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Bicicleta para ir para o trabalho

romaosl

Active Member
Relativamente a transpirar, alguém tem uma boa estratégia para reduzir os efeitos da transpiração quando chega ao trabalho ou anda tudo com toalhitas atrás?

Tomar um banho antes de sair de casa. No destino, tomar um "duche" no lavatório (passar por água o tronco, braços e cara) e trocar integralmente de roupa. É o que faço. O suor em si não cheira mal. É a sua decomposição pelas bactérias que o faz cheirar mal, por isso se o secares antes disso não chegas a cheirar mal. (É muito importante o banho no início para teres menos bactérias na pele e o processo de começar a cheirar mal ser o mais retardado possível)
 

jlmcabral

Active Member
Tomar um banho antes de sair de casa. No destino, tomar um "duche" no lavatório (passar por água o tronco, braços e cara) e trocar integralmente de roupa. É o que faço. O suor em si não cheira mal. É a sua decomposição pelas bactérias que o faz cheirar mal, por isso se o secares antes disso não chegas a cheirar mal. (É muito importante o banho no início para teres menos bactérias na pele e o processo de começar a cheirar mal ser o mais retardado possível)

Relativamente à roupa que usas para ir para o trabalho, utilizas o equipamento normal que utilizarias para ir treinar ou usas algum tipo de roupa "adequada para commuting"? Se é que isso existe...
 

Bruso

Well-Known Member
Relativamente à roupa que usas para ir para o trabalho, utilizas o equipamento normal que utilizarias para ir treinar ou usas algum tipo de roupa "adequada para commuting"? Se é que isso existe...
Eu não uso a bike para me deslocar para o trabalho mas diria que tudo depende da distância.
Se for uma viagem de menos de 20min de distância - não precisas de muda de roupa.
Mais do que isso - leva a roupa que achares mais conveniente e confortável - se não queres chegar ao trabalho em licra, leva uns calções normais e uma tshirt. Esquece roupa adequada para commuting. Isso é só marketing.
 

vhugocosta

Well-Known Member
A empresa deixa colocar no parque automovel . Existe rack propria para colocar a bicicleta e a mesma fica com uma fita identificadora do colaborador , se algo acontecer o segurança sabe sempre a quem pertence.. Necesita sempre claro de um cadeado e saltam fora sensores e gps bolsas por carolice minha nunca se sabe.

Boas práticas empresariais!! é assim que se cria oportunidades de as pessoas mudar os hábitos.


Relativamente a transpirar, alguém tem uma boa estratégia para reduzir os efeitos da transpiração quando chega ao trabalho ou anda tudo com toalhitas atrás?

Começa por planear o percurso para que seja mais eficiente nesse ponto de vista, depois saber resistir aos impulsos de querer andar mais rápido, senão repara no meu exemplo:

No meu percurso matinal, mesmo antes de chegar ao meu trabalho tenho uma subida/rampa com 800mts a 5%, posso fazer com uma cadência mais alta ou posso baixar o ritmo e abrandar consideravelmente, certo? A diferença de tempo entre os dois ritmos não deve ser superior aos 2/3m, mas a verdade é que se for com a cadência alta quando chego ao trabalho vou precisar sempre desses minutos (senão mais) para arrefecer, portanto vai dar ao mesmo...

Para além disso, e como já referi, ir com tempo, com tempo para arrefecer, com tempo para fazer as coisas com calma, sem pressas e verás que ajuda muito no controle da transpiração.

Não obstante, repetindo e complementando o que já foi dito, deixo te algumas sugestões:

- Usar roupa desportiva - Pode não ser o tradicional equipamento de lycra, eu por exemplo uso o equipamento completo, mas por cima visto uns calções tipo de btt com bolsos para me sentir confortável e porque é mais pratico. Em alternativa, durante o trajeto usar uma roupa diferente para o tronco. Este truque uso quando tenho de fazer viagens de carro no verão, e evitar chegar a uma reunião com as costas todas ensopadas.
- Tomar banho antes de sair de casa
- fazer depilação, seja nos sovacos como nas partes intimas, ajuda imenso seja na limpeza (toalhitas e/ou água), como a originar cheiros derivados da transpiração.

Mas estas coisas conforme deves imaginar, vai depender do percurso, da capacidade fisica, etc...

Relativamente à roupa que usas para ir para o trabalho, utilizas o equipamento normal que utilizarias para ir treinar ou usas algum tipo de roupa "adequada para commuting"? Se é que isso existe...

Existe, e ainda bem que é assim. Quanto mais confortável fores, melhor te vais sentir. Por exemplo, recentemente comprei este conjunto da DECATHLON:

https://www.decathlon.pt/casaco-chuva-quente-homem-900-id_8513664.html e https://www.decathlon.pt/sobrecalcas-bicicleta-900-id_8354732.html

O casaco para além de ser quente - para teres uma ideia mesmo quando pelo menos aqui no Norte em que as temperaturas andavam muito baixas ás 6h00 da manhã, só usei o jersey debaixo do casaco, mais nada - tem detalhes interessantes como uns fechos de grandes dimensões, e de facil abertura na lateral para ventilares as costas, bandas refletoras nos braços, mesmo muito interessante.

Tanto as calças como o casaco foram testados na semana da "Helena" debaixo de chuva e frio intenso, e digo te que quando cheguei á estação de comboios e tirei as calças, estava impecavelmente seco. Só os cobre sapatos é que precisavam de um ajuste, mas se a viagem não for muito grande não deve haver problema.
 

Bianchi

Active Member
A empresa deixa colocar no parque automovel . Existe rack propria para colocar a bicicleta e a mesma fica com uma fita identificadora do colaborador , se algo acontecer o segurança sabe sempre a quem pertence.. Necesita sempre claro de um cadeado e saltam fora sensores e gps bolsas por carolice minha nunca se sabe.
assim vale a pena. É que na zona da expo tem sido muito frequente o roubo. Ao lado do edifício Panoramio tem um parque de bicicletas que de vez em quando tem lá uma roda agarrada:oops:
 

Paulofski

Well-Known Member
É só preciso escolher o modelo certo..

IMG-20150207-160411.jpg

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Ai se essa biclazinha falasse... ;D
 

sickflick

Well-Known Member
Boas práticas empresariais!! é assim que se cria oportunidades de as pessoas mudar os hábitos.




Começa por planear o percurso para que seja mais eficiente nesse ponto de vista, depois saber resistir aos impulsos de querer andar mais rápido, senão repara no meu exemplo:

No meu percurso matinal, mesmo antes de chegar ao meu trabalho tenho uma subida/rampa com 800mts a 5%, posso fazer com uma cadência mais alta ou posso baixar o ritmo e abrandar consideravelmente, certo? A diferença de tempo entre os dois ritmos não deve ser superior aos 2/3m, mas a verdade é que se for com a cadência alta quando chego ao trabalho vou precisar sempre desses minutos (senão mais) para arrefecer, portanto vai dar ao mesmo...

Para além disso, e como já referi, ir com tempo, com tempo para arrefecer, com tempo para fazer as coisas com calma, sem pressas e verás que ajuda muito no controle da transpiração.

Não obstante, repetindo e complementando o que já foi dito, deixo te algumas sugestões:

- Usar roupa desportiva - Pode não ser o tradicional equipamento de lycra, eu por exemplo uso o equipamento completo, mas por cima visto uns calções tipo de btt com bolsos para me sentir confortável e porque é mais pratico. Em alternativa, durante o trajeto usar uma roupa diferente para o tronco. Este truque uso quando tenho de fazer viagens de carro no verão, e evitar chegar a uma reunião com as costas todas ensopadas.
- Tomar banho antes de sair de casa
- fazer depilação, seja nos sovacos como nas partes intimas, ajuda imenso seja na limpeza (toalhitas e/ou água), como a originar cheiros derivados da transpiração.

Mas estas coisas conforme deves imaginar, vai depender do percurso, da capacidade fisica, etc...



Existe, e ainda bem que é assim. Quanto mais confortável fores, melhor te vais sentir. Por exemplo, recentemente comprei este conjunto da DECATHLON:

https://www.decathlon.pt/casaco-chuva-quente-homem-900-id_8513664.html e https://www.decathlon.pt/sobrecalcas-bicicleta-900-id_8354732.html

O casaco para além de ser quente - para teres uma ideia mesmo quando pelo menos aqui no Norte em que as temperaturas andavam muito baixas ás 6h00 da manhã, só usei o jersey debaixo do casaco, mais nada - tem detalhes interessantes como uns fechos de grandes dimensões, e de facil abertura na lateral para ventilares as costas, bandas refletoras nos braços, mesmo muito interessante.

Tanto as calças como o casaco foram testados na semana da "Helena" debaixo de chuva e frio intenso, e digo te que quando cheguei á estação de comboios e tirei as calças, estava impecavelmente seco. Só os cobre sapatos é que precisavam de um ajuste, mas se a viagem não for muito grande não deve haver problema.

Mencionar que disponho de balnearios cacifos secador :cool:
Apenas tenho de acordar uma hora mais cedo pois é o tempo que levo a chegar quer ao trabalho quer a casa (manhã mais rapido menos transito, tarde mais alerta com as filas e transito compacto.)
 

Paulofski

Well-Known Member
Fico contente em saber que o amigo gonyalo se converteu à causa. O primeiro passo, neste caso a primeira pedalada, é muito importante. A força de vontade. Já sabemos como há quem só encontre obstáculos no caminho e procure desmotivar. “Ah e tal, e coiso..."

As razões pelas quais se pode incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte são as mais variadas: o benefício para a nossa saúde, para a carteira, o simples prazer de pedalar... outro é a pontualidade. A dedução é simples: um ciclista que pedale por vias urbanas a uma velocidade média de 15 km/h. e preveja fazer um percurso de 5 km, a sua experiência diária demonstra de uma forma convincente que demorará cerca de 20 minutos a chegar ao destino, sem pressas. Um semáforo vermelho, a mais ou a menos, as subidas, o vento, a chuva, tudo isso interfere pouco. As variantes estarão sempre dentro de uma margem de erro aceitável. Mediante as circunstâncias vamos nos adaptando. Outra dificuldade apontada é a falta de estacionamento seguro para as bicicletas. Há formas de contornar todas estas dificuldades com a nossa experiência, trocas de informações e, é claro, com os nossos próprios erros.

De qualquer forma, não digo que um tipo pegue numa bicicleta e se torne automaticamente num profissional ou num mestre zen. Temos de progredir, gradualmente, aumentando a distância, o ritmo da pedalada, sem que a viagem se torna desconfortável ao ponto de pensar em desistir nas primeiras voltas. Na rua temos de lidar com os peões, automobilistas, subidas, furos e outros ciclistas, no entanto, comparar isso a ter que suportar horas de seca ao volante, viajar de pé no autocarro, no comboio, ou ser empurrado para entrar no metro, no selim da nossa bicicleta viajamos ao nosso próprio ritmo, escolhemos o nosso caminho e o tempo que demoramos.

Há vários anos que me tornei num ciclista urbano. Na verdade já pedalava com regularidade, mas adoptar a bicicleta no dia a dia para o trabalho, para todo o lado, foi o melhor que poderia ter feito. Foi ao ver colegas de trabalho que chegavam de bicicleta que me senti desafiado. Antes desta mudança eu tinha a visão de um cidadão comum que cresceu numa sociedade que apenas vê a bicicleta como um brinquedo, como um desporto. Desde esse momento a minha relação com a bicicleta mudou. Se muita malta que pedala ao fim de semana adoptasse a bicicleta de uma forma diária e modal, outra força e motivação haveria para a mudança de hábitos e mentalidades.

Boas pedaladas
 

romaosl

Active Member
Relativamente à roupa que usas para ir para o trabalho, utilizas o equipamento normal que utilizarias para ir treinar ou usas algum tipo de roupa "adequada para commuting"? Se é que isso existe...

Eu pessoalmente, a minha ida para o trabalho é o meu treino. Gosto de ir vestido de licra, sapatos de encaixe e suar o mais que puder. Provavelmente, se fosse devagar e consequentemente não tivesse de mudar de roupa, levava menos tempo no total - mas não dava o mesmo gozo.
 
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vhugocosta

Well-Known Member
Mencionar que disponho de balnearios cacifos secador :cool:
Apenas tenho de acordar uma hora mais cedo pois é o tempo que levo a chegar quer ao trabalho quer a casa (manhã mais rapido menos transito, tarde mais alerta com as filas e transito compacto.)

Todos os anos lá vem aquela folha de sugestões, e eu lá sugiro a criação de cacifos, não só para mim mas também para os meus colegas, contudo os anos passam e nada... porém também não me posso queixar muito, chova, ou faça sol, a bicicleta fica dentro do escritório, e a sugestão partiu do chefe, por isso já não falata tudo. Mas com as tuas condições... podemos dizer que é de primeiro mundo, isto se a actividade por si só não obrigue a ter toda essa infra-estrutura.
 

sickflick

Well-Known Member
Todos os anos lá vem aquela folha de sugestões, e eu lá sugiro a criação de cacifos, não só para mim mas também para os meus colegas, contudo os anos passam e nada... porém também não me posso queixar muito, chova, ou faça sol, a bicicleta fica dentro do escritório, e a sugestão partiu do chefe, por isso já não falata tudo. Mas com as tuas condições... podemos dizer que é de primeiro mundo, isto se a actividade por si só não obrigue a ter toda essa infra-estrutura.
Muita gente que trabalha é do TRAIL então na hora de almoço ou saida muitos vão "treinar" .
É mandar CV que faço chegar aos RH :D
Grande abraçooooooo
 
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Paulofski

Well-Known Member
Volta e meia chega um amigo com uma dúvida existêncial, quer recomeçar a pedalar e me pergunta que bicicleta deve comprar. A minha resposta é sempre a mesma: que compre aquela que se ajusta melhor ao que pretende fazer com ela! Se vai apenas sair para pedalar pequenos passeios ao fim de semana, comprar uma bicla cara é um disparate, mas se vai todo dia para o trabalho com ela, não é!

Quem procura comprar uma bicicleta, para uso urbano, aventurar-se nas estradas, passear na orla marítima ou aventurar-se no monte talvez tenha dificuldade em escolher a bicicleta ideal. Entre modelos nacionais e importados, as diferenças são imensas e no meio de tantas possibilidades corre-se o risco de optar, por impulso, pelo modelo menos indicado. As categorias básicas são: as bicicletas de passeio (onde se incluem as urbanas), as de aventura (como as BTT'ês por exemplo) e as bicicletas de estrada (para pedalar em velocidade). Na escolha de uma bicicleta deve primar por prestar atenção a pelo menos três quesitos: a qualidade do material, a ergonomia e tamanho do quadro, ajustes do selim e do guiador. Claro que o gosto pessoal de cada um, acessórios e o sobretudo preço interferem na escolha.

As BTT’ês ou bicicletas de montanha são uma espécie de cavalo de batalha das biclas. Como o nome indica dão para todo o terreno. Com amortecedores, pneus largos e rasgados, são capazes de suportar trilhas, buraqueira, lama, empedrados, etc. Considerando algumas das nossas ruas podemos imaginá-las como bicicletas urbanas depenadas, montadas para ir para a guerrilha urbana. Com algumas alterações e adaptações servem bem a causa.

As speed são o topo de gama das bicicletas. São mais ligadas ao ciclismo de competição, onde o ciclista anda praticamente deitado, todo "aerodinâmico". Os pneus são fininhos e o peso o menor possível. Não são confortáveis mas muitos insistem em usa-las no dia-a-dia, por serem rápidas. Possuem mudanças com andamentos mais pesadas e travões simples porém eficientes (também já as há com travão de disco). São bicicletas feitas para o asfalto que sofrem muito quando o piso é irregular. Há também toda uma gama de bicicletas rotulados como "touring" que são extremamente bem equipados para longas distâncias e ciclismo utilitário. Estas bicicletas provêm de uma longa linhagem que remonta às décadas de 80 e além. Em alguns casos, representam a mais refinada bicicleta clássica do mercado.

Para quem almeja sobretudo pedalar na cidade a melhor opção é a bicicleta urbana. São as utilitárias da "classe" ou uma espécie híbrida. São bicicletas confortáveis, projectadas para circular em pisos de asfalto ou empedrado, em distâncias curtas a médias e velocidade reduzida a moderada. Tanto podem ser BTT’ês travestidas, speed’s adaptadas, como bicicletas idealizadas para um estilo mais cool. Há uma variedade enorme de cruzamento entre estas categorias e, de facto, alguns dos melhores modelos pendulares no cardume não têm as palavras "comutar" ou "carga" em qualquer parte da sua descrição.

Supostamente, uma bicicleta urbana tem um quadro ergonómico que coloca o ciclista numa posição mais confortável, quase vertical ao pedalar. Tem pára-lamas, bagageiro com porta couves ou alforges e, se quiser, uma cestinha à frente. Os pneus são médios, lisos e oferecem conforto ao rodar. Podem ter protecção de corrente para proteger as calças e selim largo e confortável. Algumas não têm muitas mudanças nem dispõem de bons travões. Falo evidentemente das Pasteleiras, clássicas, rústicas e pesadas. Outras bicicletas poderão ser englobadas no conceito “urbano”, como as Fixas. Minimalistas, têm um desenho clássico, possuem resistentes quadros de aço e não têm sistemas de travagem. As dobráveis, são com um livro, fáceis de transportar, abrir e fechar, e arrumam-se em qualquer canto. Estas biciclazinhas, como lhes chamo, são talvez o tipo de bicicletas mais adaptável a todo o tipo de situações, tanto pela versatilidade e economia de espaço podem ser facilmente combinadas com outros tipos de transporte, individual ou colectivo.

Talvez eu tenha deixado uma ou outra fora da lista, de qualquer modo são estas as mais vulgares a circular por aí.

É maravilhoso quando vemos que mais bicicletas específicas para o commuter estão a chegar ao mercado. É uma indicação clara que a opção da bicicleta para o transporte está a enraizar e a crescer. Realmente quem pedala precisa ter em mente que cada bicicleta deve reflectir a cara do dono. Afinal, bicicleta boa é aquela que satisfaz as nossas necessidades e se adapta às nossas medidas. Antes de se decidir, é recomendável dar uma volta e experimentar vários modelos para que esteja ciente que a sua escolha foi acertada. Uma boa sugestão é começar com uma bicicleta usada, mais baratucha ou então visitar uma loja especializada.
 

Bernalve

Well-Known Member
Tomar banho em casa antes de sair parece-me um excelente opção para quem não tem hipótese de tomar no trabalho. Depois uma toalhitas devem servir. Eu tenho a hipótese de tomar banho no trabalho. Tenho a hipótese de guardar a bicicleta no armazém da empresa.

Como já disseram é um questão de saber o tempo que se demora, e sair à hora certa para não chegares ao trabalho atrasado. Também é importantíssimo saber como o teu corpo adapta-se ao esforço e se recupera bem para no dia a seguir ires outra vez. As horas de sono necessárias para nos sentirmos com energia também são importantes. As primeiras semanas servirão para te habituares e conheceres melhor o teu corpo.

Claro está, eu uso a ida para o trabalho como treino. São 2h diárias, se quiser esticar um pouco mais, podem ser 3 horas. Dos 5 dias da semana, para conseguir recuperar bem da carga, vou para o trabalho em média apenas dois dias. Este é o meu commuting, mais do que poupar dinheiro e não estar parado no trânsito, serve para treinar. A distância de 23km, para conseguir conciliar com outras coisas, seria quase impossível fazer de outra forma.
 

Bianchi

Active Member
Como já disseram é um questão de saber o tempo que se demora, e sair à hora certa para não chegares ao trabalho atrasado. Também é importantíssimo saber como o teu corpo adapta-se ao esforço e se recupera bem para no dia a seguir ires outra vez. As horas de sono necessárias para nos sentirmos com energia também são importantes. As primeiras semanas servirão para te habituares e conheceres melhor o teu corpo

Ou seja, NÃO são 25 km para cada lado, em 5 dias = 250 km por semana. Para mais, quem não tem qualquer experiência em ciclar e numa das piores zonas para poder andar de bicicleta (Linha de Sintra-Lisboa, nas horas de ponta).

É isso que o user que abriu o tópico tem de ter em atenção...
 

pedrodoprior

Active Member
é como o @Bianchi disse: é uma zona fodida para se pedalar, ainda para mais quem não tem muita experiência.
sugiro que mistures ou procures, o uso de transporte publico com a bicicleta. pode ser que seja um compromisso porreiro

parece-me uma opção válida caso optes por aí. acautelas mais os banhos, cash poupado ao fim do mês e no investimento da bina.
não concordo em absoluto com dar €850 para uma bicicleta para este tipo de trajectos. quem te recomenda ou é burgês ou vive pelo padrão inglês em que é normal dar esse dinheiro por uma bicicleta que pode mito bem ser a bina principal de muita gente, não tnedo muito contacto com a realidade nacional, parece-me.

dá noticías que isto é um topico muito muito interessante.
cumpz
 
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