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Chinesadas Europeias

el-solitario

Well-Known Member
Um ponto que não foi falado, mas que pode ser relevante na situação do ZeOliveira. Ele postou a pouco fotos de uma volta que parecem ser dos açores. "Todos" nós somos do continente e ele parece ser dos açores, pode estar ai o tal problema com as encomendas dele. Não sei como esta a legislação para as ilhas, mas sei que ha restrições e empresas que não enviam para lá (açores/madeira) por alguns motivos.

Não estou por dentro das leis, mas são regiões autónomas, tem os próprios impostos etc. Pode ser a "explicação que faltava". Alguém que perceba da poda que se chegue a frente. Foi um ponto que nunca foi considerado nem indicado pelo user aquando da "discussão".
 

Velhadas

Well-Known Member
Um ponto que não foi falado, mas que pode ser relevante na situação do ZeOliveira. Ele postou a pouco fotos de uma volta que parecem ser dos açores. "Todos" nós somos do continente e ele parece ser dos açores, pode estar ai o tal problema com as encomendas dele. Não sei como esta a legislação para as ilhas, mas sei que ha restrições e empresas que não enviam para lá (açores/madeira) por alguns motivos.

Não estou por dentro das leis, mas são regiões autónomas, tem os próprios impostos etc. Pode ser a "explicação que faltava". Alguém que perceba da poda que se chegue a frente. Foi um ponto que nunca foi considerado nem indicado pelo user aquando da "discussão".

pode ser isso sim. eu aqui nao me arrisco, com o amor que estes gajos tem aos Brits ficava retida de certeza
 

jppina

Well-Known Member
Bem, não tem havido feedback da 2ª encomenda do ajsn91, nem o ZéOliveira voltou a dar mais pormenores, mas o El-Solitário tem estado atento e pode ter descortinado a origem do problema que ele teve, embora a mim não me pareça que possa ser por isso, tudo é possível. É que ao contrário do que acontece com Espanha, que aparece com as ilhas como destino distinto (as baleares e canarias funcionam como se de outro país se tratasse para efeito de envio), para Portugal isso não se verifica...

Eu acabei de fazer nova encomenda no Wiggle, pelo que em breve darei também aqui novidades :D
 

ajsn91

Active Member
Bem, não tem havido feedback da 2ª encomenda do ajsn91, nem o ZéOliveira voltou a dar mais pormenores, mas o El-Solitário tem estado atento e pode ter descortinado a origem do problema que ele teve, embora a mim não me pareça que possa ser por isso, tudo é possível. É que ao contrário do que acontece com Espanha, que aparece com as ilhas como destino distinto (as baleares e canarias funcionam como se de outro país se tratasse para efeito de envio), para Portugal isso não se verifica...

Eu acabei de fazer nova encomenda no Wiggle, pelo que em breve darei também aqui novidades :D

Estava à espera de receber a segunda para dar feedback... e confesso que estava a começar a ficar preocupado já que a segunda saiu apenas 1 dia depois da primeira tanto de UK como depois da Holanda, como a primeira chegou no dia 9 contava receber a segunda nos dias a seguir, o que não aconteceu, nem o tracking voltou a atualizar... até hoje que já me aparece como tendo chegado hoje a Lisboa... logo conto que me chegue a casa segunda feira sem problemas como a primeira espero eu :)
 

el-solitario

Well-Known Member
Bem, não tem havido feedback da 2ª encomenda do ajsn91, nem o ZéOliveira voltou a dar mais pormenores, mas o El-Solitário tem estado atento e pode ter descortinado a origem do problema que ele teve, embora a mim não me pareça que possa ser por isso, tudo é possível. É que ao contrário do que acontece com Espanha, que aparece com as ilhas como destino distinto (as baleares e canarias funcionam como se de outro país se tratasse para efeito de envio), para Portugal isso não se verifica...

Eu acabei de fazer nova encomenda no Wiggle, pelo que em breve darei também aqui novidades :D
Como disse, não percebo nada de fiscalidade tributária, mas no caso dos Açores o iva é de 18% e 22% na madeira. Eu sabia que eles sendo autónomos, tem o sistema tributário “diferente” do nosso. Mas não sei como funciona alfandegáriamente falando.

Desde que o user expôs o caso, como curioso que sou tentei “sacar” o máximo de informação possível para tentar ver uma lógica e poder ajudar o zeoliveira. Mas ele pouco ajudou, não fornecendo grandes dados por diversos motivos, que tenho de aceitar e que até compreendo. Mas se ele tivesse colocado logo um print do tracking da encomenda com os campos pessoais apagados, podíamos ter percebido melhor desde o início o que se pode ter passado. A uns dias ele colocou uma foto aqui no fórum, onde outros users identificaram como sendo nos Açores. Aí deu-me o click, pois era o único factor diferenciado de todos os outros users que tinham também comprado la e sem problemas.

como o @ZeOliveira nunca mais voltou ao post ficamos sem saber.
 

Jazz

Well-Known Member
Se vem da UE, paga-se a encomenda mais os impostos do país de venda, tudo ao mesmo tempo. A encomenda chega directa, não há alfândegas, não há nada.

Se vem do UK, paga-se o valor sem impostos. Estes serão acrescentados à entrada da UE, têm de ser pagos, senão a encomenda nem sai da ilha.


Ficar retido na alfândega de cá é muito estranho. Mesmo vindo do UK. Devias ter recebido uma notificação da transportadora com a encomenda ainda lá. E o preço na crc tem de ser sem impostos.
 

jppina

Well-Known Member
Atualização, mas antes...

El-solitário, tens razão, e embora não apareça no destino as ilhas portugueses ao contrário do que acontece com espanha, no site do wiggle encontrei esta informação que leva a crer que eles aplica o IVA da Madeira e dos Açores, provavelmente de acordo com a morada de entrega:

"Items shipped to the EU and Norway
The relevant rate of local VAT will be applied based on the product(s) included within your order, the VAT will be displayed in the product price and no further charges relating to VAT will be incurred.
Note for orders shipped to island territories please ensure you select the full delivery destination country before ordering to ensure the correct taxes are applied. This will apply to Channel Islands, Canary Islands, The Azores and Madeira." Pena de facto o Zé-oliveira nunca mais ter dito nada...

Em relação à minha encomenda de sábado, recebi hoje um email e sms da DHL que me pedem informação adicional, cito "De forma a agilizar o despacho aduaneiro e a entrega da mesma, aceda ao seguinte link."

Nesse link sou convidado a fazer o upload da fatura e prova de pagamento. Deixo abaixo link para algumas imagem. Note-se o alerta de que diz "Informamos que a entrega da sua encomenda será feita livre de encargos.".

https://www.dropbox.com/sh/brogvwiybq7394o/AADH7Qqp84UgprCBmvpHCjLIa?dl=0

O meu problema neste momento é que não consigo a fatura (no site do wiggle só aparece o nº de encomenda, os produtos adquiridos e a minha morada, eles querem que conste a identificação do vendedor), no entanto enviei o que consigo. Entretanto já pedi à Wiggle a fatura bem como informei que caso tivesse de pagar algo iria recusar a encomenda para ser reembolsado (embora esteja convencido que não vou pagar nada).

Ainda, sei que no exterior da encomenda vêm os documentos que me estão agora a pedir (e que podem ver ainda no link que deixei acima da encomenda que fiz em janeiro), no entanto pelo que percebo eles estão a pedir este documentos para acelerar o processo de entrega... a ver vamos se é assim efetivamente.

Ainda, estranho vir pela DHL, sempre recebi as encomendas pelos CTTExpresso...

Para já sem stress, vamos ver no que dá, mas uma coisa é certa, já me deram trabalho que nunca tive...
 

jppina

Well-Known Member
Entretanto os gajos da DHL são rápidos, já me pediram mais documentos, e passo a citar "ESCLARECIMENTO SOBRE A COMPOSIÇÃO DA MERCADORIA? APRESENTAR A COMPOSICAO POR EXEMPLO COM ROTULOS"

Fui ao site do Wiggle e fiz um printscreen da composição das barras e geis que comprei :D:D:D Será que serve? :rolleyes::eek:o_O
 

jppina

Well-Known Member
Mais atualização. Hoje de manhã já tinha um mail da customs.portugal@dhl.com a dizer que o processo de desalfandegamento tinha sido concluído e em anexo é enviada um documento, o DAU. No email é dito "Este email (anexo) é assim a confirmação que a importação foi finalizada com sucesso, tendo obtido o Nr Ordem 2021PT0000XXXXXX01XX não sendo necessária qualquer acção da vossa parte."

Pelo leitura do mesmo, bastante complexa, fico sem saber se tenho ou não de pagar algo ao receber a encomenda... já pedi esclarecimentos.

Aparecem vários valores, o total que paguei, 116,80€, um BTI (Base Tributação Importação??) de 197€13 que não sei donde vem... um VAD (Valor Aduaneiro???) de 161€73 que também não sei o que seja... (e que aparece mais abaixo como sendo também "Valor Estatístico"), um ajustamento de 44€93 (que corresponde ao VAD menos o que paguei...), outro VAD de 35€40 e depois percebe-se que no campo 47 "calculo das imposições" multiplicam os 197€13 por 0,23 (o nosso IVA) e aparece um valor total de 45€34 que é o que me parece o valor a pagar...

Neste momento a encomenda já está em Lisboa e a Wiggle, que normalmente é bastante rápida a responder, ainda não o fez... o tracking diz-me que vai ser entregue 5ª, mas palpita-me que vai ser amanhã. Se entretanto não obtiver resposta da Wiggle e me tentarem cobrar algo, a encomenda volta para trás.

Aguardam-se os próximos capítulos.

Uma nota ainda, ontem no 2º email da DHL que me pedia mais documento, já me estava a enviar em anexo (que não abri por não ter reparado) os documentos cujo upload já tina feito, mas acompanhados também da fatura comercial da Wiggle, ou seja, eles já tinha a tal fatura que eu não tinha e que pedi à Wiggle, no entanto pediram-me a mim a mesma coisa que já tinham... estranho, não?
 

jppina

Well-Known Member
Mais uma atualização, não tenho de pagar nada, quem paga é o rementente.

A DHL respondeu ao meu pedido de esclarecimento, referindo que "o incoterm do envio é DTP", o que após uma pesquisa significa que o vendedor responsabiliza-se pelo pagamento de todas as taxas.

No documento que acompanha o envio que a DHL me enviou ontem no mail em que pedia mais informação, está lá o nº da conta DTP e os termos da troca comercial DDP.

Quem quiser perceber melhor é só ler aqui que está muito bem explicado:

https://www.tnt.com/express/pt_pt/site/how-to/understand-incoterms.html

e abaixo um link onde se explica a mudança nos termos de DDP para DTP e DPP

https://www.lexology.com/library/detail.aspx?g=af925870-ec57-4a3d-9073-f27f6439a2a9

Portanto, pessoal, não temam a alfândega, podem comprar à vontade no Wiggle e CRC, eles é que pagas as taxas que houver a pagar! Podem é ter mais algum trabalho como eu tive, já que me pediram documentos, no entanto continuo sem perceber porque mos pediram se já vinham com a encomenda...
 

cconst

Well-Known Member
já que me pediram documentos, no entanto continuo sem perceber porque mos pediram se já vinham com a encomenda...
Possivelmente para detetar possíveis fraudes (dado que a responsabilidade de eventuais taxas será do vendedor podem querer confirmar que o documento que consta na encomenda é verdadeiro).
 

jppina

Well-Known Member
Sim, de facto faz sentido, os chineses costumam fazer isso!

Não acredito que a Wiggle o faça, mas claro que os da alfândega têm de se certificar disso.
 

jppina

Well-Known Member
Acho que deves ter lido as coisas na diagonal... não há nada a pagar, nem IVA, nem taxas, nem taxinhas... o remetente é que paga o que houver a pagar!

Dá mais trabalho, sim, se nos pedirem os documentos que me pediram, mas também há os pontos positivos, a encomenda foi feita no sábado pouco antes das 20h, e hoje já está para entrega, antigamente vinha por CTTexpresso e demorava sempre no mínimo 5 dias úteis.

Em relação a estabilizar não há nada para estabilizar, o Brexit já foi, doravante vai ser assim!
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Quanto ao tempo de transporte, existem mais que fazem isso, ou é pelo preço ou não estou a ver a vantagem de comprar em inglaterra, ou noutro sitio qualquer
Eu nem compro nada fora do país que tenha pressa, para isso compro no Zé da esquina

E se estragar um pneu numa saída!!!???!
Pois, é verdade que pode acontecer, mas lá está, costumo comprar com tempo de antecedência, tenho quase sempre 1 pneu novo de reserva em casa para cada uma das bicicletas e posso sempre ir ao Zé da esquina

Eu já estou como dizia o outro, se quero que me comprem a mim, também tenho de comprar ao outro, se não ele não ganha e não me compra a mim, o inverso também se aplica
 

jppina

Well-Known Member
Certo, concordo contigo em tudo, eu para além de pneu suplente para cada bicicleta, tenho também corrente, pastilhas, todos os consumíveis que podem ser precisos dum dia para o outro. Neste caso estava só a relatar que o tempo de entrega foi bastante melhorado, o que é sempre positivo. Eu não precisava disto para ontem, tenho sempre gel e barras em stock e muito antes de acabarem compro para nunca ficar sem stock.

A vantagem neste caso de comprar nos UK é mesmo o preço! Eu não faço questão de comprar nos UK, compro onde o artigo que quero é mais barato. Se encontrar o gel da SIS e as barras da Cliff mais barato que no Wiggle, será lá que irei comprar. Há um conhecido site português que até tem bons preços no gel da SIS, mas só quando está já com pouca validade, e mesmo assim muitas vezes mais caro que no Wiggle...
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
@jppina se vires bem eu até escrevi, até a coisa estabelizar

Eu já compro nos UKs à uns bom 15 anos, mas nem é só material de bicicletas, isso veio muito depois, é material informático e carrinhos de brincar, alguns para cima de 300€
 

jppina

Well-Known Member
Sim, eu já tinha lido e inclusive respondido ao teu estabilizar... mas sinceramente não percebo o que queres dizer com isso? O que é estabilizar para ti? É que eu não veja nada que possa estabilizar... Temos uma situação nova com o Brexit, agora tudo é diferente, é como se estivéssemos a comprar em qualquer outra país fora da UE. Agora o que pretendes que estabilize? Não estou a ver...

Ainda uma nota, atenção que só a Wiggle e CRC, que eu saiba, é que estão a fazer envios com as taxas pagas por eles. Se comprarem noutro site podem ter de ser vós a pagar as taxas... portanto cuidado, fica o alerta. Ainda relacionado com isso, há umas semanas coloquei essa questão no site da SIS (onde costumo fazer também compras quando os preços compensam) e responderam-me que não deveria ter de pagar taxas, mas que caso acontecesse eles far-me-iam o reembolso. Aqui é a marca a vender direto, têm muita margem para isso, agora noutros sites pode não acontecer o mesmo...
 

pedrodbo

Well-Known Member
Sim, eu já tinha lido e inclusive respondido ao teu estabilizar... mas sinceramente não percebo o que queres dizer com isso? O que é estabilizar para ti? É que eu não veja nada que possa estabilizar... Temos uma situação nova com o Brexit, agora tudo é diferente, é como se estivéssemos a comprar em qualquer outra país fora da UE. Agora o que pretendes que estabilize? Não estou a ver...

Ainda uma nota, atenção que só a Wiggle e CRC, que eu saiba, é que estão a fazer envios com as taxas pagas por eles. Se comprarem noutro site podem ter de ser vós a pagar as taxas... portanto cuidado, fica o alerta. Ainda relacionado com isso, há umas semanas coloquei essa questão no site da SIS (onde costumo fazer também compras quando os preços compensam) e responderam-me que não deveria ter de pagar taxas, mas que caso acontecesse eles far-me-iam o reembolso. Aqui é a marca a vender direto, têm muita margem para isso, agora noutros sites pode não acontecer o mesmo...

Estabilizar é todas as empresas que vendem produtos de armazens do Uk terem isso discriminado e terem métodos de envio similares aos da China "EU Priority Line" que não pára na alfândega...no entanto não me parece que a partir deste ano, segundo a legislação que entrou em vigor, mesmo os items com Priority Line da China supostamente pára tudo, tipo Operação STOP :p
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Para mim é deixar de haver dúvidas e contratempos
Para ter trabalho, vou a rua e limpo o passeio, sempre fico com ele limpo

Eles não quiseram sair da UE para ficar tudo igual, para isso deixavam-se estar sossegados

Quanto ao parar tudo da china
Até devia ter sido desde dia 1 de Janeiro, mas foi adiado e até ver, vamos continuar com o sorteio
O que vai acontecer é termos de declarar tudo o que mandamos vir de fora da UE e será tudo taxado, mas aqui também estou a ver o que vai dar
Também já existem muitos que enviam para um armazém na UE e só depois vêm para cá


As vezes parece que o pessoal não lê o que se escreve para poderem mandarem uns bitaites, alguns certos outros nem por isso
 
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