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As mais altas subidas do nosso quintal

Embora ache que sejam boas soluções, principalmente com correia em vez de corrente, melhor que Rohloff's e afins, que não passam de cubos com mudanças, algo que já existe à muito tempo, acho que o melhor era colocar as mudanças à volta do eixo pedaleiro como existem/existiram em algumas bikes de DH.

Assim, a roda traseira podia ser quase tão leve como a dianteira e o peso passava para o centro de gravidade da bicicleta. Ao contrário do que está a acontecer com os sistemas 1x em que o peso passa para uma posição extrema, relativamente ao centro de gravidade e passa a ser peso rotativo, o pior tipo de peso que se pode ter...

Toda a "investigação" e esforço que as marcas andam a ter com estas ideias do 1x, só para obrigarem o pessoal a mudar de "paradigma" de x em x tempo e gastar dinheirinho, se investissem realmente em opções sem os 2 desviadores, em pouco tempo teríamos de certeza opções bem viáveis.

Duvido é que estas soluções tivessem tanto material de desgaste/upgrade como as opções actuais e aí é que me parece estar o cerne da industria...

Olá Pratoni,

todos sabemos bem como funciona esta economia:)..mas se calhar este não é forum para discutir as dinamicas commerciais desta epoca!.
A respeito das mudanças colocadas no eixo pedaleiro há o Hammershmidt que é utilizado sobretudo, como tu referes, em ambito DownHill onde se pedala...pouco:), simplemente porqué quando o sistema é ativo há bastante resistencia...um pouco mas há.
Agora um sistema analogo a o Rohloff é o Pinion. Este sistema é aplicado a bottom bracket ou caixa da pedaleira; este é realmente o sitio melhor para colocar um sistema deste genere porqué é em posição baricentrica e sente-se muito meno que não o R.Off que é colocado atras no cubo.
O problema é que o quadro deve ser construido appositamente por este sistema....o R.Off pode ser aplicado em qualquer bike...em fim há pro e contra. Mas o Pinion é o sistema que ofrece até agora o maior numero de mudanças....18! com um incremento entre elas de 11,5% continuo!;-); mas se procuram na net encontram info com detalhes.
Como tu dizes estas soluções não têm desgaste que pode ser comparado ao sistema atual;-)....só o fluido deve ser substituido cada tot km, mas são muitos km.
 

Nozes

Active Member
As transmissões integradas no cubo (como o Rolhoff ou o Shimano Alfine) ou no quadro (Pinion,Effigear) têem como principal desvantagem a perda de rendimento em relação à transmissão tradicional. Todos estes sistemas sofrem de bastante mais atrito que a simples corrente a rodar no prato,cassete e roldanas do desviador.
No caso das transmissões com correia isto ainda é mais amplificado.
No cubo Rolhoff a perda é de 8% face a uma transmissão convencional,por exemplo.

Com a (tão pouca) potência que geramos a ser dissipar-se na transmissão antes de chegar ao pneu de trás,é difícil que as actuais opções sejam uma alternativa válida.
 

pratoni

Well-Known Member
O meu ponto de vista é que estes sistemas ainda não estão plenamente desenvolvidos, apenas porque não há um suficiente investimento de i&d porque, principalmente, quando se atingir um ponto em que são equiparáveis à transmissão de cassete + desviador, o material de desgaste vai ser muito menor, logo vai provocar uma menor fonte de rendimento extra ao longo da vida útil da transmissão...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Moto Guzzi e nao so, As Bmw Por exemplo, sistema trave de transmissao, mas nao... Refiro mesmo sem trave... Sem nada... Tu quando carregas no botao de um telecomando ele liga e desliga a televisao, ora e a mesma coisa...chainless e wireless...Assim Como travoes, wireless...etc...

Isso e que era algo de novo...

Grande abraco...

Boas,
aproveitando a embalagem ... começava tudo a pedalar se o wifi ligado telepaticamente ao ciclista, levasse a bike até ao topo desejado ... depois era um engarrafamento de binas que não se podia ir à torre e a outros locais proprios para treinar ...

Mais um pensamento à Alberto ...
frase-a-vida-e-igual-andar-de-bicicleta-pra-manter-o-equilibrio-e-preciso-se-manter-em-movimento-albert-einstein-91252.jpg

peço desculpa pelo português da dilma :p
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Esta semana ouvi falar de uma rampazeca ... São Mamede (Penacova) ... 25% e 26% em 2 km ????

Fui ver ao strava e não me parece nada disso ... alguém sabe dizer-me mais alguma coisa desse segmento :confused:
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
No Sabado ... visitei a rampa que andava há tanto tempo para fazer ... Alvega ...
no strava tem 3 segmentos distintos ... até porque sendo uma estrada que apenas liga zona de ourém a fátima é longa e tem alguma pendente localizada ... mas nada que não seja acessivel a qualquer velhota de 90 anos ... numa pasteleira de 20 kilos ...
segmento longo:
5.60km 194D+
https://www.strava.com/activities/540382978/segments/13026796003
segmento curto:
1.20km 125D+
https://www.strava.com/activities/540382978/segments/13026795932
com a pendente a fixar-se a 13% em parte consideravel do percurso ... nunca ultrapassa essa inclinação máxima ... o que é de lamentar ... :p

Mais uma que passou a constar da lista de rampas no meu kintal ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
uns metros ao lado fica a lista das 7 subidas epicas da europa
[video=youtube;BcW2yCm4lvM]https://www.youtube.com/watch?v=BcW2yCm4lvM[/video]
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
para breve ... estão agendadas várias deslocações ao peso da régua e arredores ... e uma das coisas que me tem levantado mais dúvidas é esta imagem:
muro.png

alguém pode aqui explicar afinal o que é aquele troço 1.2 km a 18.50% ???
esqueçam ... acho que já percebi ... a rampa tem mesmo 2 km ... e a coisa dos 18.50% só vai dos 1.2 aos 1.4 km ... pelo menos tem aquecimento ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
É uma subida dura mas até que se faz bem. Heheh

Boas Bernalve
obrigado pela resposta ... também tive várias reacções de amigos e deixam-na cotada abaixo do "nosso" Calvário ... com 4 troços de 25% ...
Era só uma questão de evitar a surpresa ... de não chegar lá e bater com os dentes no asfalto ...
Para 28/05 ... grupo pequeno ... que as coisas têm de ser partilhadas entre poucos ... quanto maiores são os grupos ... maiores são as confusões ...
 

maust

Well-Known Member

JPLopes_73

Well-Known Member
@maust ... com esse comprimento há muitas ... já ouvi falar na de maior desnivel nos andes ... assim tipo 30km e mais de 2500D+ ... mas com pisos MTB ...

@Martins isso é no topo a seguir ao caramulinho?
acho que conheço esse miradouro de algum lado ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
@Martins FRECHA DA MIZARELA ... :p
não vais lá abaixo ... porque depois no vale emboca com estradão de pedra que nem na de BTT se torna confortável ... e por isso tens de voltar para cima ... (BOA RAMPA sim senhor)
eu bem me parecia que conhecia o estrado ... Já a fiz na de BTT ... na de estrada dá bastante trabalho ...
@maust
(fiz mal a conta ... pensava que tinha 10km de rampa ... se tirasses 9km ficavas com 1km a 20% ...)
... não há muitas ... mas há meia dúzia delas ... por aí escondidas :confused:
Agora deixaste-me curioso ... sei de rampas danadas lá pelos marões ... mas não estou a ver essa ... 10km a 20% dá 2000 metros de desnivel ...
Uma feita aqui relativamente perto ... e que nem se aproxima desses 20% de média ...
tem a pendente mal distribuida ... talvez por isso não me tenha ainda esquecido dela ...
https://www.strava.com/activities/896326538/segments/21834603051
:eek:
 

maust

Well-Known Member
Quando prevês que alguém pode ter a ideia de ir lá abaixo e dizes "Nem morto eu vou!"
Capturar.jpg


Abraço

não acredito :p

mais dia menos dia não resistes e vais lá abaixo para "tentar" subir a Frecha e meter essa subida na tua caderneta de conquistas :D
 
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