• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

BMC SLT01 Team Machine - Queijo, vacas, relógios, montanhas e a rebeldia helvética!

duchene

Well-Known Member
Re: BMC SLT01 Team Machine - Queijo, vacas, relógios, montanhas e a rebeldia helvétic

Caramba, bem podias ter dito qualquer coisa! Também queria espreitar a cannondale, já que gosto bastante delas.

Lembro-me de ter passado um grupo junto aquele grande armazém de antiguidades, e de os deixar de ouvir, antes da ponte de Fão. E realmente quando olhei para trás na Rotunda a chegar a Esposende, vi de relance alguém com o equipamento azul, mas não reconheci, naturalmente...

Numa próxima, já sabes!

Boas pedaladas!
 

gokamen

New Member
Re: BMC SLT01 Team Machine - Queijo, vacas, relógios, montanhas e a rebeldia helvétic

Pois, nessa altura eu ainda vinha muito cá traz... Pois é... Esse relance "apanisgado" de azul eramesmo eu!!!;);)

Para a próxiam não perdoo... Vou mesmo GRITAR!!! :)

Abraço
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Re: BMC SLT01 Team Machine - Queijo, vacas, relógios, montanhas e a rebeldia helvétic

Ola Pessoal

Mais uma mg que nada têm haver com a BMC Team Machine do Duchene

Com já está mais que visto os jerseys do Fórum Ciclismo já fazem muita falta.
 
Last edited:

nogueira.nuno

New Member
Re: BMC SLT01 Team Machine - Queijo, vacas, relógios, montanhas e a rebeldia helvétic

Boas, tenho andado sem possiblidade de vir aqui e só agora dei uma olhadela.

Gostei dessa ideia do Marathon em Branco, foi pena eles não quererem se dar ao trabalho.

Quanto ao ajuste do Marathon espero que já tenhas tudo a 100%, no entanto vou dar uma dica porque pode ou não te ser-te Util e como que parece estranha e contraria um pouco a afinação que fiz no meu Tune, já a tinha ouvido mas nunca recebido nenhuma de quem o usasse desta maneira.

O Utilizador em questão de um outro Forum perguntou-me se não tinha problemas de circulação assim com o Selim, ou seja a parte da frente a direito.
Disse que a ideal posição do Selim era com a parte traseira a direito, ou seja com o nariz em cima!!
Neste momento não consigo testar e dizer algo mas ainda vou estragar as minhas afinações e ver.

Como eu disse contraria, porque parece mais que em vez de se ir encaixado se vai mas é cair para trás.
Espero que tenha sido util, porque no entanto o Tune é mesmo 5 estrelas e nisso não há duvidas, só não é facil de ajustar e agora ainda fui talvez complicar mais.

De resto parabéns pela escolha da Bike e componentes e pela excelente analise.
 

duchene

Well-Known Member
Re: BMC SLT01 Team Machine - Queijo, vacas, relógios, montanhas e a rebeldia helvétic

Nuno, vou experimentar, já que não se perde nada em tentar novas opções.

No meu caso a ponta do selim está um pouco levantada, para evitar que eu escorregue para a frente. Recordo-me que gosto do encaixe na curva traseira quando a ponta do selim está mais baixa, mas lá está, escorrego e causo mais pressão nas mãos e na zona perineal.

Assim como coloquei fica no meio termo. Acredito que ainda possa ser melhorado, no entanto, fiquei impressionado com o conforto em tiradas de longa duração, agora que já passei 9 horas de viagem, de uma só vez, no speedneedle.

Não vou dizer que não dei por ele, mas pelo menos até às 7 horas, não me causou incómodo nenhum. Mesmo em subidas longas e demoradas, sentado. Daí para a frente, alguma pressão nos ísquios e respectivos tecidos moles adjacentes, mas que não me recordo de ser superior ou mais incomodativa do que a que experienciei com outros selins.

Mas já estava preparado para a necessidade de uma afinação cuidada e demorada, pelo que se vai experimentando as variações até encontrar o "ponto caramelo".
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Re: BMC SLT01 Team Machine - Queijo, vacas, relógios, montanhas e a rebeldia helvétic

Pequeníssimo update só para registar a entrada da BMC no universo das bicicletas sub 7500g.

Chegaram hoje as grades de bidão novas que retiraram 38g às anteriores e, com a remoção dos extractores do pedaleiro KCNC e de uma anilha de direcção, o conjunto pesa agora 7480g.

Bem queria fazer a brincadeira de a manter mesmo nos 7499g, mas como ainda falta o guiador, e o peso ainda vai descer mais, terá de ficar de parte a ideia engraçada.

Entretanto também já vem a caminho, desde Hong Kong, a braçadeira do desviador (obrigado pela dica Rafael!) para poder colocar o desviador Force na frente e completar a transmissão.

O guiador deve ser encomendado por estes dias, para chegar a tempo de me auto-presentear no meu aniversário.

Falta por isso muito pouco para fechar a montagem que idealizei e para agendar a sessão fotográfica que será o corolário destes meses de evolução.

Entretanto este fim-de-semana será mais dedicado ao BTT com a Maratona do Bike Camp, sendo que no próximo volto à estrada com mais uma epopeia de pelo menos 180Km.
 

duchene

Well-Known Member
Re: BMC SLT01 Team Machine - Queijo, vacas, relógios, montanhas e a rebeldia helvétic

Eis que chegou a braçadeira do desviador:

34qwj1d.jpg


10x57x2.jpg


Na verdade não era bem assim quando chegou. Tinha umas horríveis letras garrafais na lateral que já tinham como destino traçado a destruição. Lixei a camada superior de verniz e as letras com lixa 1200 e levou 4 demãos de verniz brilhante, mais o polimento no final, para ficar como se apresenta agora.

Não estava propriamente à espera de uma BTP ou de uma McfK em termos de qualidade (e não fossem estes custar o dobro), e de facto o chinês que a fabricou correspondeu à expectativa. Sem ser uma prodigiosa obra de engenharia, cumprirá certamente a sua função de manter o desviador SRAM Force agarrado ao quadro.

Acusou 6g na balança o que faz com que o desviador completo fique a pesar 92g contra os 99 do Ultegra 6700 actual. Mas o interesse aqui nem era a redução de peso, mas sim de aproveitar que precisava de uma braçadeira e pelo preço de uma SRAM Red de 22g em metal, veio esta de 6g, em carbono.

Entretanto "ofereci-me" de prenda de aniversário o guiador da Syntace que está à espera de umas pequenas peças que não estavam em stock, para ser enviado da Alemanha.

Assim, com quase 2000km em menos de 2 meses, a BMC está cada vez melhor. E para quem já desespera por fotos, já estiveram mais longe...
 

duchene

Well-Known Member
Alles Gute!

Was ist das?
nnwl1d.jpg


Alles Gute!
ej8k5x.jpg


Apesar de, 5 dias atrasada, lá chegou a minha prenda de aniversário!

E claro, a estrela da encomenda só podia ser o tão aguardado guiador Syntace Racelite CDR em carbono!

Vieram também na caixa o expansor Tune GumGum e ainda a tampa em carbono da Tune. Na verdade não vou usar o Tune GumGum para tirar a folga da caixa de direcção, mas sim o expansor da KCNC que é muito mais robusto. Mas depois de tudo apertado sai o KCNC e entra o kit da Tune que, com os seus 9g, cumpre a função na perfeição.

Na imagem aparece ainda a fita preta da syntace, que mandei vir só para ser picuinhas e tornar a montagem ainda mais uniforme.

Finalmente vieram também mais algumas coisas que faltavam na minha oficina ciclística, nomeadamente cola de parafusos e massa branca.

Os próximos dias serão por isso dedicados a montar e ajustar tudo para tentar fazer o primeiro teste de estrada já no Sábado.
 

duchene

Well-Known Member
Re: Alles Gute!

Comprar material alemão é a tipos alemães. :-D

São os que têm os melhores preços em material Syntace e Tune, pelo menos nas coisas que eu precisei. Embora também jogue com a Bike24 quando quero mandar vir coisas que a BC não tem, uma vez que a Bike24 iguala o preço da BC, caso esteja mais barato.

Nada como os por à guerra uns com os outros!
 

Burning Dogma

New Member
Re: Alles Gute!

Epá essa de igualarem os preços não sabia eu! Basta dizer-lhes que na BC é mais barato e eles baixam? É que a Bike24 é onde quase sempre compro tudo e os preços são excelentes mas pode haver uma ou outra cena mais barata na BC.
 

duchene

Well-Known Member
Re: Alles Gute!

Nos itens marcados com "PriceGuarantee" consegues sem grande problema igualar o preço, embora eles se façam de esquecidos a responder a esses mails.

A BC cumpre todos os requisitos que a Bike24 pede para igualar os preços, portanto é só fazer cumprir com a publicidade. Nos artigos que não estão marcados com o bestprice, dependerá da tua capacidade de argumentação! ;-)

Podes ver as normas de funcionamento aqui.

Melhor ainda, a Bike24 da primeira vez ainda me "intimidou" dizendo que faziam exactamente as mesmas condições que a BC, incluindo o preço dos portes. Maravilha disse eu, porque os portes na BC são mais baratos que os vossos!
 

Man_In_Blue

New Member
Re: Alles Gute!

A internet virou feira? :)
Nunca tinha reparado que dava pra se fazer dessas coisas... Que ignorante sou...

duchene e pra quando sao as fotos? :)
 

Burning Dogma

New Member
Re: Alles Gute!

Virou feira mesmo!:D Já tinha lido alguma coisa sobre essas políticas mas pensei que fosse daqueles casos que eles depois arranjam sempre desculpa e nunca baixam nada. Mas parece que me enganei. Vou andar mais atento.
 

duchene

Well-Known Member
Re: Alles Gute!

Como eu disse, depende muito da capacidade de argumentação e isso é potenciado por um valor de encomenda significativo. Garanto que eles não perdem uma encomenda de 400 euros por causa de 10 euros. ;-) Naturalmente não vale pedinchar, é preciso mostrar que os tipo "ali ao lado" têm efectivamente o artigo mais barato.

Back 2 topic!
Conforme pedido, aqui vai uma foto do work in progress:
33pdfeo.jpg


Chão a 0º, sloping do quadro 5º, drop do guiador a 10º com o chão. Falta ajustar as manetes e fitar tudo. De repente o guiador da Ritchey parece um cabide desengonçado e enorme.

A posição das mãos no Syntace é, à primeira apalpadela, super confortável, muito graças aos 6º de recuo. E como é um guiador mais largo, ajusta-se melhor às minhas mãos grandes. A plataforma entre o guiador e a manete também me parece mais ergonómica neste. Para ficar igual no Ritchey, tinha de ficar com o drop muito inclinado.

218g acusou o Syntace na balança, contra as 244 do Ritchey, o que se traduz em menos uns estonteantes 26g! O preço por grama fica desta vez em segredo, porque nunca se divulga o valor das prendas. ;-)
 

Man_In_Blue

New Member
Re: Alles Gute!

Que máquina espetacular que estás a montar! Como és aqui de perto qualquer dia tenho de a ver ao vivo e a cores :)

Parabéns pelo bom gosto e dedicação!
 

Lyp

Active Member
Re: Alles Gute!

Faço minhas cada uma das palavras do Man_In_Blue.

Muitos parabéns pelo aniversário e pela excelente máquina ;)
 

duchene

Well-Known Member
Re: Alles Gute!

Sexta-feira acabei então a instalação do guiador da Syntace, acertei as medidas e posicionamento das manetes e fitei-o.

Como tenho bastante atenção aos detalhes e aos pormenores, tive de pensar um pouco como ia resolver a colocação de fita no guiador. Isto porque, como a parte central onde aperta o avanço é protegida por uma malha de kevlar, os logotipos estão colocados mais perto dos drops, e de um dos lados o logo é comprido, já que diz "Racelite 2 CDR".

Um parêntesis para falar da protecção em malha de kevlar na zona de aperto. Com a introdução deste reforço a Syntace garante resistência para apertos até 8nm nesta zona o que, do que me lembro, será um recorde em termos de aperto em tubos de carbono. O próprio avanço está limitado a apertos de 6nm.

Só isto diz muito da resistência do guiador neste ponto tão crítico do interface guiador-avanço. Com a massa de carbono, ganha-se mais 1 ou 2nm face ao aperto original que no meu caso é sempre 5nm, mais que suficiente para manter tudo no sítio.

Voltando então à fita. Como não queria tapar os logos, a fita teria de começar mais perto do drop do que do avanço.

Conhecendo a minha forma de posicionar as mãos no guiador e experimentando com este guiador, rapidamente cheguei à conclusão de que não haveria muito problema em ter o centro do guiador sem fita, uma vez que não utilizo muito essa zona para segurar o guiador em andamento, e quando o fizer, o perfil mais plano do guiador dará o conforto necessário.

Um outro aspecto a considerar é o facto de usar um anel que, a ficar em zona não protegida, poderia danificar o verniz com o uso. O facto é que com a mão na posição normal, e apesar de ficar meia-mão com fita e outra meia-mão sem fita, a zona do anel fica sempre em contacto com a fita e nunca com o guiador.

Estipulada a zona de abrangência da fita decidi, mais uma vez, cortar com o convencional. Normalmente fita-se o guiador desde o drop até o avanço, rematando no final com a a vulgaríssima fita-cola isoladora.

Mas o Syntace foi fitado começando de cima, sendo que o remate final é dado pela tampa do guiador. Fica um acabamento muito melhor, sem fita-cola ou outros elementos além da fita em si. A transição para o guiador é suave e agradável ao toque uma vez que é apenas a fita esponjosa. E como não utilizo luvas, estes pormenores são importantes para mim.

Nos últimos 1500Km, utilizei a fita da Fi:zi:k em microtex. Tem um toque parecido com a napa, a imitar pele, e é bastante flexível. Isto que permite, por exemplo, que tenha fitado 5x o guiador da Ritchey com a mesma fita!

No entanto, é um pouco fina demais para proporcionar o máximo de conforto em piso degradado e em longas tiradas. Por isso, e apesar de ter lá um kit de Fi:zi:k novo para instalar, optei por experimentar novamente as fitas em espuma. E a fita que utilizei desta vez foi então a fita da Syntace, em espuma preta com pedacinhos de cortiça à cor natural.

A fita tem o toque normal destas fitas de espuma, com o consequente volume acrescido no guiador. Pessoalmente não me incomoda porque como tenho as mãos grandes, o volume extra até ajuda a dar solidez ao guiador.

Já estava destreinado a fitar com espuma, por isso ainda necessitei de fazer pequenos ajustes e mesmo assim não ficou perfeito. No entanto já vi fitas bem pior colocadas em bicicletas novas...

Estreia então na estrada, com 120Km em torno das Minas do Pejão, para confirmar o que já temia: O guiador parece que foi feito de encomenda para mim.

A começar pela formato do guiador. Apesar de normalmente as versões compactas serem destinadas a ciclistas mais baixos, e consequentemente com os braços mais curtos, para mim há uma outra aplicação bem mais prática. Como não tenho a flexibilidade de um contra-relogista e, também por isso, praticamente não uso os drops nas minhas voltas, ter o drop mais perto do hood é uma vantagem óbvia.

Além disso, o compact alemão, não é o típico compact em que parece que as manetes foram apertadas num torno e é algo desproporcional. O syntace é antes um, meio compact, que não parece tão desengonçado como o Ritchey, nem tão esquisito como por exemplo o FSA.

A curvatura é também do meu agrado, já que não sendo um ângulo tão pronunciado como outros modelos ergonómicos, proporciona um encaixe da mão mais confortável, com a alavanca de travão perfeitamente ao alcance e, mais importante, sem bater com os pulsos na curva superior já que o guiador é cerca de 2cm mais curto na parte superior do que nos drops.

E já que falo da parte superior do guiador, devo dizer que estou encantado com os 6º de recuo do guiador nessa zona. Apesar de exigir mais rigor na pedalada, com os joelhos a passar bem perto da curva superior quando pedalo em pé, este recuo proporciona uma colocação das mãos muito mais ergonómica, reduzindo o stress nos pulsos já que a mão pousa no guiador na sua posição natural.

A plataforma no topo do guiador não é cilíndrica, mas tem um perfil espalmado o que, mais uma vez contribui para um maior conforto nas longas tiradas.

Sinceramente ainda não atentei muito ás questões da rigidez até porque como procuro o conforto, alguma flexibilidade não trará mal ao mundo. No treinos da semana, mais explosivos, terei oportunidade de experimentar isso.

Para terminar, dois ou 3 pormenores soltos. O guiador começa com um acabamento preto opaco nos drops, com o logo da Syntace (a cube começa a fitar os guiadores só depois do logotipo no drop) mas depois da zona de aperto das manetes o revestimento preto desaparece e revela-se a malha do carbono que fica em toda a zona visível do guiador.

Cada guiador tem um número de série que permitirá certamente saber bastante informação sobre a sua fase de produção. Este número está gravado depois da zona de revestimento de Kevlar, na parte inferior.

Existem guias côncavas para as espirais de mudança e travão, tanto à frente como atrás do guiador, embora no meu caso passem as quatro espirais pela frente.

Além do selo de aprovação num dos drops, no interior do tubo e dois dois lados do guiador, está colada uma etiqueta com a data de produção (Setembro de 2009 no caso do meu) e a assinatura do operário. E no meu espigão P6, acontece o mesmo.

Assim de repente, acho que não me esqueci de nada.

Agora a BMC vai ao banho para depois lhe instalar o desviador dianteiro SRAM Force, com a respectiva braçadeira de carbono.
 

duchene

Well-Known Member
Re: Alles Gute!

Como nem tudo pode ser um mar de rosas, este fim-de-semana marcou o primeiro grande revés na montagem da BMC.

Depois da volta ao Ermal, estive a lavar a bicicleta e a fazer a habitual inspecção atenta de todos os principais componentes, quando descobri uma bela surpresa...

25sapog.jpg



Ao fim de 3500Km de cicloturismo, o alumínio cedeu na zona da aranha. Partiu em 2 locais distintos, sendo que a quebra maior já é visível na parte interior do pedaleiro. Notei uns pequenos cliques durante a última parte da volta, provavelmente terá sido aí que cedeu.

Já tinha visto alguns pedaleiros KCNC partidos na zona da rosca dos pedais, mas tanto pela pesquisa que fiz online, como em conversa com pelo menos 2 lojas que vendem KCNC em grandes quantidades, este é um caso inédito pela zona onde partiu, a aranha.

Já foi contactada a Fizzbikes, que me vendeu o pedaleiro, e hoje irei envia-lo para avaliação em garantia. O processo irá demorar pelo menos 3 semanas, entre viagens da encomenda e período de férias do distribuidor francês da KCNC. Agosto é sempre uma má altura para estragar o que quer que seja...

Se me aborrece esta situação? Mais pela altura em que foi do que pelo problema em si. Problemas acontecem em todo o lado, e sinceramente só me interessa que a garantia funcione devidamente e que o produto seja substituído.

Evidentemente que ao comprar online soube do "tradeoff" que estava a consentir, portanto encaro este percalço com a possível naturalidade sabendo de antemão a demora e os gastos em que vou incorrer. De qualquer forma se gastar 8 euros no envio para França, ainda tenho 77 euros de poupança no bolso face ao PVP em Portugal.

Mas há males que vêm por bem e, apesar de não ter planeado investir tão cedo na BMC, já encomendei o pedaleiro que efectivamente sempre quis montar neste projecto: A ousadia espanhola que dá pelo nome de Rotor 3D.

Apesar de nesta fase não colocar os pratos Rotor, aproveitando uns Truvativ que aqui tenho, será esse o próximo passo, muito provavelmente financiado pela venda da KCNC que venha da garantia.

Espero sinceramente que, tendo sobrevivido aos maus tratos do Thor Hushovd e restantes comparsas na Cervélo, aguente o meu ritmo de passeio.

Entretanto entre amanhã e quinta-feira já deverá chegar ás minhas mãos. Nessa altura coloco fotos da peça.
 

Man_In_Blue

New Member
Re: Alles Gute!

Txiii é sempre chato pra caraças quando essas coisas acontecem. Espero que tudo te corra pelo melhor!
Vai dando noticias do desenrrolar do processo da garantia.
 

Original

New Member
Re: Alles Gute!

Foi mesmo azar, eu ponderava comprar esse pedaleiro ja tinha ouvido falar em alguns problemas mas como sempre tive material KCNC na minha montada de btt nao me preocupava muito.

Agora depois do que vi, e do que me têm falado vou pensar duas vezes.

Boa sorte aí com isso, e axo que o Rotor 3D fica aí a matar nesse projecto.
 
Top