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Cervélo R3 Nozes edition

Nozes

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Entretanto,e enquanto espero pelos pneus novos...



Quanto menos posso andar nela,mais vontade me dá!


Ainda só tenho uns míseros 335km feitos neste quadro,mas já deu para ter uma pequena ideia das grandes diferenças para meu anterior,o Scott CR1 de 2009.
Na minha opinião o que se destaca é a sua enorme rigidez. Não que eu alguma vez tivesse sentido o Scott torcer debaixo dos meus parcos watts,mas há aqui um outro "bicho" muito diferente. Quando pedalo com força,isto anda para a frente. Só para a frente,sem rodeios ou a mais mínima impressão de se perder qualquer força através do quadro.
Penso que o pedaleiro também ajuda,teria de experimentar o 105 neste quadro para tirar a dúvida,mas acredito que Rotor,com o eixo 30mm,é bastante mais rígido.

A rigidez paga-se em desconforto? Ok,não andei o suficiente para perceber se as vibrações passam assim tanto que chegue a ser desconfortável em voltas maiores,mas se não senti nada com pneus 23 com câmara,menos irei sentir certamente com tubeless. Apenas fiz umas centenas de metros de empedrado (pavé para quem não é de cá) e aí sim,abaixo de uma certa velocidade não é fácil segurar o animal no caminho :eek:




De resto,fica a ideia que passei de um carro desportivo para um carro de corrida. A posição de condução é mais radical,fruto do avanço estar tão baixo,mas mais uma vez não andei ainda o suficiente para sentir desconforto,e as minhas voltas maiores só muito raramente passam das 3h,por isso não é para mim grande problema. Acho que a frente baixa também ajuda a uma posição que gera mais força nas subidas inclinadas feitas em pé,mas isto sou eu a fazer um "bike fit a olho" a mim mesmo.
Uma das alterações que mais diferença fez em relação à montagem da Scott foi o guiador. Usava o 3T de 42cm,e nunca me senti 100% satisfeito com a largura,mesmo sendo supostamente o ideal para um gajo com as minhas medidas. Já usava 44cm na Massi (anterior à Scott) e encaixava muito bem,e agora que voltei a essa medida sinto-me muito mais à vontade,seja a descer ou mesmo a subir em pé. São 20mm,mas que fazem grande diferença.

Mas o que vocês aqui vieram à procura foi saber se a bike já estava mais leve :p



A última alteração foi feita no mesmo dia da corrente,são os apertos "lentos" da J&L em titânio que poupam quase 20gr em relação aos anteriores. Como nunca saio de casa sem a minha chave multiferramentas Lezyne,na eventualidade de precisar tirar as rodas uso-a. Sim,é mais lento,mas não são uns segundos a mais que me vão estragar um dia já "abençoado" por um furo,e como vantagem colateral,estes apertos permitem exercer mais força do que os de alavanca.
...não que eu tenha força para fazer saltar uma roda.

E então,estamos agora nos 6630 gramas. Com a mudança dos pneus espero tirar 50 ou 60 gramas,e a caminho vem umas espirais de travão manhosas que devem dar para tirar mais uns pozinhos.
Stay tuned.
 

Nozes

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Só depois de tirar a foto é que vi que tinha deixado o selim ligeiramente a apontar para baixo... Tinha-o desmontado para experimentar outro espigão, e voltei a colocá-lo a olho. Já está mais nivelado ;)
 

Nozes

Active Member
Não é por falta de vontade, acredita.
Acontece que ando com um problema de saúde que vai requerer cirurgia nos próximos dias, e que tem limitado muito as minhas voltas de bicicleta.
Melhores dias virão, e a "vingança" vai ter um sabor especial!
 

Nozes

Active Member
vdh479.jpg


n1uf7a.jpg



Enquanto não levo a "facada", ainda se vai encontrando oportunidade de dar umas voltinhas de vez em quando, curtas mas que sabem pela vida.

Adoro os dias ensolarados de Inverno,há qualquer coisa na luz do Sol nesta altura.

Fica aqui a volta "ondulante" que fiz há uns dias com um amigo que também tem andado muito pouco :

Veja a minha atividade no Strava: https://strava.app.link/l1WWqKahFS

Quanto à bike, continua nos 6,53kg. Os pneus 23 rolam muito bem, e não teem qualquer problema em caber no quadro ou na forqueta, mesmo medindo quase 25mm reais.

Bom fim de semana!
 

Nozes

Active Member
Como é, malta? Tudo em forma?

Trago hoje aqui umas novidades da minha bike, pequenas mas que permitiram baixar o peso e melhorar o seu funcionamento.

Quanto se pode poupar numas bichas de travão?

18kbyf.jpg


As duas secções maiores são Shimano e SRAM standard, a mais pequena é alumínio

2OifU3.jpg


Links alumínio + manga plástica (tipo Nokon/Jagwire/Alligator) 17€ por 1900mm no chinês do costume

A volta de estreia foi assim: https://www.strava.com/activities/2102668378
Uma volta como eu costumo dizer, que "faz passar os problemas da cabeça para as pernas", e que teve várias descidas onde os travões foram postos à prova. As novas bichas dão mais rigidez à travagem,pesam metade e a única desvantagem poderá ser o barulho que fazem ao fim de um tempo, resolvido facilmente com um pouco de spray de silicone.


A outra alteração estava programada há muito tempo :

2OiUxC.jpg


Rotor NoQ 50 110bcd


2Oik3a.jpg


TA Specialites Syrius 48 bcd 110

Pois é, para mim, onde eu ando, como eu ando, é muito mais utilizável um 48. Não vou ganhar mais força nas pernas, rolar não é "a minha coisa", e não vejo onde precise mais de 60km/h de velocidade de ponta.
Mais leve, mais utilizável, até mais agradável à vista,na minha opinião.


O peso total é agora 6,46kg. Nos planos para já só a troca do avanço, mas há sempre alguma coisa onde melhorar.

33ysxuq.jpg


Miradouro da serra de Sto. António (PNSAC) na espectacular passada 6ª feira à tarde.
Arranjo o track a quem quiser e garanto que não se vão arrepender.
 
Não tens receio de usar um espigão de selim sem marca?

Tenho um amigo que uma vez...
Bem não é bem um amigo, é um conhecido, que uma vez ia sentado.
Bom, não foi ele, contou-me que lhe disseram, que um amigo dele.
Aliás, não era um amigo mas sim um conhecido dele.
Que uma vez ia sentado a pedalar a subir a fazer cadência.
Bolas!
Posso estar a fazer confusão com uma história que li algures, de um rapaz que ia a descer rápido e ao passar numa lomba, ou num buraco, já não consigo precisar, porque isto da memória é uma coisa complicada.
Pronto não me recordo ao certo dos detalhes.
Mas se googlares "broken carbon seatpost" e de seguida clicares em "imagens" vais ver imensos partidos até de marcas conhecidas.
Por isso e por forma a andares mais descansado, já que até os de marcas conhecidas parte....acho que devias andar sem espigão.
Treinas mais as pernas.
E como por magia a bike fica quase nos 6kgs.
Boa, hã?
 

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Moderador
Staff member
Não tens receio de usar um espigão de selim sem marca?

Tenho um amigo que uma vez...
Bem não é bem um amigo, é um conhecido, que uma vez ia sentado.
Bom, não foi ele, contou-me que lhe disseram, que um amigo dele.
Aliás, não era um amigo mas sim um conhecido dele.
Que uma vez ia sentado a pedalar a subir a fazer cadência.
Bolas!
Posso estar a fazer confusão com uma história que li algures, de um rapaz que ia a descer rápido e ao passar numa lomba, ou num buraco, já não consigo precisar, porque isto da memória é uma coisa complicada.
Pronto não me recordo ao certo dos detalhes.
Mas se googlares "broken carbon seatpost" e de seguida clicares em "imagens" vais ver imensos partidos até de marcas conhecidas.
Por isso e por forma a andares mais descansado, já que até os de marcas conhecidas parte....acho que devias andar sem espigão.
Treinas mais as pernas.
E como por magia a bike fica quase nos 6kgs.
Boa, hã?

Lolllllll :D

Deixando de fora a ironia, o espigão não mas eu a subir sentado parti um quadro de uma Cannondale Trail 4 na zona de aperto do espigão...

IMG-5406.jpg
 

mariosimas

Well-Known Member
O problema das fitas "alternativas" é a cola que na maioria das vezes é fraca.
Em condições de calor é muito fácil descolar a fita do aro na mudança de um pneu por exemplo. Gostava de não ter tanta experiência nesse campo, para ser sincero.

Entretanto, montei as rodas. Foi tão fácil colocar os pneus e enche-los que nem estava a acreditar...

E hoje chegou esta, que também custa a acreditar!

DSC-0403.jpg
Onde compraste? Ando a procura e não encontro!!!!!
 

Nozes

Active Member
Não tens receio de usar um espigão de selim sem marca?

(...)....acho que devias andar sem espigão.
Treinas mais as pernas.
E como por magia a bike fica quase nos 6kgs.

Só conselhos valiosos,o amigo Mecânico!! :D

@mariosimas ,ainda há dias me lembrei de ti,quando estava a montar o avanço novo,e confundi os parafusos de titânio pretos com uns de alumínio (lembras-te!) ;)

A corrente veio de Taiwan pelo ebay,mais precisamente desta loja: https://www.ebay.co.uk/usr/helmet_store

Entretanto,estou a recuperar (leeeentamente) da tal cirurgia e não tenho pedalado,mas um gajo tem de se entreter...


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Avanço Uno 100mm 6º,parafusos de titânio,decoração apagada (facilmente) com acetona. Menos 10gr que o KCNC Fly Ride.



6fv2bs.jpg


Desviador frente SRAM Red 10v usado (-20 gramas que o 105.)


wvd005.jpg


Actualmente com 6450 gramas,nem todas as alterações foram a tirar,pois mudei de sapatos para uns de estrada e decidi por uns que não permitem travessas SPD,logo tive de mudar os pedais.
A escolha recaíu nos Xpedo Thrust 7.

4gsoz.jpg


3 rolamentos por pedal (nada de casquilhos) ,peso bastante aceitável e apenas 36€ (na loja dos chineses :) )


Boas pedaladas!
 
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