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Chegou a hora do disco.

Carolina

Well-Known Member
primeira vitima: http://www.cyclingnews.com/news/ventoso-injured-by-disc-brake-at-paris-roubaix/

Ventoso came down on the Quérénaing à Maing sector of pavé, around the 140km mark. He later posted a photo of himself following the incident on Twitter. The Movistar rider looks dazed as greeted by directeur sportif Chente García Acosta and his left leg is heavily bandaged just below the knee.

“It was so deep that you could see the tibia,” García Acosta told El Periodico.

The article reports that the disc brake was from the bike of a Direct Energie rider although does not name who
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Neste fórum, fui o primeiro a mencionar assim como a ser criticado por essa situação...

Chegaram até a rir-se de mim, e a chamar-me de ridículo... Por ter mencionado e chamado a atenção para isso...

E esta imagem... E das coisas mais bonitas que pode haver neste mundo...

MVCYLi4.jpg


O que está aqui, não se compra!!!

Bagagem, sabedoria, EXPERIENCIA!!



Grande abraço...
 


Mesmo azar!!...durante 15 anos no XC e outras competições nunca aconteceu nada com os discos.....e um disco para cortar significa que não foi " trabalhado" bem osseja devia ter os cantos vivos e nunca se acaba um disco com os cantos a 90º...mas devem ser redundos; bah vamos ver se foi só azar o se calhar nesta tipologia de competições na estrada onde todos estão juntos pode ser realmente um perigo.
 

RTC

Moderador
Staff member
Eu acho que é grande o ruído sobre as quedas e lesões que possam advir dos discos. É certo que é mais um "objecto" com uma forma que pode causar ferimentos mas o resto da bicicleta não é de espuma!
As pedaleiras irão continuar a ter dentes, as rodas raios, os cranks, guiadores e selins continuam a ter zonas ponteagudas.
Eu sei que não se pode contornar isso ao que passo que nos travões há alternativa mas com certeza irá-se falar de muitas lesões supostamente criadas por discos que na verdade não o são.
As equipas com o tempo irão optar. Se os discos vão vingar? Não sei mas quase de certeza não será até ao final desta época.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Mesmo azar!!...durante 15 anos no XC e outras competições nunca aconteceu nada com os discos.....e um disco para cortar significa que não foi " trabalhado" bem osseja devia ter os cantos vivos e nunca se acaba um disco com os cantos a 90º...mas devem ser redundos; bah vamos ver se foi só azar o se calhar nesta tipologia de competições na estrada onde todos estão juntos pode ser realmente um perigo.

Scalatore numa prova de xc... Os acidentes acontecem de maneira diferente...

Não tem nada a ver com o ser disco acabado, de uma maneira, ou não... Tem a ver com o simples facto de ser um disco, que está colocado numa área da bicicleta que toda agente leva com ela... A roda? Não!!! A forqueta!!!!

Voltando ao mesmo.. No XC, digas tu o que disseres, sues o que suares,não há acidentes destes assim...

https://m.youtube.com/watch?v=8vq8MKpsbww

Pois é ....;) este... Este é que é o problema.... É o tipo de acidentes e onde os discos estão colocados... E mutilação... E como cortar fiambre... Entendes?

Não tem nada a ver se os discos foram trabalhados, redondos, polidos a 90 ou 30 graus ou quadrados...

O problema é esse... A uma cranck, em acidentes destes,..dá para fugir... Pois o posicionamento da mesma, está numa área que normalmente não atinge ninguém, e caso aconteça... E azar...

Agora aqui aos discos? Lol... Não há que fugir meu amigo... E mutilação...A forqueta e a ponta da espada!!! E ela vai para onde ela a mandar....

A ver vamos... Sim ... Vem mais!!, muito mais... E vai doer.,.

Agora tenho pena dos atletas que estão a fazer de cobaias entre público, empresas e dinheiros envolvidos...

Eu diria que esta história dos travões de disco é uma grande tanga, eles só os colocaram em alguns, para poder dar um rebucado, aos amadores, que investiram em discos a pensar que, estão na vanguarda... E com isso vendem mais...

Mas é só um rebucado...

Porque para eles serem usados no pelotao por todos e definitivamente...

Tem muito que andar, e não é com estes...

Porque qualquer um que perceba do assunto... E que tenha 2 palmos e meio de testa, sabe bem que o futuro dos travões de estrada... Não são travões de Btt... É preciso ser muito Anjinho para pensar isso...

Travões de disco para o futuro na estrada... Sim! Mas com travões de BTT? Lololol... Nem pensar... Por isso é para já?

Não... Ainda há muito para andar e percorrer....

Por enquanto, o que se vê, são puras jogadas de marketing em que a Uci entra e sai, entra e sai e entretanto as empresas vão vendendo aqui e ali.. Mas não passa de um circo, uma palhaçada é mais dia menos dia acaba também... Mas quem quer ir ao circo... Vai...


Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Essa de os discos serem mais um objecto de que podem advir lesões numa bicicleta, e não o mais letal, mas apenas mais um tendo em conta que o resto não é feito de espuma...

Eu pergunto aqui...

Quando vão a cortar uma fatia de queijo? Pegam na faca pela lâmina? Ou pelo cabo?

E que segundo essa teoria!!!

Tanto faz!!

Grande abraço...
 
Mas porqué os Avg Joe's andam em pelotão na estradas portuguesas??...come'n!.

A me não interessa o que é que fazem os pros a UCI ou outros...a me interessa é ter um sistema que melhora a segurança na bike de estrada dos cicloturistas. Acho que a maioria de estradistas nem sabem a diferencia entre um disco e um travão tradicional, isso é, simplemente porqué nunca esperimentaron.
Agora será que é mesmo assim perigoso por discos em bikes para gente do fim da semana que anda a fazer voltinhas com media de 20 Km/h ( ok 25..eheh.) e este perigo compensa todas as vantagens que o disco tem?:)) esta é a pergunta mas já sei a resposta:))...
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
Mesmo azar!!...durante 15 anos no XC e outras competições nunca aconteceu nada com os discos.....e um disco para cortar significa que não foi " trabalhado" bem osseja devia ter os cantos vivos e nunca se acaba um disco com os cantos a 90º...mas devem ser redundos; bah vamos ver se foi só azar o se calhar nesta tipologia de competições na estrada onde todos estão juntos pode ser realmente um perigo.

No XC eles não andam no meio de um pelotão de 150 gajos, todos ao molhe a tentar ganhar posição, quando caiem, meio pelotão cai, uns em cima dos outros. Além das velocidades serem bem diferentes.

Essa comparação não faz grande sentido.
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
Mas porqué os Avg Joe's andam em pelotão na estradas portuguesas??...come'n!.

A me não interessa o que é que fazem os pros a UCI ou outros...a me interessa é ter um sistema que melhora a segurança na bike de estrada dos cicloturistas. Acho que a maioria de estradistas nem sabem a diferencia entre um disco e um travão tradicional, isso é, simplemente porqué nunca esperimentaron.
Agora será que é mesmo assim perigoso por discos em bikes para gente do fim da semana que anda a fazer voltinhas com media de 20 Km/h ( ok 25..eheh.) e este perigo compensa todas as vantagens que o disco tem?:)) esta é a pergunta mas já sei a resposta:))...

Aqui o problema não são os cicloturistas, aqui a questão é se em provas profisssionais de estrada faz sentido usar discos, se não torna a prova ainda mais perigosa, na minha opinião sim. Ainda está em fase experimental e já temos a primeira vitima.

Fora da competição cada um usa o que quiser.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Mas porqué os Avg Joe's andam em pelotão na estradas portuguesas??...come'n!.

A me não interessa o que é que fazem os pros a UCI ou outros...a me interessa é ter um sistema que melhora a segurança na bike de estrada dos cicloturistas. Acho que a maioria de estradistas nem sabem a diferencia entre um disco e um travão tradicional, isso é, simplemente porqué nunca esperimentaron.
Agora será que é mesmo assim perigoso por discos em bikes para gente do fim da semana que anda a fazer voltinhas com media de 20 Km/h ( ok 25..eheh.) e este perigo compensa todas as vantagens que o disco tem?:)) isso é a pergunta mas já sei a resposta:))...

A essa pergunta... A resposta é não... Não é perigoso... Até... Se tornar perigoso...Tanto não é ... Que não é preciso regulamentar nada!!! Absolutamente... É permitido!! Tanto é que existem...é legal...

Scalatore... Tenho uma c59 com travões de disco... E sei ver bem a diferença... É diferente... Aumenta a segurança... Depende... De quem vai nela.. Para se espalhar com travões de disco por falta de experiência por pensar que pelo facto de ter travões de disco, tem ali uns travões que fazem tudo e mais alguma coisa e não sabe travar, também se espalha... Podes querer que é certinho...

A melhor travagem, não vem do travao... Vem do atleta... Travagem antecipada, doseada, com experiência... É isso tanto e com discos como com callipers...

Agora

A minha resposta foi, dada a Uci... Para profissionais e atletas... A Era dos discos no título do tópico...

Mas do post que ressuscitou... Este tópico foi relativamente à era dos discos no pro Peloton, e não para o average Joe...E aí... Tens o meu post...

Porque de average joes convencidos que por terem discos não caem, travam melhor, e em quaisquer condições... E que podem arriscar mais ou menos pelo facto de terem discos... Estão os hospitais cheios...

A única vantagem que posso ver para um average Joe, nos travões de disco é uma travagem de emergência para evitar um embate frontal, para mais rápido, sim senhor... Sem duvida... Mas depois se houver um average Joe sem travões de disco atrás, vai bater contra ele, porque não tem o mesmo poder de travagem... Mas isso já são outros problemas...

Grande abraço...
 

Carolina

Well-Known Member
nunca pensei que meter a noticia fosse gerar tanta polémica lol

só haviam 2 equipas com travões de disco e o paris-roubaix é sempre uma prova com um elevado número de quedas. veremos. a maioria do pelotão só deve aderir aos travões de disco quando houverem etapas com muita chuva e um percurso mais técnico.

de qualquer maneira, um acidente com pouca gravidade não vai mudar nada. se houver um agravamento grande das lesões sofridas em acidentes devido aos travões de disco, a coisa já muda de figura. por outro lado a UCI aqui tem pouco poder, porque no fim quem decide que travões usar são os próprios ciclistas.
 

RTC

Moderador
Staff member
Essa de os discos serem mais um objecto de que podem advir lesões numa bicicleta, e não o mais letal, mas apenas mais um tendo em conta que o resto não é feito de espuma...

Eu pergunto aqui...

Quando vão a cortar uma fatia de queijo? Pegam na faca pela lâmina? Ou pelo cabo?

E que segundo essa teoria!!!

Tanto faz!!

Grande abraço...
Mas ninguém está a dizer que não é. Ou lê lá com olhos de ler o que escrevi.
Eu queria dizer que os discos são apenas mais um componente que pode provocar lesões. É certo que sim.
Mas com o que se tem dito, às vezes parece que querem dar a entender que o disco é o único problema quanto toca a quedas em pelotão.

Os discos podem compensar nas clássicas, um Paris-Roubaix molhado ou uma Strade Bianche, etc mas sinceramente em provas 100% por alcatrão, a malta do Pro Tour e equipas Continentais com anos em cima do selim, o travão convencional chega e sobra perfeitamente.
Vamos ver.
 

GMQ

Well-Known Member
Continuo a considerar que esta medida tem mais de comercial do que a ver com segurança. Quem faz btt e estrada sabe que as situações são bem diferentes e onde se impõe a necessidade de existir o disco. Ainda posso admitir que nos aros de carbono possa com chuva existir um deficit de travagem, mas mesmo assim julgo que não se justifica pelos motivos que avançam. As construtores de bikes e de transmissões têm todo o interesse em bater nessa tecla para venderem. Aumentam vendas, lucros, etc, porque a malta vai querer ter a ultima novidade. Reparem nos catálogos das marcas a maior parte já dedica 50% a bikes com travões de disco. Se a UCI dá luz verde podem passar 100% do catalogo só com bikes travões de disco. E aí a malta começa a ficar limitada e engole...
 
@ Rei da montanha

Sim comprendo que na estrada é uma outra coisa e a comparação não faz sentido e por isso tinha escrito: "bah vamos ver se foi só azar o se calhar nesta tipologia de competições na estrada onde todos estão juntos pode ser realmente um perigo."
 
Ok:)...Quando criai este topic , Alberto, a minha intençaõ era avaliar a aplicação do disco nas bicicletas de cicloturistas. Estou cosciente que nas competições as duvidas são mesmo grandes!!!. S
 
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