• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Borbulhas na virilha

Nacs

Member
Bom dia,

Há cerca de 15 dias apareceu-me uma borbulha na virilha, cresceu e ficou do tamanho de um caroço de uma "cereja". Parecia que tinha pus mas não dava para rebentar, e apenas doía ao tocar com força. Ao andar de bike, sentia um ligeiro incómodo, mas era suportável.

Falei com um companheiro de pedaladas e ele disse-me que também que costuma aparecer, e falou-me de uma pomada: Fucidide. Apliquei e passado uns 2/3 dias a tal borbulha desapareceu.
Agora o problema é que me apareceu outra, esta, num local diferente: na parte de trás da nádega onde o elástico das cuecas passam.

Vou aplicar novamente o Fucidide, mas o mais certo é que terei que ir a um dermatologista.

Já alguém teve algum problema deste tipo? Sabem a origem? Será falta de hidratação da pele e com a fricção cria estas borbulhas com pus?

Abraço e boas pedaladas :)
 

fmm

Member
Boas Nacs

Pela descrição que fazes parece-me um furúnculo.
Quando andei na tropa tive um na nádega e na altura a pomada não resolveu, teve mesmo de ser lançetado.
Sentia o caroço, e um mal estar na zona acompanhado de calor.
Vai a um médico para ficares com uma opinião mais válida.

Abraço e as melhoras.

Filipe
 

Nacs

Member
fmm, pela rápida pesquisa que fiz pela net, o facto de ser um furúnculo, parece o "quadro" para isto, mas gostava de ter mais opiniões.

patroni, não me parece que sejam pêlos encravados, já tive alguns e o aspecto não é igual.

Abraço
 

zanzas

New Member
se for isso as vezes pode ser provocado por 1 bactéria chamada estafilococos . . . há quem tenha mais tendência a isso, quem não tenha . . .

volta e meia também tenho, ou por pelos encravados ou mesmo pela tal bactéria, no meu caso, aparece e as vezes arrebenta, à pessoal que tem mesmo e ir a faca
 

bigben

Member
boas nacs.... disses te que te apareceu outra... e se percebi onde passa o elastico das "cuecas" ?? uma opinião... calção de ciclismo é para não utilizar nada por baixo... muito mais conforto e com a bela da pomadinha em saidas mais longas (no caso se fizeres estrada) é o indicado.... se usas cuecas e não utilizas pomada nenhuma é normal que te apareçam furunculos.... mas é sempre indicado ires ver isso ao médico... (opinião de quem não sabe o que é uma bicicleta)
 

Woreno

New Member
Qd o fazia andava de bike +-1h/dia o fucidine tratava destes forunculos. Agora, que faço mais horas nao funciona, parecendo me q o talco e umas boas cuecas resolvem o problema :)
 

Jorge S

Member
Tive esse problema durante meses, diminuia e quase desaparecia o pequeno caroço usando compressas de água e sal, mas voltava sempre a inchar quando abusava um pouco nos kms. Seria mais ou menos na mesma zona (na dobra entre a virilha e a nádega). Trata-se de um pequeno quisto que segundo o médico é uma pequena cápsula que inflama com a fricção e com o suor em conjunto com as bactérias e que só desaparece por completo se fôr removida cirurgicamente.
Li bastante sobre o assunto e descobri uma solução muito simples: Sabonete antibacteriano, daquele que se compra no supermercado. Desde que comecei a usar, há vários meses, nunca mais tive esse problema. Agora até já substitui o gel de banho :)
 

TigasPT

New Member
Em busca da resposta para o meu problema!

Bem eu venho desenterrar este tópico mesmo por desespero, e espero que me possam ajudar!

No ano passado aconteceu-me algo inédito! Começaram-me a aparecer borbulhas nas virilhas, por vezes mesmo caroços, que me levaram a parar de andar de bicicleta durante 2/3 semanas.
Eu apliquei halibut, barral, bacitricina, and so on, mas o problema persistia mal voltava a montar a bicicleta.
Eu já tinha uns calções da sportzone há 2 anos, e decidi adquirir os topo de gama da Cofides, e o problema aliviou muito, mas ainda assim persistia a situação...
Fui a uma consulta de dermatologia, e foi-me logo dito que tinha que fazer depilação, e assim fiz, vou para a 3ª sessão de depilação a laser no mês que vem, e esta semana aparece-me isto...
Adicionalmente eu também tenho vindo a perder peso intencionalmente, estava a rondar os 85 kg, e agora estou com 69 Kg e esperava que a menor pressão pudesse aliviar este problema...


O que eu queria saber é, alguém já passou por situação igual? Como resolveu o problema? Eu não quero sequer pensar que tenho que deixar de andar de bicicleta devido a este problema :(
Eu tenho seguido as dicas de alguns e tenho posto pó-talco na zona da carneira antes de ir andar, e experimentei por creme nivea, mas acho que o creme até foi pior... Mas será que os cremes para as virilhas que se vendem aí, como a Assos tem e outra marcas, será que resolvem o meu problema?

Toda a ajuda é bem vinda para este meu desespero :(
 

Dono do asfalto

New Member
Boas colega,

não tens nada que deixar de andar de bicicleta, podes estar descansado.
Quando comecei nestas vidas de estrada há cerca de um ano também tive este problema, cada volta que ia dar era um sacrifício dos diabos. Como foi dito atrás é comum acontecer pois é gerado pela fricção juntamente com o suór. A minha patroa falou-me do fuciline que é uma pomada cicatrizante que deu resultado. Atualmente só tenho uma dorzinha mínima suportável especialmente após voltas grandes. Falaram em sabonetes anti-bacterianos, não sei é se há algum específico para isto ou se qualquer sabonete serve, desde que bem aplicado no local.
Eu também faço depilação, logo pêlos encravados está fora de questão. Não sei se usas cuecas/boxeres quando vais pedalar mas sinceramente não te aconselho nada pois só agrava a situação.
Abraço e as melhoras:)
 

grouk

Active Member
dizes fuciline mas nao sera fucidine?

pbwd.jpg
 

TigasPT

New Member
Obrigado pela tua resposta Dono do asfalto!

Eu não uso boxers, aliás enquanto ando de bicicleta nunca usei...
Quanto à pomada, vou ver disso, mas sendo um antibiótico, a sua utilização permanente não me parece aconselhável...
Não referi no outro post é que eu tomei um medicamento antibiótico durante mais de 30 dias - ?!?!?!? - para lidar com isto, e no momento alivia, mas não é algo que se deva tomar continuamente...
 

Dono do asfalto

New Member
Obrigado pela tua resposta Dono do asfalto!

Eu não uso boxers, aliás enquanto ando de bicicleta nunca usei...
Quanto à pomada, vou ver disso, mas sendo um antibiótico, a sua utilização permanente não me parece aconselhável...
Não referi no outro post é que eu tomei um medicamento antibiótico durante mais de 30 dias - ?!?!?!? - para lidar com isto, e no momento alivia, mas não é algo que se deva tomar continuamente...

Isso de antibióticos sempre pode-te fazer mal. Experimenta o Fucidine, antes e especialmente depois das voltas. Cada organismo é um organismo, mas se o teu reagir da mesma forma que o meu, terás bons resultados:)
Força nisso e as melhoras:)
 

Jorge S

Member
O sabonete anti-bacteriano evita que a infecção ocorra. O ideal é que a zona esteja limpa e livre de bactérias antes, durante e depois do passeio e, como é a zona do corpo mais propícia à proliferação de bactérias, todo o cuidado com a higiene é pouco.

Como disse atrás, substitui o gel de banho por um sabonete anti-bacteriano. Inicialmente comecei por usar sabonete líquido "Dettol" http://www.dettol.pt/sf_personal.shtml e agora uso o de marca branca Continente http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=4201993 que é a mesma coisa mas mais económico.

Além disso, antes das voltas que durem mais de uma hora espalho na zona uma camada fina de Halibut creme que tem na sua composição Óxido de Zinco, um poderoso anti-séptico que ajuda a prevenir infecções, além de proteger e promover a regeneração da pele.
Outros tipos de cremes gordos e/ou hidratantes, se não forem anti-sépticos são contraproducentes, uma vez que entopem os folículos capilares e as glândulas sebáceas, dando assim o primeiro passo para criar uma infecção.

Lavem sempre os calções entre cada passeio porque uma vez que tenham suado um pouco neles começa ali uma cultura de bactérias.

Se o quisto já estiver formado e se não drenar naturalmente o mais certo é ter que ser removido cirurgicamente, uma vez que irá sempre inflamar com alguma facilidade porque mesmo que aparentemente desaparecido, continua lá.
 

TigasPT

New Member
Bom hoje fui andar, e sofri novamente em ambos os lados, e acabei com uma das borbulhas rebentada e julgo que chegou a sangrar...
Fui com o pó talco posto, e depois de tomar banho pus Bacitricina, que é um anti-bacteriano à semelhança do Fucidine que foi recomendado anteriormente.

Julgo que a posição do selim também pode estar a agravar o problema, porque eu devia estar sentado na parte mais atrás do selim, e naturalmente vou escorregando para a frente, mas vou ajustar e experimentar durante uns tempos.

De resto, vou consultar outro dermatologista e tentar obter uma resposta para além de "Ah 4 horas é muito tempo em cima de uma bicicleta! O senhor tem que fazer depilação."
Alguém que esteja mais vocacionado para a prática desportiva e as mazelas que a mesma trás...
 
Top