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- BTT em estrada ou Bicicleta de estrada

@ GMQ

Tudo o que possa vir na bicicleta de estrada é bem vindo. Se pensarmos bem, a minha de BTT pesa 14kg e já fiz mais de 80km's seguidos com a mesma, portanto, será sempre uma situação "win-win". O carbono não é totalmente obrigatório, até porque estive a ver as Triban 540 e mesmo sendo alumínio, é sempre mais vantajosa do que a de BTT e face ao preço, acredito que consigo chegar onde as bicicletas de mais de 1000€ chegam. As pernas também contam e muito !

@ Wawando

O meu objetivo passa mesmo por treinar, mas eficazmente. O que quero dizer ? Quero dizer que considero que cada macaco no seu galho. Claro que a de BTT chega onde a de estrada chega. Se faço os mesmos quilómetros ? Não no mesmo tempo útil e não da mesma maneira, e daí não ser eficaz.
Quanto a andar em grupo com a de BTT, já esqueci à muito. Noto claramente que é impossível acompanhar a inércia e a velocidade média das de estrada e é essa parte que também me frustra, pois ultimamente ando mais sozinho e noto que se tivesse a de estrada comigo mais facilmente criavam-se grupos na estrada. Mas aí não há muito a fazer, é aguentar.
Como mencionei ao GMQ, confesso que gosto muito do que a Triban 540 (especialmente esta face aos componentes e preço) oferece e acredito que, em conjunto com as pernas, consiga fazer boas médias, bons quilómetros e acompanhar alguns de estrada que valem 2 ou 3x mais.

Abraço !
 

Wawando

Well-Known Member
Triban com ela!
A estrada é um optimocomplemento para o btt. E acho quem quem anda nas duas ganha em ambas: btt dá-te, para a estrada, força a baixa cadência que na estrada é uma seca treinar, picos de intensidade e destreza. A estrada dá para o btt uma capacidade de manter power por tempos muito prolongados que é mt dificil de treinar em btt, ou exige condições mais dificeis de encontrar. Além disso na estrada é 1000x mais facil encontrares companhia para treinar, principalmente de pessoas que andam bem, do que em btt.
 

pedrodoprior

Active Member
Amigo @Mário Pereira,
Se queres fazer apenas percurso casa-trabalho-casa: compra uma de estrada. se esse percurso implica algumas secçoes pequenas de offroad, matem-te com estrada.
Este fim de semana vou comprar uma Triban100. Bicicleta de aventura/offroad/ciclocross (ligeiro) segundo a própria decathlon e para meu espanto. Para essas voltas chega perfeitamente. e para os teus 70kms semanais que actualmente fazes é mais que suficiente. preço? 250€.
Não precisas de comprar carbono. Pessoalmente prefiro bikes em metal (aluminio, aço, titanio). não quer dizer que não curta o carbono, mas são preferências. Já aqui te foram dadas algumas sugestões. Eu gosto do conceito (que não é único) da Decathlon (equilibrio bom entre preço-qualidade).
Para voltas maiores e com mais conforto e em aluminio (porque se compras carbono tens mesmo que comprar coisa boa) tens boas opções da marca abaixo dos 700€. e fica de olho que eles estão a limpar stock deste ano para abir o proximo. perspectivam-se mais baixas de preço.
https://www.decathlon.pt/C-1361120-bicicletas-de-estrada
cumps
 
Companheiro @pedrodo

A questão prende-se também com o peso da bicicleta. Para os meus 14kg da minha BTT e para os "aclamados" 11.300kg da Triban 100, prefiro não gastar os 250€.
 

cenazia

Well-Known Member
Já foi tudo dito em relação às vantagens de uma de estrada na estrada e uma de BTT no mato, para mim acho que o ideal (se for possível) é ter as duas, agora é uma questão de ver se é possivel e quanto estás disposto a gastar, é dificil melhor que a triban 540 na relação custo/qualidade mas chuta aí o teu orçamento e altura, pode ser que alguém saiba de algum negócio da China pela net.

De ressalvar que importante mesmo é comprares uma para o teu tamanho senão mais vale andar de BTT mesmo.
 
@cenazia

Obrigado pelo teu input. Não querendo por em causa a qualidade das bicicletas da Decathlon, digamos que não me importaria de dar um pouco mais. Tudo dependeria realmente do preço face aos componentes e peso da máquina.

Como ressalva, eu meço 1.80m.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
@cenazia

Obrigado pelo teu input. Não querendo por em causa a qualidade das bicicletas da Decathlon, digamos que não me importaria de dar um pouco mais. Tudo dependeria realmente do preço face aos componentes e peso da máquina.

Como ressalva, eu meço 1.80m.
Podes até dar mais 200€ e ficares pior, ou vais ter de procurar bem e ficar igual, em relação a qualidade da Decathlon
 

cenazia

Well-Known Member
Como o Guilherme disse, não encontras melhor por esse preço, mas vou-te dar umas alternativas até 1000€ começando pela Decathlon e depois vê o que te interessa mais:

Triban 540, 699€, grupo 105 11v, rodas Mavic Aksium, periféricos Btwin
https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-triban-540-id_8377756.html

Cinelli Experience, 889€, grupo 105 11v, rodas Shimano RS010, periféricos Deda, mesmo grupo, melhor quadro, rodas mesma gama mas consideradas melhores, melhores periféricos
https://www.salden.nl/en/bikes-and-frames/roadracing/roadbikes/cinelli-experience-superoffer.html

por mais 50€ podes levar a mesma bike, mas modelo de 2015 com Ultegra 6800 11v
https://www.salden.nl/en/bikes-and-frames/roadracing/roadbikes/cinelli-experience-ultegra.html

Por fim uma opção em Carbono, normalmente não indicaria uma para estes valores pois o carbono seria duvidoso, mas este quadro é de boa reputação tendo sido inclusivé utilizado pela Lotto-Soudal no PAaris-Roubaix e em outras provas onde o conforto era primordial, tendo o senão de ter o grupo Tiagra mas também não se pode ter tudo:

Ridley RD16 Fénix C40, +/- 980€ com portes, Grupo Tiagra 10v, rodas 4ZA, periféricos 4ZA, quadro Carbono
https://www.biketart.com/bikes-c1/road-bikes-c35/ridley-fenix-c40-small-p21649

Rematando, não consegues nada melhor pelo preço da Triban 540, claro que se quiseres gastar mais vais conseguindo coisas um pouco melhores, atenção que entre as duas opções da Cinelli, a de 2015 com grupo Ultegra tem uma geometria mais "agradável", a de 2017 é bem mais agressiva o que não será o mais indicado para ti (nem para mim, nem para a maior parte do pessoal)
 
Caro companheiro @cenazia ,

Obrigado pelo apanhado que fizeste !

Realmente pareces ter razão no que respeita ao preço-qualidade da Triban 540. Já encomendar via site uma bicicleta não é o meu estilo. Sou adepto do e-commerce mas não destes volumes :)

Obrigado, uma vez mais !
 

Danielpinho6067

New Member
Olá, precisava de uma ajuda ontem fui andar bicicleta e tive um acidente, cai e na queda um raio da jante traseira partiu a jante em questão é da Mavic, será que vai fazer alguma diferença um raio partido?
 

Carolina

Well-Known Member
Claro que faz. Leva a bike e as rodas a um mecânico de confiança para te certificares que a bicicleta está em condições.
 

Joao_P

Active Member
Andei algum tempo a fazer estrada com bicicleta de btt ate comprar uma "fininha" pensava que ia ser espetacular que ia fazer umas médias do caraiiiiiii, que na primeira volta ia ser o "rei disto tudo", queres a realidade? Queres sofrer, gostas de sofrer?? Compra uma bicicleta de estrada!!!!
A minha experiência com bicicleta de estrada é curta ainda (2 meses +/-) e tem sido espetacular, mas dói DÓI p caraças, a primeira vez que apanhei uma subida de serra daquelas duras que fazia bem ao meu ritmo na de btt com uma boa inclinação pensei que tinha a transmissão avariada porque só tinha velocidades pesadas!
Nao é fácil mas sabe tao bem....
 
@Joao_P eu acredito que não seja fácil e sinceramente, nem quero que seja esse o objetivo.

Sei o que custou fazer a subida da Figueirinha até às Antenas da Arrábida na minha de BTT, mesmo com mudanças "leves". Hei-de lá ir quando tiver a de Estrada pois até ao momento é a minha subida de "benchmark".

Se a de estrada tem mudanças "menos leves" também não irá pesar 14kg, o que, dependendo da mentalidade de cada um, pode ser um fator positivo em determinadas subidas :)
 

pedrodoprior

Active Member
Andei algum tempo a fazer estrada com bicicleta de btt ate comprar uma "fininha" pensava que ia ser espetacular que ia fazer umas médias do caraiiiiiii, que na primeira volta ia ser o "rei disto tudo", queres a realidade? Queres sofrer, gostas de sofrer?? Compra uma bicicleta de estrada!!!!
A minha experiência com bicicleta de estrada é curta ainda (2 meses +/-) e tem sido espetacular, mas dói DÓI p caraças, a primeira vez que apanhei uma subida de serra daquelas duras que fazia bem ao meu ritmo na de btt com uma boa inclinação pensei que tinha a transmissão avariada porque só tinha velocidades pesadas!
Nao é fácil mas sabe tao bem....
a mentalidade está nos fabricantes dos grupos, que continuam a impingir para estrada, ratios de mudanças de merdunfia.
wiggo e froome perdem a vuelta 2011 porque o Cobo, tinha ratios muito melhores. semelhantes a mtb. o pessoal fala muito do froome e do wiggo, mas a verdade é que depois desse episodio, os marginal gains, não sao assim marginais. são ganhos de inteligencia: o froome pedala muito mais que os outros e fica sugadito no selim. porquê? mudanças muiiiiiiito semelhante a mtb. e ganha fisiologica e desportivamente com isso.
há mais equipas a fazer isso agora, o que torna as coisas mais interessantes. mas não sao todas.
sabe bem, sabe. mas se os grupos viessem mais mimosos e ajustados a subida, sabia melhor. ;)
cumps.
 

joseruivo

Well-Known Member
a mentalidade está nos fabricantes dos grupos, que continuam a impingir para estrada, ratios de mudanças de merdunfia.

Acho que vai mudando, felizmente, até já existem k7s "de estrada" com carretos de 32

são ganhos de inteligencia: o froome pedala muito mais que os outros e fica sugadito no selim. porquê? mudanças muiiiiiiito semelhante a mtb. e ganha fisiologica e desportivamente com isso.

sabe bem, sabe. mas se os grupos viessem mais mimosos e ajustados a subida, sabia melhor.
cumps.

Para amadores também acho que vale mais desfrutar do que ir a morrer por ali acima. Quem quiser bater tempos no Strava, ou de vez em quando ir a morrer por ali acima, pode sempre ir no 2º ou 3º carreto. A malta não tem de ter vergonha de usar andamentos mais leves do que 11-25. Esse é eventualmente um problema para quem faz competição.
 
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