• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta para ir para o trabalho

Duke

Well-Known Member
Não sei se conheces o Strava, podes criar uma conta e desenhar o percurso, onde podes escolher o trajecto mais curto e o mais plano:

https://www.strava.com/routes/new

Uns exemplos:




Quanto aos cadeados os Kryptonite são considerados uns dos melhores convém ter o cabo de aço para prenderes o quadro e as duas rodas:
No entanto penso que um da Elite deve chegar
https://www.wiggle.co.uk/kryptonite-keeper-12-std-u-lock-kryptoflex-cable/

Kryptonite-Keeper-12-STD-U-Lock-Kryptoflex-Cable-Internal-Black-GK004370.jpg
 

Duke

Well-Known Member
Tal como dito atrás a triban 100 (há com guiador curvo ou com guiador plano) parece-me uma boa opção. Força nisso e verifica bem se não consegues guardar a bicicleta num sitio menos público.

Não sei se trabalhas num predio com garagens ou recepção e pedir para levá-la para dentro até pode resultar...
são muitos km eu ia para o guiador de estrada, e antes de ir logo com a bike para o trabalho treinava um fim de semana ou dois.
quanto aos pedais de encaixe se usares eu usaria de BTT e treinava primeiro antes de ir para os semaforos e para arranca.

lembra-te que nos semaforos quando ganhares pratica podes furar a fila como as motas fazem, não convem é passar vermelhos.
 

gonyalo

New Member
Claramente seria uma bicicleta de estrada. Tens a Triban RC 520 a 850€ na decathlon. Metes um porta-bagagem e está feito. Se fizeres isso com frequência, rapidamente passas a levar uma hora na viagem. Pessoalmente prefiro mochila (facilita o início e fim da viagem), mas o meu percurso diário é só 10km+10km.

Se levas roupa para mudar no destino, tem em atenção que nem sempre precisas de levar tudo. Por exemplo, eu uso sapatos de encaixe, e por isso tenho uns sapatos no trabalho, para não ter de andar sempre a leva-los às costas. Calças e camisola são coisas que normalmente não se trocam todos os dias, e por isso podes ir alternando entre levar calças e levar camisola (e deixas no trabalho). Roupa interior é que obviamente tens de levar todos os dias.

Nice, obg
 

gonyalo

New Member
Claramente seria uma bicicleta de estrada. Tens a Triban RC 520 a 850€ na decathlon. Metes um porta-bagagem e está feito. Se fizeres isso com frequência, rapidamente passas a levar uma hora na viagem. Pessoalmente prefiro mochila (facilita o início e fim da viagem), mas o meu percurso diário é só 10km+10km.

Se levas roupa para mudar no destino, tem em atenção que nem sempre precisas de levar tudo. Por exemplo, eu uso sapatos de encaixe, e por isso tenho uns sapatos no trabalho, para não ter de andar sempre a leva-los às costas. Calças e camisola são coisas que normalmente não se trocam todos os dias, e por isso podes ir alternando entre levar calças e levar camisola (e deixas no trabalho). Roupa interior é que obviamente tens de levar todos os dias.

Nice, obg
 

gonyalo

New Member

vhugocosta

Well-Known Member
Antes de mais e tal como já foi dito, dou-te os parabéns pela iniciativa.

Eu venho trabalhar praticamente todos os dias de bicicleta, porém não consigo por razões de ordem familiar e de contexto laboral fazer o trajeto todo de bicicleta (35k) de manhã, portanto faço parte do trajeto de comboio. Já ao final da tarde, consoante a disponibilidade (e vontade) faço 10, 20 ou os 35k, neste ultimo caso venho direto para casa, até porque o trajeto é relativamente "acidentado", seja por causa do transito porque atravesso zonas urbanas bastante congestionadas em parte do percurso, como pelo terreno acidentado, pois não me livro de +150m nos 10k com o transito dos centros urbanos, os +350m nos 20k, e cerca de +500m nos 35k.

Contudo até á cerca de 2 anos atrás fazia um percurso semelhante ao teu, 25k para cada lado, e digo te que é a distancia ideal, está no ponto, e apesar de não conhecer o percurso que estás a prever fazer, vais ver que com o tempo não vais precisar de 2h para o trajeto, mas cada coisa a seu tempo.

Deixo-te algumas respostas e sugestões abaixo, e vamos falando.. e não desanimes, lol.

Viva pessoal,

Preciso de dicas para comprar uma bicicleta para ir para o trabalho.

Vou tentar dar todos os detalhes para que me possam ajudar o mais facilmente possível.

1. eu nao costumo andar de bicicleta apesar de gostar bastante. Mas ando com um bichinho de fazer viagens grandes de bicicleta tipo aqueles doidos que fazem viagens pela europa. Espetáculo!

Uma coisa de cada vez, mesmo só tendo o objetivo de ires para o trabalho, verás que vais precisar de alguma disciplina inicial para não sucumbires á preguiça e ao consaço, e não te falo só do esforço fisico do trajeto, mas sim da logistica, rotinas, etc, por isso toma como objetivo nesta primeira fase ires o maior numero de vezes possivel, mas se tiveres de deixar a bicicleta em casa um ou dois dias, não faças nenhum drama, é normal. O corpo e a mente precisa de tempo para se adaptar.

2. Não tenho muito jeito para mecânica, mas ja ando a mexer em algumas coisas. Pretendo melhorar este aspecto.

Convém.

Estes 2 pontos foram só para dar contexto sobre mim.

3. Entao eu pretendo fazer 25km de viagem casa trabalho. Já fiz o percurso de carro e demoro 55 minutos. Por isso acho que vou demorar 2h ( aproximadamente 15km por hora).

Aproveita um fim de semana para fazer um teste. Certamente as condições não serão as mesmas, contudo vais ficar com uma noção mais concreta do tempo que efetivamente vais demorar.

4. O percurso é só estrada.

Ok, mas tem bom piso? Nacional? em centros urbanos? é muito vago...e este factor pode influenciar a escolha da bicicleta e/ou alguns componentes

5. Pretendo levar mochila ou alforges ou os dois, porque quero levar roupa e coisas para tomar banho. Provavelmente no início só vou levar mochila, mas tenho receio de ser desconfortável porque ainda sao 25km.

Não, esquece mochila. Rack traseiro com um alforge.

6. Preciso de levar cadeado ou cadeados de qualidade porque a bike vai ficar à porta do edifício. Um cadeado bom ainda é pesado né?

Meu caro, depois de carregares o alforge com a roupa e tudo o resto, verás que o cadeado é só mais uma coisa que tens de carregar.

7. Pretendo gastar dinheiro numa bicicleta para este tipo de percurso só. Nao estou a pensar numa bicicleta que faz tudo. Nao me importo de gastar até 800 euros ( so bike).

Optimo, dá para um boa bicicleta, fiável q.b., e de manutenção fácil. A minha "commuter" é um quadro em aluminio, tiagra 10v, discos, pneus 38c, isto apesar de ter uma de titanio e uma scott em carbono, por isso o caminho deve ser mesmo esse. Muito importante é mesmo que a bicicleta esteja adaptada ás tuas necessidades. Agora pensa em tudo o resto que podes precisar:

1- Iluminação, neste capitulo opta por uma luz dianteira com boa autonomia, depois posso dar-te umas sugestões mais concretas. 50eur
2- Seguro de responsabilidade civil, espero que não venhas a perceber a importancia de teres um seguro. 30eur
3- Uma camera de filmar, aqui é o teu seguro. Falo por experiência própria. 20eur
4- Cadeado - Não falo ideia...
5- Guarda-lamas - uns SKS resolvem o assunto. 25/30eur
6- Roupa impermeável - Calças e casaco de chuva. Não será nenhuma maravilha porque não é material respirável, mas de certeza que não ficas molhado com a chuva. Com 50 eur resolves o assunto.
7- Se realmente pretendes fazer o trajeto todos os dias, prepara-te para teres de comprar vários equipamentos...tinhas pensado nisto? Neste campo eu recorri ao Aliexpress, tens material com muita bom na relação preço/qualidade, incluindo meias.. 25eur p/equipamento.
8- Rack - 20/25eur
9- Alforge - Compras um DECATHLON impermeável e adaptas uns suportes ORTLIEB, ou compras logo um ORTLIEB - Entre 25 e 50eur


Agora é só somar...

Quanto á bicicleta, nesta primeira fase dou te umas ideias gerais , depois posso ajudar-te mais em concreto:

- Quadro em aluminio ou em aço, mais do que tudo para poderes montar um rack
- 10v pedaleira c/ pedaleira compacta 50/34 ou equivalente - Pensa que vais andar carregado; verás que para chegar aos 15/18kg é um instante.
- c/discos - quase obrigatório se pretenderes usar todos os dias, em quaisquer condições metereológicas, porém também te condiciona as escolhas e consequentemente o orçamento. Não limites a pesquisa neste sentido, mas se puderes...vais para discos.


- Eu optaria por uma estradeira...

Equaciona comprares uma usada, pelo que percebi não tens muita experiência, por isso procura em lojas de bicicleta se tens alguma coisa que cumpra os objetivos por um preço que tenha de ser consideravelmente inferior a uma nova, senão não vale a pena, ok??

Volto á questão da disciplina, motivação, etc...não é facil criar este tipo de rotinas, e sem querer desconsiderar-te, no nosso contexto (Portugal) não é para todos.

Agora perguntas:

A. Bicicleta de estrada ou trekking? Considerando que quero levar algum peso, o que acham melhor?

Para o trajeto que descreves, estrada com uma geometria relaxada, sem dúvida!!!

B. Onde posso encontrar bicicletas para esta função e por estes precos? A Decatlhon é um bom sitio?

Acho que sim, não precisas de complicar muito, deves é pensar que o quadro tem de estar preparado para levar um rack atrás (se seguires o meu conselho), e guarda-lamas.

C. Alguém que faça percursos semelhantes que queira partilhar alguma dica?

Espero ter ajudado e se tiveres mais alguma dúvida...chuta!

Valeu,
Cumps
 

vhugocosta

Well-Known Member
Acho que uma urban bike vai dificultar muito a viagem. Não é só o tempo a mais que demora, é também o esforço a mais.
Em relação aos Randonneurs, não sei o que é que ganhará com isso.
Uma bicicleta de estrada de endurance com uns pneus 28, ou até 32, não vai dar ao mesmo ou até ser mais confortável?

Tudo depende da definição de bicicleta de Randonneuring que tenhas, já vi tanta coisa...embora conceitualmente vai muito por aquilo que referes, endurance (conceito criado recentemente pelas marcas para definir bicicletas com geometrias mais relaxadas para quem quer dar umas voltas maiores), confortável, com ajuda dos pneus 28c e 32c. Daqui para frente é ao gosto do freguês e da carteira dele...
 

gonyalo

New Member
Antes de mais e tal como já foi dito, dou-te os parabéns pela iniciativa.

Eu venho trabalhar praticamente todos os dias de bicicleta, porém não consigo por razões de ordem familiar e de contexto laboral fazer o trajeto todo de bicicleta (35k) de manhã, portanto faço parte do trajeto de comboio. Já ao final da tarde, consoante a disponibilidade (e vontade) faço 10, 20 ou os 35k, neste ultimo caso venho direto para casa, até porque o trajeto é relativamente "acidentado", seja por causa do transito porque atravesso zonas urbanas bastante congestionadas em parte do percurso, como pelo terreno acidentado, pois não me livro de +150m nos 10k com o transito dos centros urbanos, os +350m nos 20k, e cerca de +500m nos 35k.

Contudo até á cerca de 2 anos atrás fazia um percurso semelhante ao teu, 25k para cada lado, e digo te que é a distancia ideal, está no ponto, e apesar de não conhecer o percurso que estás a prever fazer, vais ver que com o tempo não vais precisar de 2h para o trajeto, mas cada coisa a seu tempo.

Deixo-te algumas respostas e sugestões abaixo, e vamos falando.. e não desanimes, lol.
Boas dicas. Obgdao
 

fernandes_85

Well-Known Member
@gonyalo antes de mais parabéns pela iniciativa! Também sou dos que usa a bicicleta diariamente para vir para Lisboa (16km p/viagem atualmente, já foram mais, já foram menos).
Acho que o que te propões fazer é perfeitamente exequível, só vai custar a principio vencer a resistência inicial até te habituares.
Há uns anos quando comecei, a principio fazia 2x por semana e numa bike de btt pq o caminho que fazia era muito urbano (mais ciclovia e menos estrada) e a bike de btt é mais flexível e permite mais erros ao ciclista.
Agora faço diariamente um trajeto exclusivamente pela estrada (ás vezes faço o segmento amadora-portas benfica- pina manique outras faço belas-queluz de baixo-jamor).
Conselhos acho que já foram todos dados, de qq forma alguma coisa que possa ajudar é dizer!

boas pedaladas!
 

JBG

Well-Known Member
Antes de mais e tal como já foi dito, dou-te os parabéns pela iniciativa.
Deixo-te algumas respostas e sugestões abaixo, e vamos falando.. e não desanimes, lol.

Aqui é dito tudo ou quase tudo o que é preciso saber. Também venho para o trabalho todos os dias, são apenas 15 km para cada lado mas com muita calçada incluida.

Mandei-te um pedido de amizade no Strava, tens lá um numero muito interessante, foi o Paris–Brest–Paris?

Abraço!
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Aqui é dito tudo ou quase tudo o que é preciso saber. Também venho para o trabalho todos os dias, são apenas 15 km para cada lado mas com muita calçada incluida.

Mandei-te um pedido de amizade no Strava, tens lá um numero muito interessante, foi o Paris–Brest–Paris?

Abraço!
Tomas banho no trabalho?
Também moro a 15km do trabalho. O Strava diz que são 160m de elevação. Para casa é que é pior mas pronto...
 

JBG

Well-Known Member
Tomas banho no trabalho?
Também moro a 15km do trabalho. O Strava diz que são 160m de elevação. Para casa é que é pior mas pronto...

Não há necessidade, o ritmo é baixo, além do mais o calor russo que tem estado não dá para transpirar.
Mas passo uns toalhetes para me sentir mais fresco/limpo mesmo asssim.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Aqui é dito tudo ou quase tudo o que é preciso saber. Também venho para o trabalho todos os dias, são apenas 15 km para cada lado mas com muita calçada incluida.

Mandei-te um pedido de amizade no Strava, tens lá um numero muito interessante, foi o Paris–Brest–Paris?

Abraço!

Obrigado! Tentei compilar o máximo de informação relevante, tudo resto são detalhes e gostos pessoais, ou contrangimentos derivados do contexto.

Quanto ao STRAVA, desde há algum tempo para cá só utilizo como odómetro, mas vou ver se te consigo identificar. Certamente já nos cruzamos, pelo que percebi percorremos as mesmas estradas, Maia, Rio Tinto, Ermesinde, Gondomar, Trofa, não?

Sim, esse número se não estou enganado foi do PBP, mas já lá tenho alguns na mesma ordem de grandeza o PAT em 2017 e o MGM no ano passado.
 

JBG

Well-Known Member
Obrigado! Tentei compilar o máximo de informação relevante, tudo resto são detalhes e gostos pessoais, ou contrangimentos derivados do contexto.

Quanto ao STRAVA, desde há algum tempo para cá só utilizo como odómetro, mas vou ver se te consigo identificar. Certamente já nos cruzamos, pelo que percebi percorremos as mesmas estradas, Maia, Rio Tinto, Ermesinde, Gondomar, Trofa, não?

Sim, esse número se não estou enganado foi do PBP, mas já lá tenho alguns na mesma ordem de grandeza o PAT em 2017 e o MGM no ano passado.

Eu estou a viver em Águas Santas, Ermesinde. É muito provável que já tenhamos feito os mesmos caminhos.

Abraço!
 

vhugocosta

Well-Known Member
Não há necessidade, o ritmo é baixo, além do mais o calor russo que tem estado não dá para transpirar.
Mas passo uns toalhetes para me sentir mais fresco/limpo mesmo asssim.

Acho que já comentei aqui no forúm, mas um amigo meu, tem um amigo (mas é verdade mesmo) que fez um acordo com os Bombeiros da cidade onde trabalha (julgo que Valongo) para ir lá trocar de roupa e tomar banho de manhã.

De manhã também não sinto necessidade, baixo o ritmo, e espero para arrefecer antes de trocar de roupa no Verão. O mais importante é ir com tempo para fazer as coisas.

Mas no outro dia estive a fazer umas contas (tempo) e começo a equacionar comprar um kit elétrico, pela simples razão de que no total consigo em relação ao setup atual poupar no minimo 1h por dia nas deslocações casa/trabalho/casa, reduzindo 1/3 no tempo total. Embora consigo ganhar alguma coisas durante o trajeto com a assistência, é nas mudanças de roupa que o ganho é maior, sem falar na redução da logistica...
 

sickflick

Well-Known Member
Mas esses 25km são feitos em que tipo de ambiente, já disseste que é em estrada, mas tem subidas, descidas.!!!? ingrems, tipo de pavimetno, etc!!?,
Eu comprava uma TRIBAN 100, para experimentar.. são 250€.. senão uma TRIBAN 520.. são cerca de 500€.

PS: rapidamente fazes esses 25km, em 1 hora...


Minha experiencia , faço por vezes Alverca - Parque das Nações , 46 minutos - 20 Km
Vai depender muito do transito que apanhas da estrada e sua altimetria . Avança com a compra rapaz sem medo vais ver que gostas ( e sorris quando passas 1km de carros parados na fila )
 

Bianchi

Active Member
Sim, tem razão que o que o @gonyalo pretende é ambicioso para quem nao tem o mínimo de experiência no ciclismo, mas pode sempre fazer o percurso 1/2 vezes por semana para se ir acomodando e depois fazer com mais frequencia...
e claro... aprovaitar os fim de semana para ganhar mais ritmo.
primeiro começar ao fds... depois de estar à vontade (experiementar o percurso ao fds, com menos trânsito) tentar num dia a meio da semana (sexta é sempre dia de mais transito). E sim, aos poucos tentar fazer 1 u 2 dias por semana. Talvez daqui a 6 meses consiga ir todos os dias... embora depois comece o calor em demasia para fazer os 25 km de mochila às costas...
 
Top