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Bomba CO2

fmm

Member
Boa Tarde

Estou a pensar comprar um adaptador (penso que seja este o nome) para poder usar os cartuchos de CO2.
Nas pesquisas que tenho feito, vi que existem vários tipos.
Gostaria de saber a opinião de quem usa ou já usou.
Obrigado desde já.

Abraço

Filipe
 

orange

Active Member
Boa Tarde

Estou a pensar comprar um adaptador (penso que seja este o nome) para poder usar os cartuchos de CO2.
Nas pesquisas que tenho feito, vi que existem vários tipos.
Gostaria de saber a opinião de quem usa ou já usou.
Obrigado desde já.

Abraço

Filipe

Eu uso um da genuine innovations sendo bastante prático no seu uso http://www.genuineinnovations.com/au/products/inflators/microflate-nano.php. Aperto o cartucho na totalidade ao adaptador/cabeça (para furar o cartucho) e depois desaperto ligeiramente para libertar o CO2 para o pneu ou câmara. Já o tenho à muito tempo, e das vezes que usei funcionou perfeitamente. Existem de diversos tipos, mas queria um que fosse pequeno e simples de usar, e a escolha recaiu neste. Até ao momento, 100% satisfeito.

Abr.
 

fmm

Member
Obrigado pela resposta Orange.

O CO2 sai todo "de uma só vez" ou é possível controlar o fluxo aos poucos ?

Abraço

Filipe
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu uso um da genuine innovations sendo bastante prático no seu uso http://www.genuineinnovations.com/au/products/inflators/microflate-nano.php. Aperto o cartucho na totalidade ao adaptador/cabeça (para furar o cartucho) e depois desaperto ligeiramente para libertar o CO2 para o pneu ou câmara. Já o tenho à muito tempo, e das vezes que usei funcionou perfeitamente. Existem de diversos tipos, mas queria um que fosse pequeno e simples de usar, e a escolha recaiu neste. Até ao momento, 100% satisfeito.

Abr.


Orange eu também uso CO2 e de facto é muito pratico mas é preciso saber usar...

Portanto aqui é necessário ver bem a recomendação que se dá...

Eu Aperto o cartucho na totalidade ao adaptador/cabeça (para furar o cartucho) e depois desaperto ligeiramente para libertar o CO2 para o pneu ou câmara.

Antes disto convém mencionar que o adaptador deve entrar primeiro na válvula, e só depois, com o adaptador na válvula se coloca o cartucho no adaptador...

Sempre.... Independente do modelo ou marca do adaptador e cartucho...por questões de precaução e segurança...

Caso contrário e meio caminho andado para ficar apeado...

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
existem adaptadores com manómetros? os que tenho visto nunca indicam a pressão do pneu.

Sim, há...

Assim como minipumps....Embora nos adaptadores de co2, ainda mais raro mas há...

Mas acredita, para o efeito e para o que serve, quando "elas te batem à porta" e quando estás a usar, na pratica... E a última coisa que precisas...

Queres é algo pratico evidente e funcional...

Para ser...assenta, arranca, senta e vamos embora...

Grande abraço...
 

fmm

Member
Boas

Começo a ficar elucidado.
Alberto, desconhecia por completo o facto de se colocar 1º o adaptador.
Obrigado pela dica.
Só mais umas questões:
o CO2 sai logo todo ou existem adaptadores com algum sistema para sair gradualmente ?
o conteúdo do cartucho é totalmente gasto para encher o pneu ?

Abraço

Filipe
 

pratoni

Well-Known Member
Basicamente há as bombas com "gatilho" que permitem dosear o CO2 consoante as necessidades e as que não têm o "gatilho" e em que sai tudo de uma vez mal colocas a botija na mesma.

O meu conselho é escolher sempre um que dê para dosear para evitar o desperdício de gás, caso se coloque mal na válvula ou algo correr menos bem...

O conselho do albertosemcontador parece-me pertinente porque, mesmo com o gatilho, caso te distraias e tenhas na posição aberta, podes perder o gás todo para a atmosfera e ficar apeado...
 

Duke

Well-Known Member
eu penso que para bikes de estrada o CO2 não compensa e continuo a usar a minha bomba de 2€ da decatlhon para complementar tenho um adaptador de "pipo fino" para "pipo grosso" e se for necessario passo numa bomba de gasolina e meto-lhe um bocadinho de ar.

e até já tenho emprestado a minha modesta bomba a alguns utilizadores de co2 lol

porque como o Alberto diz se nao o souberes usar vais ficar apeado... :)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas

Começo a ficar elucidado.
Alberto, desconhecia por completo o facto de se colocar 1º o adaptador.
Obrigado pela dica.
Só mais umas questões:
o CO2 sai logo todo ou existem adaptadores com algum sistema para sair gradualmente ?
o conteúdo do cartucho é totalmente gasto para encher o pneu ?

Abraço

Filipe

Sim há sistemas que possuem regulação, normalmente é um cartucho para cada furo...

Mas o sistema de regulação muitas vezes não é aquilo que se espera...Eu prefiro o direto, tradicional, assim pelo menos quando aperto o cartucho ao adaptador e da aquele click já sei com o que estou a contar...

Daí eu mencionar que o adaptador tem que entrar na válvula antes de qualquer outro procedimento...

Ou seja...a câmara de ar está lá dentro...o pneu está bem assentadinho...

Primeiro passo é desapertar a válvula e colocar o adaptador...

Depois vem o resto...

Mas vai tudo... Do conhecer o equipamento e da habituação...

O que eu uso?

Este...

http://www.wiggle.co.uk/lezyne-twin...|pcrid|71714696822|pkw||pmt||prd|5360524736uk

3 conselhos?

1. anda sempre com 2 cartridges, independentemente de só teres uma camera de ar contigo...

2. Antes de ir para a estrada....O equipamento e novo? Ainda não usas-te? Testa o equipamento em casa... Estouras com um em casa e aproveitas e enches os pneus...E já tens uma ideia pratica de confunciona o equipamento que compras-te, em caso de emergência, já não te estás a estrear...

3.nunca deixar nada, ou atirar nada para o chão.... Apesar do azar e do stress que muitas vezes pode ser originário na troca de uma câmera de ar, apanhar sempre tudo, meter ao bolso, pois somos ciclistas e temos que ter respeito pelo ambiente...Deitar ao lixo, em casa ou durante a volta num local conveniente e apropriado...

Grande abraco
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu uso este ( http://www.zefal.com/en/co2-inflators/16-ez-push.html ) da Zefal, que permite algum doseamento e não é introduzido primeiro na válvula. Tem a vantagem de servir quer para schrader quer para presa, serve-me quer para a bike de estrada quer para as de btt.

Quem disse?

Se tu não queres introduzir primeiro na válvula o problema é teu...

Os conselhos, são dados...Aqui para quem quer ouvir...

Atrevo-me já a dizer que ainda não o deves ter usado...

O meu conselho... Para ti também... Se é esse que utilizas, ou qualquer outro...primeiro.. Introduz na válvula... E quando tiveres um furo, sozinho, sem teres ninguém que te ajude e se é isso que levas, ouve bem o que te digo...

E falo, porque já vi desses e com regulação, mas principalmente desses com libertação em contacto coma válvula a correr mal...

Por algum motivo ainda há quem tenha esta opinião...

eu penso que para bikes de estrada o CO2 não compensa e continuo a usar a minha bomba de 2€ da decatlhon para complementar tenho um adaptador de "pipo fino" para "pipo grosso" e se for necessario passo numa bomba de gasolina e meto-lhe um bocadinho de ar.

e até já tenho emprestado a minha modesta bomba a alguns utilizadores de co2 lol

porque como o Alberto diz se nao o souberes usar vais ficar apeado... :)

E não os culpo... Respeito por completo... Por alguma coisa eles se sentem mais seguros assim...

Grande abraço...
 

fmm

Member
Sim sr.

Muito bem. :cool:
A ideia de "treinar" em casa, por acaso foi coisa que me passou pela cabeça.
Obrigadíssimo a todos.

Abraço

Filipe
 

lgass

Well-Known Member
fmm eu andava com ideia dum tópico do género desde que furei na prova em que fui o ano passado e fiquei apeado porque a minha bomba não permitia psis suficientes para a bike de estrada (erro estúpido de principiante).

graças ao tópico estou mais informado ;)

boa ideia e obrigado.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Ainda não vi nenhum melhor que este: https://www.bike-components.de/en/PRO/Micro-CO2-Adapter-p27961/schwarz-silber-universal-o1140001/

Enrosca-se o cartucho de CO2 até furar a membrana e, só depois de pressionado o bocal contra a válvula (ou com a válvula dentro do bocal) é que o ar sai. E sim, pode ser doseado, na certeza que se estiver bem roscado pode-se utilizar 2/3 botija e guardar o restante para o futuro (mas não pensem que dura uma semana ou duas...).

E atenção ao gelo que se forma, não só na extremidade como na própria botija que pode mesmo queimar a pele...

Porém, e porque as mais usuais são as botijas de 16g., quer para encher um pneu de 700cc, quer para uma roda de BTT (26", 27,5" ou mesmo 29") não sobra muito, ou praticamente nada ou nada mesmo, respetivamente...

Para mim, injectores, são coisa do passado já muito distante, mas partilho da mesma opinião que não esperem furar para experimentarem as geringonças na beira de estrada ou no monte onde o sinal de rede é inexistente - nunca mais vos sairá da memória a inexperiência!!!

Cumprimentos,
 

fmm

Member
Boas Eric

Obrigado pelas informações.
Na verdade segundo o que tenho lido, um cartucho de 16 g completo enche um pneu de estrada na ordem dos 9 bares, o que será perfeitamente suficiente para continuar viagem.
Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Abraço

Filipe
 

albertosemcontador

Well-Known Member
[video=youtube_share;LhNM_lJ1hlE]http://youtu.be/LhNM_lJ1hlE[/video]

Nunca é demais ver. Ilustrar o que o sr Alberto disse.

Abraço

Já são uns anos amigo...;)

Já em 2011 eu tinha a mania...lol...

OmkDBQ9.jpg


uKNpWoB.jpg


O tempo... Não voltes tempo...não voltes para trás...lol

Essa bicicleta embora não dê para ver...já não a tenho...lol...vendia...estava grande...lol

Grande abraço...
 
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