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Adventure, Gravel, touring bikes

Zei

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Olá companheiros das duas rodas, há tempos num outro thread que se chama se não estou em erro, "deixar a BTT e ir para a estrada", coloquei uma dúvida:
- Vender as minhas duas bicis Specialized Roubaix elite 2017 e a Specialized stumpjumper ht carbono e comprar uma Specialized Diverge. Felizmente e para meu bem, as respostas não se fizeram esperar e logo me disseram e muito bem, que não era boa ideia, pois a Roubaix era bem melhor e que pusesse uns pneus 32 e estaria pronto para o gravel.
Mas eu queria muito mais do que gravel, queria uma gravel, adventure, road, fast light touring, dirt bike ou seja ir a todo o lado que me dê na gana com a bici. Comecei a pensar então, em comprar outra que o fizesse e tive a ver muitas e muitas e variadas marcas de gravel bikes. Gostei especialmente da Mason bokeh force 1 https://masoncycles.cc/products/bokeh-force-1x Tinha tudo o quero mas também tem um preço demasiado alto. Aí resolvi que o melhor poderia ser uma solução "out of the box" olhei para a minha stumpjumper e ela olhou para mim desconfiada (ela é tramada já me partiu um braço :) ) e pensei que tinha visto algumas gravel bikes com uma geometria muito parecida com esta stumpjumper. Mãos há obra e fui buscar fotos ao google e no photoshop comparei geometrias e cheguei a conlusão que a minha stumpjumper poderia talvez ser aquela bike que eu queria por um décimo do valor de qualquer outra. Para isso precisava de comprar meia duzia de coisas como por exemplo:
Handlebar
bombtrack beyond handlebar http://bombtrack.com/parts/finishing-kit/beyond-handlebar/
RITCHEY Bar WCS Ventura Max handlebar https://r2-bike.com/RITCHEY-Bar-WCS-Ventura-Max
Garfo rígido para bike aro 29 que suporte uns
pneus WTB Byway 650 x 47c Road Plus TCS e
umas rodas onde os calçar,
manetes de travão e de mudanças para dropbars
Malas de viagem e fazer-me ao caminho ;)
Vou postar aqui as fotos das comparações e o resultado de como poderá ficar a bike.
Mas como eu não sou senhor da verdade, adorava que me dessem as vossas opiniões e se quiserem este pode ser um local onde se converse sobre gravel, adventure road, fast light touring.
Um forte abraço e desde já obrigado a todos por todas as boas dicas que já me deram no passado.

esta é a minha bike actualmente.


Comparação com a Specialized elite roubaix 2017


comparação com Gestalt-X11


Comparação com Giant-ToughRoad-SLR-GX


Comparação com Merida-silex300grnornmy2018


Comparação com Spec-awol


A minha bike com Garfo rígido para bike aro 29


A minha bike com dropbars


A minha bike pronta para a viagem
 

pratoni

Well-Known Member
Força nisso.

Até diria para experimentares a transformação antes de trocares a suspensão a ver se realmente a queres retirar, principalmente se a mesma tiver bloqueio...
 
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David Raquel

Well-Known Member
Desculpa a sinceridade mas a tua Stumpjumper nunca vai ser a bike que idealizas!

A stumpjumper é uma bicicleta de BTT (e bem boa) e como tal não tem nada a ver com uma gravel/adventure bike. A geometria é completamente diferente, o comprimento do top tube e a distância entre eixos são muito maiores! Já para não falar de comprimentos de escoras, ângulos de direcção, etc! É uma bicicleta que aguenta perfeitamente uns pneus 29x2.2 e ao montares uns pneus 650Bx47mm (1.9) vais alterar ainda mais a geometria da bicicleta nomeadamente ao nível de altura do BB ou seja, a probabilidade de começares a bater com os pedais em qualquer pedra que te apareça pelo caminho é considerável.

É uma bicicleta muito mais estável devido à sua maior distância entre eixos mas ao mesmo tempo é uma bicicleta com menos "genica" que uma gravel.

Honestamente, acho um desperdício de recursos o que vais fazer com ela. Serve para o propósito? Claro que sim, está pronta a aguentar qualquer aventura, mas não é a mesma coisa....
Se não lhe dás o devido uso e queres mesmo uma bike para umas aventuras, desfaz-te dela e arranja uma bike para esse propósito.

Falo como utilizador de bicicleta de estrada, BTT e ciclocross (que é a que mais se aproxima da de gravel) que aguarda ansiosamente a chegada de uma nova bike de gravel para juntar à família. Cada bicicleta tem um propósito e nenhuma substitui outra!
 
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vhugocosta

Well-Known Member
Por questões que não vem ao caso, recentemente e temporáriamente andei com a minha 29 com dropbar:

xnrwcn.jpg


i1cqe1.jpg


Reparaste no avanço?

O quadro ao nível de tamanho na configuração original c/avanço de 80mm funciona comigo, porém ao montar um dropbar, tive de compensar o reach do guiador de alguma forma para conseguir andar minimamente confortável, percebes onde quero chegar?
 

pratoni

Well-Known Member
Não acho que seja assim tão má ideia.

Não tinha reparado no pormenor das rodas. Tambem não percebo o porquê das 650...
 
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romaosl

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Um projecto bastante interessante. Também não percebi porque vais mudar as rodas para 650. Vais dar cabo da geometria toda. Rodas 29 parecem-me excelentes para uma gravel bike. Mais valia pores uns pneus 29x1.8 por exemplo.

Qual a transmissão que tens? Encontrarás manetes de estrada compatíveis com resto do conjunto de mudanças de BTT?
Dá a sensação que vai gastar mais dinheiro a trocar tudo menos o quadro do que se comprasses uma bicicleta já feita.
 
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JBG

Well-Known Member
Mas 650 é menor que 29

Por ser mais pequena permite montar um pneu mais alto e caber na forqueta ; )
Mas estas opções normalmente vêem-se em quadros de estrada, o quadro de BTT deve ter espaço mais que suficiente para pneu largo.
Agora a forqueta rigida é que não sei.

700c-or-650b-truth.png
 
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GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Se comprar uma forqueta para 700c talvez não caiba, nas a de btt 29 cabe de certeza

No meu mundo eu também diria para comprar uma nova bicicleta, mas o mundo não é meu
 
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vhugocosta

Well-Known Member
Outro detalhe - travões - quase de certeza que tens hidraulicos, como é que vais fazer?? Fazes um downgrade para cabo p/conseguires comprar uns STI's a bom preço, ou compras uns STI's hidraulicos? Atenção á compatibilidade c/os desviadores.

Tenta colocar tudo num papel para não haver dúvidas, e não teres surpresas no processo.
 
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Zei

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Força nisso.

Até diria para experimentares a transformação antes de trocares a suspensão a ver se realmente a queres retirar, principalmente se a mesma tiver bloqueio...
Olá, sim tem bloqueio é a suspensão dita inteligente. ;)
 

Zei

Active Member
Desculpa a sinceridade mas a tua Stumpjumper nunca vai ser a bike que idealizas!

A stumpjumper é uma bicicleta de BTT (e bem boa) e como tal não tem nada a ver com uma gravel/adventure bike. A geometria é completamente diferente, o comprimento do top tube e a distância entre eixos são muito maiores! Já para não falar de comprimentos de escoras, ângulos de direcção, etc! É uma bicicleta que aguenta perfeitamente uns pneus 29x2.2 e ao montares uns pneus 650Bx47mm (1.9) vais alterar ainda mais a geometria da bicicleta nomeadamente ao nível de altura do BB ou seja, a probabilidade de começares a bater com os pedais em qualquer pedra que te apareça pelo caminho é considerável.

É uma bicicleta muito mais estável devido à sua maior distância entre eixos mas ao mesmo tempo é uma bicicleta com menos "genica" que uma gravel.

Honestamente, acho um desperdício de recursos o que vais fazer com ela. Serve para o propósito? Claro que sim, está pronta a aguentar qualquer aventura, mas não é a mesma coisa....
Se não lhe dás o devido uso e queres mesmo uma bike para umas aventuras, desfaz-te dela e arranja uma bike para esse propósito.

Falo como utilizador de bicicleta de estrada, BTT e ciclocross (que é a que mais se aproxima da de gravel) que aguarda ansiosamente a chegada de uma nova bike de gravel para juntar à família. Cada bicicleta tem um propósito e nenhuma substitui outra!

Obrigado, foi ao comparar la com outras que cheguei a conclusão que com algumas gravel bikes ela não estava tão deslocada assim por exemplo a giant. É verdade que vou alterar a altura e esse é um dos meus medos apesar de com as rodas 650b ficar com uma altura de uma bike de 700c 25. De qualquer forma nem sei o valor que a poderia vender em segunda mão ela custou 1500, tens alguma ideia de valores? É que mesmo que a venda por 1000, as bikes que gosto atiram se para cerca de 4000. Forte abraço
 

Zei

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Não acho que seja assim tão má ideia.

Não tinha reparado no pormenor das rodas. Tambem não percebo o porquê das 650...
Pois esse é o meu desejo mas também tenho dúvidas. Se houvesse pneus como o wtb mysay em 700c 47 era esses que punha. Forte abraço
 

Zei

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Por questões que não vem ao caso, recentemente e temporáriamente andei com a minha 29 com dropbar:

xnrwcn.jpg


i1cqe1.jpg


Reparaste no avanço?

O quadro ao nível de tamanho na configuração original c/avanço de 80mm funciona comigo, porém ao montar um dropbar, tive de compensar o reach do guiador de alguma forma para conseguir andar minimamente confortável, percebes onde quero chegar?
Obrigado Pela dica, terei de ter isso em atenção, só mesmo testando. Forte Abraço
 

Zei

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@Zei , quanto custaria esta conversão?
Ás tantas fica tão ou mais caro que comprar outra bicicleta!


Spec-Stumpjumper-Carb-HT-33.jpg
Até agora está em 670
650b byway 47 120
650b wtb wheel TCS 123 27.5 200
richie ventura max handlebar. 75
manípulo sram cx1 130
fita 25
garfo rígido 120
As que gosto são muito caras perto dos 4000. Forte abraço
 
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