• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Chegou a hora do disco.

nunca pensei que meter a noticia fosse gerar tanta polémica lol

só haviam 2 equipas com travões de disco e o paris-roubaix é sempre uma prova com um elevado número de quedas. veremos. a maioria do pelotão só deve aderir aos travões de disco quando houverem etapas com muita chuva e um percurso mais técnico.

de qualquer maneira, um acidente com pouca gravidade não vai mudar nada. se houver um agravamento grande das lesões sofridas em acidentes devido aos travões de disco, a coisa já muda de figura. por outro lado a UCI aqui tem pouco poder, porque no fim quem decide que travões usar são os próprios ciclistas.



Agora não quero especular na veracidade da new relativo ao acidente que foi data pelo Twt , mas se a causa deste corte na perna foi mesmo o disco eu acho que va ter impacto de certeça nas decisões da UCI.
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
por outro lado a UCI aqui tem pouco poder, porque no fim quem decide que travões usar são os próprios ciclistas.

Não concordo nada com isto. Um exemplo simples, são os desportos motorizados, onde as entidades reguladores (FIA, F1, Nascar etc) limitam o uso de determinados componentes, materiais etc etc

Os ciclistas só poderão optar por discos, se a UCI permitir o uso dos mesmos, ou seja, poder é coisa que não falta neste caso à UCI.
 

GMQ

Well-Known Member
A UCI pode admitir sem excluir a utilização do sistema convencional. Ao fazê-lo dá mais "poder" aos fabricantes para produzirem as bikes apenas com este sistema de travagem. Aliás se os fabricantes nos quiserem condicionar fazem-no, como aconteceu no BTT e a aposta dos tamanhos 27,5 e 29 em detrimento da roda 26 que durante muito tempo era mais do que suficiente. Mas ai devo admitir que o mercado foi de tal maneira condicionado que a procura pela roda 26 entrou em queda.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ok:)...Quando criai este topic , Alberto, a minha intençaõ era avaliar a aplicação do disco nas bicicletas de cicloturistas. Estou cosciente que nas competições as duvidas são mesmo grandes!!!. S

Sim acho que fizes-te bem em criar o tópico para essas condições...

Acho que sim, acho que pode haver vantagem nos discos em bicicletas de cicloturismo, para quem quer!!

Porque também há bicicletas com motor eléctrico da bosch feitas para cicloturistas e muitos não as querem...

E tem que se respeitar e como em tudo...

E não é uma questão de moda, ou vanguarda, ou ser melhor ou pior... São opções...

GrAnde abraço...
 
Sim acho que fizes-te bem em criar o tópico para essas condições...

Acho que sim, acho que pode haver vantagem nos discos em bicicletas de cicloturismo, para quem quer!!

Porque também há bicicletas com motor eléctrico da bosch feitas para cicloturistas e muitos não as querem...

E tem que se respeitar e como em tudo...

E não é uma questão de moda, ou vanguarda, ou ser melhor ou pior... São opções...

GrAnde abraço...

...mas tambem há bicicletas com motor electrico feita para os pro's que muitos querem!!!...LOL.....
 

albertosemcontador

Well-Known Member
A UCI também está a fazer dinheiro com isto...

A UCI é mesmo assim... Nada é gratuito para ninguém do que se põe ali... E a UCI e como se de um proxineta de marcas se trata-se...

Cada patrocinador, não paga só as equipas ou aos atletas... Paga também uma certa percentagem a UCI...

Esta situação,, dos discos é algo que vai mais além, são muitas reuniões de tubarões de grandes marcas e UCI naqueles escritórios e muito dinheiro a rolar... O que se diz por ali nem aos directores nem aos atletas chega a informação... E entre a UCI e fabricantes... A única informação que chega às equipas e se as bicicletas com travões de disco estão disponíveis ou não, e depois vem a logística de quem as vai usar não só decidido pelos atletas mas por mecânicos e directores de equipa...

A UCI vai aproveitando esta situação, para ir enchendo os cofres da melhor maneira.., e fazer uns pseudo testes, no entanto é temporário... Quando acabar o dinheiro, e as lesões não chegarem para pagar despesas de hospital das equipas entre outros factores mais importantes de segurança e bem estar público para os atletas, acabam-se os travões de Btt para a estrada...

E os senhores das grandes marcas lá vão ter que voltar aos escritórios outra vez e coçar na cabecinha e desenvolver um sistema próprio para as corridas de estrada que não este de Btt... E aí sim... Com ou sem discos...teremos algo de novo, como bem merecemos e legítimo....

Ter respeito por si próprio é algo que não cabe a todos... Mas acho que o ciclismo de estrada merece outro respeito que este que está a ser originário destes travões de Btt para a estrada... Chamem-lhe discos ou não, são travões de Btt, tem que haver mais respeito pela estrada e pelos atletas e as marcas só o começarão a mostrar quando realmente precisarem, quando houver mais formação, por parte do público, do cliente que lhes dá dinheiro a ganhar e conhecer a modalidade é experiente com os materiais da mesma... Ou seja quando o cliente começar a comprar por conhecimento próprio experiência e sabedoria... Por enquanto não é assim,a maior parte do cliente não compra nada... Eles é que vendem, o que querem é o que não querem...

Tem que acabar...

A mesma história para os power meters... Stages, Garmin, Srm... O que quiserem...

É um chiP!!!! Um puto de um chip! Essencial, que custa 3000 euros... Um chip!!! Electrónicos Di2 a mesma coisa...

Agora esses não colocam em perigo ninguém... Os discos relativamente aos profissionais.., acho uma arena de gladiadores o que estão a fazer aqui.., com os ciclistas profissionais...

Mas é só a minha opinião...

Ou menos eu tenho uma

Grande abraço...
 

GMQ

Well-Known Member
Essa dos powermeter é outra...***** que é caro para c******o. Será que os valores elevados se devem a uma pesquisa aprofundada??
 

Skyforger

Active Member
Também concordo que a utilização (ou será imposição?) dos discos em provas do pro Tour e afins é, no mínimo, inconsequente. Concordo com o alberto, esta é uma "tecnologia" longe de estar acabada e adaptada à estrada. No fundo é isso mesmo, pegar no sistema desenvolvido (e bem) para o BTT e adaptá-lo a bicicletas de estrada. Para além de ser perigoso, acho que há muito que evoluir neste campo. Mas lá está, enquanto vai e não vai, valor€s mais altos se l€vantam...

Mas, se falarmos nos travões de disco, mesmo com este sistema actual, numa bicicleta para o utilizador comum que só pretende dar umas voltinhas ao fim de semana (a maioria das vezes sozinho ou em pequenos grupos) e que quer aumentar o poder de travagem, acima de tudo em condições de piso molhado, nesse caso já não me choca a opção por este sistema e reconheço-lhe algumas óbvias vantagens.
 

Fredsalvado

New Member
A minha opinião mantém-se, os discos não irão ficar.. Pelo menos nestes moldes.
Mais a mais, uma mistura de discos e não discos ainda é capaz de tornar as coisas mais perigosas.

Agora estava aqui a pensar. Até que ponto toda este investimento em rodas de carbono com o respectivo poder de travagem aumentado. Desenvolvimento atrás de desenvolvimento, rios de dinheiro investido nessas mesmas pistas e depois...deixa de ser necessário. Tudo o que foi investido vai para o lixo.

Parece-me que a guerra irá ser longa.

Quanto a mim, discos é para BTT, e para os carros :)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Essa dos powermeter é outra...***** que é caro para c******o. Será que os valores elevados se devem a uma pesquisa aprofundada??

Claro que não.... Claro que nesse caso a pesquisa já foi toda feita... E só não vendem um power meter enrolado numa borracha pronto a ser metido em qualquer cranck ou num cubo de uma roda como se fosse um leitor de cadência ou velocidade da Garmin ou até como se fosse uma placa da espessura de um cartão de crédito com tamanho e forma diferente que caiba por baixo de uma sola de sapato, cleat ou até palmilha por 50 euros, porque não querem...

Mas aí... Essa pesquisa já foi toda feita, e o final deste mercado de power meters não vai ser bonito para eles, mas para nós será benéfico, porque como disse há uns tempos noutro tópico apropriado a power meters, estas marcas que se dizem senhores e doutores dos métodos de treino, não tem consistência para acambarcar com o que começaram e vão ser engolidas por gigantes como shimano, Sram, campag, e vão ter o que merecem, mas para nós é bom, assim que comprarmos um grupo, seja ele dura ace, ou 105 já vem com power meter e vai-se tornar mais em conta...isto vai ser graças a shimano, vai dar um grande passo neste aspecto já recentemente e dai... Eu dizer que shimano, de tudo o que há,ainda são aqueles que protegem mais o cliente e tem mais respeito pelo mesmo...

Mas isto já está desenvolvido eles só não querem e fazê-lo, para poderem continuar com este sistema estilo pirâmide, vendem power meter, vendem crancks, vendem power meters vendem gruppos, vendem power meters, vendem pedais e cleats, vendem power meters vendem rodas, etc..etc.. mas como qualquer sistema pirâmide, acaba...

Quanto aos travões de disco é diferente... Embora estejam a querer explorar uma pirâmide nesse sentido não conseguem nem vão conseguir,,, até desenvolverem!!...por que não é com componentes Btt que se desenvolve uma pirâmide estável é vendavel para a estrada...

Mas isso já é offtopic...

Grande abraço...
 

JorgeFerreira97

Active Member
Espero que tenha razão Alberto e acho que é algo que vai acabar por acontecer, agora os power meters digamos é algo novo para a maioria mas daqui por uns anos se calhar já podem vir incorporados em bicicletas ou até tornar-se um produto relativamente mais barato, claro que quando os powermeters ficarem mais baratos secalhar essas mesmas marcas terão de inventar um produto novo para continuarem a inovar e de certa forma lucrar.

Já agora Alberto se poder há possibilidade de verificar as mps que já deixei, é que está complicado falar com a sua pessoa:p
 

Fredsalvado

New Member
Já começam a existir alguns Power meters mais em conta. Não faz sentido os valores praticados. Digam o que disserem. Já existem há algum tempo, a tecnologia é conhecida e comum.

Os gurus vão sofrer um grande rombo. Basta ver que a Garmin já começa a "baixar as calças". Os outros se seguirão.
 

pratoni

Well-Known Member
nunca pensei que meter a noticia fosse gerar tanta polémica lol

só haviam 2 equipas com travões de disco e o paris-roubaix é sempre uma prova com um elevado número de quedas. veremos. a maioria do pelotão só deve aderir aos travões de disco quando houverem etapas com muita chuva e um percurso mais técnico.

de qualquer maneira, um acidente com pouca gravidade não vai mudar nada. se houver um agravamento grande das lesões sofridas em acidentes devido aos travões de disco, a coisa já muda de figura. por outro lado a UCI aqui tem pouco poder, porque no fim quem decide que travões usar são os próprios ciclistas.



Agora não quero especular na veracidade da new relativo ao acidente que foi data pelo Twt , mas se a causa deste corte na perna foi mesmo o disco eu acho que va ter impacto de certeça nas decisões da UCI.

Tanto barulho por causa de um disco e quantos já foram "cortados" pelos discos das motas e carros de apoio/imprensa/whatever??....

Também acho que o sistema de disco adaptado do btt para a estrada ainda tem muitas arestas a limar, mas, sinceramente, vejo os fabricantes a fazerem demasiado lobby para serem aceites tal como estão e no curto prazo acredito que o marketing irá ter alguma vantagem em relação ao bom senso...

A não ser que a Campagnolo, por estar a criar um sistema de raíz, porque não produz material de btt, logo não tem nada para adaptar, aproveite este tema e decida mandar uma verdadeira pedrada no charco... Mas isso parece-me algo remoto...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Tanto barulho por causa de um disco e quantos já foram "cortados" pelos discos das motas e carros de apoio/imprensa/whatever??....


A não ser que a Campagnolo, por estar a criar um sistema de raíz, porque não produz material de btt, logo não tem nada para adaptar, aproveite este tema e decida mandar uma verdadeira pedrada no charco... Mas isso parece-me algo remoto...

Então segundo isto? Em vez de se aprender, e prevenir, não, causa-se mais situações, causa-se mais danos ao atleta, ou então não percebi a intenção...

Quanto a campagnolo, não perde nada com o que está a fazer agora, e sim falas-te bem, um sistema de raiz, ao contrário dos outros é um sistema de raiz ao invés de um sistema aplicável, o que pode a campagnolo perder? Vender para cicloturistas? Não perde, vai haver sempre quem queira...

Quanto à pedrada no charco, não sei em que conta tens essa mesma empresa, mas seu passado está sem duvida cheio de história, mas também acredita que tem mais pedras no charco do que um lago de um campo de golf tem bolas num complexo turístico qualquer no Algarve...:)

Embora seja de raiz, também não é nada de novo e por isso sim, pode vir a ser mais uma pedra no charco para a história da campagnolo,,.

Mas ei? História e história...;) é feita disso mesmo, alegrias e dramas e o que de mais bonito tem o ciclismo italiano..

Grande abraço....
 

pratoni

Well-Known Member
Então segundo isto? Em vez de se aprender, e prevenir, não, causa-se mais situações, causa-se mais danos ao atleta, ou então não percebi a intenção...

Quanto a campagnolo, não perde nada com o que está a fazer agora, e sim falas-te bem, um sistema de raiz, ao contrário dos outros é um sistema de raiz ao invés de um sistema aplicável, o que pode a campagnolo perder? Vender para cicloturistas? Não perde, vai haver sempre quem queira...

Quanto à pedrada no charco, não sei em que conta tens essa mesma empresa, mas seu passado está sem duvida cheio de história, mas também acredita que tem mais pedras no charco do que um lago de um campo de golf tem bolas num complexo turístico qualquer no Algarve...:)

Embora seja de raiz, também não é nada de novo e por isso sim, pode vir a ser mais uma pedra no charco para a história da campagnolo,,.

Mas ei? História e história...;) é feita disso mesmo, alegrias e dramas e o que de mais bonito tem o ciclismo italiano..

Grande abraço....

Quanto às motas estava a tentar ser irónico.

Se as organizações não fazem nada quanto a essa questão que causa muitos mais acidentes/danos, não vai ser em relação aos discos que vão mexer uma palha...

Quanto à Campagnolo eu sei que seria um bonito sonho daí ter colocado o:

"Mas isso parece-me algo remoto..."
 

Carolina

Well-Known Member
Não concordo nada com isto. Um exemplo simples, são os desportos motorizados, onde as entidades reguladores (FIA, F1, Nascar etc) limitam o uso de determinados componentes, materiais etc etc

Os ciclistas só poderão optar por discos, se a UCI permitir o uso dos mesmos, ou seja, poder é coisa que não falta neste caso à UCI.

estás mesmo a sugerir que a UCI vai obrigar a usar travões de disco? duvido muito, mas mesmo muito, que isso aconteça. não têm qualquer motivo para justificar a obrigatoriedade.
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
estás mesmo a sugerir que a UCI vai obrigar a usar travões de disco? duvido muito, mas mesmo muito, que isso aconteça. não têm qualquer motivo para justificar a obrigatoriedade.

Não estou a sugerir nada. Tu é que disseste que a UCI não tem poder neste caso, porque cabe ao ciclistas escolherem.

O que digo é que a UCI tem poder neste caso, pode proibir a utilização dos discos, é isso que quero dizer e é esse o poder de decisão que estou a falar. A UCI nunca obrigaria a utilização dos discos, deixaria à escolha dos ciclistas, mas pode proibir, assim como a FIA proibe muitas coisas no WRC ou a F1 proibe a utilização do DRS em toda a pista, por exemplo.
 

Carolina

Well-Known Member
o único poder que tem é deixar tudo como está. sinceramente, acho que ninguém se importa com isso, basta ver o número de ciclistas que tem usado os travões de disco.
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
o único poder que tem é deixar tudo como está. sinceramente, acho que ninguém se importa com isso, basta ver o número de ciclistas que tem usado os travões de disco.

Até à bem pouco tempo o uso dos discos era proibido! A UCI é que decidiu criar um período de experiência que começou nalgumas provas no ano passado.

Não me venhas dizer que a UCI não tem o poder de proibir o seu uso, que isso é mentira, tem esse poder. Assim como teve o poder de banir os extensores nas etapas planas, porque causavam muitas quedas, sim, eu ainda sou desse tempo. Ou também baniu as rodas spinergy das etapas planas...
 
Então segundo isto? Em vez de se aprender, e prevenir, não, causa-se mais situações, causa-se mais danos ao atleta, ou então não percebi a intenção...

Quanto a campagnolo, não perde nada com o que está a fazer agora, e sim falas-te bem, um sistema de raiz, ao contrário dos outros é um sistema de raiz ao invés de um sistema aplicável, o que pode a campagnolo perder? Vender para cicloturistas? Não perde, vai haver sempre quem queira...

Quanto à pedrada no charco, não sei em que conta tens essa mesma empresa, mas seu passado está sem duvida cheio de história, mas também acredita que tem mais pedras no charco do que um lago de um campo de golf tem bolas num complexo turístico qualquer no Algarve...:)

Embora seja de raiz, também não é nada de novo e por isso sim, pode vir a ser mais uma pedra no charco para a história da campagnolo,,.

Mas ei? História e história...;) é feita disso mesmo, alegrias e dramas e o que de mais bonito tem o ciclismo italiano..

Grande abraço....

Vou dizer um disparate, mas a coisa mais facil é estudar um carter de proteção do disco levezinho que encaixa mesmo do eixo da roda...click/clack para tirar e por e vou dizer mais, ganhava-se em aerodinamica!...quanto tempo se perde a mudar a roda?..10 sec...30 sec? Ok mas isso é igual para todos só where's is the problem folks?.

Com o termo "sistema de raiz" intendem mesmo uma nova tipologia de travão?.
 
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