• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Alguns conselhos para iniciantes de um recem-iniciado que já anda alguma coisa

Wawando

Well-Known Member
Viva,
Vou no 4o ano a pedalar e já ando razoavelmente bem. Aprendi imenso e tenho tentado partilhar o que aprendi, aqui vão mais uns bitates ;) , pode ser que sirva a quem está a começar nestas andanças.
Tempo: Esta é a principal lição. É preciso tempo para o corpo se adaptar e para a cabeça aprender. No mínimo 3 anos. É preciso tempo para sabermos ouvir quem tem experiência. É preciso tempo para estarmos atentos e sermos mais eficientes. O ciclismo é um desporto de endurance, equipa e eficiencia. E tudo isto demora tempo. Não há atalhos, por mais que treines!
Treinar à morte: É só desgaste. Esta é dificil de aprender. A tentação de acompanhar quem anda mais leva a desgaste. A receita que tem funcionado comigo e com melhores resultados do que muitas das pessoas que tenho acompanhado que fazem treinos complicadissimos é treinar a 70% do power/bpm. Ao principio parece fácil, mas depois das 2h30 começa a doer e 4h até choras! Só com isto tudo melhora. 6 semanas antes das provas séries de ftp e vo2.
Descanso: Cada vez descanso mais e ando melhor. Parece mentira mas não é!
Peso da bike: 500 gr não é nada. Não vale a pena gastar 1 eur por causa do peso a não ser que seja para fazer diferenças de 1kg. E mesmo assim, mais vale perder esse kilo no corpo! 7,5kg é uma bike que dá para tudo e com este peso ainda se consegue comprar sem deixar lá o coiro e o cabelo (todo). Se gostarem de ter a bike mais leve siga, claro, mas ficam lá na mesma!
O ciclismo é um desporto espectacular! É viciante! Não tem limites, evoluis sempre! Mas cuidado com a familia, amigos, etc. Isto chupa as energias todas!!!
Reverso da medalha: as mulheres odeiam o corpo "em cunha" dos ciclistas. O que é uma m*rd*, mas não se pode ter tudo!
Abraços e divirtam-se!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Fodasse! Estou contigo!

Dou aqui a minha cara!!! Patrocino este tópico!!!

Tens a minha protecção... E a minha admiração!!!

Pessoal!!! Toca a vir aqui a este tópico do nosso grande amigo e apaixonado pelo ciclismo Wawando!!!!! que o Albertosemcontador está aqui a pagar uma rodada... Vambora!!! Lol...

Boa iniciativa!!!

Só mudava aí uma coisa... Em vez da família e amigos... Li aí uma linha transversal que é ....

Lol


As mulheres chupam a energia toda...lol... Estarei errado? Lol...

Grande abraço...
 
wawando como diriam os italianos «you nailed it» :cool:

só acrescentaria a minha visão menos competitiva à laia de número 5

se não pagas as compras no pingo doce com os prémios/ordenado das provas, então não te esqueças que andar de bici é pura diversão

5- se não te divertes, mais vale mudar de desporto
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Reverso da medalha: as mulheres odeiam o corpo "em cunha" dos ciclistas. O que é uma m*rd*, mas não se pode ter tudo!
Abraços e divirtam-se!

Wawando... Amigo ;) só não percebi foi este bocado aqui meu amigo? Podes me falar disto amigo? Lol....

E que, ou percebi mal ou então sem querer ser nenhum "convencido" experiêncio o contrário!! ;)

Adoro topicos estilo "GQ" lol... O meu Alfa male foi afectado...lol... Como e meu amigo? Lol

Grande abraço...
 

Wawando

Well-Known Member
hehehe vocês têm razão.
As mulheres são o máximo mas dão cabo de um gajo! Qual Mortirolo qual quê!
Ponto importantíssimo, pré_historico. E infelizmente nem alguns profissionais pagam bem as contas do pingo doce.
Pelo pequenissimo levantar da folha, ser profissional de ciclismo deve ser uma coisa indescritívelmente dura! Física e mentalmente. Respect!
@Alberto: eu era caparroso e agora estou magrinho, isto chupa os ombros todos... E as miudas queixam-se, onde está a peitaça? (nota: nos grupos em que ando sou quase o unico que mantém o fur nas pernas lol).
 

albertosemcontador

Well-Known Member
hehehe vocês têm razão.
As mulheres são o máximo mas dão cabo de um gajo! Qual Mortirolo qual quê!
Ponto importantíssimo, pré_historico. E infelizmente nem alguns profissionais pagam bem as contas do pingo doce.
Pelo pequenissimo levantar da folha, ser profissional de ciclismo deve ser uma coisa indescritívelmente dura! Física e mentalmente. Respect!
@Alberto: eu era caparroso e agora estou magrinho, isto chupa os ombros todos... E as miudas queixam-se, onde está a peitaça? (nota: nos grupos em que ando sou quase o unico que mantém o fur nas pernas lol).

Estou surpreso...

A mim gostam de me apalpar o rabo!!!!;)

Hoje apalparam-me 3 vezes...;) Em 3 pubs diferentes...lol

O peito também é bonito ;) assim como o six pack ;)...Mas durinho!!!;) lol e tudo durinho! E elas gostam!!! Lol... Com e sem roupa...

Nem todos os ciclistas tem que ser magricelas... Ou mal paridos... Muitos pros são mal paridos... Outros não... Mas isso há em todas as modalidades,,,

( a mulher que não ouça...,) lol...

Olha uma coisa... A confiança...;) E que faz um Homem meu amigo... Um homem sem confiança... Não coisa!!! Lol....

CONFIANCA!!! Sorri!!! :) mostrar os dentinhos... Branquinhos e sem cáries... Abrir bem a boca...;) e o segredo...;)

Grande abraço...
 

Wawando

Well-Known Member
No probs no sector feminino :cool: até fazem fila :p :p
Já vi que andas nos sitios certos hehehe
Meço 183cm e qd comecei a pedalar pesava 83kg sem gordura e agora 73-74kg. 10kg (!)
Como diz um amigo um gajo passa de V para formato de cunha lol
 

RTC

Moderador
Staff member
Olá Filipe.

Excelente tópico.
Para quem pedala apenas há 4 anos aprendeste rápido! Sinceramente, pensei que já andasses há mais tempo. Evoluiste muito, sem dúvida. E já tens umas belas histórias para contar.
Embora não nos conhecermos pessoalmente, já tivemos várias vezes nos mesmos eventos. Pela tua idade e experiência sempre pensei que já andasses nestas "andanças" há mais tempo.

Tocaste aí em alguns pontos fulcrais relativamente a métodos de treino.
Eu não sou especialista mas concordo em absoluto contigo relativamente ao descanso, que é a "coisa" que faz mais confusão a muitos que treinam para objectivos. Vejo que há muitos a quem custa parar um ou dois dias. É logo um stress. Mentalizam-se que vão perder forma e o treino adquirido.
O que me faz mais confusão é repetirem esses mesmos erros anos após anos.
Tenho aqui na minha zona ciclistas na casa dos 50 que nesta altura do ano têm cerca de 4000/5000 kms. às vezes é aos 100kms/dia, dias seguidos. E com séries! Chegam às provas...kaput. O curioso é que a desculpa para a falta de rendimento é a falta de treino, quando na verdade é o cansaço.

A nível amador como a grande maioria de nós, o ciclismo tem que ser com conta, peso e medida. Enquanto não conhecermos bem o nosso corpo, nunca poderemos adquirir treinos com qualidade. E isso, por vezes, demora anos a perceber.
O mais importante na minha opinião é pedalar por prazer e não por obrigação.
Já não vamos para novos. Deves andar na casa dos 45. Terás consciência que não irás ter uma carreira dedicada ao ciclismo. :D
Gostas de competir mas vejo que acima de tudo gostas de pedalar.

Ver se nos vemos por aí um dias destes. Ando a prometer ao Ricardo Ribeiro uma volta com ele e a Passarada há meses mas não está fácil ir lá visitá-lo.
Bons treinos, boas pedaladas e boa sorte para os teus objectivos
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

bom tópico... e sim, concordo com o que escreve!!!!!
Na minha opinião, o maior problema em parar, um, dois, ou mais dias, é mesmo o stress de não "arejar" a mente.... estando bom tempo, custa-me imenso não dar uma voltinha, confesso. :D
De qualquer forma, tenho consciência, e adapto a intensidade/volume a cada saída. Faço BTT e estrada (estrada, mais recentemente), adoro isto.. é obvio que tento pedalar cada vez melhor... e isso sentiu-se! Independentemente do numero de kms, a cada dia que passa, faço-o com muito mais facilidade. Pedalar, faz-me bem ao corpo, e essencialmente à mente. ;)

Relativamente às diferenças visíveis (e bem visíveis) no meu corpo, sinto-me bem mais "atraieinte"!!!!!!!!! :cool::D

BIG abraço
 

AJDantas

Well-Known Member
Bom Dia Wawando!

Bom tópico, especialmente para mim que vou agora iniciar nestas andanças! ;)
Obrigado pelas dicas/conselhos, que são preciosa ajuda para quem, como no meu caso é "caloiro" nestas coisas... ;)

Boas pedaladas!
 

Wawando

Well-Known Member
René, é isso, cá me vou arrastando já para o velhote mas sempre cheio de pica :) quando me meto a fazer uma coisa é para fazer a fundo, às vezes dá raia... na realidade faço 4 anos em Dez 2016 e 3 meses depois de começar a andar dei uma espeta de btt e fiquei 7 meses sem pedalar... hehehe
Gosto de esticar a corda a ver até onde dá mas devo baixar o ritmo nas biclas agora, depois de fazer o Transportugal. Familia e amigos estão-se a queixar e como dizes isto não é carreira hehehe

Eu gosto muito nem é da competição, é de me aplicar e dar o máximo. E seja em que idade for, acho que se deve dar o que se consegue.

O ciclismo tem a vertente de equipa seja em treino ou os grupos que se formam automaticamente nas "provas" que têm uma dinâmica que é muito fixe! Eu vou sempre a curtir e mesmo a ganir ou a tentar fazer um chupa trabalhar, é sempre na risada, estamos aqui para nos divertirmos (mas às vezes a malta esquece-se disso e mete-se com merdas a lutar pelo 20o lugar, hello??? :) :) )
Vamos combinar uma volta com o Ricardo no fim de Maio para aquele animal dar cabo de nós!

Tenho aprendido mesmo muito e reforço que não há milagres da bike xpto que anda mais (a não ser que tenha motor :) ) nem alimentação que dá energia extra, quem anda mais é porque já tem o organismo afinado.
Em relação à alimentação, 60gr a 70gr de hidratos por hora seja em na água ou barras vai dar ao mesmo (os prós conseguem chegar a ingerir 90gr/hora(!) ). É treinar, horinhas no batente e KISS.
Vejam (tentando treinar com eles) como treinam quem anda bem que fazem o mesmo tipo de distâncias que vcs querem fazer.
Por exemplo, uma das coisas que vejo é muita gente a fazer séries vo2 (que são as que dão mais show-off) que são específicas para certo tipo de provas e, principalmente, que só são uteis quando o resto (super endurance) já existe!
Bottom line: Para que serve teres um mega vo2 (vo2max = potencia máxima 5 min) se nem o chegas a utilizar porque rebentas a meio por falta de endurance???

Quando tiverem dúvidas em relação a meterial, alimentação, seja o que for: vejam o que os prós utilizam (tentando filtrar patrocinios :) )! Eles não deixariam de fora o que fosse que lhes desse nem que fosse mais 1 segundo!
Exemplos do que 90% utilizam:
Bike aero toda xpto? Nope...
Powermeter? Sim...
Rodas de perfil +- 40mm? Sim...
Pratos ovais? Nope...

...e assim por diante...

Abraços e vamos pedalar!
 

Bernalve

Well-Known Member
Já agora, pela vossa experiência, e já que se fala disso, até que ponto o descanso prejudica a nossa forma e não beneficia?

Quando falo em descanso, é não pegar mesmo na bicicleta. Será que uma semana completamente parado já prejudica o atleta?

Outra dúvida, ao fazer quase apenas treinos curtos de 1h ou 2h com alguns sprints e séries, ganha-se endurace para voltas de 4h ou 5h ou provas com mais 120 km ou mesmo mais que 150km?
 
Já agora, pela vossa experiência, e já que se fala disso, até que ponto o descanso prejudica a nossa forma e não beneficia?

Quando falo em descanso, é não pegar mesmo na bicicleta. Será que uma semana completamente parado já prejudica o atleta?

Outra dúvida, ao fazer quase apenas treinos curtos de 1h ou 2h com alguns sprints e séries, ganha-se endurace para voltas de 4h ou 5h ou provas com mais 120 km ou mesmo mais que 150km?

Boas perguntas, tenho as mesmas duvias!
 

lgass

Well-Known Member
relativamente ao descanso eu diria que depende... se bem me recordo, entre ciclos de treino deve haver pausas de uma a duas semanas. podem é não ser a 100%
 

Wawando

Well-Known Member
A não ser que te andes mesmo a matar, 1h a 2h de treino podes fazer o que quiseres. A questão é o enquadramento desse treino no resto dos dias. Há muito bons livros e treinadores que dão apoio com conhecimento de causa.

Da minha experiência que como já referi é curta:
Já agora, pela vossa experiência, e já que se fala disso, até que ponto o descanso prejudica a nossa forma e não beneficia? Quando falo em descanso, é não pegar mesmo na bicicleta. Será que uma semana completamente parado já prejudica o atleta?
Até 1 semana-10 dias zero. Quanto muito melhoras! Em relação a este ponto não tenho duvidas nenhumas.


Outra dúvida, ao fazer quase apenas treinos curtos de 1h ou 2h com alguns sprints e séries, ganha-se endurace para voltas de 4h ou 5h ou provas com mais 120 km ou mesmo mais que 150km?
Depende muito de cada um, da forma em que está e o que são essas "séries" que referes. O principal é treinar com qualidade, ou seja se estás a treinar endurance, fazes endurance. Se ftp, fazes ftp. Se vo2, fazes vo2. Se recup é mesmo recup. E não treinos estranhos sem objectivos. No meu caso, para endurance, mesmo os treinos "curtos" de 1h ou 2h vou nos tais 70%.

Teres endurance tem um ganho top e fundamental: ensina-te a descansar/recuperar mesmo durante as provas!

Abc
 

RTC

Moderador
Staff member
Eu gostava de responder mas as respostas a essas perguntas já andam num plano mais técnico que só um treinador credenciado ou alguém com muita experiência poderá ajudar.

Quando falamos em descanso, é vulgar falar-se no descanso activo e passivo.
Eu, no meu post, estava-me a referir ao passivo, ou seja, parar mesmo. Não andar.
O descanso activo é a meu ver outro erro que se pratica, na minha opinião. Eu faço os meus numa bike de btt para não cair em tentação de exagerar. A pedalada é mais constante o que rentabiliza melhor o tempo do treino para recuperar. De estrada há sempre tendência para aumentar a velocidade ou parar de pedalar numa descida longa e por vezes não é fácil ir em estrada, a engonhar, a fazer média de 22kms/h, mesmo que as pernas estejam a dizer que podem ir mais rápido. Óbvio que é tudo uma questão de disciplina mas eu noto que recupero melhor com a de btt. Sem ligar muito a pulsómetro e sem medidores de potência só assim. Quem os tem, há limites para treinos de recuperação. É só segui-los.

O tempo de paragem...se tivermos anos de treino adquirido, numa fase em que o treino tenha sido regular, alternado com períodos de carga e de descanso, 1 semana parado não faz mal nenhum. Permite ao corpo recuperar tudo o que gastou e recomeçar com boa forma física sem cansaço e com o "depósito cheio" para os próximos treinos.
Mas isto tem que ser visto caso a caso. E é por isso que existem os treinadores, que estudam e aplicam o treinos diferentes a cada um dos seus atletas.
Eu apenas dou a minha opinião de uma forma elementar com base na minha experiência pessoal.

Quanto à endurance, só com horas no selim.
No entanto alguns bons treinos curtos e intensos serão sempre uma boa base para que os treinos longos/provas sejam mais fáceis. Complementam-se.
Também tudo depende do objectivo do ciclista.
 

MigC77

Well-Known Member
Bernalve, sem querer aprofundar demasiado as resposta que te vou dar e sem entrar em questões fisiológicas, cientificas, etc… entre outras razões para dar a outros a oportunidade de partilhar conhecimento… vou dar-te o meu breve ponto de vista baseado na minha experiência (sobretudo ligada ao atletismo).

O descanso é sempre benéfico! A questão que colocas do descanso vai ter em linha de conta vários aspectos:

- A tua idade. Quanto mais velho fores menos te podes dar ao luxo de fazer paragens longas porque mais rapidamente perdes a forma. Por outro lado com a idade precisas de mais tempo para recuperar dum esforço… É por isso que eu digo que a idade é f*****… Não há volta a dar vais sempre perdendo capacidade física.

- O que fazes durante esse período de paragem. Se fores uma semana de férias para Ibiza e durante essa semana for só noitadas e copos com os amigos… Obviamente vais-te ressentir. Se mantiveres uma vida regrada, não cometeres excessos e cuidares a alimentação pode ser benéfico.

- A altura em que fazes a paragem. Se a paragem for feita logo após uma prova que estiveste a preparar durante algum tempo e para a qual te esforçaste em termos de treino e de desempenho no dia da prova, não é uma questão de ser benéfico ou não, é uma questão de ser altamente recomendado. Parares uma semana antes de uma prova, isso não faz demasiado sentido.

- O nível da pessoa, a duração da paragem e a frequência com que se para. Quanto mais elevado for o nível mais uma paragem “prolongada” vai ter impacto. Pegando no teu exemplo, para um tipo amador com um bom nível, parar uma semana não supõe grande problema desde que não seja semana sim semana não. Para poder evoluir e manter tem que haver uma certa constância.

Como julgo que já referi anteriormente para te preparares para as provas não precisas de treinar constantemente a distância da prova nem a mesma duração. Para uma maratona não se treina a fazer 42km… quando treinas para um Ironman não fazes durante o treino um Ironman… para uma prova de 24h de btt não treinas 24h… Podes fazer treinos mais curtos que te preparem para aguentar o tempo ou distância da prova, desde que bem estruturados e bem definidos em termos de objectivos. Obviamente tens que ir habituando o teu corpo a estar a “trabalhar” durante X tempo ou Y kms… mas isso é feito paulatinamente quando é muito apresado, como já foi dito aqui, dá disparate.

My 2cents
 

Bernalve

Well-Known Member
Ok obrigado pelas respostas. E resumindo as coisas, um descanso passivo de um domingo para outro domingo que é o dia da prova por exemplo como vou fazer para o Douro nesta semana. Será benéfico? Pelo o que já disseram, sim é benéfico, mas disseste Mig que para uma prova, essa paragem pode não fazer sentido?
 

MigC77

Well-Known Member
Ok obrigado pelas respostas. E resumindo as coisas, um descanso passivo de um domingo para outro domingo que é o dia da prova por exemplo como vou fazer para o Douro nesta semana. Será benéfico? Pelo o que já disseram, sim é benéfico, mas disseste Mig que para uma prova, essa paragem pode não fazer sentido?

Não te iria prejudicar terrivelmente parar uma semana... Entre outras coisas acho que não vais para disputar o primeiro lugar ;) Mas no entanto vais para te medires e para tentar fazer o melhor possível certo?

Do meu ponto de vista, só se justificaria essa paragem se tivesses com algum problema físico ou tivesse planeado mal a tua rotina de treinos e precisasses mesmo de parar por cansaço excessivo. Nesta semana, se te sentires cansado, podes tirar o “pé do acelerador”… e até podes mesmo parar de todo 24/48h antes da prova.

Falar especificamente sobre o que deves ou não fazer é complicado, uma vez que não tenho informação nenhuma em relação a ti… O que deves ou não fazer só tu ou alguém qualificado que te acompanhe é que pode aferir… Tudo vai depender da tua fatiga acumulada, os teus tempos de recuperação, etc…
 

JorgeFerreira97

Active Member
Ok obrigado pelas respostas. E resumindo as coisas, um descanso passivo de um domingo para outro domingo que é o dia da prova por exemplo como vou fazer para o Douro nesta semana. Será benéfico? Pelo o que já disseram, sim é benéfico, mas disseste Mig que para uma prova, essa paragem pode não fazer sentido?

Acho que não é benéfico de todo uma semana completamente parado, iniciar a segunda feira por exemplo com um treino de 3/4horas, 3ª uma recuperação,4ª e 5ª e quiça 6ª alguns treinos curtos mas com pequenos estímulos para ver como o corpo reage e se chegares sábado ao Porto uma volta para ver o percurso ou etc. senão apenas uma volta de 20/25km para ver se a bike está ok, muitas vezes a malta vai na conversa do descanso e é óbvio que o mesmo é importante mas como acompanho bastante os teus treinos não tens tido grande carga nestes últimos tempos o que dificilmente vai resultar em desgaste até domingo e não é por fazeres um treino de 4horas na 2ª sendo os outros de no máximo 2horas que vais chegar arrebentado há prova bem pelo contrário.
Contudo e como referiu o MigC77 isto são apenas também os MY 2cents.
 
Top