• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Caminho Fátima

jnap

New Member
Boas
Pesquisei e não encontrei nada...

Próximo dia 25, vou a fátima não sei se sozinho, mas devo ir com outro colega se ele não se cortar à última da hora, mas como nunca fiz o trajecto, gostava de ter opiniões de quem já o fez.
A saída é de Viseu, e tenho obrigatoriamente de passar em SPS caso o meu colega vá. Que estradas aconselham, quais desaconselham, e se alguém tiver o percurso que possa partilhar melhor ainda.

Quando andei a ver isto o meu colega referiu os seguintes pontos (Viseu, SPS, Cambra, Reigoso, Talhadas, Agueda, Anadia, Coimbra, Condeixa, Pombal, Barracão, Caranguejeira, Santa Catarina da Serra e Fátima)...

Obrigado
 

ccrm

New Member
Boas! Não te posso ajudar mas sei que talvez optar pela 109 será melhor que pela nº1. Se vais por Talhadas, podes descer um pouco mais por Albergaria e ir à 109. Isto porque acho que não é tão duro e tão perigoso como pela nacional 1. mas isto é a minha opinião. E seria bom ir com um carro de apoio. Dá outra segurança caso aconteça algum imprevisto. Espero que alguém te possa ajudar.
 

jnap

New Member
Boas
Obrigado pela informação, sim em principio irei ter um carro de apoio, mas só a meio do percurso, tenho de analisar a situação da 109.

Ver se mais alguém tem algo a acrescentar.
 
@Jnap
invés de ser tu a fazer o desvio por SPS seria bem mais simples o teu colega ir ter contigo a Viseu e sairem de lá...
A viagem de regresso será feita de comboio?
 

jnap

New Member
@Delamadera
Sim sem dúvida que ele podia vir ter comigo, mas sou eu que tenho algum interesse nesse desvio para ultrapassar a barreira psicológica dos 200 KMs, pois se arrancar de SPS segundo o percurso dele dá aproximadamente 190, se lhe meter mais 20 já passam os 200 :)
Em principio será de carro, a minha Maria vai acompanhar e depois virei com ela, mas se não for sozinho deve haver pelo menos mais um carro de apoio.
Mas o porquê da questão do comboio?
 
@Jnap
Eu fui a Fátima (acompanhado por 4 colegas) no passado dia 21 de Maio e fiz 189,9kms embora devo ter feito mais 3 ou 4kms porque esqueci-me de ligar o cronómetro à saída de Coimbra. Eu também pretendo ultrapassar a barreira dos 200kms em breve e estou a pensar ir novamente a Fátima (se calhar a solo) e voltar de comboio (até Mangualde) e dessa forma devo fazer mais de 200kms.
Viseu-Fátima: 175kms
Fátima-Seiça/Ourém (estação CP): 22km
Mangualde Gare-Viseu: 21kms

Total: 218kms
 

jnap

New Member
Interessante, apesar que a ideia de voltar de comboio acompanhado com o perfume de 200 kms não seja a mais agradável...

Mas de qualquer modo, quando fores senão te importares avisa, pode ser que te faça companhia, se for do teu interesse é claro. Mas fica já o aviso que só tenho 3 velocidades, devagar, devagarinho e parado. :)

Já agora qual foi o percurso que fizestes quando lá fostes?

Obrigado
 
uma volta interessante...
http://ridewithgps.com/routes/487339
alinhas?

Eu sou daqueles ciclistas movidos a gasóleo até porque não sou um peso-pluma (93kgs) :D

Voltando ao assunto deste tópico, o percurso que fizemos foi o seguinte:
Viseu-Sta. Comba-Penacova-Torres do Mondego-Coimbra/Ceira*-Condeixa-Pombal(apartir daqui o trajecto é igual ao teu)

*atravessamos o Rio Mondego pela Ponte Rainha Santa Isabel (a nova) mas por baixo (passagem pedonal)
 

jnap

New Member
Ui, quando é que é para fazer essa volta?
Tenho de trocar a minha pedaleira primeiro de qualquer modo, ontem subi ao S. Macário com os 39 e ia morrendo, parei umas 5x pela súbida acima... :(
 
Se subiste o S. Macário também sobes a Torre.
Eu também tenho 39/53 e provavelmente terei de parar algumas vezes mas isso não é problema porque não irei em CR.
Se fosse hoje a escolher a pedaleira escolhia de certeza uma compacta (34/50) pois com a 39 desgasto-me muito o que não é bom quando se pretende fazer voltas longas.

Hoje fiz uma pequena volta (47kms) e os joelhos voltaram-me a doer (espero que não seja tendinite) quando faço uma subida mais inclinada.
Na 4ª feira vou dar uma volta para testar os joelhos novamente e se não me doerem irei fazer essa volta da serra da Estrela no sábado (estão previstas temperaturas acima dos 30ºC).

Fisicamente não me sinto preparado para tal epopeia mas vontade não me falta para fazer esta volta.
 

jnap

New Member
Eu no passado já subi a Serra por esse mesmo lado de Seia (mas só fiz a subida :)), mas também sofro de um mal dos joelhos, que após estes esforços mais puxadotes (potência em vez de cadência) ando 2/3 dias que até a caminhar me custa... Por isso tenho obrigatoriamente de trocar a mesma, ainda para mais que no futuro quero fazer as 3 subidas para a Torre...

Hoje e amanhã é para dar descanso aos joelhos, quarta ando senão combinar nada na quinta, senão só quinta e sábado.
 

Dropout

New Member
Boa Noite!
Jnap eu em Maio fui a Fátima a partir de Gaia e como já alguém disse acho que o percurso é melhor pela 109, pelo menos no que respeita ao trânsito.
Quanto ás dificuldades, é sempre a rolar, haja pernas, a maior dificuldade são os km finais a partir de Leiria que é quase sempre a subir e com a a ajuda dos mts km que já levas custam um bocadinho, mas faz-se bem com um bocadinho de sacrifício.
Desde já o desejo de uma boa viagem!
 

vmms

New Member
jnap:
No passado dia 11(Sábado) fui a Fátima com o pessoal da Azuribike-Mangualde e fizemos o seguinte percurso:
Mangualde-Nelas-Carregal do Sal-Penacova-Torres do Mondego-Coimbra-Condeixa-Ansião-Ourém-Fátima (186Km)
No dia 12 (Domingo) regressámos pelo percurso:
Fátima-Ourém-Alvaiázere-Penela-Condeixa-Coimbra-Torres do Mondego-Penacova-Carregal do Sal-Nelas-Mangualde-Viseu (214Km)
É uma boa alternativa á Nacional 1 uma vez que é muito rolante e com muito pouco transito.
 

jnap

New Member
@Dropout
Obrigado pela informação

@vmms
Podes indicar qual foram as estradas utilizadas em ambos os percursos?

Obrigado
 

jnap

New Member
Nova data 10 de Junho

Afinal a ida a Fátima foi adiada em 3 semanas, passando agora a ser no dia 10 de Junho...
Tenho uma despedida de solteiro de um amigo de infância no sábado e sendo assim vou trocar a bicicleta por um rodízio e uma noitada. ;)
 

jnap

New Member
A volta está marcada para amanhã...

A única questão, é que ainda não ficou definido o caminho definitivo, eu estou a tentar arranjar alternativas à N1, o resto da malta quer ir pela N1... não sei o que faça, e ainda por cima existe a possibilidade de levarmos com uma chuvinha no lombo... :(

E já agora o pessoal que arranca cedo de casa, a partir de que horas é que já se começa a ter luz/claridade?

É que eu vou ter de arrancar de Viseu para ir ter com o resto do pessoal a Oliveira de Frades, e eles querem arrancar as 6 da matina, por isso vou ter de sair de Viseu um bocado mais cedo...

Obrigado
 

jnap

New Member
Não vai ser fácil, tenho previstos entre 210~220 kms, e os primeiros 35 kms vão ter de ser a queimar, pois tenho de chegar o mais depressa possível ao ponto de encontro pois o pessoal quer arrancar as 6...
Vamos ver se depois tenho pernas para os restantes 175~185...
 
Top