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As mais altas subidas do nosso quintal

JPLopes_73

Well-Known Member
Para subir ... e esclareça-se ... que só mesmo para subir ... a SRAM põe cá fora uma k7 ... de 50 dentes

http://velonews.competitor.com/2016...-speed-pie-plate-sized-gearing-for-mtb_399614
SM_XX1_EAGLE_Drivetrain_Gold_Side_MH-660x440.jpg


Será que na estrada as coisas vão continuar nesse sentido também ???
 

Wawando

Well-Known Member
12 carretos e pratos de 50 parece-me um exagero.
Há alguma dif de peso/fiabilidade em relação a ter 2 pratos à frente onde ainda por cima ganhas muito mais mudanças?
E com isso ainda ficas com mais peso na roda traseira. Para não falar no custo.
Vou-me manter com os meus dois pratinhos (ainda 2x10) e ver como param as modas!
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Para mim o destaque não vai para o carreto de 50 dentes… mas sim para o facto de ter 12 carretos!

Boas @MigC77
sim inovação ... é mais um disco na transmissão ... sinceramente o máximo que usei até hoje foram os 38 dentes ... e mesmo assim ... vejo o pessoal passar com as de 40/42 dentes e pergunto se já alguma vez as usaram. 50 dentes ... isso parece ser fora da norma ... digo eu ... se na frente parece ter 30(?) isso dá 1.666666666 pedaladas para rodar a roda de trás toda ... :p
 

MigC77

Well-Known Member
Viva JP,

Já tinha visto um video no youtube acerca das duas variantes da SRAM para as transmissões de 12 e sinceramente nem me tinha dado ao trabalho de fazer as contas ;)

Realmente para mim a inovação é ao que dou mais destaque o facto de poder ter os 12 carretos e mais do que isso uma corrente (mais estreita) que funcione e seja fiável... Acho que isto vai abrir possibilidades nas várias variantes do ciclismo... btt, cx, estrada...

Eu sou sincero, na minha bicicleta de XC gosto muito da 2x10 e não me estou a ver a trocar tão cedo... No entanto onde veria com muitos bons olhos esta transmissão seria numa Spec Fatboy que tenho lá em casa... permitiria colocar um prato maior à frente e torná-lo um pouco mais "polivalente"... Se é que um monstro daqueles alguma vez poderá ser polivalente ;)

Outra aplicação por exemplo seria nas gravel bikes onde já hoje em dia muita gente opta por transmissões 1x11... Tenho uma dessas com prato de 46 e k7 10-42, não me importaria nada de ter mais um carreto. Não forçosamente o de 50 dentes... se bem que já me meti em trabalhinhos em que dei por mim a pensar se a escolha do prato não foi um bocado à herói ;)

Abraço
 

klaser

Well-Known Member
Este carreto de 50 dentes não é para tornar a relação muito leve,é sim com o objetivo de "tapar" justamente a outra ponta da relação,que são as mais pesadas...Explico; Com as relações 1x11 , e com carretos maiores atrás 42,no prato à frente usa-se mais normalmente o 30 ou 32 dentes...Para a relação mais leve já chega,o problema é na mais pesada,pois talvez em XCO puro não se precise mas para o resto um 30x11 ou 32x11 é pouco.... Na SRAM com o carreto de 10v o problema diminui,mas ainda 30x10 ou 32x10 pode saber a pouco... Sempre se pode colocar um prato à frente de 34,mas daí a relação 34x42 ( a mais leve) já pode tornar-se também pesada demais em algumas circunstâncias...
Então esse prato de 50 já permite usar um prato de 34 à frente,tendo uma boa velocidade de ponta com o 34x10...
Eu pessoalmente uso o 2x11 no btt que no momento é mais racional a nível de custos e acaba por ter a mesma amplitude da relação acima citada.
 

Nozes

Active Member
Para quem quer mais que 42 e menos de 50,também existem carretos de 44 e em breve a Shimano terá uma cassete 11-46.
 
Para subir ... e esclareça-se ... que só mesmo para subir ... a SRAM põe cá fora uma k7 ... de 50 dentes

http://velonews.competitor.com/2016...-speed-pie-plate-sized-gearing-for-mtb_399614
SM_XX1_EAGLE_Drivetrain_Gold_Side_MH-660x440.jpg


Será que na estrada as coisas vão continuar nesse sentido também ???

Olá JP,

eu conselho fortemente para quem usa mais de 32 atras de mudar de desporto rapidamente...btt incluida!!!!...ahahahaha...estes jovem modernos comem chocapics ( como se escreve esta treta de nome não sei desculpe-me) e depois usam o 50:)) que horror!!

Eu acho que na estrada as esigencias de ter "linearidade" na casseta...K7 come escrevem os tugas:-9)..obriga a usar 2 pratos a frente, não vejo futuro para 1X 11 na fininha pura..onde os percursos são 100% alcatrão com variações de pendencia tipicos de estradas alcatroadas; se falamos de pessoa que utilizam a bike em estradas brancas, de terra (hoje faz fiz chamar isso gravel, não esquecem que Magni, Bartali, Coppi faziam "gravel" na epoca porqué aquelas eram as estradas..lol ) então poderia ser interessante um 1X11..mas devemos sempre renunciar a uma relação curta ou comprida mas sobretudo a linearidade nos carretos em minha opinião;-)

força nas canetas:)

ciao
 
:)...eu ficarei feliz quando alguém começa a usar os neurones e criar qualquer coisa de veramente revolucionario na trasmissão...digo uma coisa tipo Rohloff ma com mais relações e um peso super-leve.....temos materiais fantasticos a volta de nos, é só questião de por a cabeça a trabalhar:)). Imagina um sistema limpo sem desviadores, sem manetes, cabos, uns 20 velocidades reais que podem ser utilizadas sem peso superfluo de uma corrente de aço, manetes etc etc...come´n folks, future is here!!.

boas pedaladas
 

lgass

Well-Known Member
:)...eu ficarei feliz quando alguém começa a usar os neurones e criar qualquer coisa de veramente revolucionario na trasmissão...digo uma coisa tipo Rohloff ma com mais relações e um peso super-leve.....temos materiais fantasticos a volta de nos, é só questião de por a cabeça a trabalhar:)). Imagina um sistema limpo sem desviadores, sem manetes, cabos, uns 20 velocidades reais que podem ser utilizadas sem peso superfluo de uma corrente de aço, manetes etc etc...come´n folks, future is here!!.

boas pedaladas

bicicletas com transmissões automáticas? :p
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Automatica não, mas acho que o sistema Rohloff é um bom começo.....agora é questião de afinar a ideia;-).

Rohloff e sem corrente, wireless Ja ha, e so desenvolver da cranck para o motor e tens estilo rohloff e sem corrente... chainless...

Se eles quisessem, Ja faziam...

A questao que eu coloco e sempre coloquei aos sonhadores destes grupos 1x1 Ja no inicio quando uma chica esperteza desta casa decidiu abrir um topico e lancar a discussao e a seguinte...

Hill climbing e uma coisa, ciclocross e outra, Mas Como e quando e para dar a trancada a meio Ou no topo da subida? A chamada queca de gladiador, quando eles Ja estao de rasto, e de lingua de fora e o gladiador decide mudar do Anel pequeno para o Anel grande so para ter a certeza de que...se eles Ja estavam Mortos, estao enterrados?? Com um sistema 1x1 Como vai fazer Isso?

Seja ai, Ou seja no final de uma descida em camelo com uma subida etc... Tantas e tantas se podia mencionar aqui...

Quando um ciclista sabe usar e sobretudo trocar de Prato pequeno para Prato grande e vice Versa, na altura certa...Meu amigo...e uma Arte, que nao ha nada que chegue a Isso... E Como um motor de um Ferrari! ;)

Grande abraco
 
Há o NuVinci que é a variação continua de mudanças!....mas não sei se há alguém que usa este sistema.

Rohloff sem corrente pode ser só com junto cardanico tipo Moto Guzzi:))...

ciao
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Há o NuVinci que é a variação continua de mudanças!....mas não sei se há alguém que usa este sistema.

Rohloff sem corrente pode ser só com junto cardanico tipo Moto Guzzi:))...

ciao

Moto Guzzi e nao so, As Bmw Por exemplo, sistema trave de transmissao, mas nao... Refiro mesmo sem trave... Sem nada... Tu quando carregas no botao de um telecomando ele liga e desliga a televisao, ora e a mesma coisa...chainless e wireless...Assim Como travoes, wireless...etc...

Isso e que era algo de novo...

Grande abraco...
 

sickflick

Well-Known Member
Automatica não, mas acho que o sistema Rohloff é um bom começo.....agora é questião de afinar a ideia;-).


Tadaaaaaa



[video=youtube;7LTZPrksqU0]https://www.youtube.com/watch?v=7LTZPrksqU0[/video]

Mas estou com o Alberto. Penso que muitas marcas não iriam gostar de ver desaparecer as correntes e outras peças de circulação. Quer dizer honestamente creio que seria como um nicho ou seja a grande maioria iria continuar a usar correntes bem carregadinhas de oleo e as normais K7´s.

Logo veremos num futuro proximo
 

lgass

Well-Known Member
muito interessante (quando não se conhece como é o meu caso, tudo parece excelente).

há bikes que venham com isto de origem?
 

Bruso

Well-Known Member
Correias já existe há uns tempos embora não seja muito comum. Há uma marca portuguesa mais dedicada a fixies e a SS que usa correia na transmissão.
 

pratoni

Well-Known Member
Embora ache que sejam boas soluções, principalmente com correia em vez de corrente, melhor que Rohloff's e afins, que não passam de cubos com mudanças, algo que já existe à muito tempo, acho que o melhor era colocar as mudanças à volta do eixo pedaleiro como existem/existiram em algumas bikes de DH.

Assim, a roda traseira podia ser quase tão leve como a dianteira e o peso passava para o centro de gravidade da bicicleta. Ao contrário do que está a acontecer com os sistemas 1x em que o peso passa para uma posição extrema, relativamente ao centro de gravidade e passa a ser peso rotativo, o pior tipo de peso que se pode ter...

Toda a "investigação" e esforço que as marcas andam a ter com estas ideias do 1x, só para obrigarem o pessoal a mudar de "paradigma" de x em x tempo e gastar dinheirinho, se investissem realmente em opções sem os 2 desviadores, em pouco tempo teríamos de certeza opções bem viáveis.

Duvido é que estas soluções tivessem tanto material de desgaste/upgrade como as opções actuais e aí é que me parece estar o cerne da industria...
 
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