• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

B'TWIN FACET 7 . . . em análise

zanzas

New Member
ora venho abrir este tópico para dar a conhecer o topo de gama da decathlon.

como alguns sabem, eu tinha montada uma bike, a mesma que tive a infelicidade de ser assaltado (e o assaltante sorte de a casa estar sem ninguém), o quadro fuji, transmissão microshift, etc., portanto, uma grande estima eu teria pela máquina que seria única, uma vez que montei peça a peça com as minhas próprias mãos.

posto isto, e como teria seguro nela, activei-o, e estaria a pensar montar uma nova máquina, que recairia no quadro da canyon, com microshift e rodas rcz sl, no final das contas, daria uma máquina exclusiva, abaixo dos 7.5kg e a rondar os 3mil euros.

como sou "maluquinho" por bikes, e certamente não serei o único neste fórum, cada vez que vou a decathlon, fazer o que quer que seja, a minha visita tem de incluir a secção de ciclismo (a mesma que cheguei a trabalhar), e ver as novidades, etc.

é aí que me deparo com o MAQUINÃO . . . e surge o diálogo com a minha mulher . . .

ELA : é a melhor que está aqui, não é ?
EU : é ! mas tu não percebes nada de ciclismo, como sabes ? ?
ELA : mas conheço-te a ti, e tas com cara de parvo a olhar somente para essa !

pronto, está explicado como ela chegou a conclusão que aquela era o topo de gama.

e começam as contas, pensamentos, etc . . . relativamente ao peso, iria andar ela por ela certamente, mas no que conta ao material, só ficaria a perder talvez no quadro.

1 aparte : andei a ver o site da canyon, e a bike era equivalente em preço, mas prefiro o red ao ace, e as rodas era inferiores (só para o caso de alguém fazer esse reparo).

ora bem, se o orçamento seria o mesmo, eu não optaria por montar uma bike com as rodas de 200 e tal euros relativamente as mavic r-sys, e por muito que tenha adorado o microshif, red é red . . .

e fui ver esse material na minha marca favorita (a qual já gerei alguma polémica aqui), a specialized (onde também trabalhei), e o preço era muito superior.

foi fácil então tomar a decisão, e tiro o chapéu a minha mulher quando perguntei opinião

EU : que achas ?
ELA : se é isso que gostas, compra logo !

muitos talvez não tivessem essa resposta, mas o azar do caraças é que só havia la 1 "espécime" no tamanho 55, e com cranks, salvo o erro, 172,5, portanto não a comprei, e pedi para verem se tinha o 51, e se o mesmo vinha com 170 de crank.

a resposta telefónica foi muito agradável, estava tudo como eu quero, excepto o guiador, que deveria ser o 44, mas que posteriormente vai ser trocado.

e pronto, encomendei e ainda consegui 1 negociação.

a verdade é que nem me lembrei, e nem tirei ainda fotos a ela, por isso vou deixar umas fotos de catálogo, e posteriormente ponho da minha já com o ciclómetro sigma rox 8.1, e resto de acessórios.


asset_58255550.jpg


asset_55270029.jpg


asset_55270035.jpg



talvez a introdução tenha sido 1 pouco extensa para 1 tópico de testes, mas enfim . . . começa agora o que realmente interessa ao tópico !

assim que a fui buscar, vim logo montado nela até casa, apenas 10kms, e foi surpreendente como sem andar há uns meses e com uns 10 kilos engordados depois da lesão, tive 1 desempenho tão agradável.

de realçar que nem o selim ajustei ( o que pensei que não me iria adaptar, o fizik ), e cheguei com os zanzas júniores 1 bocado doridos.

feitas medidas, posto o selim a altura, inclinação necessária e alinhamento do eixo pedaleiro com rótula, fui experimentá-la, e os zanzas júniores ressentiram-se na mesma.
já tinha lido noutros tópicos que é 1 selim que permite imensas posições, e tive a oportunidade de constatar isso, rapidamente em estrada, a rótula já não estava alinhada com o eixo, e a parte que exercia pressão no selim eram os tintins do outro ! ! ! ! foi então que avancei 1 pouco o selim, epa, 5 estrelas . . . começou a assentar os ossos da bacia e pude "respirar de alívio" ehehehe

já a levei à Arrábida, para ver como ela se porta a subir . . .
impecável, super nervosa, responde a cada pedalada, uma rigidez impecável, sente-se que a força exercida no pedal é toda aproveitada para o máximo desempenho . . . claro que as rodas super-leves fazem e cumprem a sua missão.

feita a subida, vem a descida, e rapidamente atingi os quase 80kmh, fantástico, até gritava com alegria . . . será que os travões red com calços swisstop iriam corresponder bem ? seria mau se não o fizessem, uma vez que é raro o uso do capacete, e sim, corresponderam (os mesmos que me iam fazendo "afucinhar" no chão no dia que a comprei, estava eu habituado a abrandadores).

na saída para a N379, sentido Sesimbra-Azeitão (e onde tive o pior acidente da minha vida), segue-se a "etapa rolante", e é 1 mimo, quanto mais pedalo, mais ela quer andar, até quando se chega a piso mais irregular, ou paralelo, super confortável, talvez devido aos seus "avantajados" raios em carbono que absorvem muitas vibrações.

em suma :

ainda bem que não me bateu querer montar peça-a-peça, pois assim fico com 1 grande maquinão, e ainda pensei daqui a uns tempos trocar o quadro (talvez o tarmac sl3), mas para já, o quadro surpreendeu-me em grande pela positiva, e não me vejo a fazer num futuro tão próximo.


daqui a uns tempos quero leva-la onde só fui com a outra e uma única vez, Montejunto . . . apresentado pelo cokenim, e onde senti o cérebro dormente quando entrei lá com 160kms (foi mais ou menos isso, não foi cokenim ?)


futuramente, quando tirar peso (ao utilizador), talvez 1 Serra da Estrela.

por falar em peso,e todos (ou quase todos) devem estar a pensar nisso, foi o único ponto que me desiludiu mais (isto não pode só ser dizer bem !)
pensei que devido ao material, ficasse com 1 margem mínima no sub 7kgs, e após montagem de ciclómetro, acusou 7,4kg, o que presumo que o quadro não seja o mais leve, MAS ATENÇÃO, não compromete o conforto, nem eficácia, nem eficiência.
 

RSilva

Well-Known Member
Parabéns...

Penso que tomaste a opção certa para esta altura do campeonato...

Venham de lá essas fotos...
 

Testarossa

New Member
Excelente post, já a passar a linha do artigo de jornal!!!
Quanto ao peso... é um engano!
Nenhum quadro, pesa mais 400 ou 500 gramas que outro concorrente. Talvez ( talvez!!!) o acréscimo de peso imprevisto, esteja no avanço; espigão do selim; selim e guiador.
Parabéns pela máquina & Boas pedaladas
 

paradawt

Moderador
Também penso que espigão, avanço e guiador (e até podemos esquecer o selim porque já é sub 200g) e tiras imenso peso aí no conjunto!

De resto é desfrutar dela!
 

zanzas

New Member
sinceramente, o guiador e o avanço não pesei . . .

quanto ao espigão e selim, esta 1 conjunto de 400gr, sei que aqui da para mudar, por isso também dará nos outros . . . a dilema é que vou passar de 1 guiador 40 para 44, vamos lá ver . . . ouvi falar muito bem dos guiadores trigon, e pesam cerca de 220gr
 

ventura

Member
Venham é fotografias reais dessa máquina.

Qual é o diâmetro do teu espigão de selim?

O meu Token de carbono, 27,2mm cortado a 300mm pesa 128g...
 

zanzas

New Member
ate posso cortar mais . . . so preciso de uns 150 ou 200mm devido ao formato do quadro ser tao alto

amanha vou tratar dumas fotos dela, mesmo em baixo de forma tou com vontade de apanhar o tgv :p
 

zanzas

New Member
nunca vos aconteceu . . . guardarem uma coisa tão bem, tão bem . . . que nem vocês próprios a encontram ?

a mim acontece-me imensas vezes, fui tirar umas fotos a bike para postar como prometi, e agora ? cadê o cabo do tlm ? ? ? :x todavia as fotos ja tão tiradas, assim que tiver o cabo, posto-as !


VOLTA DE HOJE !

tgv ? nem vê-lo . . . desconfio que me atrasei e que ele passou :x apanhei o "regional" lolol . . . e lá vinham uns ciclistas da "velha guarda", no entanto rijos . . . acompanhados com 2 putos para a minha faixa etária.
lá me consegui integrar no grupo, a ver como a minha máquina se porta num pelotão .

o ritmo não era puxado, era mais 1 passeio que 1 treino para ser sincero, e lá fui eu com eles, sempre a falar e aproveitar para aquecer. e mais a frente, pós lados de Palmela (talvez a uns 5kms), passam uns gajos na "esgalha", seriam membros do tgv ? não sei, mas como até tava a gostar da conversa, deixei-me ficar pelo meu sítio.

até que a dada altura, a conversa fiada acaba e decidi dar 1 pequeno esticão numa subida a ver se ainda apanhava esses "fugitivos" . . . sinceramente não reparei muito como eles eram, se apanhei esses ou não, não sei e não seria o mais importante . . . o importante aqui sim é que a MÁQUINA a trepar subidas de 3% ou 4% é nervosa, quase que nem dou pela subida, faço ritmos bem na ordem dos 25kmh assim que sou a "sapatada" . . . passando inumeros "bttistas" como se eu fosse de mota !

chegado a Palmela, fiquei a fazer umas piscinas na rotunda a espera do grupo que ficou para trás, gosto de esperar pelo pessoal que me "acolhe" . . . mas como não chegaram, e passaram outros jovens na casa dos 60 anos (parece-me os que passaram por mim na "esgalha" e que tinham parado la no jardim), fui com eles . . . aqui, tudo mudou, o ritmo já não era de passeio, mas sim mais a treino, já não se conversava muito e sinceramente digo, quero chegar aquela idade com aquele espírito.

todo o "novo" grupo que me "infiltrei" rolava bem, e tinha 1 bom ritmo, sendo eu o mais novo, a seguir a mim, deveria ser 1 senhor na casa dos 40 anos, que tinha 1 máquina, diria superior a minha, a nível de equipamento seria a mesma coisa, mas com 1 tarmac sl2, pensei que estava ali 1 grande corredor.

no desenrrolar da volta, o pelotão foi ficando com mais elementos, e juntou-se 1 senhor (este o último que eu "abandonei") que está para fazer 68 anos, LEIAM BEM . . 68 ANOS ! ! ! ! (o meu espanto não é por andar de bike com esta idade, mas com o desenrrolar da crónica vão-se aperceber !). senhor mais baixo que eu, até porque a bike dele deveria ser 49 por volta disso (dava ideia de ser mais pequena que a minha), o nível e equipamento era modesto, nenhum topo, mas também não era gama de entrada, portanto, 1 bike boa para 1 ciclista de TOPO ! ! !

vai daí, o pelotão continua a andar e a rolar no sentido pinhal-novo/montijo, chegando a rotunda, fomos em direcção a moita . . . para quem conhece a zona, tomem bem atenção, que por momentos pus em causa a minha forma e anos todos de desportista LOLOLOLOL

chegando a rotunda antes da entrada da fonte da prata, o "jovem", solta-se, sobe a ponte e larga o grupo . . . . . .fiquei espantado com aquele arranque e lá usei os meus cerca de 40 anos a menos para me "exibir" e ter uma explosão e colar-me ao fugitivo . . . a sua cadência era baixa (pelo menos mais baixa que a minha q em subida ronda as 70-80rpm), pedalava então em força . . . e deixei-me ir 1 pouco atrás dele, até que certo momento, 500m talvez, após descer a ponte passo a frente (e chegam outros jovens da mesma idade junto a nós, bizontes esses moços), começo a apertar 1 pouco, mas não seria para me soltar, até porque estava a gostar da companhia e a minha disposição era abrandar o meu próprio ritmo para acompanhar eles . . . os 2 últimos ficaram para trás, mas o homem pequeno, cadência lenta sempre na minha roda, até que eu penso "vamos la fazer 1 teste !", mudança mais pesada, e mantem a cadência (em recta ando na ordem dos 90-110rpm), e nunca descolou de mim . . . passamos sto antónio, chegamos a palhais e perguntei para onde o senhor ia, ia pós lados de Almada . . . epa, que se lixe, virei para o lado oposto, estava mesmo a gostar da companhia do moço . . . e sempre a puxar (as outras "almas" já nem se viam) e ele sempre na minha roda, nas subidas, nas rectas, nas descidas e passamos por coina . . . . . . cheguei a por em causa a qualidade de minha bike, sou sincero . . . .

quando o trânsito era pouco, pus 1 bocado de conversa, para saber a idade e aproveitei para perguntar se ele tinha sido profissional . . . . nunca me hei-de esquecer desta resposta "ahahaha, nada disso, sou profissional do trabalho, tenho é disciplina nas saídas e faço 4 por semana" O QUÊÊÊÊÊÊÊ ? eu também faço lol, tenho 1 bike melhor, não fumo, não bebo, sempre fui desportista, cerca de 40 anos a menos . . . . . . . . . TIRO O CHAPÉU E FAÇO VÉNIAS, se não visse os cabelos brancos, nunca daria aquela idade ao homem . . .

ps : vou procurar o raio do cabo do telemóvel
 

RSilva

Well-Known Member
bela história zanzas...

apanhaste foi um senhor com mts milhares de quilómetros nas pernas... velhos são os trapos como se costuma dizer...
 

epinto68

Member
boas.tenho uma bicicleta de btt mas quero começar tambem a praticar em estrada mas como os cobres sao poucos o que dizem desta bicicleta B,twin TRIBAN 3
 

gfilipe

New Member
boas.tenho uma bicicleta de btt mas quero começar tambem a praticar em estrada mas como os cobres sao poucos o que dizem desta bicicleta B,twin TRIBAN 3


Zanazas, a bike conta...nem que seja pelo factor psicologico.. mas as pernas é que ditam o ritmo, um gajo nao estando em forma nao ha hipotesse.Nao dizendo que nao estas, mas esse senhor devia, e como ja foi dito, ter muito km nas canetas.... :cool:

Já agora, mete fotos das tua Btwin...ando a acompanhar o topico e a espera de ver fotos:)

abraço.
 

duarte82

New Member
Boas.

Também já vi essa bike na decatlon de Coina, na altura estava por 2700€, estive mesmo tentado a perder a cabeça mas estas coisas de crise recomendam prudência. Até já evito ir à decatlon não vá deparar-me com uma grande promoção e sob efeito hipnótico perder mesmo a cabeça.

Zanzas qual é na tua opinião o ponto mais forte da bike.

Se quiseres combinar um treino na arrábida diz qq coisa, gostava de ver essa máquina a rolar.

Estamos à espera das fotos.

Cumprimentos.
 

zanzas

New Member
ainda nao consegui encontrar a porcaria do cabo :\

duarte82 . . . amanhã devo de ir dar 1 volta de manhã . . . tens algo para fazer ?
 

zanzas

New Member
o ponto mais forte desta bike ? o material que tras pelo preço que está ! ! ! !

em termos de rolar, quando é a descer quase que ninguém me acompanha lolol
 

zanzas

New Member
desisti de procurar o cabo . . . . .

fui a worten e comprei 1 . . . e como o prometido é "de vidro" lolol (já não dizia isto há bué) :p . . . aqui vão as fotos ;)

de perfil

scaled.php


vista de cima :p

scaled.php


talvez com 300 kms (por isso estar ainda minimamente limpa)

scaled.php


o "sapatinho dela" :p que aproveito para realçar que estou satisfeito com o pneumáticos lolol

scaled.php


seu "velocímetro", com a minha personalização eh eh eh

scaled.php


e o seu peso apenas com o conta-kms montado

scaled.php



chegou tarde, mas chegou . . . vou tentar manter este tópico actualizado, com as actualizações, testes das mesmas e talvez algumas aventuras que vou passando com a minha querida xD
 

paradawt

Moderador
Mais bonita que no catálogo na minha opinião...

Só o grupo e rodas já valem o que ela custou! Aproveita bem!

Abraço!
 

cokenim

Active Member
Parabéns companheiro e boa sorte com a nova montada!!
Gostei do que vi,mas tem um pormenor na cassete que nunca tinha visto.
Sabes qual é???
 

duarte82

New Member
Oi Zanzas, hj não andei, mas já te mandei PM com o meu contacto, amanha devo ir à tarde, se puderes diz qq coisa.

A bike tem realmente uma relação qualidade preço imbatível. No outro dia estive a fazer a relação dos componentes caso fossem comprados individualmente e tendo como base os preços do Chainreaction, só material sem o quadro ficava bem acima dos 3000€.

Vamos lá ver se não acabo por perder a cabeça.

Cumprimentos.
 

zanzas

New Member
paradawt e duarte82 :
acabo por responder aos 2, pois a resposta iria ser semelhante . . . no ínicio do tópico salientei que montava 1 bike à la carte, com o mesmo peso ou até mais leve, o que me fez por de parte a exclusividade foi mesmo o facto da qualidade dos componentes que não chegariam aos calcanhares desta, comprei mesmo com base nisso.
o quadro surpreendeu-me bastante para uma marca que não tem o prestígio de topo, e que não equipa nenhuma equipa pro tour (penso que não !), logo, fazendo as contas, só o red e as mavic r-sys compradas a parte (apenas estes 2 periféricos), rondavam os 2800 euros, e atenção que estou a excluir o preço de pneus, selim, espigão, etc . . . . o quadro sairia apenas por 200 euros (que nem mesmo os chinocas de carbono saem a esse preço), de salientar que paguei a pronto pagamento, até que a minha mãe ofereceu-me uma parte da quantia como presente (grande mãe) :p ainda consegui 1 negociação, e baixaram-me o preço em cerca de cento e poucos euritos . . . logo, que negócio que foi . . . uma coisa é custar a dar o dinheiro (isso custa a todos), outra é ser cara (que não é, pois justifica o seu preço, sendo até barata para o seu material)

e também achei que é bem mais bonita ao vivo do que no catálogo ou em foto ;)

concluindo : todos sabem que tenho como marca de eleição a specialized, e comprei a pensar daqui a uns meses trocar o quadro por 1 tarmac s-works sl3 (que comprando a bike desta marca com o material equivalente, encarece bastante) mas vou adiar porque estou mesmo a gostar deste btwin.


cokenim :
em relação a ti companheiro, temos de combinar outra voltinha para assim a poderes ver ao vivo . . .

o pormenor da cassette ? epa, não estou a ver ao que te referes lol
 
Top