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- BTT em estrada ou Bicicleta de estrada

Boas tardes meus caros,

Ando com um pequeno debate mental neste momento.

Tenho uma BTT com os seus 14kg (segundo informação oficial) e cujo utilizo para o seu efeito e, quando ando sozinho, faço percursos em estrada.
Ultimamente, estes percursos em estrada têm sido mais frequentes e dou por mim a fazer todas as semanas cerca de 60-90km's em estrada, a puxar pelo bicho.

O que acontece é que emprestaram-me esta semana uma bicicleta de estrada "carbónica" (Merida Scultura 5000) e aquilo realmente é da noite para o dia. Posso dizer que ao fim de 70 km's seguidos estava "fresco e fofo".

Pessoalmente, noto que para o efeito de queimar umas quantas calorias extras, sinto mais com a de BTT do que com a de estrada, o que é natural, mas também, sendo extremamente competitivo e procurar desafios diferentes, forço-me a fazer vários quilómetros com a de BTT para ganhar mais calo.

Gostava de ler opiniões sobre rolarem com a BTT na estrada e fazer várias dezenas de quilómetros e utilizar a bicicleta de estrada para fazer os mesmos quilómetros.

Boas pedaladas

Mário
 

nmt

Well-Known Member
O custo dessas voltas em pneus paga uma bike de estrada de entrada de gama em menos de dois anos... isto sem falar com o resto do desgaste na transmissão, travões, suspensão. A redução dos custos de manutenção em relação a uma bike de btt é considerável e as voltas ganham outra desenvoltura e alcance. Bike de btt é para andar no monte, para fazer quilómetros nada como uma bike de estrada.
 

GMQ

Well-Known Member
Faço BTT como tu tenho uma roda 29 que é mais rolante em estrada do que as antigas 26 que não sei se é o que tens. Aborrece-me andar com aquilo na estrada. Mato, terra batida sim. Agora alcatrão é uma seca. Para mim cada macaco no seu galho. Se é para te desenrascar até teres money para a fina ok. Mas para fazê-lo constantemente não recomendo. Um amigo meu ainda colocou uns pneus de estrada na gorda mas perdia em aerodinâmica. Abraço
 
@ GMQ,

A minha é uma 29er também, em alumínio.

@ Restantes,

Concordo convosco em parte, mas por outro lado e não tendo outra opção (aka dinheiro para uma de estrada em carbono, que é o que queria) vejo isto como um desafio extra. Claro que na minha cabeça e inconscientemente, penso sempre se o facto de andar na de estrada não me vai facilitar a vida demasiado para que, quando pegue na minha, me custa até andar 20km's.

Além disto e não sabendo o que a maioria de vós faz, não vejo com bons olhos as bicicletas de estrada em dias de chuva e vendo...parece muito fragil e aqueles pneus não ajudam, digo eu. Por outro lado, a minha nessa altura é a mesma coisa que estar a puxar por um camião..
 

GMQ

Well-Known Member
Porquê carbono?? Uma triban é uma opção razoável e bastante em conta. Quando andares nas horas logo progrides para o Carbono. A minha de estrada é uma humilde jorbi champion 3 em aluminio. E que prazer me dá "montá-la". Chuva e vento?? Sabendo andar na bicha vais conhecendo como a mesma reage face a piso molhado ou ventos laterais. A não ser que passe por cá a Maria, o Harvey, a Irma, ou qualquer outro furação. O problema é ao contrário fico tão habituado à estrada que depois quando vou para o mato por vezes negligencio a forma de abordar certos obstáculos e depois vou ao tapete e faço doi doi . Lol Não tenhas receio é seguro. Abraço
 

nmt

Well-Known Member
Tenho uma bike de estrada e duas de BTT (uma 29" HT XC e uma 29" FS Trail) e garanto-te que a de estrada "não facilita", apenas vais mais depressa... aliás, quando chegas a uma "parede" até choras a pensar no levezinho que seria com a desmultiplicação de uma bike de BTT. Quanto à chuva tem, obviamente, uma curva de aprendizagem mas é pacífico, tens de ter em atenção à maior distância de travagem e maior cuidado a curvar. Ainda ontem fiz duas descidas com o piso molhado e foi sem problema, apenas entrei nas curvas mais devagar (mas passei dos 70 km/h onde deu...)
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Tive em tempos o mesmo dilema que tu: quando andava de BTT tinha uma atracção "fatal" pelo alcatrão.
Ainda ponderei adquirir uns pneus slicks mas para andar com o trabalho de mudar os pneus ia ter de arranjar umas rodas suplentes para o efeito. Logo, ia precisar também de rotores para os travões mais a cassete. Com isto tudo nunca seria o mesmo que uma bike de estrada, por isso, comprei uma de aluminio e, até à data, não estou arrependido. Tivesse eu mais tempo....
 

pratoni

Well-Known Member
Se achas que é mais fácil numa de estrada mete-te a fazer subidas a sério e depois vem cá contar como correu.

Como diz o outro cada macaco no seu galho.

Agora se não há dinheiro para comprar outra bike aí sim é perfeitamente válido usares a BTT e nem vale a pena pensares na de estrada enquanto não houver disponibilidade para tal...
 

syndicaterider

Active Member
Boas, eu antes de comprar a minha primeira estradista, só fazia btt e para mim estrada não me cativava minimamente, gostava de ver provas mas não me imaginava a pedalar horas a fio numa esquelética. Mas por duas razões decidi experimentar, primeiro pelo desgaste financeiro que uma época de btt a sério provoca e em segundo porque os meus colegas, passaram quase todos a treinar maioritariamente de fininha. Ao inicio andei dois anos com uma bicicleta de estrada emprestada, até que passei a acompanhar a malta na 29, cheguei a fazer voltas de 150 kms na Santa Cruz , usava uns pneus specialized renegade sworks cheios que nem pedras, suspensão bloqueada e siga!! Quando comprei a minha primeira bike de estrada as vantagens eram notórias, quer em resistência ao rolamento quer a nível aerodinamico. As diferenças a nível de médias horárias nem era assim tão relevantes, mas os ganhos no geral eram muitos.
Mas se queres a bicicleta apenas para umas voltas esporádicas no alcatrão, a minha opinião é que não vale a pena estares a investir numa estradista.
Se as voltas que tencionas dar forem voltas pequenas e não tenciones para já converteres-te ao alcatrão, não invistas já numa máquina de estrada. Experimenta primeiro uns tempos na de btt em estrada ou então fazes uns treinos valentes numa estradista emprestada e quando tiveres a certeza que é isso que queres aí sim investe. Já agora se realmente a tua gorda tiver esse peso, vais notar uma diferença maior, pois a minha 29 era um pouco mais magra!!
 
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GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Chego a fazer 20km em alcatrão 25km na serra e 20km em alcatrão para regressar a casa

Só em alcatrão também se faz, isto se o grupo é só de bicicletas de btt,mas muito raramente

Como alguém disse ai mais acima, tem de ser mesmo de carbono!!!!!!!
 

Knox

Active Member
Também fazia estrada com uma de btt e troquei por uma de estrada, e nem foi preciso ser uma de carbono para se notar as diferenças. Investir numa de carbono é só se justificar o investimento na minha opinião.
 

Raven82

New Member
Estrada é estrada :D... Verás que depois de umas voltas com estrada e nada será igual e a bike de BTT ficará sossegada.
 

DMA

Well-Known Member
Se não há guito é perfeitamente aceitável fazer estrada com uma bike de BTT. Para treinos a ritmo mais constante que é mais difícil fazer no mato.
Eu cheguei a usar uma FS roda 26'' em estrada (com pneus 2,25) e foram treinos úteis. Vê o tópico do Cenazia ( http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/diário-de-treino-a-caminhos-dos-40k-em-1h.14905/ ); havendo vontade tudo se adapta para conseguirmos treinar.
Depois quando houver disponibilidad€ compras o que quiseres.
Mas quanto à bike ter que ser carbono; a primeira volta que dei com uma fininha foi com uma Scott Spedster antiga equipada com Sora. Uma diferença em termos de facilidade em rolar que cativou-me logo. Não houve hipótese, passados dias estava a comprar um fininha.
 
Boas pessoal.

Obrigado a todos pelos comentários.

Esta semana como tinha uma de estrada emprestada (Merida Scultura 5000) usei e abusei das voltas na estrada e andei perto de 300 km's no total (terça, quinta, sexta e domingo). Claro que noto bastante os tempos que faço a reduzirem e a facilidade que tenho em fazer mais quilómetros no mesmo tempo, mas isso é tudo natural.

No entanto e com a minha de BTT, já fiz viagens de mais de 80km's, mas notei nesta semana que consigo facilmente arranjar mais malta para andar do que com a de BTT. Já andar sozinho no mato não ando, daí ultimamente ter-me virado para a estrada, para os meus treinos e gostar de ver a maneira como os grupos das maltas de estrada passam por nós e como "voam", daí despertar mais curiosidade.

Como ainda muitos referiram do "Porquê Carbono" ou "Preferível um bom alumínio a um mau carbono", penso só no custo a médio/longo prazo e normalmente tendo a pensar que prefiro gastar uma só vez, do que daqui a 2 ou 3 anos trocar por outra coisa. Isto porque quero obviamente uma bicicleta abaixo dos 10kg. Se bem que já vi as Triban 540 com os seus 9.4kg.... mas fico na dúvida, será que vale a pena ?

Enfim, cheira-me que para já continue a andar na estrada com a de BTT e a contentar-me a fazer as minhas modestas médias de 19, 20km/h em vez dos 27km/h que fiz esta semana com a de estrada :p
 

Davidoff

Well-Known Member
Quanto a mim acho que só sinto falta de ter uma de estrada nos tempos de chuva ou quando começa a anoitecer mais cedo, porque durante a semana só posso treinar depois do trabalho e não vou para o mato de noite.

Mas tenho a felicidade de ter muitos estradões perto de casa pelo que consigo evitar a estrada ao máximo.
 

GMQ

Well-Known Member
Nem é preciso enunciar as vantagens do uso de uma fininha por quem faz BTT.

Mário Pereira se a tua meta é mesmo ter uma fininha de carbono e não existe disponibilid€ neste momento então vai andando com a gorda. Quando tiveres o plafond também erás uma capacidade maior de endurance. A questão do peso é que me deixa apreensivo. Não és novo neste mundo mas a leveza tem um proporcional no preço. Abraço
 

Wawando

Well-Known Member
Eu faço mts kms de btt (no mato) e na estrada.
Já passei por esses dilemas com que estás. Uma coisa te garanto: qualquer dinheiro que gastes para tentar adaptar a btt à estrada é um desperdício, mais vale deitares o dinheiro pela janela!
Qual é o teu objectivo?
Se queres treinar, qq uma serve, seja btt ou estrada, leve ou pesada. O que interessa é treinares bem!
Se queres andar em grupo, esquece a de btt na estrada: morres a andar seja com que grupo for na estrada.

Sabendo o que sei hoje, e se o que queres é andar na estrada com pessoal de bike de estrada, e se andas com uma de btt de 14kg n ficas mal com uma de estrada que pese 9.4kg.
Na minha opinião a escolha racional é comprares uma triban (eu até procuraria uma pouco usada no olx - há muita gente que comprou e não utilizou ou utilizou mt pouco). E assim vais evoluindo enquanto amealhas para uma que te encha o olho, com a vantagem de não perderes dinheiro.
(e aqui que ninguém nos ouve, na triban vais fazer os mesmos 27km/h...)

Abraços e força nisso! Pelada seja no que for, que é o mais importante :)
 
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