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Artigos na Internet; o bom, o mau e o péssimo

DMA

Well-Known Member
No face andava a circular outro dia um artigo supostamente escrito por alguém que é treinador. Licenciaturas, mestrados, etc...
O artigo estava cheio de erros científicos grosseiros, achei muito estranho.
Coloquei no Google uma frase et voilà ... copiado dum outro artigo de um outro treinador, também com CV todo XPTO.

E eu pergunto: O que anda-se a ensinar nas faculdades, que nem o a, b, c, d de fisiologia se sabe?
E copiar partes inteiras de artigos?
Duas pessoas cheias de currículos a publicarem textos repletos de erros?

Não vou citar as fontes, pois o objectivo não é queimar ninguém, nem gerar polêmicas.

Por isso tenham espírito crítico, questionem e não comam tudo o que está na net, só porque aparecem meia dúzia de termos técnicos.
Vão à fonte; bons livros, artigos científicos, sites com credenciais.
Outra opção são bons fóruns, pois há sempre o contraditório. Alguém diz "bacorada" e logo a seguir está outra pessoa a por os pontos nos is.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Por isso tenham espírito crítico, questionem e não comam tudo o que está na net, só porque aparecem meia dúzia de termos técnicos.
Vão à fonte; bons livros, artigos científicos, sites com credenciais.
Outra opção são bons fóruns, pois há sempre o contraditório. Alguém diz "bacorada" e logo a seguir está outra pessoa a por os pontos nos is.

Concordo plenamente...E no que tocar a ciclismo muitos senhores desses por aqui e por ca!! Comigo!!! Nem aguinha como os caes eles beberam!!!!

O mais triste foi ver comentarios de outros users a apelar a moderacao...E contra mim, so porque nao concordava com MENTIROSO e estava a refuta-lo e bem e com direito, e para esses users do Respeito em sociedade e tudo muito bem e muito educadinhos que so escrevem palha... estava a poluir o topico...

Isso tambem e muito triste...

DMA ha gente, que ainda gosta de acreditar em milagres e muito mais que isso!!! Gosta de ser enganada!!! Essa gente tambem existe em foruns meu amigo...

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Uma delas que ainda me esta aqui meia atravessada foi aqui....

http://www.forumciclismo.net/showth...F3n-Aerolite-Carbon-para-pneu-com-1550g/page2

A moderacao e muito bem, apagou o topico, nada contra...Mas...Era bonito que nao tivesse apagado!!! Aqui revelaram-se muitas atitudes de ignorancia e malvadez , pequenice, por parte de alguns membros deste forum...

E mais nao digo...Nao e offtopic o que eu estou a escrever, porque retrata precisamente aquilo que o Amigo DMA esta a falar...Nao e de treinadores, e de vendedores, nao e a nivel de treino e a nivel de equipamento, nao foi no facebook, mas foi ca no forum, portanto e a mesma coisa...

grande abraco...
 

aduarte66

Member
Boas,

Na minha opinião, o problema é que a uns anos atrás havia pouca gente com conhecimentos, poucas revistas de especialidades desportistas ou pseudo (penso que sabem ao que me refiro). O amador tinha pouco ou nenhum acesso a essa informação, nos dias que correm é precisamente o contrário, surgem planos de treinos para tudo e mais alguma coisa na internet e em revistas. É extremamente fácil ler uns quantos artigos e sair por aí a largar uns quantos termos técnicos, imagino o difícil que deve ser para quem não têm absolutamente nenhum conhecimento processar isso tudo. Ainda por cima essa assessoria até pode ser lucrativa. Andam por aí muitos PT´s a ganhar fortunas a colocar os treinados a beira de um ataque cardíaco.
Por outro lado, também há gente sem grandes currículos e cursos, mas com muita experiência ao longo de anos de prática que conseguem dar muito bons conselhos. Há de tudo, o problema neste momento é saber filtrar e reter o que interessa.

Abraços,

A Duarte.
 

DMA

Well-Known Member
eu questiono-me sobre isso sempre que vou ao ginásio e vejo alguns dos PTs a dar treino ou a treinar...

Muitos cursos de PT são basicamente um decorar de informação. Aposto que muita gente sai de lá e sabe debitar umas generalidades, mas não entendeu os mecanismos que estão por trás.
Eu nos meus tempos de ginásio, também vi e ouvi muita coisa que eu não concordava minimamente.
Aposto que muito boa gente não entende por exemplo a distinção entre treino de hipertrofia e treino "para força". Depois era ver atletas dos clubes locais de basket, futebol, etc, a serem aconselhados a fazerem treinos que eram adaptações de treinos de hipertrofia. O que para aqueles atletas tem pouca utilidade ... ou até chega a ser prejudicial ...
 

DMA

Well-Known Member
Boas,

Na minha opinião, o problema é que a uns anos atrás havia pouca gente com conhecimentos, poucas revistas de especialidades desportistas ou pseudo (penso que sabem ao que me refiro). O amador tinha pouco ou nenhum acesso a essa informação, nos dias que correm é precisamente o contrário, surgem planos de treinos para tudo e mais alguma coisa na internet e em revistas. É extremamente fácil ler uns quantos artigos e sair por aí a largar uns quantos termos técnicos, imagino o difícil que deve ser para quem não têm absolutamente nenhum conhecimento processar isso tudo. Ainda por cima essa assessoria até pode ser lucrativa. Andam por aí muitos PT´s a ganhar fortunas a colocar os treinados a beira de um ataque cardíaco.
Por outro lado, também há gente sem grandes currículos e cursos, mas com muita experiência ao longo de anos de prática que conseguem dar muito bons conselhos. Há de tudo, o problema neste momento é saber filtrar e reter o que interessa.

Abraços,

A Duarte.

Concordo totalmente quando dizes:

" ... imagino o difícil que deve ser para quem não têm absolutamente nenhum conhecimento processar isso tudo"

E depois há uma coisa que em argumentação designa-se por "argumento de apelo à autoridade".
Duas pessoas discutem a validade de um plano de treino. O fulano A com os argumentos correctos. O fulano B com erros. Um fulano C observa. O fulano B já foi atleta e ganhou provas (não interessa se dopado ou não) ou já foi um treinador com atletas de topo. Essa pessoa quando ficar entalada vai dizer algo como: "Eu já tive atletas que competiram na competição XPTO e já fizeram pódio ou ganharam" ... E aos olhos do fulano C, não há dúvidas, o fulano B é que percebe disto.
E o fulano A, mesmo tendo razão, fica na m#rda ... Isto é usado a rodos na política, por exemplo.

Logo um treinador pode ter poucas bases científicas. Mas usando planos de treino que por um processo de "teste e erro" já demonstraram ser eficazes, muitas vezes aditivando os atletas e tendo a sorte de apanhar um atleta com excelentes capacidades genéticas e mentais, contrói um CV que permite usar o tal "argumento de autoridade".
E aí torna-se difícil de argumentar com essas pessoas de igual para igual.
 

lgass

Well-Known Member
informação a mais é tão prejudicial quanto informação a menos!
no que toca a treinos, eu que não sou atleta, tento filtrar. tenho capacidade de interpretar e de ir ouvindo o que me dizem, filtrando o que não me parece correto. e questionando!

já ninguém acredita nas teorias da agulha hipodérmica, no que à comunicação diz respeito! quando comecei o meu processo de perda de peso, apanhei alguém que me fez um treino com que não concordava e mudei de acompanhamento.

ir lendo coisas na internet de fontes credíveis (e atenção que julgar o que é uma fonte credível tem muito que se diga), juntando a todas as informações que nos vão dando, ajuda.
 

DSD

New Member
Tal como disse o aduarte66, o problema é que qualquer um escreve umas coisas na Internet e voilá, é um guru...
Temos o exemplo mais flagrante no caso do Vitor Gamito, tudo o que o homem diz é sagrado e 100% correto para uma grande percentagem de utilizadores de bicicleta, desportistas de bicicleta e atletas de bicicleta...
O problema aqui, e falo como profissional de saúde (fisioterapeuta e recuperador físico), cada caso é um caso. Não se podem seguir receitas milagrosas publicadas sabe-se lá por quem.
Felizmente já vão aparecendo alguns profissionais em Portugal com alguma consciência e ética...
Ainda me espanta como é que há alguém que acredita em artigos que o titulo é qualquer coisa do género: "10 passos para andar mais rápido em subida"... No mínimo ridículo...
 

Morg

Well-Known Member
Há de tudo, o problema neste momento é saber filtrar e reter o que interessa.

Eu comecei a utilizar a internet nos primeiros anos de Universidade quando ainda eram poucos os que tinham em casa.
Desde o seu aparecimento que se tornou clara a importância desta ideia.
 

Carolina

Well-Known Member
Muitos cursos de PT são basicamente um decorar de informação. Aposto que muita gente sai de lá e sabe debitar umas generalidades, mas não entendeu os mecanismos que estão por trás.
Eu nos meus tempos de ginásio, também vi e ouvi muita coisa que eu não concordava minimamente.
Aposto que muito boa gente não entende por exemplo a distinção entre treino de hipertrofia e treino "para força". Depois era ver atletas dos clubes locais de basket, futebol, etc, a serem aconselhados a fazerem treinos que eram adaptações de treinos de hipertrofia. O que para aqueles atletas tem pouca utilidade ... ou até chega a ser prejudicial ...

eu nem falo em prescrever mal um treino, a mim o que me assusta é vê-los a treinar e a dar treino. no ginásio onde estou cobram 400€ por 10 sessões e depois é ver os clientes a fazer os exercícios de forma errada e nem corrigem. ainda no outro dia estava um a fazer agachamento com os joelhos todos para dentro e com os calcanhares levantados e em vez do PT mandar parar para corrigir, continuou a incentivar o cliente para fazer mais umas repetições.

um treino mal prescrito quanto muito impede uma pessoa de evoluir, agora exercícios mal feitos é lesão prestes a aparecer.
 

loudiogo

Member
o que acontece muitas vezes é que é preferível fidelizar um cliente do que se preocuparem com a saúde e bem estar do mesmo...

Dou dois exemplos:

-Um cliente inscreve-se no ginásio e pretende aumentar o volume dos seus peitorais, mas é visível a olho nú que tem cifose. O PT devia preocupar-se em aconselhar o cliente a corrigir a cifose (penso que se formos potenciar o peitorais pioramos a cifose), mas se ele disser isso o mais provável é o cliente ir para outro ginásio ou desistir, logo o PT procura a fidelização porque quanto mais clientes tiver mais dinheiro gasta, vai dizer que sim que o cliente vai ter uns grandes peitorais daqui a nada, e mete-o logo a puxar ferro como se não ouvesse amanha.

-Um cliente que nunca praticou desporto inscreve-se num ginásio e quer ficar musculado. Qualquer pessoa sabe que deve construir uma base, ensinar a técnica, segurança e que os primeiros 6 meses são para adaptações neuro-musculares, mas se o PT fizer isso o cliente não vai ver resultados e por certo acaba por desistir, logo o PT mete o cliente a puxar ferro como se não houvesse amanha para ficar musculado rapidamente
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Tal como disse o aduarte66, o problema é que qualquer um escreve umas coisas na Internet e voilá, é um guru...
Temos o exemplo mais flagrante no caso do Vitor Gamito, tudo o que o homem diz é sagrado e 100% correto para uma grande percentagem de utilizadores de bicicleta, desportistas de bicicleta e atletas de bicicleta...

Em desporto, e nomeadamente em ciclismo, ha um termo utilizado, maioritariamente em Ingles chamado, "Little Things", little things como pequenas coisas...Little things make the diference, pequenas coisas fazem a diferenca e claro...Quando queremos um exemplo de um atleta para servir de nosso guru, sobre forma a aprendermos algo de qualidade com o mesmo e nestas "pequenas coisas" que entra o criterio de seleccao...

Nomeadamente ao senhor em questao, sem questionar as qualidades do mesmo, ate porque e muito relativo, na minha opiniao nao passa de mais um cavalo de corrida neste desporto a correr nao contra os outros mas sim contra ele proprio, assim como todos nos e o que fazemos uns mais e outros menos, uma das pequenas coisas que me leva a dizer, e um mau exemplo, foi apenas um simples video em que fez uma volta de treino na estrada e o seu equipamento incluia uns Headphones com uma musiquinha, mas ...Baixinha...Para ouvir o transito!!! Eu com o meu criterio de little things...So por essa...Nao precisei de ver ou ouvir mais para o retirar da minha lista, alias fora dela ja esta a muitos anos por entre outras que eu sei e que nao interessam para aqui, porque nao estamos a falar de alguem NOVO NO MERCADO...Ja vem do tempo de outra senhora e do tempo dessa senhora ja muita coisa se passava...

Continuando...

Acho que a conversa esta a tomar sem duvida um rumo bastante interessante e de bastante qualidade, no entanto nao nos devemos focar somente em treinos ou esquemas de treino ou ate mesmo em treinadores...

Contra mim falo que tenho um certificado em bike fit, por questoes nao comerciais felizmente o meu emprego e outro, mas por questoes de interesse pessoal, poder aprofundar os conhecimentos tecnicos e teoricos a nivel do ciclismo, apenas por paixao a modalidade e bem vi, para ter a mesma licensa que eu, o que foi preciso..Quase nada...Vi muitos lojistas preocupados em tirar o certificado em bike fit, nao com a preocupacao de entender realmente ou ate servir melhor o cliente, mas pela forma de ser usado como punhado de Marketing e publicidade para atrair mais e mais clientes...E no entanto...Foi-lhes dado...Facilmente!!!Desde que paguem...Ora a pagar estavamos todos, e claro todos saimos com um certificado, mas curiosamente dos que estavam a pagar, os mais bem sucedidos e respeitados eram ate individuos como eu que queriam usar para uso proprio em beneficio proprio e por questoes culturais a nivel de ciclismo do que propriamente aqueles que o tiraram para ser usado a nivel profissional...

Agora meus amigos, esta conversa pode muito bem alargar-se a marcas e equipamento...

Muitas das marcas e quipamento tambem se aproveitam da internet para aumentar volume de vendas enganando consumidores...

E estou a falar a nivel de equipamento, variedade tamanhos etc...Muitas vezes a informacao que e disponivel online e regras da marca, sao expostas de forma a nao servir da melhor forma o consumidor final, mas sim a poderem tirar o maximo e maior volume de vendas possivel nao pela parte de um apenas mas pela maior parte de todos eles...

Ou seja quando ouvimos um conselho de marcas O SR. ZE fica todo convencido e empaltrado na sua cadeira e pensa que estao a falar diretamente para ele...Quando nao o e...Quando as marcas o que fazem e falar para um numero global de clientes...Ou seja nao e um servico personalizado, e globalizado...

Ou seja muitas vezes quando estamos a falar de tamanhos para quadros, etc..Eu gosto de jogar sempre por baixo e muitas vezes venho com tamanhos de quadros abaixo do indicado, mas o individuo contra argumenta e diz sempre, entao se a MARCA que e a MARCA recomendou e vens agora tu contrariar??? Quem es tu para dizer isso?? E eu e que sou o ignorante...Eu e que sou o enganador...E o SR. ZE sente-se muito bem em cima da bicicleta e o tamanho L de um quadro e demasiado grande para ele, mas nao ha nada a fazer...A marca mandou...E ele sente-se bem...Todo esticado, mas sente-se bem, parece que esta a fazer remo em vez de fazer ciclismo, mas ele sente-se bem...

Assim como outros componentes...Nomeadamente calcos de travao...etc...Muita marca tenta vender o que lhes convem recomendando como se fosse o ideal e so quem tem muita experiencia e ja ca anda ha uns anos...E que sabe distinguir bem isso...

Mas claro...Nao...A marca recomenda!! E porque e!!! Quem es tu para contrariar??

grande abraco...
 

DMA

Well-Known Member
o que acontece muitas vezes é que é preferível fidelizar um cliente do que se preocuparem com a saúde e bem estar do mesmo...

Dou dois exemplos:

-Um cliente inscreve-se no ginásio e pretende aumentar o volume dos seus peitorais, mas é visível a olho nú que tem cifose. O PT devia preocupar-se em aconselhar o cliente a corrigir a cifose (penso que se formos potenciar o peitorais pioramos a cifose), mas se ele disser isso o mais provável é o cliente ir para outro ginásio ou desistir, logo o PT procura a fidelização porque quanto mais clientes tiver mais dinheiro gasta, vai dizer que sim que o cliente vai ter uns grandes peitorais daqui a nada, e mete-o logo a puxar ferro como se não ouvesse amanha.

-Um cliente que nunca praticou desporto inscreve-se num ginásio e quer ficar musculado. Qualquer pessoa sabe que deve construir uma base, ensinar a técnica, segurança e que os primeiros 6 meses são para adaptações neuro-musculares, mas se o PT fizer isso o cliente não vai ver resultados e por certo acaba por desistir, logo o PT mete o cliente a puxar ferro como se não houvesse amanha para ficar musculado rapidamente

Kudos para o teu post!
É um mal muito difundido. E não é só neste tema.
As pessoas não têm paciência. E muitas vezes entendem mal os problemas, simplificam muito as questões.

Levas uma criança ao médico com febre. O médico bom é aquele que passa logo o antibiótico.
O médico bom é aquele que dá a dosagem de cor, mesmo que seja dum medicamento pouco usado (logo perfeitamente normal que não saiba a posologia de cor). O que for consultar a um manual de Farmacologia é um tótó ou um "estagiário".
O contabilista que cita uma lei de cor "é que é bom" ... mesmo que esteja a dizer bacorada "para não dar parte fraca".

E podia dar dezenas de outros exemplos.
As pessoas com os seus comportamentos, estão a seleccionar cada vez mais charlatões. Pessoas que falam muito bem, que são muito convictas, que tem muitos "skills sociais", mas que muitas vezes tecnicamente são vendedores de banha da cobra.
A política, infelizmente, é o maior barómetro desta praga a que referi-me anteriormente.
 
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