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Cervelo S3

Wawando

Well-Known Member
Depois de 2 anos a ganhar vicio, chegou a hora de investir numa maquina nova.

Para dar um pouco de enquadramento, iniciei-me na bicicleta como faço sempre nos vários desportos que tenho praticado ao longo da vida: comecei com o investimento minimo para o material ser o suficientemente bom para não servir de "desculpa" e se se confirmar o interesse pelo desporto, tendo essa possibilidade e, principalmente, depois de ter informação para saber escolher bem, fazer um investimento para durar.

Comecei com uma planetx que comprei usada (criei um topico sobre a mesma aqui no forum) e depois de muito namorar, pensar e analisar, avancei para a minha bike de sonho, uma Cervelo S3.

Tenho o hábito de investir muito tempo a estudar todas as opções para fazer a melhor escolha, por isso procurei informar-me sobre as várias opções e o critério foi: uma bike aero que não pesasse mais do que a planetx (que estava com 7,380kg) e com um investimento suportável, sem entrar em loucuras e com transmissão di2.

E porquê este critério de escolha? Há uma relação entre peso vs aero vs carteira. No meu caso, sou um gajo que gosta de andar sempre a abrir (passeios são com a familia :) ), não sou um trepador levezinho (com as ameijoas e minis do verão voltei aos 76kg hehehe) e gosto de bicicletas com um ar "encorpadito". Em relação ao peso, por muito que a malta diga que se está a borrifar, quanto mais leve melhor, mas a carteira dita as regras e baixar dos 7kg entra-se na lei do 1eur/grama e ainda tenho muitas gramas para tirar do corpinho hehehe. Durante o processo testei várias bikes: Aeroad, Roubaix S-Works, R5, Venge, Seven, Tarmac e mais umas quantas que não me lembro :)

Depois de muito procurar avancei para o compromisso que considerei ideal e assim cá está a S3. Para controlar os custos investi no quadro e di2 Ultegra e mantive os restantes componentes. Com esta aproximação investi menos do que se fosse, por exemplo, para a Canyon Aeroad mais barata (que tb é uma bike fantástica).

Este forum é muito rico em conteúdo mas há muito pouca (quase nenhuma) informação sobre a Cervelo S3, por isso vou tentar dar bastrante detalhe mas para já fica a abertura do tópico e uma fotografia da menina :)

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grouk

Active Member
adoro é o meu tipo de bike, quando andei na escolha da minha essa chegou a ser opção mas não tive hipótese de experimentar, isso e o facto de desde o principio sabia que tinha que ser a venge:cool:adoro tudo, só aponto mesmo os espaçadores mas se lá estão é porque certamente são precisos
 

Wawando

Well-Known Member
Obrigado pessoal, estou muito contente com a menina, é uma máquina, haja pernas!!! :)

@Bussaco, Pois, a Aeroad era a 2a opção :)
@Trepadores, já vi a msg, amanhã ligo-te
@Grouk, Os espaçadores têm o tempo contado, 1 fora de 4 em 4 meses, preciso de fazer ioga hehehe
@Carolina, gosto muito assim, ao vivo fica ainda melhor ;)

Começando pelos componentes e o porquê, depois vou tentar dar feedback sobre o que tenho sentido a andar na bike e por fim algumas mudanças a fazer.

Em relação aos componentes:
Quadro: Cervelo S3 2015 tamanho 54
Meço 183cm com 87 de "cavalo", 56 ou 54 era a questão. Depois de uma análise minunciosa com a ajuda preciosa do mestre Sabido, 54 e sinto_me mesmo, mesmo bem encaixado na bike, top, mesmo na mouche! O espigão é o aero que vem com o quadro.
Guiador: Ritchey wcs evo, 42cm
Era o que tinha na planetx, 42cm é a minha medida e este ritchey tem uma relação preço/rigidez/peso muito boa, decidi não mudar
Rodas: Speedsix Evo45 tubular
Têm sido fantasticas estas speedsix, não tenho nenhuma razão para trocar: levissimas, solidas e fiáveis, what else? :)
Transmissão e travões Ultegra di2 11s com cassete 28/11
Foi a melhor surpresa, achava o di2 "uma mariquice" mas depois de ter, meus amigos, no way back. Nunca falhou uma mudança e propositamente deixei a bateria chegar ao fim (quase) e o que acontece é que o desviador da frente deixa de funcionar e o traseiro dá pelo menos para mais 1h30 (foi o que utilizei, este não deixei chegar ao fim). O di2 tem a mariquice de dar para afinar em movimento. Preciso que nem um relogio. Só trocava por um Dura Ace :)
Pedaleiro: Dura Ace 9000 50/34
Ora bem, este foi um item que deu muito que pensar. Acabei por ir para Dura Ace por causa do powermeter (Stages). É que tendo o top nunca mais vou pensar em trocar :) Além disso é lindo :p
Powermeter: Stages
Tenho stages há mais de um ano e inicialmente eles trocaram o Rival até que mudaram os componentes e nunca mais falhou. SUper fiavel e tem Bluetooth. Este foi um dos factores que me levaram a ir para Stages em vez dos Vector2s.
Pneus: Continental competition 25mm
Aderencia. Esta é a razão porque ainda não mudei de pneus. Isto n escorrega mesmo. De resto tenho tido mais furos do que gostava, quase todos na estrada de 200m de empedrado que tenho que fazer para chegar a casa...
Banco:Selle SMP Dynamic
Encaixa que nem uma luva :)
Avanço: Planetx 120mm
Era o que tinha com 120mm (e é uma recordação da minha primeira bike que adorei). Um dia troco por um ritchey c260 mas não é urgfente. Parece que 120mm é mesmo a medida.
Pedais: Time Xpresso 10
Leves, com um encaixe super intuitivo, talvez menos solidos do que os look keo classic que tinha. Fiquei com os Ultegra na cabeça...

Peso actual (com pedais, grades de bidon, suporte gps): 7.190gr
Por agora chega :)
 

Morg

Well-Known Member
Adoro o quadro e com esses componentes de topo está 5*. Nem precisava de lhe mudar o selim1 :)
Uns dos meus quadros de sonho.

O que achaste em relação à R5?

Muitos parabéns e kms para cima.
 

PachecoTD5

Well-Known Member
Grande escolha. Adoro esse quadro. Só não comprei um para mim por causa da cor. Di2 é top não é?? Pois, antes todos dizem que é desnecessário mas depois todos dizem o mesmo. É brutal. Desfruta
 

thebuny

New Member
Parabéns pela montagem!
Esta é daquelas que não me importava nada de ter!
Acho uma montagem muito bem equilibrada e agora é carregar com km's.
 

Wawando

Well-Known Member
Em relação a outras bicicletas que testei (atenção que por na altura eu ter 10s e quase todas serem 11s não utilizei as mesmas rodas/pneus, o que faz uma diferença brutal e por isso não foram testes "à séria"), segue algum feedback das que me marcaram mais:
Cervelo S5 vwd é um avião, fiquei com a ideia de ser mais confortável do que a S3. Conclusão: Quadro caro demais, versão anterior não suporta pneus com mais de 23mm, estéticamente aquela curva no pneu traseiro dá-lhe um ar de ter o rabo pesado. A frente não é tão sólida como a S3.
Cervelo R5 é outro avião. A em que andei era pequena demais mas deu para sentir a leveza (pudera , a montagem tinha lightweight). Conclusão: Bike TOP, mas são mais 1000 eur(!) só pelo quadro... A frente não é tão sólida como a S3.
Aeroad gostei muito, confortável e estéticamente linda. Frente sólida mas não tento quanto a S3. Fiquei com a ideia de ser um pouco mais confortável que a S3, mas tinha umas rodas mais "moles".
Roubaix s-works Esta bicla desiludiu-me um pouco, não sei bem explicar o porquê, talvez por ter as expectativas altas, não me deu sensações nenhumas. Se for andar em estradas com mau piso ou para um pavé devo agradecer :)
Seven a bicicleta mais confortável em que já andei na vida. Impressionante como sendo confortável tem uma resposta top. Para mim foi uma surpresa uma bicla de "ferro" (titanio) pode ser tão confortável e eficiente.
A voltinha que dei na venge foi muito curta e não deu para tirar conclusões. Um ponto em comum cada vez que me sentava numa bike era que todas eram muito mais ágeis/sólidas que a minha. Claro que é preciso ter em atenção que a Planetx estava equipada com pedaleiro Apex :)

Obrigado pelas opiniões!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

esta coisa de ter bom gosto, mas não ter dinheiro não dá com nada (também "cria" uma). :p

Parabéns pelo exagerado bom gosto. ;)
 

filipe105

New Member
Grande máquina e muito bom gosto.

Eu estou prestes a adquirir uma cervelo :) estou indeciso entre a S3 e a S5 por uma diferença de 200€

Valerá mais esse esforço??

Qual o feedback que tens da S5 mas a versão de 2015 não o quadro vwd.
 

Wawando

Well-Known Member
Em relacao a s5 de 2015 seja a vwd ou a standard, eu nao tive o prazer de a experimentar. De qualquer forma seria caro demais para o meu budget :)
Tive que repartir o orcamento na bike e powermeter, peça que estou seguro ser mais importante do que os beneficios que a s5 possa ter sobre a s3.
Estou a chegar ao fim da fase de adaptacao a s3. Ja temos 2200km juntos e estou a gostar cada vez mais da bicicleta.
Uma das minhas surpresas foi a necessidade de adaptacao. Pensei que fosse copiar as medidas e siga! Foi com este principio que apanhei um dos maiores empenos da minha vida: a "voltinha" de estreia foi o percurso do granfondo da serra da estrela... Ia caindo para o lado hehehe
A s3 é muito mais reactiva e solida que a planetx. Alem disso e o que acho que tem mais impacto, o angulo das pernas-tronco mudou e isso tem uma influencia enorme na performance e desgaste até o corpo se adaptar.

Obrigado pelos comentarios :)
 

Wawando

Well-Known Member
Feedback sobre a bicicleta: É linda :)

Agora a sério, dando algum enquadramento, a S3 é a terceira bicla de estrada que tenho. Comecei com uma Imperial no século passado quando tinha 13 anos, 30 anos depois de não andar de bicla, comprei a PlanetX e 2 anos depois a S3. Por isso, apesar de ter experimentado muitas bicicletas, a minha experiência é muito limitada.

Diferenças da PlanetX para a S3:

Conforto: Na S3 sente-se mais a estrada. A Diferença não é muita, a planetx era uma bike com uma traseira que transmitia tudo (ao contrario do que eu pensava).

A subir: Em termos de performance, não noto diferença. A dif de peso é insignificante (200gr). Onde noto é quando me ponho em pé para por power, a S3 é toda sólida que nem um calhau, haja power que vai direitinho para o chão!

A descer: S3 é uma maravilha, talvez também por ser mais pequena vou encaixadinho e em "ligação total" com a bicla. Um show! Até mete medo (e eu não sou maricas a descer). A frente abanava na PlanetX quando ía a descer a fundo e aqui nem mexe 1mm. Super sólida. Dá imensa confiança.

A rolar: É onde gosto mais da S3, parece que pede para rolar, a posição é agressiva mas confortável, muito bom!

Estou hiper satisfeito e considero que neste momento tenho um conjunto super equilibrado, não há nada que eu vá trocar nos próximos tempos (já substitui o avanço da planetx por um ritchey s260 tb de 120mm).

Os continental competition são TOP e não quero mudar, mas continuam a ser uma despesa por causa do caminho de pedras de acesso a minha casa :( Mas vou começar a treinar com as rs80 e gp4000 que duram para sempre, por isso no stress!

O di2 continua a ser uma das opcões que me deixa mais feliz. Aquilo não falha, e dura muito, até agora recarreguei 1x e está a piscar, vou recarregar hoje.

A opção 50x34 vs 52x36 continua sólida por causa das subidas, apesar de esgotar acima dos 60km/h, mas a rolar nunca esgota. No dia em que ficar para trás por causa disso penso no assunto, até lá, assunto encerrado!

Há uma peça a mudar sim, o suporte da sram, é mesmo uma bosta, já me custou um garmin 800 (foi atropelado por um camião quando se soltou).

Os sapatos btwin 700 pretos e vermelhos ficam mesmo a condizer hehehe
 

mariosimas

Well-Known Member
Só tenho uma palavra para esta bike: feia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Power nesses cranks que é o que esta maravilha precisa :)

Das bikes aero esta no meu top 3, a par da BMC TMR01, da Canyon Aeroad e talvez da Argon 18 Nitrogen Pro.


Grande Abraço Wawando.
 

Wawando

Well-Known Member
:) obrigado.

Uma das coisas wue gostava de transmitir é que pelo que tenho experimentado, confirmo que não é a bike que faz andar mais. Com a S3 ou planetx ando o mesmo, principalmente a subir que é onde se está mais tempo numa volta "normal".

É claro que ter uma bike mais bonita é melhor e há pequenas melhorias. Se eu fosse um gajo pro com sprints brutais talvez fizesse diferença mas nenhum de nós aqui do forum deve ser tirando para ai meia duzia.

O que acho que faz _mesmo_ diferença em termos de performance é: o peso para subir; a solidez e peso das rodas para as brincadeiras e aceleradelas. O resto, amigos, é ir treinar!!!
 
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