• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Capacete SPECIALIZED Propero II

rfcarvalho

Active Member
Experimentei o capacete no tamalho L e serviu-me que nem uma luva. Gostei das correias (extremamente suaves), do sistema de aperto atrás, e do peso. Não sou particularmente fã do design, mas parece-me um capacete robusto e capaz de aguentar bem pancada (espero que não o venha a testar neste aspecto, claro).
A nível de ventilação tem 31 vents, o que é excelente. O capacete tem bastante tecnologia do topo de gama Prevail, a 1/3 do preço. Como a minha bicicleta é vermelha, iria para esta cor:

large-SPECIALIZED%20PROPERO%202%20HELMET%20RED.jpg


Não tenho encontrado grandes alternativas. Vi o BELL Lumen, mas com 305g parece-me demasiado pesado. O GIRO Savant tem umas correias de que nem todos gostam.

Até aos 80, 90 euros (preço do Propero II) sabem dizer-me hipóteses a ter em conta?
 

DaSilva

New Member
tens sempre os SPIUK NEXXION, os KASK, e os Uvex... assim de marcas mais faceis de encontrar...
senao tens tambem os da KELLYS que ja vi e sao bastante agradaveis..
 

rfcarvalho

Active Member
Obrigado pelas respostas! DaSilva, estive a ver o Spiuk Nexion, gosto bastante! E até tenho uns óculos Spiuk Torsion :) com os quais estou bastante satisfeito.

A nível de segurança, peso, ventilação parece-me tudo muito identico ao Propero 2, mas no design é bem mais bonito, gosto muito.
 

nunor4l

New Member
Boas!
Tambem ponderei a compra de um Propero II mas achei o capacete muito volumoso na cabeça, mas isso tambem depende de cada um.
Optei pelo KASK Mojito, é mais ou menos o mesmo valor do Specialized.
Tem um peso excelente para a gama 220gr e é bastante confortavel.

Nuno
 

rfcarvalho

Active Member
No site da KASK o Mojito aparece com o preço de 199 dólares. Quanto te custou o teu?

Sim o Propero também acho que é bastante volumoso - e eu tenho a cabeça relativamente grande, tenho 1.91m de altura. Isso acaba é por transmitir uma sensação de segurança extra, acredito que o volume ajude a proteger mais a cabeça em todo o redor.
 

Mgomes74

New Member
Tenho um igual, bem como um Giro Phase e Berg Raiden ...
O que me agrada mais no Specialized é o facto de ser bem mais ventilado, o que para os dias de calor é excelente, nesse aspecto é, muito melhor que o GIRO ...
Infelizmente no sábado passado testei-o da pior maneira, pois "espalhei-me" ....... amassou ligeiramente do lado direito, mas esteve à altura do que é exigido a um capacete desta gama, a "tola" ficou "impec" (já não posso dizer o mesmo do ombro e joelho).
Inicialmente o design não era muito do meu agrado mas depois de usar pela primeira vez passou a ter a minha preferência ...
 

rfcarvalho

Active Member
Mgomes74 obrigado pelo feedback. A ventilação, como pelo que tenho lido é sempre considerada uma das caracteristicas mais importantes, foi um dos pontos que me fez seleccionar o Propero II como potencial candidato :)

Estou à espera de arranjar tempo para conseguir ir experimentar os SPIUK Nexion e Daggon. Penso que entre estes e o Propero II, vou encontrar o que procuro. Dá-me ideia de que o Nexion, por ser mais recente (a versão 2012), está um preço muito bom (< 80 euros) e a nível de especificações é tão bom ou até melhor do que o Daggon. A nível estético também leva a preferência de muitos. Tenho de ver ao vivo.

As melhoras para ti, espero que recuperes rapidamente!
 

pratoni

Well-Known Member
Mgomes74, não voltaste a usar o capacete pois não?

Depois de batidas, deve-se pôr o capacete de parte porque, embora possa parecer em condições, pode ter a estrutura interior afectada.

Aliás, dizes que ficou com uma mossa, portanto só há um destino, lixo(ou reciclagem)!
 

MigL

New Member
@rfcarvalho

Tens na secção de classificados deste forum um capacete ekoi 999 pro tour que é usado pela equipa AG2R. Analisa e vê se gostas dele e a meu ver o user está a vender a um bom preço. Pode é não ser da cor que mais pretendes...

Abraço
 

Mgomes74

New Member
Olá a todos,

em primeiro lugar agradeço a preocupação, já estou "quase bom" só o joelho é que não está a colaborar, quando estou muito tempo sentado, e depois ao levantar-me, sinto alguma dor .... vou "testa-lo" no sábado, para ver se é só dorido/pisado ou se há algo mais. A haver, lá terei de ir ao hospital ...nem sei se o seguro que tenho cobre estas coisas (seguro da FCPUB) ...
Quanto ao capacete, de lado onde se lê Specialized está ligeiramente amassado, pelo que consegui ver a calota interior não me parece afectada, mas nunca fiando pois não dá para tirar o revestimento exterior, provavelmente vai ficar na estante ..... apesar de ter mais dois ando de olho num Spiuk ...
 

pratoni

Well-Known Member
Na minha opinião, se está amassado, não vale a pena arriscar...

Arruma-o, ou deita-o fora, e agradece-lhe ter cumprido a sua função... ;)
 

rfcarvalho

Active Member
Obrigado MigL, mas é um tamanho M, para mim não dá.

Fui experimentar os SPIUK Nexion e Daggon, e embora fossem tamanhos M-L (para mim teriam de ser L-XL), não gostei muito. Na loja onde fui também tinham o Propero II, e foi possível comparar lado a lado:
- De frente, o Propero II tem aquelas condutas de admissão de ar que devem fazer alguma diferença a nível de ventilação. Gosto dessa particularidade a nível de design, e não gosto nada dessa parte no Nexion. É uma zona aos altos e baixos (visto de frente) que não achei nada bonita.
- O Propero é muito mais bem acabado do que o Nexion. O próprio vendedor da loja disse-me isso, basta olhar para os recortes das zonas de ventilação, no Specialized são perfeitos, no Spiuk são irregulares.
- As fitas do Propero II são melhores. Mais suaves, encaixam melhor na face.
- O sistema de aperto "headset" do Propero é muito mais prático que as 2 patilhas do Nexion. A própria "estrutura" de aperto, onde está o headset, é muito mais robusta no Propero.

O vendedor inclusivé fez-me ver uma particularidade que pude confirmar: o headset do Propero é mais robusto do que o do próprio topo de gama Prevail. Como no Prevail a prioridade é peso, acaba por ser algo mais frágil.

Relativamente ao design no global, a loja onde fui tinha dezenas de capacetes expostos, e pude formar uma opinião mais concisa. Gostei mais do design do Propero, do que no inicio. Em parte porque, comparando com todos os outros, é distinto. Tinham dezenas de BELL, Spiuk, Giro, e pareciam todos muito mais "iguais" entre si.

Já decidi, vou para o Propero II, a relação preço / qualidade é simplesmente brilhante.
 

DaSilva

New Member
é assim, os Spiuk Reconheço mesmo que nao tem os melhores acabamentos, mas eu ja tenho o meu Daggon desde que saiu, (ja lá vao mais de 2anos) e este é o unico capacete que tenho, e anda praticamente todos os dias, BTT/Estrada, Competiçao/treino, e está como no dia que o comprei! ;)
 

rfcarvalho

Active Member
DaSilva sim da qualidade de construção que vi, acredito que um SPIUK suporte 2 anos de uso intenso sem qualquer problema. São robustos.

Esse, dos factores que mencionei, é capaz de ser o que tem menos peso na decisão pelo Propero II, pois considero os SPIUK muito bem construidos, também. Já a nível das fitas e headset a diferença é mais substancial.
 

rfcarvalho

Active Member
Obrigado guzz. Encontro pouca informação sobre o Lazer Genesis, parece ser realmente bom, mas um bocado acima do meu orçamento.
 
Top