• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Alto perfil atras, perfil normal á frente

pjmano

New Member
Boa noite, reparei que no mundial de ciclismo da Australia no passado fim de semana, alguns ciclistas corriam com rodas de alto perfil atras, e perfil normal á frente talvez 50mm/ 30mm, será que essa relação estabelece um meio termo entre a aerodinamica e rapidez de resposta?
O que acham disso?
Pessoalmente acho que deve funcionar, ou seja temos tracção e aerodinamica atras, e manuseamento directo á frente, em termos estecticos penso que confere um aspecto "racing" á bicicleta, com a vantagem de que apenas investimos numa roda o que reduz substancialmente o orçamento...

Paulo Mano
 

ALNM

Member
Normalmente utiliza-se baixo perfil à frente (em vez do alto perfil igual à roda da frente) quando há vento.
Não tem nada a ver com rapidez de resposta.
 

Burning Dogma

New Member
Penso que a rapidez de resposta a que o pjmano se referia era a rapidez na direcção, visto que com um perfil menor na frente, a direcção fica mais viva.
 

meunickmp

Member
Terá mais a ver com o vento lateral e o seu efeito. A roda traseira pode usar um perfil mais alto porque como a maior parte do peso está em cima dela, o efeito do vento lateral é menor. Já na dianteira é o contrário, devido á falta de peso, se usar uma roda de perfil alto com vento lateral, o vento afectará com facilidade a direcção.
 

ALNM

Member
Eu interpretei a "rapidez de resposta" como o tempo que demora a responder à força que é exercida nos pedais. Normalmente é medida pela aceleração a qual depende, sobretudo, do momento de inércia da roda. Ou seja, aros e pneus leves conferem maior "rapidez de resposta".

As rodas de alto perfil são utilizadas para diminuir a resistência aerodinâmica. Se forem simultaneamente leves temos uma roda com elevada "rapidez de resposta". O problema é que são mais sensiveis à força exercida pela componente lateral do vento. Isto é particularmente importante em percursos em circuito fechado nos quais o ciclista encontra o vento em diferentes direcções (caso do circuito na Austrália). E também quando há descidas acentuadas e sinuosas. Nestas situações pode valer a pena utilizar uma roda de baixo perfil à frente. Mas não deixa de ser importante utilizar uma roda de aro leve para se ter elevada "rapidez de resposta". Ou seja, a sugestão do pjmano de investir apenas na roda de trás não está correcta.

Refiro-me a um set-up do tipo: Zipp 404 atrás + 202 à frente; Easton EC Aero Carbon atrás + Easton EC90 SLX á frente; Lightweight Standard atrás + Lightweight Ventoux à frente
:eek:
 

pjmano

New Member
Antes de mais obrigado pelas vossas opiniões, agora pergunto será que vale a pena investir apenas numa roda traseira de alto perfil, quando se tem a bicicleta com perfil medio 30mm?
Na minha opinião acho que sim, podendo trocar rapidamente (tendo uma segunda cassete ja montada) em função do percurso que se pretende fazer nesse treino.
Não sou de maneira alguma muito entendido na materia, mas penso que uma grande percentagem em termos de eficácia, está na roda traseira.
 

ALNM

Member
Não percebo bem a tua pergunta mas o que acontece muitas vezes é que se acaba por comprar uma roda de baixo perfil para usar à frente depois de se ter comprado um par de rodas aerodinâmicas.
O objectivo é trocar a roda da frente, consoante está mais ou menos vento.
 

SBRDYDY

Well-Known Member
Eu acabei de comprar as easton tt90, como o propio nome diz tem 90mm tanto atras como a frente.
Para treinar sozinho em dias de muito vento pode ser complicado o vento, mas nÃo É nada por ai alem.... Em corrida ou treino em grupo em caso de vento É so colocaÇÃo, basta se esconder no meio o bando.
SÃo umas das mais ou senÃo a roda mais rapida do mercado( a roda nÃo eu) .
É É uma roda super leve para o seu perfil 1416 gr o par. -10gr que o anunciado.
Agora É ter pernas para elas.
 
Top