• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Cannondale Six Carbon Ultegra SL Compact

gokamen

New Member
Tal como prometido, irei deixar a minha impressão desta bike... Como não sou um "expert" na máteria, esta análise será muito minimalista!! Mas tenterei ir fazendo "refresh" no tema, conforme for crescendo o meu conhecimento na matéria e experiências vividas nesta bike.

Esta historia nasce depois de uma grande epopeia de dúvidas em adquirir ou não a máquina. Mas eis que a minha paixão pela Cannondale falou mais alto, e dei ao inicio à troca da minha anterior Bike (que foi a minha primeira bike de estrada… é que eu ainda sou verde nestas coisas de bicicletas estradistas!!), a Goka Zero.8, pela minha actual – CANNONDALE SIX CARBON.

Numa primeira análise, que é a visual, a bike enche-me literalmente os olhos, pois combina as cores que eu mais gosto de ver nas bikes (isto de gostos é discutível!!!), ou seja, o branco, vermelho e preto.

Após uma volta de cerca de 90Km, já fiquei com a sensação que a troca não foi só um ganho a nível Emocional, mas também em termos de performances!!

A bike deu-me uma segurança que nunca senti na anterior, principalmente no que refere em curvas e quando vamos a descer em grandes velocidades (antigamente não conseguia passar muito além dos 50-55Km/h pois parecia que a bike não ia aguentar muito mais!!). Mas se a descer ganhei mais confiança, o que dizer a subir?? Foi espetacular!! Sentia que cada pedala que dava era aproveitada pela bike da melhor maneira e a bicicleta parecia que voava em cada subida que fazia!! Pelo meio ainda dei um ou outro sprint , e aqui, percebi porquê que diziam que a Goka torce!! (quando só se come peixe, nem se sabe o qual é o sabor da carne!!)

Da transmissão, nada a apontar… Já conhecia e estiveram à altura. Assim como os travões e restantes periféricos. As roda, também já minhas conhecidas, são excelentes!! O ponto fraco, talvez seja o guiador. O de origem (da marca cannondale, em aluminio) não gostei minimamente dele. Por isso decidi testar um em carbono (de marca chinoca) e ver como me sentia. Este, já me conveceu mais um pouco (apenas o receio de ser chinoca!!), tem um apoio frontal plano (o que me agrada) e uma curvatura ergonómiva, faz até lembrar um pouco o guiador FSA K Wing em carbono, a diferença está é no preço (o chinoca ficará perto dos 30€!!!)

Concluindo: acima de tudo, fiquei PLENAMENTE satisfeito com a bike, e sinto que ainda posso tirar mais beneficicios desta máquina… Falta apenas resolver o problema do guiador… Escolher um que me satisfaça, não só em termos de performence, mas também esteticamente e acima de tudo financeiramente!!

Deixo agora as Características:

Quadro: SIX Carbon 54

Forqueta: Cannondale SIX Carbon

Rodas: Ksyrium SL red

Pneus: Michelin pró Race, 700x23c

Pedais: BBB Compdynamic Brancos

Pedaleira: FSA SL-K Light Carbon BB30, 34/50

Corrente: Shimano Ultegra

Cassete: Shimano Ultegra, 12-27

Eixo Pedaleiro: FSA BB 30

Desviador Fr/Tr: Shimano Ultegra SL

Manípulos/Manetes/travões: Shimano Ultegra SL

Guiador: Carbon chinoca

Avanço: FSA OS-99 CSI carbon

Caixa de Direcção: Cannondale SIX

Selim: Selle Italia Slr Kit Carbonio Flow (Branco)

Espigão de Selim: FSA K-force Light carbon

Peso: 7800 (antes da troca do guiador e avanço!!)
 
Last edited:

nogueira.nuno

New Member
Parabéns pela troca, a Six sem duvida e uma bike linda e também com muito boas prestações, sabe bem saber-se que se fez o correcto e que se sentiu realmente a diferença de uma boa para uma ainda melhor!!

Visto que a Six esta bem equipada tenta mante-lá assim, se começas talvez a ter duvidas acerca de certos componentes lá vais voltar ao mesmo que sentias por exemplo com a Goma a descer, isto na minha Opiniao!!

Bons Kms e como e da Praxe posta umas fotos quando possível.
 

brunovxr

New Member
Boa noite acho tudo muito bem mas gostava de te dar uma opinião acerca dos guiadores em carbono, tenta descobrir quantos profissionais ussam guiadores em carbono, 0.
Ainda este fim de semana o chefe de fila dos duros do pedal deu uma valente queda a 50 klh devido a um guiador de carbono que se partiu despois de passar por cima de um pequeno buraco. por isso pensa bem se vale a pena gastares só 30€.
Cumprimentos
 

nogueira.nuno

New Member
As bicicletas dos profissionais tem limites de peso e penso que será a razao de não usarem certos componentes mais leves!!

Mas já agora quem e que se aleijou nos Duros?? Presumindo que se tenha aleijado a rolar a essa velocidade, claro.

Pois em certas coisas o barato pode sair caro mas...

Edit: pois já vi que foi o To Monteiro, mas que guiador e que ele usava na altura já agora por curiosidade, sabes?
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
Sim, foi o Tó que caiu a sprintar porque o guiador partiu junto ao avanço, mas felizmente não se magoou. Por acaso não me recordo da marca do guiador mas penso que não é das marcas correntes tipo FSA ou Deda, mas sim de uma marca weight-weenie. Mas já não sei ao certo...
 

gokamen

New Member
Agora corridos cerca de 1000Km na bike, já tenho uma ideia mais defenida acerca da bike..

Sem duvida, que a estética foi um dos pontos que mais me chamou na bike:D
dsc00114q.th.jpg
[/URL][/IMG]

Mas, claro, que nem só de "estilo" vive uma bike...:eek:

O quadro demonstrou ser mais rigido e com uma ergonomia muito interessante. Pois não chega a ser uma bicicleta muito "racing", apesar de apresentar atributos para tal!! Um senão, este quadro é mais pesado que o anterior.
dsc00118u.th.jpg
[/URL][/IMG]
04042010013.th.jpg
[/URL][/IMG]


A nivel da transmissão, nada a referir. O grupo Ultrega faz juz á sua reputação e nunca deixou ficar mal.
A Pedaleira, com o afamado BB30 da cannondale, esta a cargo de uma FSA SL-K Light Carbon 34/50 . Se bem que uma pedaleira compacta seja util para subir, em algumas alturas, a rodar e a descer, desmonstrou-se "curta"!! Talvez uma troca de pratos ou cassete mais para a frente, pois agora como ando a incidir os treinos na "cadência", até dá jeito!!:) E os €€ começam a faltar!!
Os pedais BBB Compdynamic cumpriram bem o seu papel, e não ficam aquem das marcas mais "concetuadas", tendo um preço/qualidade bem agradavel.
dsc00121of.th.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00127lx.th.jpg
[/URL][/IMG]

As rodas, ksyrium SL red, que transitaram da bike anterior, mantem a qualidade e fialbilidade a que já me tinham habituado!! Para alem de esticamente, ficarem a "matar" com a Six!!:D:D
dsc00120sx.th.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00122sy.th.jpg
[/URL][/IMG]

O selim, Selle Italia Slr Kit Carbonio Flow, foi uma agradavel surpresa, pois estava com receio que fosse um pouco "duro". MAs nem mesmo nas jornadas mais longas se demonstrou confortavel. O Espigão FSA, nada a relatar, talvez sá o facto de talvez ter um "setback" um pouco exagerado...
dsc00123n.th.jpg
[/URL][/IMG]

O Avanço, foi outra troca que fiz, montando um FSA OS-99 CSI carbon, não tenho nada a referir... Em relação ao guiador, talvez seja aqui o "tendão de aquiles" da bike!! Tenho rodado com um em carborno, de marca branca (o inicical, em aluminio, marca cannondale esta guardado), pois queria por um guiador que "combinasse" com o avanço, mas o orçamento ficou no limite e por enquanto estou assim. O guiador até agora não me "assustou", tirando algum "gingar" mas que é o caracteristico do carbono (segundo tenho apurado:eek:).
dsc00124a.th.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00131nh.th.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00132jq.th.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00125vg.th.jpg
[/URL][/IMG]

Concluindo: a bike tem estado a tudo a que a vou sujeitando. Aindo é necessário "limar" alguns permenores para ficar a 100%!! De futuro, talvez pensar em "emagrecê-la" até pelos menos os 7,5Kg, mas isso será outro projecto, por enquanto ainda há outras prioridades...

Assim deixo-vos aqui esta análise da minha "menina" e estarei com todo a agrado receptivo a todos os vossos cpmemtários:)

dsc00128q.th.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00116yl.th.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00126h.th.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00117gl.th.jpg
[/URL][/IMG]
 

gokamen

New Member
Mas falas em carbono, certo?? E que tal... É porreiro?? Digno de confiança?? É uma das minhas opções... Assim que surgir mais €€€!!! Uma outra opção foi um K-wing, agradá-me aquele apoio plano para as mãos...
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Até agora não tenho defeitos nenhuns a apontar, apesar de ser de carbono não verga 1 mm, é curto em termos de altura e chega-se sempre lindamente às manetes quando vamos com as mãos nos drops.
 

gokamen

New Member
Obrigado Afonso... Fica anotado o apontamento... Será certamente o próximo "up-grade" na bike!!:D Assim que porpocione a altura certa€€€€!!!:eek:
 

fmm

Member
Eu também tenho um FSA K Force de carbono e até ao momento também estou muito satisfeito com ele.
Tem uma rigidez muito parecida com um guiador de alúminio.
Pelo menos atá agora não notei que vergasse nada de nada.

Filipe
 
Top