• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta de estrada e tamanho para (re)começar?

m84

Member
Olá a todos!

Como referi na minha apresentação, ando à procura de uma bicicleta de estrada para (re)começar a andar, e para ver se desta vez dou mais continuidade.

Entre família e trabalho o meu tempo livre infelizmente não é muito. Mas o meu objectivo por agora é poder pegar nela não só para dar voltas pequenas/médias em estrada, mas também voltas mais curtas como deslocações locais ou passeios mais descontraídos de vez em quando, por exemplo.

Nesse sentido, e pelo que tenho lido aqui e noutros sítios, penso que a Triban 520 será mais adequada. Gosto do que oferece e está dentro do orçamento que tenho para a bicicleta em si (500Eur ±), pois ainda tenho que comprar o equipamento base, que nada tenho. Mas claro que estou aberto a sugestões! :)

Não me considero um 'desportista', mas tento surfar sempre que posso e nos últimos 2 anos até ao inicio deste fazia Capoeira sensivelmente 2x por semana. No entanto agora o meu cardio já precisa de melhorar!
Em termos de flexibilidade, considero-a média/boa, mas dá sempre para melhorar também ;)
Sou magro, e não tenho rabo propriamente dito o que me preocupa um pouco quanto à questão do selim hehehehe mas acho que há maneiras de resolver isso.

Como infelizmente passo tempo demais em frente ao computador, má postura e dores de costas são comuns e é uma coisa que não quero piorar.

As minhas medidas aproximadas são as seguintes (sem sapatos):

Peso: 65kg
Altura: 183cm
Entre pernas: 87cm
Tronco: 46cm
Largura de ombros: 45cm
Comprimento braço (até meio da mão): 72cm

Para ajudar, aqui vão umas fotos de mim mas sem equipamento (ignorem as etiquetas gigantes!):
https://drive.google.com/open?id=0B6oZhyCfFYDHNktGSk55MGZWSWs

Já vi que isto dos tamanhos é o mais importante e tem muito que se lhe diga e, neste caso, na Decatlhon nem sempre são os mais conhecedores de causa, por isso venho pedir a vossa ajuda. Gostava de acertar (o mais próximo dentro dos possíveis) à 1a, pois o dinheiro é escasso e não queria andar a corrigir erros evitáveis.

Se acharem bem, vou tentar pedir uma bicicleta para testar por 48h no tamanho que me aconselharem e tirar umas fotos em cima dela também. Tenho visto muito isso por aqui e, pelos relatos neste fórum, acredito que ajuda e faça diferença no resultado final.

Acima de tudo procuro conforto (dentro do expectável) para poder tirar máximo proveito dela, pois sem isso sei que as desculpas serão mais fáceis e vai acabar encostada...

Desde já obrigado, e assim que conseguir a bicicleta meto as as ditas fotos.

Cumprimentos,
Lourenço
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Aí é surfista o Lourenço!!! Claro! Lourenço e nome de surfista! ;)

É o Lourenço e o Saalvaaadooooreee!!!

Surfar e mar e paixão!!


A mais bonita praia!!! Está debaixo da tua saia!!!

Debaixo da tua saia!!! Tens uma bonita praia!!!!!

Ai como é bom surfar!!!! Nas ondas salgadas do teu mar! :)

Se bem vindo amigo Lourenço! Tens aqui boa Malta para te ajudar!

E tem calma que o que não falta para aí são bicicletas!

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Triban 520 tamanho M!

Depois tira fotos e vem cá falar conosco! Assim que tiveres a bicicleta contigo para experimentar, antes de andares nela, faço-te logo um fit, ou pre fit, para te sentar bem e teres uma experiência verdadeira a pedalar com ela!
De preferencia compra logo um turbo trainer baratinho a 50 euros para podermos fazer aqui, no tópico ALBERTISMO/CAROLISMO através de vídeo! Vai ser preciso ajustar a altura de selim e espacadores!

E depois de experimentares desta forma, aí sim, decides!

Caso gostes optes pela compra da mesma, ainda podemos dar mais uns toques, por isso se a sensação foi boa antes, a seguir, só vai e melhorar!

Está bom assim? Gostas da ideia?

Grande abraço...
 
  • Like
Reactions: m84

Carolina

Well-Known Member
Se os 500 euros têm de dar para tudo, então não podes ir para a 520. Escolhe a triban 500, o tamanho é o mesmo.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
500€ é curto ... estica isso um pouco mais ... ou vais para as usadas ... sem ter a altura do fenómeno musical ... fica a minha dedicatória ...
menos porno_grafica e mais dedicada à virgem ...
 
  • Like
Reactions: m84

Knox

Active Member
di%25C3%25A1cono%2B2.jpg
 

m84

Member
Obrigado a todos pelas respostas e momentos musicais! :p

Bom por ordem de replies, aqui vai:

Triban 520 tamanho M!

Depois tira fotos e vem cá falar conosco! Assim que tiveres a bicicleta contigo para experimentar, antes de andares nela, faço-te logo um fit, ou pre fit, para te sentar bem e teres uma experiência verdadeira a pedalar com ela!
De preferencia compra logo um turbo trainer baratinho a 50 euros para podermos fazer aqui, no tópico ALBERTISMO/CAROLISMO através de vídeo! Vai ser preciso ajustar a altura de selim e espacadores!

E depois de experimentares desta forma, aí sim, decides!

Caso gostes optes pela compra da mesma, ainda podemos dar mais uns toques, por isso se a sensação foi boa antes, a seguir, só vai e melhorar!

Está bom assim? Gostas da ideia?

Grande abraço...

Obrigado @albertosemcontador, gosto da ideia, sim! Vou tentar passar lá esta semana para ver o que consigo, e depois assim que puder meto aqui umas fotos em cima dela, e depois vemos o resto.


M??? Olha lá ... :eek::eek::eek::eek:
Porquê @JPLopes_73?


Acho que ele queria dizer que os 500€ eram para a bike. Que tem mais mas o resto é para o restante material.
Não tenho a certeza.. mas se assim for, chega...

Sim, @Carolina e @antunesfilipee, queria dizer 500 pela bike apenas. O resto para o equipamento próprio será mais o que for...!
Obrigado,


fotos sem equipamento como assim? em pelota?
pelo sim pelo nao, não vou abrir o link

hahahah queria dizer equipamento de ciclismo! Em pelota é que não! ;)


Obrigado e bom fim de semana!
 

m84

Member
Olá de novo!

Tem sido uma semana infernal mas finalmente consegui uma fotos!

Quando lá fui não tinham nenhuma para levar (e só tem a L da versão anterior), mas deu para experimentar esta Triban540 no tamanho M, que ao que tudo indica, tem a mesma geometria.

Não sendo as melhores, lá consegui uma fotos em cima dela, com o selim ajustado à pressa por um dos funcionarios. A primeira, infelizmente ficou desfocada e só reparei depois de sair da loja, e a ultima foto onde estou nos drops, estava desequilibrado e tenho a mão esquerda demasiado baixo em comparação com a outra por causa disso.

https://drive.google.com/open?id=0B6oZhyCfFYDHUkRnQTlHWGtEQVk

Penso que já dê para ver alguma coisa?

Incluo também uma foto do selim como estava, mas esqueci de tirar uma do espigão/headset. De qualquer forma, era um de 100 e penso que tinha uns quantos espaçadores em baixo.

https://drive.google.com/open?id=0B6oZhyCfFYDHZ3lTRzZqMzhnbnc

Fico a aguardar pelos vossos comentários/sugestões!

Obrigado,
 

m84

Member
Parece-me bem.

Obrigado Carolina.
De facto, apesar de um ligeiro desconforto no selim (normal dadas as circunstancias), senti-me confortável nas voltinhas que dei pelos corredores :p
Lembro-me que há uns tempos atrás ter experimentado um L ou talvez um XL, e em comparação estava bastante mais esticado em cima dela. Na altura não o sabia.

Já agora, para um leigo no assunto, há alguma coisa mais óbvia a prestar a atenção ou a ter em conta em relação à escolha do tamanho nesta fase? Sei, por exemplo, que não devo andar todo esticado e que os braços devem estar um pouco flectidos... ou situações a evitar por exemplo?

Obrigado desde já,
 

Carolina

Well-Known Member
Andar com as costas direitas e braços ligeiramente flectidos. Nas fotos estás um bocado torto, mas também estás a olhar pa baixo e a tentar equilibrar.

Isso do selim pode ser de estar mal nivelado, não estares habituado, não teres calções próprios de ciclismo, selim demasiado alto ou baixo, etc
 
  • Like
Reactions: m84

m84

Member
Olá a todos de novo, finalmente tenho bike! :)

Demorou bem mais do que estava a espera (por diversas razões) mas agora é que é!
Seguindo o conselho dos que me ajudaram, comprei a Triban 520, em tamanho M.

Aqui está antes de montar as correias dos clips nos pedais e o saddlebag:

IMG_8314.jpg


Ainda só dei 2 voltinhas pela vizinhança depois de a comprar, e hoje dei a primeira volta ‘a sério’, Carcavelos - restaurante Mar do Inferno em Cascais - Carcavelos, num total de 26km ±.
Ainda não me entendi a 100% com isto mas aqui vai aqui vai o relatório do Strava:
https://www.strava.com/activities/1250036108

Primeiras sensações:
Correu bem, saí de casa de manhã para evitar transito e calor e demorei cerca de 35min a lá chegar. Parei para tomar um café lá ao lado do Mar do Inferno, mas não percebi que o Strava não parou 100%, então tenho segmentos com 20 e tal minutos logo a seguir heheheheh O objectivo foi pedalar para ver como corria, sem pressas, e a tentar manter um certo ritmo minimamente consistente. Mas houve uma ou outra vez que puxei mais por mim. Pensava que ia ser mais difícil uma vez que já não andava de bicicleta há alguns anos, mas surpreendi-me pela positiva. Claro que sofri um pouco nas subidas etc, mas não esperava outra coisa.

Aspectos a notar na bike: Acho que a bike precisa de afinação nas mudanças pois muitas das vezes saltava as mudanças 2 de cada vez sempre que baixava, e tinha que voltar a subir 1 para ficar na que queria. Noto também que há alguma ‘relutância’ em mudar de mudança em algumas combinações, ou seja demora a encaixar. Geralmente falando, também não é o sistema mais silencioso, mas isso pode-se dever talvez à própria gama (Shimano Sora), lubrificação, ou ao facto de a minha ultima incursão de bicicleta era a andar de fixed gear onde praticamente só ouvia os pneus a rolar e estar mal habituado, não sei.

Em termos de conforto, era o esperado: rabo dorido mas melhor que pensava. Comprei os calções sem alças 900 da Decathlon, mas mesmo assim a minha falta de rabo não ajuda :p
Logo quando dei a 1a volta de teste tive que re-ajustar a inclinação do selim, e notei que isso melhorou bastante já na 2a volta. Provavelmente ainda precise uns ajustes...

Achei que a manete da esquerda estava mais ‘difícil’ travar. Parece que a mão não chega ao ponto certo para fazer força adequada. Não sinto isso na direita, mas parecem estar as duas alinhadas.
Também uma ou outra vez, nas subidas que andei fora de selim, o meu joelho raspou no avanço, mas talvez porque fui demasiado vigoroso no movimento nessas alturas.

Claramente tenho que treinar a pedalada pois notei que as vezes o movimento não era muito fluido, especialmente em cadencias mais altas. Mas acho que isso é com o tempo também.

A única coisa que me chamou mais a atenção foi ter começado a ficar com a mão direita um pouco dormente já mais para um fim da volta no regresso. Fui mudando de posição da mão, inclusive tirá-la do guiador, e passado um pouco voltou ao normal. Não sei se ando a fazer demasiada pressão no guiador por mau posicionamento geral.

De resto, globalmente falando estou bastante contente com tudo, e com pica para continuar em frente! Agora tenho é que andar, enrijecer e ganhar pernas e pulmões! :D

Obrigado a todos pelo input até agora!
 

Carolina

Well-Known Member
Desafinar ao fim de algumas voltas é normal. É sempre assim com cabos novos. Vais à decathlon e eles tratam-te disso. Também podes tentar afinar em casa, há muitos videos no youtube a explicar. Não é complicado, se não conseguires levas à decathlon.

O strava conta o tempo da volta como o tempo que estás em movimento, mas nos segmentos é o tempo total. Tem de ser assim, caso contrário o pessoal fazia as subidas aos sprints para conseguir o melhor tempo :p

Se puseres aí um video a pedalar na bike o pessoal pode ajudar-te com a posição.
 
  • Like
Reactions: m84

m84

Member
Obrigado Carolina! :) Tenho uma revisão gratuita da Decathlon nos próximos 6 meses, mas antes de lá ir (ou de me meter no youtube), vou andar um pouco mais para perceber melhor o que se passa exactamente com as mudanças.
Quanto ao video, é uma boa ideia mas infelizmente não tenho turbo trainer para tal. Alguma sugestão alternativa?
 

gfrmartins

Well-Known Member
Obrigado Carolina! :) Tenho uma revisão gratuita da Decathlon nos próximos 6 meses, mas antes de lá ir (ou de me meter no youtube), vou andar um pouco mais para perceber melhor o que se passa exactamente com as mudanças.
Quanto ao video, é uma boa ideia mas infelizmente não tenho turbo trainer para tal. Alguma sugestão alternativa?

A questão das mudanças é perfeitamente normal, são cabos de aço novos que com as primeiras utilizações desafinam um pouco. Tens uns afinadores junto à mudança traseira (tipo uma rosca onde o cabo entra no desviador) que serve para afinar, se não te sentes a vontade leva a um mecânico ou a Decathlon mas isso é perfeitamente normal
 
  • Like
Reactions: m84
Top