão, correr, andar de skate, etc…

O que eu não entendo é porque é que um ciclista que circula num passeio é passível de ser multado e um peão que caminhe por uma ciclovia ou por uma faixa de rodagem não. Mas neste país o peão não precisa de respeitar as regras e na maioria dos casos se as desrespeitar não estão previstas quaisquer sanções ou multas.
 

dimark1978

Active Member
A meu ver as ciclovias foram criadas para fomentar a prática do ciclismo de lazer e com isto com o tempo talvez permitir que mais pessoas possam disfrutar da bicicleta como meio de transporte no seu dia a dia.

Dito isto, se vamos a fazer o nosso treino com médias de 30km/h nestas vias, iremos de certeza provocar a ira de alguns domingueiros menos experientes. Se faço um treino mais rápido circulo sempre pela estrada. Se circulamos na estrada devemos respeitar toda a sinalização, mesmo que isso prejudique os tempos dos segmentos do strava. Digo isto fazendo meia culpa, pois já fui advertido por um policia após passar um sinal vermelho. Agora tenho mais cuidado mas vejo muios ciclistas a passarem por mim enquanto espero.

A lei diz que só crianças até aos 12 anos podem circular nos passeios mas os ciclistas menos experientes será que respeitam?
Quantas vezes não vemos ciclistas a circular nas bermas em sentido contrário e sem capacete??

Não gosto de fazer juizos de valores mas sempre que vejo noticias de mais um acidente fico sempre a pensar em que tipo de ciclista seria a pessoa que sofreu o acidente.
 
Top