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Bicicleta para ir para o trabalho

Bianchi

Active Member
Acho que tens razão. Também já pensei nisso. Mas pelo menos a bike que comprar, estou disposto a dar 800 euros. Depois quero comecar a pedalar aos fins de semana. Fazer o percurso de 25 + 25. E so depois comprar o resto do material.

Felizmente também tenho a possibilidade de alternar com outro meio de transporte por isso nao vou comecar a ir todos o dias de bicicleta.

Se calhar na primeira semana vou 2 dias... Na segunda 3...

Obrigado
Não te esqueças que Sintra-Lisboa-Sintra ao dia de semana é totalmente diferente de ao fds (em termos de trânsito).
 

Bianchi

Active Member
Mais uma vez... e ainda por cima em lisboa... deixar a bicicleta na rua é extremamente arriscado.

Conheço duas pessoas que faziam isso e as bicicletas não duraram 2 meses. E uma das bikes era super simples e já tinha uns 15 anos, ferrugem, etc.... não há cadeado que te salve.

Eu já perdi a conta das bicicletas roubadas ali no centro de Lisboa. Ainda no outro dia comentava: "esta já vem aqui todos os dias, ha´algumas semanas"... foi roubada 4 dias depois...
 

Bianchi

Active Member
Fdx digam logo ao rapaz para não comprar a bike e para ir de carro que é mais fácil.
Então o rapaz quer começar a se deslocar de bike (excelente para a saúde dele, excelente para o ambiente) e vocês têm essa conversa?
Grande ajuda que estão a dar sim senhor. Deviam se sentir orgulhosos.

tens razão.

Rapaz, avança. Em frente é que é o caminho.

P.S.: Bruso, não vives em Lisboa pois não?
 

Bianchi

Active Member
Minha experiencia , faço por vezes Alverca - Parque das Nações , 46 minutos - 20 Km
Vai depender muito do transito que apanhas da estrada e sua altimetria . Avança com a compra rapaz sem medo vais ver que gostas ( e sorris quando passas 1km de carros parados na fila )

Tens prática de ciclismo?
Deixas a bicicleta na Av. João II ou ruas paralelas?
Alverca a Parque das Nações, via N10 é sempre plano, salvo erro com dois ou três cruzamentos. Tirando entrada de Sacavém ao pé do Trancão e a rotunda de entrada na zona da Expo (rotunda da BMW), não vejo nenhum ponto que possa ser complicado em termos de perigosidade de trânsito.
 

Bianchi

Active Member
Não sei se conheces o Strava, podes criar uma conta e desenhar o percurso, onde podes escolher o trajecto mais curto e o mais plano:

https://www.strava.com/routes/new

Uns exemplos:


Ou seja, passas de 50 km diários para 80, evitando subidas??

Quanto aos cadeados os Kryptonite são considerados uns dos melhores convém ter o cabo de aço para prenderes o quadro e as duas rodas:
No entanto penso que um da Elite deve chegar
https://www.wiggle.co.uk/kryptonite-keeper-12-std-u-lock-kryptoflex-cable/

Kryptonite-Keeper-12-STD-U-Lock-Kryptoflex-Cable-Internal-Black-GK004370.jpg

Tens razão, os da Kryptonite são dos melhores... especialmente os de corrente.
Ainda assim: Cabo de aço... demora 5 seg a cortar com um alicate médio. E lá se vão as rodas...
Fechadura... se for a U12 já tem de ser com esta peça (compras no aliexpress por 6 euros e não deve haver um único ladrão de bicicletas em Lisboa que não a tenha).

Se for um krypton com alguns anos basta um caneta BIC... se for um Krypton dos mais recentes basta uma caneta BIC e um isqueiro (para aqueceres o plástico da caneta). Mesmo assim, se estiver ao nível da cintura ou abaixo e tiveres alguma prática, demoras menos de 20 seg. O sr. do video até está a fazer mal por faz muita força e roda pouco.

 

gonyalo

New Member
Ou seja, passas de 50 km diários para 80, evitando subidas??



Tens razão, os da Kryptonite são dos melhores... especialmente os de corrente.
Ainda assim: Cabo de aço... demora 5 seg a cortar com um alicate médio. E lá se vão as rodas...
Fechadura... se for a U12 já tem de ser com esta peça (compras no aliexpress por 6 euros e não deve haver um único ladrão de bicicletas em Lisboa que não a tenha).

Se for um krypton com alguns anos basta um caneta BIC... se for um Krypton dos mais recentes basta uma caneta BIC e um isqueiro (para aqueceres o plástico da caneta). Mesmo assim, se estiver ao nível da cintura ou abaixo e tiveres alguma prática, demoras menos de 20 seg. O sr. do video até está a fazer mal por faz muita força e roda pouco.

Fogo assustador.

Onde penso deixar a bike é entrada do edifício e é costume estar pessoal de passagem. Neste momento há 3 bicicletas que ficam na rua.

Mas aqui há uns meses levaram uma em 20 segundos. Um colega meu que estava a passar viu mas ficou sem reação, nao sabia se havia de correr atrás. Ainda gritou depois do ladrão ter montado a bike.

Por saber que uma bicicleta na rua tem os dias contados é que era importante que a bike fosse suficientemente boa para o percurso, suficientemente barata para diminuir o risco de perda e nao chamar tanto a atenção ao larápio.

Obg,
Cumps
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Se no sítio onde a vais deixar tu já sabes que elas também são roubadas e se os amigos do alheio levam literalmente tudo o que tenha 2 rodas (de lembrar que só o metal que está no quadro e componentes vale algum dinheiro), é um grande risco que vais correr.
 

Bruso

Well-Known Member
Por saber que uma bicicleta na rua tem os dias contados é que era importante que a bike fosse suficientemente boa para o percurso, suficientemente barata para diminuir o risco de perda e nao chamar tanto a atenção ao laráp
Esquece lá isso então. Tens de arranjar outra solução para guardares a bike. Não tens mesmo hipótese de a levar para dentro do prédio?

@Bianchi
Não percebo a relevância dessa pergunta. O quê que Lisboa tem de diferente das outras grandes cidades?
 

gonyalo

New Member
Esquece lá isso então. Tens de arranjar outra solução para guardares a bike. Não tens mesmo hipótese de a levar para dentro do prédio?

@Bianchi
Não percebo a relevância dessa pergunta. O quê que Lisboa tem de diferente das outras grandes cidades?
Vou perguntar aos meus chefes. Mas mesmo que digam que não, vou arriscar. Deixar sempre no sítio com mais visibilidade possível e usar bons cadeados.

Obg,
Cumps
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Vou perguntar aos meus chefes. Mas mesmo que digam que não, vou arriscar. Deixar sempre no sítio com mais visibilidade possível e usar bons cadeados.

Obg,
Cumps

A questão da visibilidade não é garantia de segurança.
Há tempos andava um video por aí que mostrava bicicletas a serem roubadas em ruas bastante movimentadas (UK?) e ninguém se preocupava minimamente.
 

Bruso

Well-Known Member
Tens que ponderar bem isso. Não sei como é o teu escritório mas uma bike não ocupa assim tanto espaço.

Se for para deixares na rua vai para algo bem simples.
 

Jorze30

Well-Known Member
Ola @gonyalo

Antes de mais parabéns pela iniciativa, o que estas a tentar criar é um hábito muito bom para ti, ao início vai custar mas com o tempo se tudo correr bem vais ganhar bem o gosto à coisa.

Acho que no meu caso posso dar alguma ajuda e feedback.

A minha experiencia no ciclismo começou também com um commute. Estava eu na Belgica a acabar o meu curso e durante 6 meses tive que me deslocar de bicicleta para o trabalho todos os dis sem falta, por não haver outros transportes.

Este era o percurso https://www.strava.com/activities/563739644 De inicio começei com uma pasteleira. Posso já dizer que o primeiro dia foi do piores que ja apanhei para pedalar. 1 Nao sabia o caminho, tinha o google a mandar-me pela autoestraa (mesmo com caminho de bicicleta), imagina o meu pânico. Acabei por chegar qualquer coisa como todo suado, cansado e 45min atrasado. Para voltar foi o pior, apanhei um vento de frente tão grande tão grande que mesmo na mudança mais leve, a pedalar de pé com toda a força, quase não saía do mesmo sítio. Nesse dia pensei: no que é que me fui meter? Nesse mesmo dia mais tarde, falei com uma rapariga que tinha irmao ciclista e nesse dia algumas provas de ciclismo foram canceladas por causa do vento. Portanto aqui aviso já que pode ser um grande choque ao inicio independetnemente da motivação!

No entatno tive que continuar pois não tinha outra hipotese, primeiras duas semanas, a nível fisico, completamente de rastos. Portanto aqui o que tenho a dizer é nao penses fazer todos os dias, faz dia sim dia não para começar e vê como reage o corpo.

Ao fim approx 1 mes ou o que foi, a meio caminho de casa a minha corrente partiu, felizmente estava perto de uma decathlon e lá trocaram a corrente. Mas nesse dia disse a mim mesmo "Tu vais comprar outra bicicleta qualquer que a que tens não serve". Comprei uma btwin Triban 510, e a partir dai as viagens começaram a ser mais agradaveis, mais rapidas, menos cansativas e com o tempo fui ganhando gosto, dando umas voltas maiores a voltar para casa, sair ao fds até que me tornei ciclista.

Mais tarde voltei para Portugal, arranjei trabalho a 20km de casa e houve uma altura que quis voltar à rotina de ir de bicicleta apesar de n ter tao boas condicoes para o fazer como tinha na Belgica.

Este era o novo percurso

https://www.strava.com/activities/938148217
https://www.strava.com/activities/949359222

Ora passamos de 12.5 para 18.5km. E acredita que as diferenças foram muitas. Enquanto de manha o percurso era a descer e portanto rápido não custava muito. Mas para voltar, era subidas quase constante, a levar com o vente de frente e conclusão demorava quase 1 hora para fazer 20 km. Portanto aqui o que aconselho é, até não desenvolveres uma boa base física, define um percurso com pouca elevação, nem que tenha mais uns kms, porque com "tralha" atrás pode custar bastante, principalmente ao início. Nao li bem de onde partes mas ja percebi que vais para Lisboa, mas com 25km de percurso, com transito, pouca experiencia e sem grande fisico, eu apontava para 1:15h ou até mais. Portanto levantar cedo , dar ao pedalar, e no final do dia outra hora. Daí recomendar novamente para não tentares fazer todos os dias isto, porque vai haver um dia que sais do trablho com bastante fadiga e o percurso a casa vai parecer uma prova.

Em relação a onde guardar a bicicleta, tenta a todo o custo deixar num sitio seguro, dentro do prédio, escritório etc. Hoje em dia qualquer bicicleta é roubada porque sim, basta valer mais de 20 paus que quem a roubar ja vai ter lucro com pouco esforço.

Por último, nao é só bicicleta que precisas, vais precisar calcas para o frio, um casaco para o vento etc, portanto inclui ai 200€ no orçamento para isso (deve ter sido mais ou menos o q eu gastei quando começei). Em relação à bicicleta, eu usei uma btwin triban 510 e ainda hoje a guardo e uso, é a minha bicicleta para andar em Portugal. Acho que algo ao mesmo nível será suficiente para ti (acho que o modelo actual deve ser uns 400€).

Espero com isto ajudar, se for preciso algo mais ca estarei.

Deixo aqui algumas fotos:

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Umas fotos dos caminhos

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A viagem para Portugal

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Provavelmente a minha favorita, que me trás muita saudade desta cidade.

7wkLfrQ.jpg


E para concluir, esta última para mostrar que com gosto vai-se a todo o lado. Mesmo antes de voltar, decidi fazer uma viagem de bicicleta, atravessar a belgica e ir até a alemanha, so de mochila as costas. Claro que na altura pareceu uma grande ideia, mas rapidamente percebi que nao estava preparado, nao estava bem equipa, e nao fiz todo o percurso que pretendia. Ainda assim, foi das melhores coisas que já fiz.

Grande abraço
 

pratoni

Well-Known Member
Vou perguntar aos meus chefes. Mas mesmo que digam que não, vou arriscar. Deixar sempre no sítio com mais visibilidade possível e usar bons cadeados.

Obg,
Cumps
Se a opção é deixar na rua pensa numa dobrável e ninguém te vai poder proibir de levar contigo para o local de trabalho. É do mesmo tamanho de um trolley...

E em caso de necessidade podes conciliar melhor com o comboio e/ou metro
 

joseruivo

Well-Known Member
Vou perguntar aos meus chefes. Mas mesmo que digam que não, vou arriscar. Deixar sempre no sítio com mais visibilidade possível e usar bons cadeados.

Obg,
Cumps

Leva o selim contigo para o escritório, fica menos interessante para o ladrão. Também existem uns pedais que encaixa/desencaixa do crank com grande facilidade.
 

Bianchi

Active Member
Fogo assustador.

Onde penso deixar a bike é entrada do edifício e é costume estar pessoal de passagem. Neste momento há 3 bicicletas que ficam na rua.

Mas aqui há uns meses levaram uma em 20 segundos. Um colega meu que estava a passar viu mas ficou sem reação, nao sabia se havia de correr atrás. Ainda gritou depois do ladrão ter montado a bike.

Por saber que uma bicicleta na rua tem os dias contados é que era importante que a bike fosse suficientemente boa para o percurso, suficientemente barata para diminuir o risco de perda e nao chamar tanto a atenção ao larápio.

Aquela que referi estava pintada (e mal, na minha opinião) a spray e estava parqueada (sempre) no cruzamento ao lado de dois restaurantes muito movimentados, um banco e uma estação de metro, na 2.ª ou 3.ª avenida mais importante de Lisboa a seguir à Av. da Liberdade...
 

Bianchi

Active Member
Esquece lá isso então. Tens de arranjar outra solução para guardares a bike. Não tens mesmo hipótese de a levar para dentro do prédio?

@Bianchi
Não percebo a relevância dessa pergunta. O quê que Lisboa tem de diferente das outras grandes cidades?
Não sei o que chamas grande cidade mas ciclar em Lisboa à hora de ponta é bem diferente de ciclar em Viseu, Olhão, Leiria, etc...
 

Zei

Active Member
Caro @gonyalo, não te deixes abater pelos arautos da desgraça e os velhos do Restelo. Essa é uma forma muito negativa e bem portuguesa de ser, mas que devemos mudar urgentemente. Os que te disseram para ires em frente estão certos. Os que te recomendaram para começar uma bicicleta de estrada da Decathlon estão certos, os que falaram da gravel bike estão certos não descures a boa hipótese que de uma gravel bike adventure, Algumas estão em bom preço e são polivalentes, dão para estrada, todo o terreno, e viagens. Para arrumação Light bike packing, também pode ser uma boa hipótese para ti para colocares as tuas coisas e dá para as viagens que pretendes fazer no futuro. Ver o link: https://www.apidura.com/shop/expedition-series/ e vai em força conhecer os teus limites que são muito maiores do que aquilo que qualquer um de nós imagina. Fazes bem sair da tua zona de conforto e fazeres te a estrada, logo vais aprender o que podes fazer para já e o que vais conquistar com o tempo. Quanto a guardar a bicicleta pode ser que haja um restaurante ou um bar ou uma loja com um pequeno espaço onde a coloques ao alto ou mesmo com um bocadinho de jeito pendurada no tecto. Vai em frente segue os teus sonhos, diverte te e surpreende te com as tuas victorias. Bem hajam.
 

Bianchi

Active Member
Caro @gonyalo, não te deixes abater pelos arautos da desgraça e os velhos do Restelo. Essa é uma forma muito negativa e bem portuguesa de ser, mas que devemos mudar urgentemente. Os que te disseram para ires em frente estão certos. Os que te recomendaram para começar uma bicicleta de estrada da Decathlon estão certos, os que falaram da gravel bike estão certos não descures a boa hipótese que de uma gravel bike adventure, Algumas estão em bom preço e são polivalentes, dão para estrada, todo o terreno, e viagens. Para arrumação Light bike packing, também pode ser uma boa hipótese para ti para colocares as tuas coisas e dá para as viagens que pretendes fazer no futuro. Ver o link: https://www.apidura.com/shop/expedition-series/ e vai em força conhecer os teus limites que são muito maiores do que aquilo que qualquer um de nós imagina. Fazes bem sair da tua zona de conforto e fazeres te a estrada, logo vais aprender o que podes fazer para já e o que vais conquistar com o tempo. Quanto a guardar a bicicleta pode ser que haja um restaurante ou um bar ou uma loja com um pequeno espaço onde a coloques ao alto ou mesmo com um bocadinho de jeito pendurada no tecto. Vai em frente segue os teus sonhos, diverte te e surpreende te com as tuas victorias. Bem hajam.

É uma opinião. Uma opinião partilhada por muitos... um deles era este:

https://www.olx.pt/anuncio/biciclet...nova-excelente-estado-IDC7Nwm.html#a766136e63
 
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