Embora a foto não seja a melhor, assim à distância não me parece mal. A minha está muito parecida com isso.Desculpa.
Vou colocar melhor agora.
Inclinei o guiador um bocado ( bastante talvez). Está na foto... É no seguimento da conversa de cima.
Isto é outro aspecto importante, até porque vai afectar o reach. Rodar o guiador é uma forma rápida de reposicionar as manetes para ganhar conforto com as mãos em cima mas não deve ser definitiva, precisamente porque vai ter impacto no resto. Eu próprio fiz isso para não ter que andar a reajustar manetes e a mexer nas fitas mas quando tiver que mexer para trocar fitas ou assim, tenho que voltar a colocar o guiador no sítio certo e subir as manetes.Não devias inclinar o guiador para cima.
Para aproximar as manetes tens que o inclinar para baixo e as manetes é que são puxadas para cima. E para isso o mais fácil é mesmo tirar as fitas.
Julgo que ainda estou um bocado esticado, ou no limite, e o selim acho que como ta muito para a frente escorrego (está nivelado).
O selim está para a frente no máximo (julgo que não deve estar e é errado), tenho avanço de 90. O avanço de 115 que tinha e deu inicio a thread era errado para mim. Isso já ficou estabelecido.
O de 90 é okey.
Estava a pensar em puxar o selim para a posição normal e por avanço de 75mm, ficava com uma margem de manobra boa.
Julgo que ainda estou um bocado esticado, ou no limite, e o selim acho que como ta muito para a frente escorrego (está nivelado).
Supostamente devia estar sempre no mesmo sitio e as vezes quando vou a subir uma picada de 10% meto-me mesmo na ponta do selim, isso é errado certo? Quando vou a andar normalmente escorrego e puxo-me para trás.
A descer julgo que o selim está muito para a frente.
A ideia que ficou estabelecida é que o M é um bocado grande, ficava melhor no S, agora não há nada a fazer.
Boa ideia, má ideia? Também é só €15. Não vou comprar novo porque posso não gostar. Julgo que menos que 75 nunca vou comprar e 80 vai dar quase no mesmo....
Eu não tenho dores, só a puxar acima das minhas possibilidades (SUBIR 10% 15% durante meia hora), julgo que falta de ginásio ou outros exercícios fora da bike para reforçar o resto do corpo. Talvez seja desequilíbrio muscular.
Já fiz 5k klm com esta bike, mas mesmo assim sinto sempre que algo está errado.
Pelo menos esquecendo o avanço o selim deve estar mal todo puxado para a frente.
Ou é sisma e deixo estar.
Não foi uma alteração de 120 para 90 porque a bicicleta vem de fabrica com 100 no tamanho S e M e L, o ex- dono dela é que andou a inventar a meter avanços de 120.Depreendo portanto que não chegaste a fazer os testes que indiquei uns posts antes, caso contrário não estarias a escorregar para a frente
A alteração do avanço de 120 para 90 é muito significativa, deverias ter ganho algum/bastante conforto. Colocar o selim todo para a frente vai alterar a tua posição em relação ao eixo pedaleiro, obrigando a anca a rodar para a frente, o que faz com que estejas a sobrecarregar os braços/ombros e com o cansaço começas a deslizar para a frente (não tem nada a ver com a inclinação do selim!).
Só mais uma nota: a geometria dessa bicicleta não é propriamente de conforto! Isso é um misto de endurance/racing que já não dá para todos! Se tens pouca flexibilidade e preparação de core, talvez não seja a geometria adequada.
De resto e como já disseram antes, vai ser difícil qualquer tipo de recomendação adicional sem ter imagens/video da tua posição em cima da bicicleta...
EDIT: pessoalmente não recomendo encurtares mais o avanço, muito menos para compensar a posição do selim. Foca-te no ajuste do selim primeiro (altura e recúo) e preocupa-te com o avanço/guiador depois.
Já está no limite máximo desde sempre (que a comprei e pus logo).Podes chegar o selim para a frente. Os carris do selim devem ter a indicação dos limites, podes chegar à frente sem passar o limite que lá está.
Em subidas muito ingremes é normal irmos mais para a frente. Não é nesta situação que deves avaliar a tua posição, mas sim quando vais mais descontraído.
Fico mais longe... se o recuar todo.O recuo do selim nada tem que ver com o tamanho do avanço mas sim com o alinhamento dos joelhos com o eixo dos pedais.
No BTT é normal chegar para a ponta do selim em subidas muito inclinadas, na estrada nem tanto até porque dificilmente apanhas subidas com inclinação extrema em estrada.
Andei mas andava desconfortável e ia dando um tombo.Sim, eu sei que essa bike vem com avanço de 100 mas se tu ainda andaste com ela com avanço de 120 e passaste para um de 90, é um salto considerável! Além disso, esse guiador da specialized é sobrelevado, o que ainda reduz mais o reach.
Antes de "inventares" mais com o cockpit, ajusta o selim em condições. Mede bem a tua altura de cavalo, calcula a altura do eixo pedaleiro ao topo do selim (cavalo x 0,883) e ajusta para já o selim a meio dos carris ou pela "regra" do fio de prumo (articulação do joelho +- alinhada com o eixo do pedal ou extremidade do crank).
O facto de ficares mais afastado do guiador não significa que fiques mais desconfortável, podes ficar um pouco mais esticado mas simultaneamente "mais leve" na frente e com isso deixares de escorregar para a frente.
Tu estás no limite inferior do tamanho M, portanto penso que deverá ser possível ajustar o fit de forma a ficares confortável. A não ser que tenhas os braços ou o tronco desproporcionalmente curtos para a tua estatura...e aí podes ter um problema difícil de resolver sem trocar de bicicleta