• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Altos e Baixos na Forma Física

Burning Dogma

New Member
Não sei se convosco acontece o mesmo, mas já uma vez tinha notado isto e agora estou na mesma outra vez. após algum tempo em que me sinto a um bom ritmo e bastante em forma, quase de um dia para o outro segue-se um período de fraqueza. Andava já à algumas semanas a sentir-me bastante bem e motivado e agora sinto as pernas bastante cansadas e sem força nenhuma. Ainda ontem para fazer 115kms foi um calvário. Sei que os atletas treinam para o pico de forma e depois segue-se um período mais fraco, mas eu não faço treinos de construção do pico de forma, basicamente treino sempre igual o ano todo. Convosco acontece o mesmo?
 

Figueiredo

Active Member
Burning,

Não sei qual o teu ritmo de treino, mas pelo que contas acho que talvez tenhas falta de descanso, experimenta a parar por 2 ou 3 dias completamente por forma ao organismo recuperar do esforço acumulado. Isto é só uma sugestão, quando andava diáriamente de vez em quando sentia necessidade destas pequenas pausas, pelo menos comigo funcionava ...
 

xtpo

Member
Isso é normal acontecer, nem sempre se aguenta a mesma forma. Como tu dizes não tentas ter picos de forma mas eles acabam por te aparecer normalmente, talvez não tão fortes como os profissionais que tem um pico de forma elevado mas tens na mesma o teu pico. Depois a seguir ao pico vem uma fase menos boa mas que dá para andar bem na mesma basta é reduzir a carga durante a semana.
Fazer voltas mais pequenas, menores intensidades ou até parar 1/2 dias não faz mal e até ajuda. Nesta altura se estás mais cansado não deves esforçar por ganhar forma mas sim descansar e recuperar porque isso tambem é muito importante.
 

felizardo

New Member
Também me acontece de vez em quando, abruptamente, mas por norma de cada vez que recupero de uma quebra desse tipo fico mais forte fisicamente, ou pelo menos é essa a minha percepção.

Disseste que treinas mais o menos da mesma forma todo o ano, mas não terás feito mais kms nesta última semana recheada com feriados?

No fim de semana da Páscoa deste ano, por exemplo, abusei nas voltas 3 dias seguidos e apanhei um empeno tão grande no domingo que andei a semana seguinte a arrastar-me. Só de pensar em andar de bike deixava-me mal disposto.

No fim de semana a seguir fiz umas voltas menos exigentes seguidas de duas saídas durante a semana só para esticar as pernas e comecei a sentir-me mais capaz do que estava antes de estoirar.

Mesmo sem competir é fácil ultrapassar os limites. Há que ter presente que o descanso é pelo menos tão importante como o treino e se o corpo pede uma pausa é bom que lha concedamos. Não se ganha nada em forçar, antes pelo contrário.
 

Burning Dogma

New Member
Já pensei várias vezes que tenha andado a abusar. A verdade é que no último mês, mês e meio tem sido bicicleta todos os dias, mínimo de hora e meia. Mas com muitos treinos leves, não era sempre a fundo. Também notei outra coisa, há uns tempos andei a tomar Magnesona para ajudar na recuperação. Na altura não notava nada de especial e até já pensava que era dinheiro deitado à rua. Depois deixei de tomar e confesso que notei bastante, as pernas demoram bastante mais tempo a recuperar.

Agora como tenho exames da faculdade, tenho bastante menos tempo para dedicar à bicicleta, portanto é um descanso forçado. O pior é que tinha alguns passeios interessantes com os grupos com quem costumo andar e com este ritmo vai custar muito mais para os fazer.
 

Figueiredo

Active Member
OFF TOPIC

Burning,

Não me digas que esse empeno todo teve a vêr com o Tires - Montejunto,ou não foste ?

Abraço
 

Burning Dogma

New Member
Não, não fui e a falta de forma já vem de mais longe. Mas devo ir a Montejunto para o mês que vem, espero que o motor já esteja a carburar um pouco melhor:D

Mas um gajo assim desanima imenso, ontem a subir a Carvoeira não consegui acompanhar ninguém e estive quase para me agarrar a um carro. Felizmente o orgulho não deixou:D
 

el gato

Member
Já mediste a tua pulsação logo pela manhã quando acordas?Se estiver demasiado alta em relação ao teu normal é sinal de excesso de treino. Por incrivel que pareça todos os factores extra que compõem o nosso quotidiano (trabalho,vida familiar, etc) influem bastante na perfomance fisica. Por experiência própria quando practicava atletismo de fundo como federado, aconteceu-me o mesmo, já que o treino que realizava era demasiado stressante e mesmo reduzindo o volume e a intensidade o problema manteve-se. Parei por duas semanas fazendo somente caminhadas muito leves, com massagens pelo massagista do clube na altura e resultou. Relatas que no ultimo mês pedalavas todos os dias durante hora e meia. Para quê? Eis o resultado. Descanso também é treino e uma alimentação se possivel variada sem suplementos é o ideal. Descansa neste primeiro período para recuperares do excesso de treino e depois dá primazia aos treinos de em qualidade em deterimento da quantidade. Não desanimes. Força amigo!

Um abraço

el gato
 

felizardo

New Member
Também notei outra coisa, há uns tempos andei a tomar Magnesona para ajudar na recuperação. Na altura não notava nada de especial e até já pensava que era dinheiro deitado à rua. Depois deixei de tomar e confesso que notei bastante, as pernas demoram bastante mais tempo a recuperar.

Eu tb tomo umas ampolas de Magnesona nos dias em que ando mas não pelo motivo mais óbvio. É que às segundas-feiras acusava o desgaste do fim de semana velocipédico ao ponto de sentir a minha capacidade de raciocínio afectada e as ampolas ajudam-me claramente nesse aspecto. A propósito, boa sorte com esses exames.
 

Burning Dogma

New Member
Acham que estas oscilações podem ter haver com o calor? Já no ano passado lembro-me que foi na altura do Verão que isto se passou. Gosto de pedalar com o tempo quente, mas com o exagero que tem estado agora, um gajo até frita:eek:
 

pangare

New Member
Eu sou ciclista cadete federado e também tento nunca exagerar nos treinos.

Até Abril faço treinos leves á semana e ao Sábado e ao Domingo treino forte. Agora costumo fazer treinos duros com a equipa á Terça e Quinta e opto por, de 15 em 15 dias, fazer outro treino duro também á Quarta para assim andar 3 dias +- a Top, já que terei provas por etapas com 3 dias também.

Depois destes micro-ciclos mais duro, faço sempre 2 dias em que rolo 2h a uma velocidade " cruzeiro " para diminuir os níveis de lactato e para recuperar, de forma a fortalecer as fibras musculares depois das cargas. Tento nunca cair em overtraining, planeando bem os picos de forma e as fases de descanso ;)
 

Arlindo

New Member
eh pa isso e relativo do sentir bem e sentir mal.
Quem treina muito, parece que e o caso do burning, ou se alimenta bem(nao e comer muito, mas sim comer o que o corpo precisa) ou opta por suplmentos alimentares.

Quando tomavas magnesona sentias-te melhor, pk a magnesona contem magnesio, o qual ajudata e Desoxidar os Músculos do lactato.

O melhor e consultares um treinador mesmo, para ele te aconselhar o que deves fazer para te manteres em forma o ano todo.

PS.: Um atleta, quer seja de competiçao quer seja amador, nunca está bem o ano inteiro ! Vai haver epocas em que estamos "de mota" e vai haver outras que vamos "rapar". Mas e mesmo assim!
 

Burning Dogma

New Member
Após uma semana de relações cortadas com a bicicleta, peguei hoje nela para um treino de 50kms. E a verdade é que senti as pernas cheias de força e sem dores nem cansaço. É certo que o treino foi a um ritmo bastante calmo, mas a subir a rampa da Pena em Sintra ia lindamente. A semaninha de descanso faz milagres:D
 

cipollini

New Member
Treino a mais e falta de descanço. O nosso corpo não é de ferro e não se pode andar smp na loucura.

Seguido de treinos intensos, tens 2 opções. Descanço passivo ou descanço activo, que significa ficar de molho ou ir na mesma para a estrada, sendo que no descanço activo deves fazer um treino mais calmo e de relaxamento. Eu pessoalmente sempre me dei melhor com descanço activo, mas isso depende de pessoa para pessoa.

Se puderes, umas massagenzitas e se a tua vida te permitir, muita caminha :D
 

Scalabitano

New Member
Acho que também preciso de mais qualquer coisita além do centrum, uma vez que diáriamente faço cerca de 1h3o de natação, 1 hora de atlétismo e 2 horas de ciclismo(estrada maioritariamente), o triatlo desgasta muito, mas todos esses compstos citaminicos são carissimos e o orçamento não dá para tudo.....

Se alguem souber de suplementos vitaminicos que ajudem a recuperação para o dia seguinte, a gerencia agradece ...lol
 

cipollini

New Member
Acho que também preciso de mais qualquer coisita além do centrum, uma vez que diáriamente faço cerca de 1h3o de natação, 1 hora de atlétismo e 2 horas de ciclismo(estrada maioritariamente), o triatlo desgasta muito, mas todos esses compstos citaminicos são carissimos e o orçamento não dá para tudo.....

Se alguem souber de suplementos vitaminicos que ajudem a recuperação para o dia seguinte, a gerencia agradece ...lol

Também podes tomar Viterra Activit, que é um complexo revitalizante com vitaminas, minerais, oligoelementos. Contem 11 tipos de vitaminas 9 tipos de minerais. É também um multi vitaminico como o centrum, mas o centrum por ter muitos tipos de vitaminas, tem-nas também em pouca quatidade. O Viterra como tem menos tipos, tem em quantidade mais concentrada, e principalmente sao vitaminas de que os atletas necessitam.

Podes também tomar Magnesona, que tem magnesio e potassio, ou entao se preferires comprimidos, podes tomar Miostenil que também tem sensivelmente o mesmo composto. O magnesio e o potassio sao bons para os musculos.. previne por exemplo as caimbras.

Quer a Magnesona quer o Miostenil é conveninente tomares se por exemplo treinas quase tds os dias, ajuda na recuperação.
Convem também beberes alguma bebida que contenha sais minerais. Aquele pó por exemplo da Maxim... ajuda a hidratar rapidamente. A desidratação é o pior inimigo do ciclista.

E depois aconselho-te o mais importante dos treinos.... MUITO DESCANSO :)
 

Lethes

New Member
Excesso de treino, ou treinos mal geridos! Já me aconteceu! Páras uns dias, uma semana ou até mesmo duas e vais ver que quando recomeçares te vais sentir muito bem de novo!
 

grouk

Active Member
pois comigo acontecem coisas muito estranhas,isso de ontem estar bem fisicamente e no dia seguinte estar mal acontece me muita vez, mas o que me tem acontecido agora mais frequentemente é o enorme tempo que demoro a aquecer, as vezes so ao fim de 40km e muitas subidas e quando ja estou a chegar a casa é que sinto que agora sim é que estava pronto

alguém sabe explicar isto
 
Top