• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Alguém utiliza a bicicleta como meio de transporte no dia a dia?

Burning Dogma

New Member
Alguém por aqui que use a bicicleta para ir para o trabalho, para ir às compras, etc? Estou a pensar em comprar uma singlespeed para umas deslocações curtas aqui pela zona. Não é para usar diariamente mas apenas de vez em quando. Gostava de ouvir algumas opiniões.
 

ivan

New Member
no ano passado o meu único meio de deslocação foi uma Wheller deu para tudo compras ir trabalhar e sobretudo passear agora só utilizo para passear
 

cokenim

Active Member
Faz em Novembro seis anos que vou diariamente para o trabalho,mas sempre com a de btt.O trajecto a hora e as condições climatéricas no Inverno não me permitem levar a fininha.O Inverno passado foi bem durinho.
 

Valente

New Member
Neste momento tenho uma bicicleta própria para isso, e enquanto o tempo me permitir irei para a faculdade, farei compras e passeio com a "patroa" com ela.
 

pedro Costa

New Member
Ja lá vão 5 anos k vou todos dias para o trabalho de bina, ir as compras ou qq lado , só levo a de btt quando neva de resto sempre na fininha.

Boas pedaladas

Pedro
 

fuel100

New Member
Utilizo uma velha GT de BTT já com 10 anos.
Adaptei-a a uma utilização urbana com uns pneus finos e lisos, selim de gel muito amplo e barends a 45 graus.
O percurso para o trabalho são 3km e desce um pouco. Demoro 10m. No regresso são 3.50km e demoro cerca de 15m.
Faço isto há mais de 4 anos e estaciono numa grelha colocada para o estacionamento de bikes, mesmo ao lado da porta do edificio onde trabalho.
Com chuva, visto umas sobrecalças, coloco umas capas de neoprene nos sapatos, para além do vulgar impremiavel. Faço isto todos os dias de trabalho durante o ano.
Por ano são qualquer coisa como cerca de 1300km. Mais rápido e comodo, não há, portanto.
 

Luís Tomás

New Member
Boas!
Eu no horário de Verão vou para o trabalho de fininha 2 ou 3 vezes por semana, são 44 km/dia, já dá para poupar uns trocos e treinar um bocado, agora no Inverno tenho medo de vir de noite, a estrada em alguns sitios é apertada e à hora que saio o transito é muito, não quero arriscar...
Abraço
 
Eu bem gostava, mas com dois filhotes não é de todo possivel, de manhã deixo-os na escola, o almoço é quase sempre em casa, ao fim do dia temos a natação as explicações o Rugby.... enfim ainda não encontrei um daqueles táxis chineses com dois lugares a trás :)
 

Speças

New Member
Viva,

como alguns dos qua já aqui "postaram", sempre que possível - isto é, quando o tempo o permite (e só estes últimos dias têm sido piores!) ou quando não tenho que ir levar/buscar os rebentos à escola - de bicicleta.
No caso concreto, levo a minha "libelinha" = bicileta de btt rígida, dessas de supermercado. A minha viagem também é curta (cerca de 7km ida & volta), mas faz-me chegar sempre bem disposto e, bem acordado.

O melhor, e ver a cara dalguns colegas de profissão quando me vêem a chegar "a dar ao pedal"!
 
Last edited:

g1zm0

Member
Venho aqui puxar este topic para cima para não criar um novo...

Vou começar a usar a fininha como meio de transporte, são cerca de 8kms para cada lado, sendo que no sentido casa trabalho o nivél de inclinação é quase nulo e com muitas descidas.
Não tenho possibilidade de tomar banho no emprego, e não pretendo ir equipado pois não vou fazer nenhum "treino".

Como vocês gerem as vossas deslocações para o emprego em termos logísticos?
Usam reflectores alem das luzes? ex: colete, bandas reflectoras nos calcanhares, etc
Levam roupa extra? ex: T-shirt interior
O belo do desodorizante chega para se sentirem confortáveis?

À partida para a semana começo a minha aventura diária sobre rodas :D
 

paradawt

Moderador
Boas g1zm0,

Até me levantarem algumas barreiras, a bicicleta era o meu meio de transporte para o trabalho.

E à semelhança do teu caso, o caminho até lá é pautado por várias descidas e rectas. Ou seja, não tenho que fazer grande esforço. Não trazia nada de especial porque nem chegava a suar. Bastava que não viesse a abrir que nem um louco.

Quanto à visibilidade, trazia o normal. Luzes! Isto porque a deslocação também se faz dentro da cidade de Matosinhos.

Bem-vindo ao mundo dos utilizadores de bicicleta como meio de transporte. Acredita que foi um dos maiores desgostos que tive, limitarem-me o uso da bicicleta para vir trabalhar.

Cumprimentos.
 

bisu

New Member
g1zm0,

eu uso calças de ciclismo, porque as minhas calças de ganga não duravam um mês (ficavam logo gastas na zona dos bolsos traseiros e não ganhava para calças). Uso também casaco de ciclismo, porque são mais justos e confortáveis, luvas, cachecol (no Inverno), óculos no Verão e claro, capacete.

No trabalho troco as calças de ciclismo pelas normais que levo numa mochila, assim como carteira, chaves e por aí. Não tomo banho, porque o trajeto é curto e relativamente fácil (também não tinha hipótese de o fazer). Além disso, vou nas calmas.

À noite uso apenas luz dianteira e traseira. Já houve tempos em que usava um colete reflector também, mas como o caminho é bem iluminado deixei de utilizar.

Boa sorte!
 

g1zm0

Member
Obrigado pelas vossas respostas.

Realmente não me lembrei do desgaste das calças... nota-se muito o desgaste? Não contava com isso hehe
Usam mochila normal ou de aperto no peito? uma semana por mês estou de prevenção e vou ter de carregar o portátil... Se não levar a mochila bem presa, deve começar a descair lateralmente com o peso!


Abraço
Mário Cruz
 

M1962

New Member
Uso a minha fininha no período que medeia ente o mês de Março e o fim de Outubro,condições,desde que não chova.
Estar a postos ás 8 da manhã limitam o uso da fininha no período de Outono/Inverno,o regresso seria efectuado no escurinho...:confused:

Abraço
Mário
 

Luís Tomás

New Member
Boas.
Tal como o amigo M1962 também só o faço no horário de Verão, e felizmente tenho condições para tomar um belo banho quando chego, caso contrário também não ia, já que são 22km para cada lado, vou sempre equipado e pelo menos uma vez por semana vou de carro para levar roupa e "mantimentos" :)
 

bisu

New Member
g1zm0,

pelo menos as minhas levi's sofriam bastante (e o meu bolso também!). Ao fim de umas utilizações já começava a notar a ganga fininha na parte de trás das calças e depois tinha de mandar remendar calças novas... Além disso, como faço 4 viagens diárias, confesso que a minha pele agradece umas calças/calções com carneira.

Uso uma mochila normal, de tamanho médio. Naturalmente que a mochila terá de se adequar às necessidades de cada um. Quando tenho de levar portátil (o meu tem 17'') uso a minha mochila de guerra (uma Eastpack) com as alças bem justas e tempo equilibrar o peso da mochila o melhor possível. Especialmente no estrangeiro já vi muita gente a pedalar com malas de portátil a tiracolo. Fica muito bonito em cima de uma bicicleta, mas eu nunca me consegui habituar a usar malas a tiracolo em cima de uma bicicleta.
 
Top