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Avanço

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francisco

Well-Known Member
A mim não me parece demasiado inclinado para cima. Eu também tenho uma inclinação positiva para garantir que os braços não ficam esticados em algumas posições. As manetes têm um parafuso que permite ajustar ligeiramente o inicio de curso da manete do travão, experimenta mexer aí que vai aproximar a manete do guiador
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Não devias inclinar o guiador para cima.
Para aproximar as manetes tens que o inclinar para baixo e as manetes é que são picadas para cima. E para isso o mais fácil é mesmo tirar as fitas.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Não devias inclinar o guiador para cima.
Para aproximar as manetes tens que o inclinar para baixo e as manetes é que são puxadas para cima. E para isso o mais fácil é mesmo tirar as fitas.
 

bullspot

Well-Known Member
Desculpa.
Vou colocar melhor agora.
Inclinei o guiador um bocado ( bastante talvez). Está na foto... É no seguimento da conversa de cima.
Embora a foto não seja a melhor, assim à distância não me parece mal. A minha está muito parecida com isso.
O facto de não chegares ao travão depende da posição em que vais. Se levas as mãos mesmo em baixo na extremidade dos drops com os braços esticados para rolar, é normal que não chegues às manetes (até porque levas os dedos apontados para baixo). Contudo deverás conseguir "rodar" rapidamente as mãos ao longo do drop para chegar ao travão (vai obrigar a uma flexão dos braços, o que é normal). Se mesmo assim não chegas lá, tenta o ajuste já referido anteriormente. Mais do que isso, é sinal que está muito levantado para ti...

De qualquer forma acabaste por não dizer objectivamente se essa alteração surtiu algum efeito positivo no conforto. Chegaste a fazer os testes que te indiquei antes?
 

bullspot

Well-Known Member
Não devias inclinar o guiador para cima.
Para aproximar as manetes tens que o inclinar para baixo e as manetes é que são puxadas para cima. E para isso o mais fácil é mesmo tirar as fitas.
Isto é outro aspecto importante, até porque vai afectar o reach. Rodar o guiador é uma forma rápida de reposicionar as manetes para ganhar conforto com as mãos em cima mas não deve ser definitiva, precisamente porque vai ter impacto no resto. Eu próprio fiz isso para não ter que andar a reajustar manetes e a mexer nas fitas mas quando tiver que mexer para trocar fitas ou assim, tenho que voltar a colocar o guiador no sítio certo e subir as manetes.
 

newb

Well-Known Member
O selim está para a frente no máximo (julgo que não deve estar e é errado), tenho avanço de 90. O avanço de 115 que tinha e deu inicio a thread era errado para mim. Isso já ficou estabelecido.

O de 90 é okey.

Estava a pensar em puxar o selim para a posição normal e por avanço de 75mm, ficava com uma margem de manobra boa.

Julgo que ainda estou um bocado esticado, ou no limite, e o selim acho que como ta muito para a frente escorrego (está nivelado).

Supostamente devia estar sempre no mesmo sitio e as vezes quando vou a subir uma picada de 10% meto-me mesmo na ponta do selim, isso é errado certo? Quando vou a andar normalmente escorrego e puxo-me para trás.

A descer julgo que o selim está muito para a frente.

A ideia que ficou estabelecida é que o M é um bocado grande, ficava melhor no S, agora não há nada a fazer.

Boa ideia, má ideia? Também é só €15. Não vou comprar novo porque posso não gostar. Julgo que menos que 75 nunca vou comprar e 80 vai dar quase no mesmo....

Eu não tenho dores, só a puxar acima das minhas possibilidades (SUBIR 10% 15% durante meia hora), julgo que falta de ginásio ou outros exercícios fora da bike para reforçar o resto do corpo. Talvez seja desequilíbrio muscular.

Já fiz 5k klm com esta bike, mas mesmo assim sinto sempre que algo está errado.

Pelo menos esquecendo o avanço o selim deve estar mal todo puxado para a frente.

Ou é sisma e deixo estar.
 

David Raquel

Well-Known Member
O recuo do selim nada tem que ver com o tamanho do avanço mas sim com o alinhamento dos joelhos com o eixo dos pedais.

No BTT é normal chegar para a ponta do selim em subidas muito inclinadas, na estrada nem tanto até porque dificilmente apanhas subidas com inclinação extrema em estrada.
 

mussulo

Well-Known Member
Faz aquilo que me disseram para fazer em tempos, quando comprei uma bike de estrada.

tens rolo? se sim, filma-te a andar na bike, varia a posição das mãos no guiador, e coloca aqui

é mais fácil seres ajudado um vídeo para se perceber aquilo que estás a fazer corretamente (ou errado).
 

joseruivo

Well-Known Member
Julgo que ainda estou um bocado esticado, ou no limite, e o selim acho que como ta muito para a frente escorrego (está nivelado).

Se escorregas para a frente é porque o selim tem a frente demasiado inclinada para baixo

Para o resto acho que já obtiveste respostas.
 

bullspot

Well-Known Member
O selim está para a frente no máximo (julgo que não deve estar e é errado), tenho avanço de 90. O avanço de 115 que tinha e deu inicio a thread era errado para mim. Isso já ficou estabelecido.

O de 90 é okey.

Estava a pensar em puxar o selim para a posição normal e por avanço de 75mm, ficava com uma margem de manobra boa.

Julgo que ainda estou um bocado esticado, ou no limite, e o selim acho que como ta muito para a frente escorrego (está nivelado).

Supostamente devia estar sempre no mesmo sitio e as vezes quando vou a subir uma picada de 10% meto-me mesmo na ponta do selim, isso é errado certo? Quando vou a andar normalmente escorrego e puxo-me para trás.

A descer julgo que o selim está muito para a frente.

A ideia que ficou estabelecida é que o M é um bocado grande, ficava melhor no S, agora não há nada a fazer.

Boa ideia, má ideia? Também é só €15. Não vou comprar novo porque posso não gostar. Julgo que menos que 75 nunca vou comprar e 80 vai dar quase no mesmo....

Eu não tenho dores, só a puxar acima das minhas possibilidades (SUBIR 10% 15% durante meia hora), julgo que falta de ginásio ou outros exercícios fora da bike para reforçar o resto do corpo. Talvez seja desequilíbrio muscular.

Já fiz 5k klm com esta bike, mas mesmo assim sinto sempre que algo está errado.

Pelo menos esquecendo o avanço o selim deve estar mal todo puxado para a frente.

Ou é sisma e deixo estar.

Depreendo portanto que não chegaste a fazer os testes que indiquei uns posts antes, caso contrário não estarias a escorregar para a frente :confused:
A alteração do avanço de 120 para 90 é muito significativa, deverias ter ganho algum/bastante conforto. Colocar o selim todo para a frente vai alterar a tua posição em relação ao eixo pedaleiro, obrigando a anca a rodar para a frente, o que faz com que estejas a sobrecarregar os braços/ombros e com o cansaço começas a deslizar para a frente (não tem nada a ver com a inclinação do selim!).
Só mais uma nota: a geometria dessa bicicleta não é propriamente de conforto! Isso é um misto de endurance/racing que já não dá para todos! Se tens pouca flexibilidade e preparação de core, talvez não seja a geometria adequada.
De resto e como já disseram antes, vai ser difícil qualquer tipo de recomendação adicional sem ter imagens/video da tua posição em cima da bicicleta...

EDIT: pessoalmente não recomendo encurtares mais o avanço, muito menos para compensar a posição do selim. Foca-te no ajuste do selim primeiro (altura e recúo) e preocupa-te com o avanço/guiador depois.
 

Carolina

Well-Known Member
Podes chegar o selim para a frente. Os carris do selim devem ter a indicação dos limites, podes chegar à frente sem passar o limite que lá está.

Em subidas muito ingremes é normal irmos mais para a frente. Não é nesta situação que deves avaliar a tua posição, mas sim quando vais mais descontraído.
 

newb

Well-Known Member
Depreendo portanto que não chegaste a fazer os testes que indiquei uns posts antes, caso contrário não estarias a escorregar para a frente :confused:
A alteração do avanço de 120 para 90 é muito significativa, deverias ter ganho algum/bastante conforto. Colocar o selim todo para a frente vai alterar a tua posição em relação ao eixo pedaleiro, obrigando a anca a rodar para a frente, o que faz com que estejas a sobrecarregar os braços/ombros e com o cansaço começas a deslizar para a frente (não tem nada a ver com a inclinação do selim!).
Só mais uma nota: a geometria dessa bicicleta não é propriamente de conforto! Isso é um misto de endurance/racing que já não dá para todos! Se tens pouca flexibilidade e preparação de core, talvez não seja a geometria adequada.
De resto e como já disseram antes, vai ser difícil qualquer tipo de recomendação adicional sem ter imagens/video da tua posição em cima da bicicleta...

EDIT: pessoalmente não recomendo encurtares mais o avanço, muito menos para compensar a posição do selim. Foca-te no ajuste do selim primeiro (altura e recúo) e preocupa-te com o avanço/guiador depois.
Não foi uma alteração de 120 para 90 porque a bicicleta vem de fabrica com 100 no tamanho S e M e L, o ex- dono dela é que andou a inventar a meter avanços de 120.

O ponto de partida é o 100. O avanço 120 eu nem chegava ao guiador quase... so com as pontas dos dedos...

Presumo que o ex-dono fosse grandão e andou a mexer no avanço e até acho que foi ele que meteu os espaçadores, que ela de fábrica não tem tantos. Aliás nem o guiador de fábrica é da specialized , nem o selim da selle italia.

Eu comprei numa loja de usados no facebook por 60% do valor dela, tinha 2 meses ou 3.

Video não consigo fazer eu proprio.

Eu ja fiz 5.500 klm nela, é provavelmente sisma. Mas não sei eu próprio se está mesmo a 100%.
 

newb

Well-Known Member
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Ela vem assim. Steam de 100, eu tenho de 90, o que veio de 120 foi o ex-dono que meteu.
Supostamente eu seria o M, mas o mais certo como já vi aqui no forum era o S. Tenho174.
 

newb

Well-Known Member
Podes chegar o selim para a frente. Os carris do selim devem ter a indicação dos limites, podes chegar à frente sem passar o limite que lá está.

Em subidas muito ingremes é normal irmos mais para a frente. Não é nesta situação que deves avaliar a tua posição, mas sim quando vais mais descontraído.
Já está no limite máximo desde sempre (que a comprei e pus logo).
Descontraído vem um bocado para a frente e eu ajusto-me para trás.
Gostava que fosse mesmo um encaixe quase perfeito, mas não é.
Pelo menos o selim prov. vinha mais para trás e o avanço tb , mas isso o de 90 já é curto, por ainda mais curto...
Sei lá.
 

newb

Well-Known Member
O recuo do selim nada tem que ver com o tamanho do avanço mas sim com o alinhamento dos joelhos com o eixo dos pedais.

No BTT é normal chegar para a ponta do selim em subidas muito inclinadas, na estrada nem tanto até porque dificilmente apanhas subidas com inclinação extrema em estrada.
Fico mais longe... se o recuar todo.
Pelo menos foi o que me aconteceu.
Nas subidas de 10%++longas e aqui tem muitas meto-me todo a frente na ponta a pedalar isto porque consigo meter mais força, mas nem sei se é correto isso, mas não me parece bem.
Em retas vou caindo para a frente e ajusto-me para trás.
Em descidas nem sei que diga.
 

bullspot

Well-Known Member
Sim, eu sei que essa bike vem com avanço de 100 mas se tu ainda andaste com ela com avanço de 120 e passaste para um de 90, é um salto considerável! Além disso, esse guiador da specialized é sobrelevado, o que ainda reduz mais o reach.
Antes de "inventares" mais com o cockpit, ajusta o selim em condições. Mede bem a tua altura de cavalo, calcula a altura do eixo pedaleiro ao topo do selim (cavalo x 0,883) e ajusta para já o selim a meio dos carris ou pela "regra" do fio de prumo (articulação do joelho +- alinhada com o eixo do pedal ou extremidade do crank).
O facto de ficares mais afastado do guiador não significa que fiques mais desconfortável, podes ficar um pouco mais esticado mas simultaneamente "mais leve" na frente e com isso deixares de escorregar para a frente.
Tu estás no limite inferior do tamanho M, portanto penso que deverá ser possível ajustar o fit de forma a ficares confortável. A não ser que tenhas os braços ou o tronco desproporcionalmente curtos para a tua estatura...e aí podes ter um problema difícil de resolver sem trocar de bicicleta :confused:
 

newb

Well-Known Member
Sim, eu sei que essa bike vem com avanço de 100 mas se tu ainda andaste com ela com avanço de 120 e passaste para um de 90, é um salto considerável! Além disso, esse guiador da specialized é sobrelevado, o que ainda reduz mais o reach.
Antes de "inventares" mais com o cockpit, ajusta o selim em condições. Mede bem a tua altura de cavalo, calcula a altura do eixo pedaleiro ao topo do selim (cavalo x 0,883) e ajusta para já o selim a meio dos carris ou pela "regra" do fio de prumo (articulação do joelho +- alinhada com o eixo do pedal ou extremidade do crank).
O facto de ficares mais afastado do guiador não significa que fiques mais desconfortável, podes ficar um pouco mais esticado mas simultaneamente "mais leve" na frente e com isso deixares de escorregar para a frente.
Tu estás no limite inferior do tamanho M, portanto penso que deverá ser possível ajustar o fit de forma a ficares confortável. A não ser que tenhas os braços ou o tronco desproporcionalmente curtos para a tua estatura...e aí podes ter um problema difícil de resolver sem trocar de bicicleta :confused:
Andei mas andava desconfortável e ia dando um tombo.
Antes tinha uma trek enorme e andava ainda pior, parecia um barco, ( o rapaz disse que era o meu tamanho,mas depois vi que fui "enganado". Essa trek era má nisso e má na transmissao super pesada, mas foi a primeira de estrada e achei "que seria todas assim".
Eu não tenho aqui na zona ninguém que ajude, por isso vou vendo por mim. Nota que pode estar mesmo perfeita e é sisma minha de querer "perfeiçao".
Mas escorrego do selim, será que ta mesmo nivelado? Nem nivel tenho aqui.
 

newb

Well-Known Member
Pois, esse guiador tb foi alterado. É o que dá comprar bikes assim nos usados. Mas por outro lado ele meteu-lhe um selim porreiro e tal.
Não se pode ter tudo.
Assim novo só se for uma giant tcr disck 2021 ( é race eu sei), mas se me adaptasse ia gostar. Para o natal talvez...
 
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