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Chegou a hora do disco.

Carolina

Well-Known Member
A questão de os discos cortarem e pelo que entendo será com o uso/desgaste os discos vão gastando e irá ''afiar'' principalmente nas bordas do disco que será ai que está o perigo, e mesmo com impacto lateral o disco irá causar cortes, e refiro-me à parte central do disco

desgaste? nunca. andam sempre com material impecável. nem pneus com desgaste, quanto mais discos!
 
continuo a dizer que os discos são uma questão de marketing e não de performance; os discos não ensinam ninguém a descer. isto é como a gilette de vez em quando sai uma nova «feature» que deixa a pele ainda mais lisa.

quanto ao poder de travagem a chover...não me lembro de ter ganho assim tanto poder de travagem quando passei de calços para travões mecânicos de disco, na de btt.

e em caso de acidente e se for para ter um azar grande, até a manete dos travões se pode enfiar num sítio qualquer.
 

Zeni7

Active Member
Também pensaria assim, se treinasse só aqui na zona do Porto, as estradas são relativamente planas, melhor dizendo, são em sobe e desce, mas sem grande inclinação.

A partir de que começei a treinar muitas vezes na serra da estrela quase fui "obrigado" a ter uma bicla com disco, por várias razões:
- para não dar cabo dos aros
- para poder meter pneus mais largos e andar nas estradas com piso mau (onde sempre vou parar)
- para ter mais travagem e controlo nas descidas íngremes (onde acabo sempre por me meter)
- porque funcionam melhor com mau tempo (e eu sou daqueles que ando com qualquer tempo)

Sinto-me muito mais seguro com disco do que sem, e a diferença nos tempos de descida é bem vísivel para melhot, em subida também melhoro mas isso é porque a bike tem uma relação mais amiga para arrastar os meus 80 elegantes quilos pela serra acima.
Nas minhas voltas pela serra prefiro a bike de disco...além disso foi só meter uns pneus de crosse e também deu para brincar ao ciclocrosse.

Em resumo: um ciclista de bom tempo e bom piso não precisa de disco, maior parte da malta que vejo por aí a pedalar não precisa. Um gajo que goste de se meter por quelhas, serra maradas, paralelo, estradão e afins dá-lhe jeito o disco embora não seja imprescindível.
 

Zeni7

Active Member
Fotos da bike já agora.

A minha primeira de disco, que substitui, embora gostasse muito dela, porque era muito pesada

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A actual

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No rio Coa

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Aldeias e o seu paralelo

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rumo às penhas Douradas

Ambas com pneus 700x28, mas permitem ainda mais largo, o que é mais importante ainda do que o sistema de travagem.
 

torui

Well-Known Member
Tal como o Zeni7, eu ando praticamente todos os dias, independentemente das condições climatéricas, desde junho passado que ando com uma bike de discos e não quero outra coisa. Posso não precisar de travar, mas prefiro saber que tenho sistema de travagem eficaz, esteja sol, chuva, geada, vento, etc. Faz-me lembrar os seguros, é preferível os ter e não existir necessidade de os utilizar....
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
O Sagan também é contra o uso do disco, nas condições atuais.

Ora bem...o Contador, Quintana, Froome, Sagan...e praticamente todos os ciclistas do WT, exceto o Boonen e Kittel são contra os travões de disco.

Mas pronto, o disco é porreiro para o cicloturista, agora para um pelotão profissional, não me parece.
 

Zeni7

Active Member
O Sagan também é contra o uso do disco, nas condições atuais.

Ora bem...o Contador, Quintana, Froome, Sagan...e praticamente todos os ciclistas do WT, exceto o Boonen e Kittel são contra os travões de disco.

Mas pronto, o disco é porreiro para o cicloturista, agora para um pelotão profissional, não me parece.

Concordo mas acho que há muita gente que pensa que é pró e por isso também não quer. Para gajos normais o disco, principalmente em voltas agrestes, o disco não é só melhor...é muito melhor.

Em relação aos prós se eles não se sentem seguros no pelotão, então os discos devem ser banidos.
 

Bruso

Well-Known Member
Atenção que o Sagan não é contra o travão de disco.
Aqui está a declaração dele

I agree with using disc brakes if everyone in the peloton uses them - not only a few people."

É completamente diferente do ser contra o travão de disco.


Ainda as declarações do Sagan à cyclingnews
Asked if it was for safety reasons, he said: "No, not for safety. Safety left cycling a while ago..."

Sagan later confirmed to Cyclingnews that the risk of losing time - and perhaps a race - due to a slow wheel or bike change was his biggest concern.
 

Bruso

Well-Known Member
Passei essa parte.

Mas tendo em conta que a specialized tem sido acusada de pressionar os seus ciclistas a usar disco, estas declarações não me surpreendem.
 

Carolina

Well-Known Member
são muito maus a fazer pressão. eles patrocinam 2 equipas (quase 60 ciclistas) e só 2 é que têm usado travões de disco (kittel e boonen).
 

Bruso

Well-Known Member
Pois é. Mas o que é certo é que fez notícia.

Entrevistaram um representante da Specialized e o homem disse que era verdade. Que investiram bastantes recursos nos discos e que têm confiança que é o melhor para os ciclistas que patrocinam e que por quererem que estes ganhem o máximo possível estavam a fazer um pouco de pressão.
 

GMQ

Well-Known Member
Eles não estão nada preocupados com os ciclistas mas sim com os lucros que podem obter. é uma marca que investe muito com vista ao lucro. O publico alvo deles sabemos nós quem são e não sáo os profissionais. São os amadores que aceitam tudo que spec faça porque é bom. Lol
 

pratoni

Well-Known Member
são muito maus a fazer pressão. eles patrocinam 2 equipas (quase 60 ciclistas) e só 2 é que têm usado travões de disco (kittel e boonen).

A specialized não precisa que todos usem, apenas precisa que algumas estrelas o façam, para que o trabalho de marketing seja eficaz.

Se olhares à publicidade da Roubaix vês o Sagan a andar com discos. Isso é suficiente para 80 ou 90% do público alvo da marca/modelo.

Porque é que na Argentina se fez tanto alarido pela 1a vitória de uma bike com discos? Porque foi isso que a marca/equipa e até o próprio ciclista ficaram e os media foram atrás, só para terem um assunto ligeiramente diferente para atrair leitores...
 

Carolina

Well-Known Member
Mas publicidade não é o mesmo que andar com eles em prova. O kittel deixou dos usar depois do incidente com o doull e, neste caso, até passa a imagem de que acha que os discos podem não ser seguros, que é a mensagem oposta à da specialized.

Podem dar um inc€ntivo a alguns para usar, mas duvido seriamente que os obriguem ou que os estejam a pressionar de forma séria.
 

Bruso

Well-Known Member
“Yeah, we’re pushing it, because we’re making [disc-equipped bikes] and we believe in them,” he said. “But the implication in this most recent article that ‘pushing something’ is a bad idea is totally ridiculous. We pay teams and athletes to endorse our products, just like everyone does. That is literally how this sport works. Of course we’re pushing it. But we’re not pushing anything that’s dangerous or anything that we don’t believe in or that we don’t think they shouldn’t believe in. We’re attempting to guide them to what we believe is the right way. There’s nothing malicious whatsoever.”

in: https://cyclingtips.com/2017/02/specialized-pressuring-riders-use-disc-brakes-yes-no/
 

Carolina

Well-Known Member
posso-te responder com um quote do mesmo artigo:

While we definitely do encourage our riders to use specific products that we believe provide a performance edge, we absolutely do not make our teams and riders use anything they don’t want to use, or don’t feel comfortable using

eles querem que os ciclistas usem os discos, mas não os estão a obrigar. simplesmente oferecem essa opção aos ciclistas. aparentemente já há alguns interessados em testar:

As an example, he pointed out that five Specialized-sponsored riders have requested disc frames for the upcoming Tirreno-Adriatico stage race

a cannondale, por outro lado, é que parece estar a obrigar os ciclistas: http://www.cyclingnews.com/news/can...full-worldtour-team-on-discs-at-ruta-del-sol/
 

MigC77

Well-Known Member
É fundamental diferenciar dois aspectos na discussão dos travões de disco… Uma coisa é falar-se em termos de provas profissionais como é por exemplo as da UCI WT ou semelhantes e outra é para o cicloturista, ou seja para nós!

Pessoalmente se fosse ciclista profissional, também não estaria “à vontade” com a introdução dos discos… Porquê? Porque se trata de um elemento novo com algum potencial de risco acrescido num desporto já por si bastante perigoso. E sinceramente estes tipos que fazem disto vida e sustento das suas famílias a última coisa que precisam é de algo que possa incrementar o risco de lesões numa queda.

No entanto acho que é inevitável que os discos avancem. Nesse processo acho que seria fundamental que todos (fabricantes, ciclistas e UCI) colaborassem para que se acordasse um processo de introdução dos discos na competição. Acho que a forma como se estão a fazer esta introdução não é o melhor caminho.

Agora em termos da utilização de lazer… Esqueçam. Nem vale a pena perder tempo a debater um coisa que não tem grande discussão.

Acho que as marcas já tem claro qual é o caminho a seguir. E em parte essa é a razão pela qual querem que se adoptem os discos em competição o quanto antes. No dia em que os discos forem maioritariamente utilizados em competição, as marcas de bicicletas/quadros, rodas, travões, etc… deixam de investir na evolução de material para rim brakes e passam a focar-se exclusivamente no desenvolvimento de material para travões de discos. E isso também vai acelerar o processo de evolução (e provavelmente segurança) destes sistemas de travagem.

A situação actual é que não é benéfica para ninguém… Tal como é em muitas outras industrias as principais inovações e evoluções derivam do uso profissional/competitivo e neste caso estamos perante uma situação em que o sistema de “mais evoluído” não está a ser utilizado utilizado ao mais alto nível. Isto de certa forma limita a predisposição das marcas em investir mais no desenvolvimento deste sistemas o que faz com que a evolução seja mais lenta.
 
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