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Adventure, Gravel, touring bikes

cenazia

Well-Known Member
Não tenho nada contra essas alterações, e não é nada que eu não tenha já feito, mas acho que estás a ignorar alguns pontos bem importantes em termos técnicos e se o fizeres no fim a coisa não vai correr bem. Cumpre estes pontos e a coisa funciona:

Tens de colocar um garfo em que a altura do eixo até ao headtube seja o mais aproximado possível do que está de origem na stumpjumper, senão ficas com a geometria toda fodida, não fui ver qual é o headangle dessa bike mas deve ser uns 71º no mínimo, se colocares um garfo demasiado baixo isso vai parar aos 75º ou mais, aliado a um avanço provavelmente bem curto e tens aí a receita para o desastre numa qualquer descida sem precisar de ser muito acentuada ou técnica. Ao colocares um garfo curto também acabas por baixar a altura do BB e consequentemente dos pedais.

De seguida a questão das rodas/pneus que estás a pensar colocar vai contribuir ainda mais para baixar o BB/pedais, daqui a pouco nem consegues pedalar.

Qual o avanço que tens na Stumpjumper? Para chegares às manetes é provável que tenhas de colocar um bem mais curto, principalmente se a ideia é não andar esticadinho.

Existe ainda a questão dos travões, se bem entendi mudaste a stumpjumper para discos mecanicos, ora bem, as manetes de estrada não puxam o mesmo cabo que as manetes de BTT, tens de colocar pinças de estrada nisso senão a bicicleta não trava nada, não me lembro se é a de BTT ou a de estrada que puxa mais cabo, mas acho que é para aí o dobro, por isso das duas uma, ou ficas com on/off, ou não trava nada.

Não me estou a lembrar de mais nada de momento, mas se já estiveres a acautelar os pontos acima, então tudo bem
 

cenazia

Well-Known Member
Vi agora que tens sram 11v na tua stumpjumper, ou estou a ver mal? Se assim for atenção que o desviador de 11v de BTT não é compativel com a manete de 11v de estrada, os de 9v e 10v eram, mas enquanto o de 11v de estrada se manteve igual, o de BTT mudou portanto basicamente ignorando as capacidades dos desviadores:

Manetes BTT de 9v e 10v e Manetes estrada de 10v e 11v funcionam com desviadores BTT de 9v, 10v e de estrada de 10v e 11v
Manetes BTT de 11v só funcionam com desviadores BTT de 11v

Por acaso eu estou a usar na minha BTT 11v com um desviador de 9v, como? Usando os shifters Sram Apex de 11v para flatbar ;)
 
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JBG

Well-Known Member

Mas olha que esta também é bem porreira, e o design não foge nada às artisan bikes de 4000€ que gostas!
Tem travões mecânicos como queres e as rodas.
Só falta a transmissão de um prato, mas isso é das conversões mais fáceis de fazer, basta comprar 1 prato para o efeito!

prod159907_IMGSET
 

pratoni

Well-Known Member
@Zei se queres mesmo experimentar modificar a tua stumpjumper, sugeria que o fizesses aos poucos.

O que quero dizer com isto?

Diria que inicialmente deverias trocar apenas o guiador e o avanço e arranjar umas manetes para drop bar apenas de travão que sejam compatíveis com v-brakes/discos mecânicos.

Há vários modelos e em sitios tipo ebay e aliexpress consegues comprar a valores que não fazem mossa.

Quanto à transmissão deixa fica as manetes atuais e coloca-as no topo do guiador como se fosse um flat bar.

Deixa estar as rodas atuais e a suspensão porque a mesma tem bloqueio e asim não alteras a geometria.

Quanto aos pneus acho que não vais arranjar nada mais confortável dos que uns de btt.

Com esta alteração já terás uma ideia mais concreta se o comportamento da bike vai ao encontro do que queres e se não gostares, o rombo não será muito grande, se gostares aí sim podes vir a alterar o restante em fases posteriores.

Tem atenção ao que disseram em relação às alterações de geometria na troca da suspensão e/ou rodas...;)
 
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pratoni

Well-Known Member
Este tipo de transformações não é assim tão invulgar, basta ver alguns fóruns lá fora:

https://www.bikeforums.net/classic-vintage/828426-show-your-vintage-mtb-drop-bar-conversions.html

https://singletrackworld.com/forum/topic/drop-bars-on-a-mountain-bike-any-experience/

https://forum.cyclinguk.org/viewtopic.php?t=72444

http://forums.mtbr.com/vintage-retr...olidated-official-drop-bar-thread-659324.html

Podem considerar que estas transformações são umas aberrações, feias, etc e tal, mas acho algo bastante válido.

Basta ler este artigo que também me ajudou a decidir transformar a minha:

https://www.bikeradar.com/road/gear...adie-revenge-on-mountain-bike-progress-51828/

Não mostro fotos da minha porque ainda não está acabada e como atualmente não posso andar, também não estou a conseguir finalizá-la...
 
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Zei

Active Member
Não tenho nada contra essas alterações, e não é nada que eu não tenha já feito, mas acho que estás a ignorar alguns pontos bem importantes em termos técnicos e se o fizeres no fim a coisa não vai correr bem. Cumpre estes pontos e a coisa funciona:

Tens de colocar um garfo em que a altura do eixo até ao headtube seja o mais aproximado possível do que está de origem na stumpjumper, senão ficas com a geometria toda fodida, não fui ver qual é o headangle dessa bike mas deve ser uns 71º no mínimo, se colocares um garfo demasiado baixo isso vai parar aos 75º ou mais, aliado a um avanço provavelmente bem curto e tens aí a receita para o desastre numa qualquer descida sem precisar de ser muito acentuada ou técnica. Ao colocares um garfo curto também acabas por baixar a altura do BB e consequentemente dos pedais.

De seguida a questão das rodas/pneus que estás a pensar colocar vai contribuir ainda mais para baixar o BB/pedais, daqui a pouco nem consegues pedalar.

Qual o avanço que tens na Stumpjumper? Para chegares às manetes é provável que tenhas de colocar um bem mais curto, principalmente se a ideia é não andar esticadinho.

Existe ainda a questão dos travões, se bem entendi mudaste a stumpjumper para discos mecanicos, ora bem, as manetes de estrada não puxam o mesmo cabo que as manetes de BTT, tens de colocar pinças de estrada nisso senão a bicicleta não trava nada, não me lembro se é a de BTT ou a de estrada que puxa mais cabo, mas acho que é para aí o dobro, por isso das duas uma, ou ficas com on/off, ou não trava nada.

Não me estou a lembrar de mais nada de momento, mas se já estiveres a acautelar os pontos acima, então tudo bem
Obrigado pela informação, muito útil, o garfo é da própria Specialized e feito para esta mesma bike. Quanto aos travões sim haverá alteração. Quanto a altura pelas minhas contas baixa cerca de 2.5cm a 3 com os 650b se mantiver os 700c então não terei problema mas gostava de arranjar uns pneus tão bons como os wtb byway E os que já vi ou são todos lisos ou são todos cardados. Conhecem algum outro liso no meio e cardado de lado? Forte abraço
 

pratoni

Well-Known Member
Porquê a fixação com esse pneus? Já são tubeless?

Se não forem não me parece que faltem pneus de tamanho 29/700 com perfil semelhante...
 
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gfrmartins

Well-Known Member
A Specialized diverge so vai até pneus 38 o que é muito pouco. Por isso foi excluída. Forte abraço

Eu sinceramente não estou a perceber essa fixação com os pneus, porque é que tem que ser esses e maiores que 38?

Um bom pneu 38 com a pressão adequada é mais conforto que pneus maiores mas depois com a pressão toda errada.

O que queres fazer que tenha que ter pneus maiores que 38? Não era touring relaxado que querias fazer então pneu 38 é mais do que suficiente e adequado
 

Bruso

Well-Known Member
Percebo a ideia mas não consigo perceber a razão para, quando és confrotado com a hipótese de comprar um bike nova, dizeres que as que gostas são 4000€. Isso quer dizer que o que esperas conseguir com essa adaptação é o mesmo que conseguirias com uma bike de 4000€? Nunca irás conseguir e com uma bike de 1500€ ficas muito melhor servido.
Se venderes essa por 1000€ e juntares os 650€ que contas gastar com a adaptação ficas com um excelente orçamento.
 

JBG

Well-Known Member
Percebo a ideia mas não consigo perceber a razão para, quando és confrotado com a hipótese de comprar um bike nova, dizeres que as que gostas são 4000€. Isso quer dizer que o que esperas conseguir com essa adaptação é o mesmo que conseguirias com uma bike de 4000€? Nunca irás conseguir e com uma bike de 1500€ ficas muito melhor servido.
Se venderes essa por 1000€ e juntares os 650€ que contas gastar com a adaptação ficas com um excelente orçamento.

As bicicletas que o homem gosta são as artisan bikes. E não valem o dinheiro se compradas à distância.
Essas bicicletas só valem a pena quando vais ao sitio com a geometria numa folha de papel e eles produzem o quadro com as medidas e angulos que pedires, caso contrário não valem aquele dinheiro, simplesmente não valem!
É a mesma coisa que ir ao alfaiate, pagar preço de alfaiate e trazer roupa de pronto-a-vestir.

Já disse o que tinha a dizer sobre a adaptação vai estar a gastar dinheiro para ficar com um trambolho com um handling manhoso, e para mais quadros de carbono para touring adventure também não a melhor opção na minha opinião.
 

Zei

Active Member
Mas olha que esta também é bem porreira, e o design não foge nada às artisan bikes de 4000€ que gostas!
Tem travões mecânicos como queres e as rodas.
Só falta a transmissão de um prato, mas isso é das conversões mais fáceis de fazer, basta comprar 1 prato para o efeito!

prod159907_IMGSET
Sim é verdade mas para ir, iria para a outra que apresentaste a versão v2 que é mais completa. Mas a Mason bokeh force 1x...:confused::rolleyes::oops::eek::)
https://masoncycles.cc/products/bokeh-force-1x

http://www.bikepacking.com/plan/josh-ibbett-qa/
 

Zei

Active Member
@Zei se queres mesmo experimentar modificar a tua stumpjumper, sugeria que o fizesses aos poucos.

O que quero dizer com isto?

Diria que inicialmente deverias trocar apenas o guiador e o avanço e arranjar umas manetes para drop bar apenas de travão que sejam compatíveis com v-brakes/discos mecânicos.

Há vários modelos e em sitios tipo ebay e aliexpress consegues comprar a valores que não fazem mossa.

Quanto à transmissão deixa fica as manetes atuais e coloca-as no topo do guiador como se fosse um flat bar.

Deixa estar as rodas atuais e a suspensão porque a mesma tem bloqueio e asim não alteras a geometria.

Quanto aos pneus acho que não vais arranjar nada mais confortável dos que uns de btt.

Com esta alteração já terás uma ideia mais concreta se o comportamento da bike vai ao encontro do que queres e se não gostares, o rombo não será muito grande, se gostares aí sim podes vir a alterar o restante em fases posteriores.

Tem atenção ao que disseram em relação às alterações de geometria na troca da suspensão e/ou rodas...;)
Bons conselhos do são sempre bem vindos, e esse parece muito bem ir devagar e ver sensações. Forte abraço
 

Bruso

Well-Known Member
As bicicletas que o homem gosta são as artisan bikes. E não valem o dinheiro se compradas à distância.
Essas bicicletas só valem a pena quando vais ao sitio com a geometria numa folha de papel e eles produzem o quadro com as medidas e angulos que pedires, caso contrário não valem aquele dinheiro, simplesmente não valem!
É a mesma coisa que ir ao alfaiate, pagar preço de alfaiate e trazer roupa de pronto-a-vestir.

Já disse o que tinha a dizer sobre a adaptação vai estar a gastar dinheiro para ficar com um trambolho com um handling manhoso, e para mais quadros de carbono para touring adventure também não a melhor opção na minha opinião.

Mas lá está. Ou é uma bike de 4000 ou um trambolho como tu dizes? Não faz sentido.

Eu tenho uma solução muito fácil para ti. Vende todas as tuas bikes, mete mais umas patacas em cima e compra uma bike feita à tua medida ou algo que gostes mesmo.
Vê por exemplo esta marca: Curve. Costumo andar com 4 ciclistas que têm bikes desta marca e só dizem maravilhas da bike. Um deles fez a Transcontinental e também já ganhou crits locais com essa bike.
Arranjas um set de rodas para estrada e um para gravel e tens bike para o ano todo, para todo o tipo de terreno.
O distribuidor para a Europa é mesmo ao lado da minha casa. Arranjo-te o contacto.
 

Zei

Active Member
Porquê a fixação com esse pneus? Já são tubeless?

Se não forem não me parece que faltem pneus de tamanho 29/700 com perfil semelhante...
Sim são tubeless são 47 e é do melhor que neste momento se faz são imbatíveis. :)
 
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