• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta para ir para o trabalho

gonyalo

New Member
Viva pessoal,

Preciso de dicas para comprar uma bicicleta para ir para o trabalho.

Vou tentar dar todos os detalhes para que me possam ajudar o mais facilmente possível.

1. eu nao costumo andar de bicicleta apesar de gostar bastante. Mas ando com um bichinho de fazer viagens grandes de bicicleta tipo aqueles doidos que fazem viagens pela europa. Espetáculo!

2. Não tenho muito jeito para mecânica, mas ja ando a mexer em algumas coisas. Pretendo melhorar este aspecto.

Estes 2 pontos foram só para dar contexto sobre mim.

3. Entao eu pretendo fazer 25km de viagem casa trabalho. Já fiz o percurso de carro e demoro 55 minutos. Por isso acho que vou demorar 2h ( aproximadamente 15km por hora).

4. O percurso é só estrada.

5. Pretendo levar mochila ou alforges ou os dois, porque quero levar roupa e coisas para tomar banho. Provavelmente no início só vou levar mochila, mas tenho receio de ser desconfortável porque ainda sao 25km.

6. Preciso de levar cadeado ou cadeados de qualidade porque a bike vai ficar à porta do edifício. Um cadeado bom ainda é pesado né?

7. Pretendo gastar dinheiro numa bicicleta para este tipo de percurso só. Nao estou a pensar numa bicicleta que faz tudo. Nao me importo de gastar até 800 euros ( so bike).

Agora perguntas:

A. Bicicleta de estrada ou trekking? Considerando que quero levar algum peso, o que acham melhor?

B. Onde posso encontrar bicicletas para esta função e por estes precos? A Decatlhon é um bom sitio?

C. Alguém que faça percursos semelhantes que queira partilhar alguma dica?

Valeu,
Cumps
 

Duke

Well-Known Member
Eu diria uma bike de estrada com geometria mais endurance isto para poderes no futuro usar a mesma bike para essas tais viagens.

O percurso para o trabalho tem subidas muito difíceis? Ou tem zonas rolantes?

Eu diria que após algum treino conseguirás fazer esse 25km numa hora isto dependendo do perfil claro.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
25Kms para cada lado?? Grande esticão :)
Acho que é melhor treinares uns dias antes de te lançares nisso todos os dias. Até pela questão das dores iniciais provocadas pelo selim.

Tendo em conta que levas roupa e tomas banho. parece-me que a meta que o @Duke propõe é atingível com alguma facilidade ao fim de pouco tempo. Podes transpirar e fazer da viagem um ótimo treino! Mas também depende do terreno claro!

Eu preferia não levar mochila às costas. É muito calor, transpiração, etc. Ficas com a mochila a colar às costas e não é nada agradável.
 

romaosl

Active Member
Claramente seria uma bicicleta de estrada. Tens a Triban RC 520 a 850€ na decathlon. Metes um porta-bagagem e está feito. Se fizeres isso com frequência, rapidamente passas a levar uma hora na viagem. Pessoalmente prefiro mochila (facilita o início e fim da viagem), mas o meu percurso diário é só 10km+10km.

Se levas roupa para mudar no destino, tem em atenção que nem sempre precisas de levar tudo. Por exemplo, eu uso sapatos de encaixe, e por isso tenho uns sapatos no trabalho, para não ter de andar sempre a leva-los às costas. Calças e camisola são coisas que normalmente não se trocam todos os dias, e por isso podes ir alternando entre levar calças e levar camisola (e deixas no trabalho). Roupa interior é que obviamente tens de levar todos os dias.
 

romaosl

Active Member
Se alternares ao início entre a bicicleta e o carro, podes levar a roupa limpa (e trazer a suja) nos dias que fores de carro.
 

cconst

Well-Known Member
Bom, eu iria para uma alternativa diferente (tem em conta que a maioria do pessoal do forum é viciado em fininhas): eu procurava por uma "Urban Bike", com correia (em vez de corrente) e mudanças dentro do cubo da roda de trás. Procurava ainda conciliar isto tudo com uma bicicleta que tenha dínamo no cubo da roda da frente (util para o inverno, com os dias curtos).

Desta forma, terias uma bicicleta com manutenção muito próxima de 0. É apenas ver a pressão dos pneus e colocar massa lubrificante no cubo traseiro uma vez por ano. Como não tem corrente, não suja calças nem precisa de oleo...

Por 800 Eur no entanto não seria fácil (mas não sei se impossível).
 

romaosl

Active Member
Se não tiveres onde estender a roupa que usas para pedalar, vais ter de levar uma muda extra para voltar (ou usar a roupa do trabalho). Não ha nada mais desagradável que vestir uma roupa húmida e mal cheirosa ao fim do dia.
 

Tourmalet

Well-Known Member
Cair de paraquedas no ciclismo e logo com objectivos de 10.000kms mensais e percorrera Europa, digo-te já, sem querer desanimar (e com sotaque brasileiro):
- vaissidamau! (ou uma bike com pouco uso a vender no Olx em pouco tempo)

Eu avançava com precaução antes de fazer all in no material todo.

Mas já vem aí malta positiva dar-te força :D
 

romaosl

Active Member
Bom, eu iria para uma alternativa diferente

É uma hipótese... mas tendo em conta que são 25km+25km, acho que é mais importante a máquina ser eficiente do que ter manutenção zero. A maquina que falas ia ser mais lenta para um esforço idêntico.
 

cconst

Well-Known Member
É uma hipótese... mas tendo em conta que são 25km+25km, acho que é mais importante a máquina ser eficiente do que ter manutenção zero. A maquina que falas ia ser mais lenta para um esforço idêntico.
O @gonyalo não me pareceu preocupado com o tempo que gasta em deslocações.
A meu ver, num equipamento para uso diário, é muito importante a fiabilidade e os intervalos de manutenção. Além de que o conforto também é muito importante.

@romaosl há 30 ou 40 anos atrás era muito frequente ver pessoas a deslocarem-se diariamente (especialmente no interior onde não existiam transportes públicos) em "pasteleiras". Simples, robustas, muitas já com 3 velocidades em cubo interno para facilitar um pouco nas zonas mais acidentadas...

E podes procurar ainda as bicicletas usadas pelos Randonneurs (caracterizadas por serem simples, fiáveis e confortáveis), mesmo que a maioria tenha guiador de estrada.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
O @gonyalo não me pareceu preocupado com o tempo que gasta em deslocações.
A meu ver, num equipamento para uso diário, é muito importante a fiabilidade e os intervalos de manutenção. Além de que o conforto também é muito importante.

@romaosl há 30 ou 40 anos atrás era muito frequente ver pessoas a deslocarem-se diariamente (especialmente no interior onde não existiam transportes públicos) em "pasteleiras". Simples, robustas, muitas já com 3 velocidades em cubo interno para facilitar um pouco nas zonas mais acidentadas...

E podes procurar ainda as bicicletas usadas pelos Randonneurs (caracterizadas por serem simples, fiáveis e confortáveis), mesmo que a maioria tenha guiador de estrada.
Acho que uma urban bike vai dificultar muito a viagem. Não é só o tempo a mais que demora, é também o esforço a mais.
Em relação aos Randonneurs, não sei o que é que ganhará com isso.
Uma bicicleta de estrada de endurance com uns pneus 28, ou até 32, não vai dar ao mesmo ou até ser mais confortável?
 

cconst

Well-Known Member
Vamos a ver: eu apenas partilhei o que eu escolheria para mim e dessa forma mostrar que existem mais coisas do que bicicletas de estrada (endurance/race/TT/aero) ou BTT(XC/DH/Trail/...) Vale o que vale. Mas para mim, cada macaco no seu galho.
 

cconst

Well-Known Member
para mim, uma coisa assim deste tipo (embora, confesso que toda preta é um pouco sem sal):
FOFFA BLACK NUVINCI BELT DRIVE HYBRID URBAN BICYCLE:
Black01-1.jpg


são quase 13kg... mas vai daí uma triban 520 tem quase 10kg....
 

romaosl

Active Member
Claro. E em último caso, é uma questão de gosto pessoal. Por isso existem vários tipos de bicicleta. Eu pessoalmente, para ir para o trabalho, uso 3 bicicletas diferentes:
  • bicicleta de estrada, indo pela estrada
  • bicicleta de BTT, indo pela terra (a forma mais divertida)
  • bicicleta de trecking/citadina quando chove (por causa dos guarda-lamas)
 
Top